Prefeitura de Juazeiro fortalece rede de atenção à população em situação de rua durante 1º Fórum sobre o tema

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome de Juazeiro (Sedes), Secretaria de Saúde (Sesau) e Secretaria de Mulher e Juventude (SMJ), integrou a realização do 1º Fórum de Atenção à População em Situação de Rua, na sexta-feira (29), no Teatro Samuel Leite, no CODEFAS.

Com o tema “Direito à cidade: até onde vai o acesso das pessoas em situação de rua?”, o encontro reuniu usuários do Centro POP, profissionais da saúde e da assistência social, estudantes, representantes de movimentos sociais e comunidade. O objetivo foi ampliar o diálogo sobre o acesso desse público aos serviços públicos e construir encaminhamentos práticos junto à rede integrada do município.

O evento foi realizado pelo GT Intersetorial de Atenção à Pop Rua de Juazeiro, composto pela Prefeitura de Juazeiro, através da Sedes, Sesau e SMJ; Instituto de Desenvolvimento Ambiental, Social e Educacional (IDASE-BA); Programa Corra pro Abraço; e contou com apoio do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (COMAD).

A programação contou com roda de conversa com Sueli Oliveira, representante do Movimento População de Rua, e Rosimere Correia, redutora de danos do Movimento Corra Pro Abraço em Salvador; apresentações culturais do Grupo Mandala e da poetisa Magali que Faz o Brasil Sorrir; além da entrega dos certificados da primeira turma de redutores de danos.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome, Igor Luiz, o fórum representa um avanço na construção de uma política intersetorial voltada à população em situação de rua. “Esse é um espaço de debate e construção coletiva, para fortalecer o atendimento e garantir ações cada vez mais integradas, humanas e efetivas”, destacou.

O vice-prefeito Tiano Félix destacou o compromisso da gestão municipal de priorizar quem mais enfrenta barreiras no acesso aos direitos. “A prioridade do serviço público tem que ser para aquelas pessoas que estão mais distantes do acesso à dignidade, ao bem-estar social e à qualidade de vida. Esse é um compromisso meu e do prefeito Andrei Gonçalves”, afirmou.

Representante das pessoas em situação de rua de Juazeiro, Fernando Dantas reforçou a importância do fórum para ampliar o conhecimento sobre direitos, serviços e oportunidades. “Esse fórum ajuda a mostrar os lugares que a população em situação de rua pode acessar e quais oportunidades o serviço público pode oferecer. Estou muito feliz em participar e também em concluir o curso de redução de danos”, disse.

Também participaram do evento o secretário de Saúde, Hélder Coutinho; a secretária de Mulher e Juventude, Érica Daiane; a superintendente de Atenção Primária, Luana Albuquerque; além de equipes técnicas das secretarias municipais e dos serviços que compõem a rede de atendimento.

Ascom

Fórum em Petrolina define estratégias para fortalecer proteção de crianças e adolescentes

Evento reuniu cerca de 200 profissionais no auditório da Facape

Petrolina deu um passo importante no fortalecimento da rede de proteção à infância e adolescência com a realização do 1º Fórum da Rede de Cuidado e Proteção Social de Crianças e Adolescentes. O encontro aconteceu nesta terça-feira (28), no auditório da Faculdade de Petrolina (Facape), e reuniu cerca de 200 profissionais de diversas áreas.

A iniciativa promoveu o diálogo entre os diferentes setores que atuam diretamente na proteção de crianças e adolescentes, como Assistência Social, Saúde, Educação, Sistema de Justiça, Conselho Tutelar e representantes da sociedade civil. O objetivo principal foi alinhar estratégias e melhorar o atendimento a vítimas de violência no município.

Durante o fórum, os participantes foram divididos em salas temáticas para discutir pontos fundamentais, como a integração entre os serviços, o atendimento humanizado e a organização dos encaminhamentos. Um dos principais desafios apontados foi a falta de articulação entre os setores e a necessidade de definir fluxos mais claros para os atendimentos.

LEIA MAIS

Fórum reúne sociedade e poder público para discutir direitos de crianças e adolescentes em Petrolin

Garantir que cada criança e adolescente tenha seus direitos respeitados exige diálogo, planejamento e participação social. Com esse propósito, Petrolina realiza na quarta-feira (30), o Fórum do Plano Decenal dos Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes, um espaço aberto à escuta, reflexão e deliberação sobre políticas públicas voltadas à infância e adolescência. O encontro acontecerá das 8h às 12h30, no auditório do Transforma Petrolina, que fica no Parque Josepha Coelho.

A programação prevê debates sobre os avanços conquistados e os desafios ainda existentes na execução do Plano Decenal Municipal, além de momentos de construção coletiva para a revisão do documento. A presença de gestores, conselheiros, profissionais da rede de proteção, organizações sociais e adolescentes é essencial para garantir que o plano reflita a realidade local e promova ações efetivas.

A realização é da Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O evento conta também com o apoio das secretarias municipais de Saúde, Educação, Cultura e Esporte, reforçando a importância do trabalho conjunto na defesa e promoção dos direitos de meninas e meninos.

Ascom

Fecomércio-PE promove Fórum de Debates sobre Inteligência Artificial em Petrolina

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), por meio do Instituto Fecomércio-PE, realiza nesta sexta-feira (23), das 18h às 22h, no Senac Petrolina, o Fórum de Debates. O evento tem inscrições gratuitas e vagas limitadas. A temática central é como a Inteligência Artificial pode ser aliada dos empreendedores.

Durante o evento o consultor de Marketing e Inovação para o Varejo, Alexandre Guimarães, ministrará a palestra “IA em Ação: Soluções Práticas para o Seu Negócio”. “Tem se falado muito em Inteligência Artificial em diversos lugares. Desejo contribuir com o meu conhecimento para que os empreendedores entendam mais sobre a IA e possam aplicá-la aos seus negócios”, ressaltou Guimarães.

O evento conta com o apoio do Sebrae/PE, TV Grande Rio, Sindlojas Petrolina e Cartão do Empresário. “Levar essas discussões sobre a Inteligência Artificial aos empresários é uma iniciativa do Instituto Fecomércio para motivar os empresários a utilizarem essa tecnologia em seu benefício. Isso reflete nosso compromisso em capacitar os empresários locais com as mais recentes inovações tecnológicas, proporcionando percepções valiosas e estratégias práticas para enfrentar os desafios do mercado atual”, destacou Ricardo Santos, superintendente do Instituto Fecomércio Pernambuco.

Serviço:

Fórum de Debates em Petrolina

Tema: IA em Ação: Soluções Práticas para o Seu Negócio

Data: 23 de agosto

Horário: das 18 às 22h

Local: Senac Petrolina

Link para inscrições: https://eventos.fecomercio-pe.com.br/2024/forum-de-debates/petrolina

 

Fabiano Barros/Ascom

Centro de Cultura João Gilberto recebe 1º Fórum Audiovisual do Vale do São Francisco

Será realizado neste final de semana, dias 16 e 17 de agosto, o Primeiro Fórum Audiovisual do Vale do São Francisco. O evento, realizado no Centro de Cultura João Gilberto, conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), que apoia a classe artística e incentiva o desenvolvimento da cultura local. Aberto ao público, o objetivo principal dessa iniciativa é construir um espaço de debate e valorização de produções locais.

Ao longo de dois dias, o público presente contará com debates sobre a produção audiovisual em Juazeiro, Petrolina e outras nove cidades do Sertão do São Francisco, como Curaçá, Remanso, Casa Nova e Pilão Arcado. Além disso, serão exibidas obras cinematográficas, a exemplo de “T de Tubarão”, de Pólen Acácio, “Filho de Boi”, da produtora baiana Plano 3 Filmes, com direção de Haroldo Borges, e o filme “A Matriarca”, do diretor Lula Oliveira.

O Fórum também conta com a participação das TVs locais, que produzem, diariamente, uma gama de informações relevantes para a sociedade do Vale do São Francisco. Representantes da TV São Francisco, de Juazeiro, e TV Grande Rio, de Petrolina, ambas afiliadas à Rede Globo, vão apresentar o trabalho de cobertura e produção audiovisual desenvolvido no sertão da Bahia e Pernambuco. TVs educativas também vão marcar presença no evento, como TV Escola/Juazeiro, TV Caatinga e TV UNEB.

Para o idealizador do evento, o artista visual Alex Moreira, “o objetivo do fórum é fomentar o audiovisual na região e fortalecer ainda mais as produções locais. Para isso, é necessário se reunir  e analisar o que estamos produzindo e refletir sobre essas produções. A partir dessas discussões, será possível criar novas perspectivas, fortalecer a rede de contatos e elaborar propostas como sociedade civil organizada. Essas propostas serão encaminhadas aos órgãos competentes para que possam ser atendidas através de políticas públicas culturais voltadas para o audiovisual”, destaca.

Entre momentos de debates e apresentações artísticas, o público presente também vai poder participar de uma plenária para a construção de propostas de projetos de lei que, após a finalização do fórum, serão encaminhadas ao poder legislativo. O objetivo é que as discussões feitas no evento formem um conjunto de ideias práticas, que posteriormente possam virar leis e, assim, fortalecer a cena local de produções culturais na região.

A programação é gratuita, e começa nesta sexta-feira (17), das 8h até às 18h. No sábado, a programação continua  das 8h até 18h. As inscrições ainda podem ser feitas via formulário online. O preenchimento dos dados é necessário para garantir a emissão de certificados de participação,  que serão entregues aos participantes do evento. Em caso de dúvidas, basta enviar um e-mail para [email protected].

Link para inscrição:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdFO59u5pvgGmziv_ANcgrft6JddTDgnHsDS9cpjCRYsXQzwg/viewform?usp=sf_link  

Siga-nos na conta oficial do evento no Instagram: @forumaudiovisualdovale

Ascom

Fórum Sesc Labmais de Juventudes vai ser realizado em Petrolina

 

De 20 a 25 de julho, vai ser realizada a quarta edição do Fórum Sesc LabMais de Juventudes, com a temática “Juventude Criativa, Futuro Sustentável!”, em Petrolina. A programação conta com oficinas formativas, mesas de debate, palestras e apresentações culturais, que evidenciam a questão do racismo ambiental e suas implicações no semiárido brasileiro.

O Fórum é voltado para jovens de 16 a 29 anos e demais interessados na programação. As inscrições para as oficinas são gratuitas e podem ser realizadas na central de relacionamento do Sesc, na Rua Pacifico da Luz, 618, Centro. São apenas dez vagas por tema. O acesso ao restante da programação não necessita de inscrição.

O Fórum promove uma série de atividades com a proposta de estimular o enfrentamento às desigualdades ambientais que afetam as comunidades rurais e periféricas.

As atividades abordam a convivência com o Semiárido e lançam olhar sobre a desconstrução de estereótipos da região nas produções audiovisuais, promovendo o debate e a conscientização acerca das crises climáticas e sociais, justiça ambiental e valorização das culturas locais.

Confira a programação completa:
20 e 21/07 (sábado e domingo) 
Oficina 1 (09h às 12h) – Crochê Sustentável com Mellyssa Cavalcanti (Sala de Audiovisual – Sesc);
Oficina 2 (14 às 17h) – Personalização de Ecobag com Maria Clara (Sala de Artes – Sesc)
Oficina 3 (09h às 12h) – Produção de Sketchbook com Morgana Caroline (Sala de Artes – Sesc);

23/07 (Terça)
Palestra Meio Ambiente e Realidades do Semiárido (17h0 a 18h30) , com Victória Santana (Biblioteca do Sesc);
Mesa 1 (19h) – Modos de ser e estar no Semiárido, com Lealda Maria e Marcos Souza mediação de Yanne Nascimento e Jóston Oliveira (Teatro Dona Amélia);

24/07 (Quarta)
Apresentação Artística do Dayanne Menezes (19h) – no Teatro Dona Amélia;
Mesa 2: Juventudes Criativas e Territórios que Inspiram, com Santiago e Milena Silva, mediação Amanda Rodrigues e Maitê; apresentação Artística de Jaqueline Santos (Teatro Dona Amélia);

25/07 – Quinta
Mesa 3 (19h): Estereótipos do Sertão nas Produções Audiovisuais, com Julia Vasconcelos e Meiwa Magalhães, mediação de Leche Silva e Mariana Braga; Apresentação Artística Malu Rizzo (Teatro Dona Amélia).

G1 Petrolina

Escuta Atenta: caso de feminicídio acompanhado pelo projeto será levado ao Tribunal do Júri de Petrolina

Nesta quarta-feira (15), será realizado o primeiro júri de um caso acompanhado pelo Escuta Atenta, projeto da 4ª Promotoria de Justiça Criminal de Petrolina: o da professora de Educação Infantil Kezzia Homeilly, que foi assassinada pelo ex-companheiro. O julgamento será o quarto envolvendo casos de feminicídio desde o retorno das atividades presenciais, no mês de agosto, no Fórum Dr. Manoel Souza Filho, em Petrolina.

“Fizemos o acompanhamento psicossocial das vítimas indiretas, uma vez que os filhos da vítima e a mãe dela sentiram fortemente as consequências do crime. As crianças receberam a visita do Conselho Tutelar da cidade de Afrânio, atual cidade de residência, para averiguar a situação psicológica e assistencial após o crime, enquanto a mãe de Kezzia foi atendida na 4ª Promotoria de Justiça Criminal de Petrolina”, comentou o promotor de Justiça Fernando Della Latta Camargo, idealizador do projeto.

Segundo o promotor, “como o Código de Processo Penal relegou a vítima ao esquecimento, é importante que Ministério Público confira vez e voz aos familiares das vítimas de crimes letais intencionais tentados e consumados”.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina promove fórum de saúde mental nesta segunda-feira

Em alusão aos 20 anos da Política Nacional de Saúde Mental, a Prefeitura de Petrolina promove nesta segunda-feira (24), às 14h, um fórum online para discutir e refletir os enfrentamentos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) durante a pandemia. A ação visa fortalecer a rede e potencializar o cuidado em saúde mental.

Criada pela Lei nº 10.216/2001, a Política Nacional de Saúde Mental é um marco na proteção e na defesa dos direitos humanos, ao consolidar o modelo humanizado de Atenção à Saúde Mental, priorizando a reabilitação psicossocial e a reinserção social das pessoas em sofrimento psíquico ou em uso de substâncias psicoativas.

LEIA MAIS

Semana Nacional de Conciliação começa nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (30), às 9h45, será realizada a cerimônia de abertura da 15ª edição da Semana Nacional da Conciliação. O evento terá transmissão pelo canal do CNJ no YouTube.

  Com o tema “Conciliação: menos conflito, mais resultado”, a 15ª Semana Nacional da Conciliação será realizada em todo o país até o dia 4 de dezembro. A iniciativa, realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os tribunais, busca incentivar a conciliação e a mediação para resolver conflitos com maior agilidade e efetividade, desde a fasé pré-processual.

LEIA MAIS

Fórum Online da Prefeitura de Petrolina discutirá sobre Proteção à Mulher na próxima terça

O distanciamento social acende o alerta do poder público para temas sociais, como a violência contra mulher, visto que as vítimas passam mais tempo com seus agressores.

Atenta à problemática, a Prefeitura de Petrolina vai promover um Fórum Online de Proteção à Mulher, na próxima terça-feira (21), às 19h, no perfil do aplicativo Instagram @prefeiturapetrolina. A live vai contar com intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O objetivo do Fórum é gerar a reflexão sobre o tema e apresentar a rede com os serviços de proteção à mulher disponíveis no município. Serão abordados assuntos como: tipos de violência, ciclo da violência, lei Maria da Penha, além dos canais de atendimentos e denúncias.

LEIA MAIS

Juiz determina suspensão de título protestado de empresa devido à crise ocasionada pela pandemia

O juiz Edinaldo Aureliano de Lacerda, da IMAGEM , no Agreste do estado, acolheu o pedido liminar de uma empresa que teve um título protestado em virtude de inadimplência. Na decisão, o magistrado determinou a suspensão do protesto apresentado por outra empresa credora junto ao 3º Serviço Notarial e Protesto de Caruaru, no valor de R$ 4.727,43, bem como a interrupção de seus efeitos e publicidade.

A devedora alega que atua na área de confecção de manequins, tendo como seu público alvo os comerciantes da feira de Caruaru, que está com suas atividades paralisadas por força de Decretos estaduais editados em virtude da pandemia de Covid 19. Ela justifica que “desde o fechamento do comércio local não tem qualquer faturamento e que se encontra incapacitada de arcar com seus compromissos perante os credores e provavelmente não irá conseguir manter sua atividade empresarial, após a liberação das atividades comerciais por parte dos Governantes, caso tenha seu nome negativado perante Cartórios e órgãos de proteção ao crédito”.

Em sua decisão, o juiz Edinaldo Aureliano de Lacerda argumenta a suspensão da sanção decorrente da inadimplência relativamente à efetivação do protesto, devendo este ser sustado. Para ele, “o perigo de dano, igualmente, se faz presente, considerando os efeitos do protesto à proteção da honra objetiva da demandante, com a possibilidade eventual de restrição de contratação de operações de crédito, para arcar com suas obrigações, inclusive, com a própria demandada”, argumenta.

O magistrado ressalta ainda que “a demandante não nega o inadimplemento do título vencido em 9 de abril deste ano – após o início das medidas de distanciamento social –, defendendo, contudo, que isso decorreu da crise caracterizada pela pandemia da Covid -19, em razão do fechamento do comércio, nos termos do Decreto Estadual No. 48.834/2020, que entrou em vigência a partir de 22 de março deste ano”. A decisão baseia-se no art. 393 do Código Civil que dispõe que “o devedor não responde pelos prejuízos resultantes de caso fortuito ou força maior, se expressamente não se houver por eles responsabilizado”. O parágrafo único do dispositivo complementa afirmando que “O caso fortuito ou de força maior verifica-se no fato necessário, cujos efeitos não era possível evitar ou impedir”.

O juiz conclui argumentando que “entende ser inviável intervenção do Estado-Juiz, para modificar a data ou a forma de pagamento, na situação em tela, cabendo às partes, presente ao estado de excepcionalidade pagamento dos dias atuais, acordarem quanto à matéria através da mediação, inclusive, em âmbito extrajudicial”.

Fórum promovido pela prefeitura discute Lei do Jovem Aprendiz e inclusão social em Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

O auditório do Igeprev ficou lotado nesta quinta-feira (12), durante o I Fórum Municipal de Aprendizagem Profissional, promovido pela Prefeitura de Petrolina e coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

“Foi um momento muito rico, conseguimos alcançar exatamente o público mais interessado em saber sobre aprendizagem profissional, que são os jovens. É bom ver que despertamos o interesse no tema, pois a aprendizagem profissional, além de gerar inclusão social, também prepara esse jovem para o mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo”, explica a secretária- executiva de Juventude, Bruna Ruana.

A plateia, em sua maioria jovens do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE); da organização Renapsi e do Centro Especializado de Referência em Assistência Social (CREAS) participou das discussões sobre a lei da aprendizagem profissional e a sua importância na inclusão social, além de aprender mais sobre Lei da Aprendizagem, Jovem Aprendiz e as leis trabalhistas que regem este tipo de contrato.

Acusado de matar ex-companheira a facadas na Areia Branca é condenado a 26 anos e 3 meses de prisão

Família da vítima protestou em frente ao Fórum, onde aconteceu o júri popular.

Na tarde desta sexta-feira (04), o ex-Policial Militar, Vanduir Ferreira de Lima, de 52 anos, foi condenado a 26 anos e 3 meses de prisão, além de indenização de 100 salários mínimos, por assassinar sua ex-companheira a facadas no bairro Areia Branca, em Petrolina (PE), no dia 29 de maio deste ano.

LEIA TAMBÉM

Familiares de vítima de feminicídio na Areia Branca protestam em frente ao Fórum

Para a relatora da comissão da mulher, vereadora Maria Elena, o momento é de tristeza, mas de incentivo à luta feminista no sertão nordestino.

“A gente está aqui representando cada mulher que é violentada, cada mulher apedrejada, a cada mulher principalmente assassinada. Nós estamos com o sentimento da mulher pernambucana, da mulher nordestina, sertaneja, da mulher petrolinense que se sentiu que se sentiu também um pouco assassinada, e pedindo a justiça que ele pegue a pena máxima”, disse.

LEIA MAIS

Fórum da prefeitura discutirá número de acidentes em Petrolina; confira a programação

(Foto: Ascom/PMP)

Com o objetivo de discutir os números de acidentes ocorridos em Petrolina (PE), a prefeitura irá promover, nesta quarta-feira (25), às 8h, no auditório da Secretaria de Saúde, um Fórum sobre Acidente de Transporte Terrestre (ATT). O evento é voltado para profissionais que atuam como motoristas, taxistas e mototaxistas, além da sociedade civil em geral.

Para participar, o interessado deverá se inscrever pela internet. O fórum, que acontece em parceria com a Autarquia Municipal de Mobilidade Urbana (AMMPLA), faz parte das ações do projeto “Vida no Trânsito” que visa reduzir o número de acidentes.

LEIA MAIS

MPPE garante cidadania para surdos com júri simulado em Petrolina

(Foto: Arquivo)

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realizará na próxima quinta-feira (25), às 7h30, no salão do júri, no Fórum Estadual de Petrolina, o primeiro júri simulado com a presença de pessoas surdas na composição do conselho.

A ação tem o objetivo de apresentar e despertar conhecimento sobre a surdez e o entendimento sobre suas questões culturais são pontos importantes no fortalecimento da inclusão dessas pessoas em todos os setores da sociedade.

“Com essa ação, queremos demonstrar na prática, que é possível, em um caso concreto, permitir que surdos participem da realização de um júri. Respeitar o Surdo enquanto cidadão envolve possibilitar o acesso deles a todos os locais da sociedade, dentre eles: escolas, teatros, cinemas, eventos sociais, inclusive os júris”, disse o promotor de Justiça e coordenador da ação, Fernando Della Latta.

A ação é fruto da parceria do MPPE com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Núcleo de Práticas Inclusivas (NPI); a Associação de Surdos de Petrolina; e a Central de Intérprete em Libras de Petrolina.

LEIA MAIS
123