Prefeitura de Juazeiro fortalece rede de atenção à população em situação de rua durante 1º Fórum sobre o tema

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome de Juazeiro (Sedes), Secretaria de Saúde (Sesau) e Secretaria de Mulher e Juventude (SMJ), integrou a realização do 1º Fórum de Atenção à População em Situação de Rua, na sexta-feira (29), no Teatro Samuel Leite, no CODEFAS.

Com o tema “Direito à cidade: até onde vai o acesso das pessoas em situação de rua?”, o encontro reuniu usuários do Centro POP, profissionais da saúde e da assistência social, estudantes, representantes de movimentos sociais e comunidade. O objetivo foi ampliar o diálogo sobre o acesso desse público aos serviços públicos e construir encaminhamentos práticos junto à rede integrada do município.

O evento foi realizado pelo GT Intersetorial de Atenção à Pop Rua de Juazeiro, composto pela Prefeitura de Juazeiro, através da Sedes, Sesau e SMJ; Instituto de Desenvolvimento Ambiental, Social e Educacional (IDASE-BA); Programa Corra pro Abraço; e contou com apoio do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (COMAD).

A programação contou com roda de conversa com Sueli Oliveira, representante do Movimento População de Rua, e Rosimere Correia, redutora de danos do Movimento Corra Pro Abraço em Salvador; apresentações culturais do Grupo Mandala e da poetisa Magali que Faz o Brasil Sorrir; além da entrega dos certificados da primeira turma de redutores de danos.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome, Igor Luiz, o fórum representa um avanço na construção de uma política intersetorial voltada à população em situação de rua. “Esse é um espaço de debate e construção coletiva, para fortalecer o atendimento e garantir ações cada vez mais integradas, humanas e efetivas”, destacou.

O vice-prefeito Tiano Félix destacou o compromisso da gestão municipal de priorizar quem mais enfrenta barreiras no acesso aos direitos. “A prioridade do serviço público tem que ser para aquelas pessoas que estão mais distantes do acesso à dignidade, ao bem-estar social e à qualidade de vida. Esse é um compromisso meu e do prefeito Andrei Gonçalves”, afirmou.

Representante das pessoas em situação de rua de Juazeiro, Fernando Dantas reforçou a importância do fórum para ampliar o conhecimento sobre direitos, serviços e oportunidades. “Esse fórum ajuda a mostrar os lugares que a população em situação de rua pode acessar e quais oportunidades o serviço público pode oferecer. Estou muito feliz em participar e também em concluir o curso de redução de danos”, disse.

Também participaram do evento o secretário de Saúde, Hélder Coutinho; a secretária de Mulher e Juventude, Érica Daiane; a superintendente de Atenção Primária, Luana Albuquerque; além de equipes técnicas das secretarias municipais e dos serviços que compõem a rede de atendimento.

Ascom

AMA cumpre agenda institucional em Brasília e avança em articulações para o fortalecimento das feiras e mercados de Juazeiro

A Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA) de Juazeiro cumpriu agenda institucional em Brasília (DF), entre os dias 28 e 30 de abril, com foco no fortalecimento de políticas públicas voltadas ao setor de abastecimento. Durante o período, o diretor-presidente da autarquia, Celso Leal, participou de debates sobre a modernização das centrais de abastecimento e os impactos da reforma tributária nas Ceasas brasileiras, temas estratégicos para o aprimoramento da gestão e a sustentabilidade do setor.

A programação incluiu ainda audiência no Ministério do Trabalho e Emprego, onde foram discutidas medidas voltadas à preparação das centrais diante dos desafios e oportunidades do novo cenário econômico nacional. As atividades também proporcionaram a troca de experiências entre representantes de centrais de abastecimento de diversas regiões do país, contribuindo para o fortalecimento de iniciativas voltadas à sustentabilidade operacional, à segurança alimentar e à valorização dos equipamentos públicos, como o Mercado do Produtor, feiras e mercados de Juazeiro.

“O diálogo com outras centrais e com o Governo Federal é fundamental para avançarmos em soluções que garantam mais eficiência, sustentabilidade e melhores condições para trabalhadores e permissionários”, destacou Celso Leal, diretor-presidente da AMA. O secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Francisco Macena, ressaltou a importância da ampliação do debate sobre o setor. “É fundamental garantir condições dignas para todos os trabalhadores das centrais de abastecimento, uma atividade essencial para a segurança alimentar da população brasileira”, afirmou.

A agenda incluiu ainda a posse da nova diretoria da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (ABRACEM), que passa a ser presidida por Renata Sena, primeira mulher eleita em 40 anos de fundação da entidade. No contexto institucional, a AMA passa a integrar a diretoria da associação no biênio 2026/2027, na área de Parcerias, contribuindo para o fortalecimento de alianças estratégicas e para a ampliação das ações conjuntas em nível nacional.

Ascom

ExpoRajada atrai visitantes e fortalece a economia local

Considerado um dos maiores e mais antigos Distritos de Petrolina, Rajada está completando neste mês de abril 95 anos de fundação. A sua economia destaca-se em torno da caprinoovinocultura, sendo considerado o maior rebanho de animais no município. Neste histórico cenário acontece a tradicional Feira de Caprinos e Ovinos, a ExpoRajada, que está em sua 13ª edição. Além da exposição, concurso e leilão de animais, a data conta também com uma programação de shows musicais com artistas locais e nacionais, atraindo milhares de visitantes e movimentando a economia local durante o período.

Segundo o comerciante Wellington Figueira, proprietário de lanchonete na comunidade, sempre ocorre um acréscimo na venda de lanches e salgados. “As vendas aumentam bastante, cerca de 60% a 70% neste período da feira e exposição, e tem aumentado a cada ano. É uma época que o distrito recebe muita gente que vem pra festa. É muito bom pra gente”, frisa Figueira.

O também comerciante do ramo de alimentos, Josimar Nunes, é outro que compartilha da movimentação econômica no distrito durante o evento. “Nesta época da Exposição nós triplicamos a quantidade de funcionários para poder atender a demanda que aumenta bastante durante os dias do evento”, falou Josimar Nunes.

Dono de um hotel construído recentemente no distrito de Rajada, Otávio Gabriel, conta que a exposição o ajudou a acreditar que poderia construir um hotel na localidade e que hoje se sente satisfeito. “Eu já pensava em construir um hotel no andar de cima do prédio onde tenho um outro comércio e este ano corri para terminar antes da festa, porque já imaginava que seria bom. Deu certo, porque antes de 30 dias antes do evento já estavam reservando quartos. E muita gente ligando, mas não temos mais como atender, infelizmente”, enfatizou Otávio.

A ExpoRajada continua até domingo (19), com a seguinte programação:

Dia 18/04 (Sábado) 

 08h – Julgamento e classificação dos animais.

 10h às 17h – Feira do Empreendedorismo

 10h Palestra – Métodos de cultivo intensivo da palma forrageira em regime de sequeiro. Palestrante: José Renaldo – Senar

 14h – Leilão e Comercialização Virtual

 18h – Desfile Artístico Alegórico com o tema “Casamento na Roça”

 21h Shows – Mastruz com Leite, Adãozinho de Rajada, Willy Vaqueiro

 Dia 19/04 (Domingo)

 08h – Julgamento dos Grandes Campeonatos das Raças Dorper e White Dorper.

 12h – Saída dos animais a partir das 12h.

Ascom

AMMA e Adagro fortalecem os procedimentos relacionados ao licenciamento ambiental

A Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), realizou uma reunião com a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (ADAGRO) para fortalecer os procedimentos relacionados ao licenciamento ambiental. Durante o momento, as agências debateram sobre as ações de empresas que atuam com defensivos agrícolas. A iniciativa busca ampliar o diálogo entre os órgãos responsáveis pela vigilância dessas empresas com o objetivo de garantir, cada vez mais, segurança e eficiência nos processos de controle.

Durante a reunião, foram discutidas estratégias para a padronizar as fiscalizações a partir da compreensão de técnicas e normativas. O momento também foi voltado para garantir a melhoria dos fluxos administrativos, buscando mais agilidade nos processos. A união das agências é essencial para o desenvolvimento de um trabalho mais eficaz com foco na prevenção.

A aproximação entre os órgãos fiscalizadores é um grande benefício para a cidade, na medida em que garante mais agilidade nos processos de licenciamento. A parceria vai oferecer soluções mais rápidas para as empresas e para a sociedade, fortalecendo assim a fiscalização ambiental no município. A ação reforça o compromisso da Prefeitura Municipal de Petrolina com o cumprimento das normas e com a proteção ao meio ambiente.

Ascom

Viveiro Municipal fortalece educação ambiental ao realizar visitas guiadas

 Enquanto espaço público, o Viveiro Municipal, localizado no Parque Municipal Josepha Coelho, tem se consolidado não apenas pela distribuição de mudas e pela preservação de espécies da caatinga, mas também por ser um ambiente aberto que promove e fortalece a educação ambiental. O local pode ser utilizado por escolas, faculdades e outras instituições que desejam aprender por meio de atividades demonstrativas.

Os visitantes acompanham todas as etapas da produção, desde o preparo até o desenvolvimento das mudas, além de conhecerem as espécies disponíveis no viveiro. Ao final da atividade, podem receber mudas de espécies nativas, entre elas ipê-roxo, ipê-amarelo, pata-de-vaca, umburana, acácia, tamarindo e pau-brasil.

A iniciativa da Prefeitura de Petrolina, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), reforça o compromisso com a preservação ambiental, o incentivo à arborização urbana e a multiplicação de práticas sustentáveis. As visitas guiadas são gratuitas e abertas, e as instituições interessadas em participar devem encaminhar a solicitação pelo e-mail: [email protected].

Ascom

Prefeitura de Petrolina fortalece rede de acolhimento e leva cuidado às mulheres de terreiro em Petrolina

O cuidado chega onde ele é mais necessário. Nesta sexta-feira (20), às 19h, o bairro Vila Esperança será ponto de encontro para uma ação que une acolhimento, cidadania e respeito às mulheres das comunidades de terreiro de Petrolina. A iniciativa será realizada na Rua Aralia, nº 141, e faz parte do projeto “CEAM nas Comunidades”, promovido pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome. A proposta é aproximar os serviços públicos de quem mais precisa, garantindo acesso com dignidade e sensibilidade às realidades de cada território.

A ação é uma extensão do trabalho da Secretaria Executiva da Mulher no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CEAM), criado para oferecer suporte, orientação e proteção às mulheres. Com o projeto itinerante, o atendimento ultrapassa os limites do equipamento e chega diretamente às comunidades, fortalecendo políticas públicas e ampliando a rede de apoio. Mais do que oferecer serviços, a proposta é criar um espaço de escuta, inclusão e bem-estar, reconhecendo a importância das comunidades de terreiro e valorizando suas histórias e identidades.

Durante a programação, serão ofertados diversos serviços gratuitos, como atendimento do Cadastro Único, orientações com assistentes sociais e psicólogos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, emissão da Identidade Jovem, entre outros atendimentos essenciais. A iniciativa também contribui para que as mulheres tenham acesso a informações sobre seus direitos e possam contar com uma rede de proteção mais próxima e acessível. Todas as mulheres da comunidade estão convidadas a participar, sem necessidade de agendamento prévio. Basta comparecer ao local com seus documentos pessoais.

A ação representa mais do que oferta de serviços: é a presença do cuidado público perto de quem precisa, fortalecendo vínculos, garantindo direitos e ampliando o acesso das mulheres aos serviços da rede municipal.

Ascom

Avicultura fortalece agricultura familiar e gera renda para milhares de famílias na Bahia

A avicultura tem transformado a vida de muitas famílias na Bahia, se consolidando como uma atividade essencial para gerar renda e fortalecer o campo. Já são cerca de 8 mil empreendimentos da agricultura familiar, fomentados pelo Governo do Estado, que beneficiam diretamente 10.244 famílias com galinheiros, kits produtivos, entrepostos de ovos, assistência técnica e equipamentos que qualificam a produção.

São estruturas como a da comunidade de Cacimba do Silva, em Juazeiro, que em julho recebeu um entreposto de ovos entregue pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). A unidade já beneficia 113 famílias, com mais de 100 mil ovos vendidos por mês. Destes, 3.600 passam diariamente pela classificadora, que abastece a comunidade e municípios vizinhos.

“Depois da construção do entreposto, conseguimos acessar outros mercados e garantir mais segurança para a venda dos nossos produtos. Hoje, produzimos quase 4 mil ovos por dia e estamos crescendo passo a passo, ganhando espaço no mercado com a nossa marca Caipira do Silva”, afirmou Marcirivan Passos, produtor rural e integrante da Cooperativa dos Empreendedores Rurais de Cacimba do Silva e Região (Coopercar).

O avanço também se apoia na certificação do Selo de Inspeção Municipal (SIM), que garante fiscalização sanitária e industrial de produtos de origem animal, assegurando qualidade e segurança para o consumidor. Assim como em Juazeiro, a Granja Ovos Caipira do Rancho, localizada em Santanópolis,  também conquistou o SIM, abrindo as portas da produção familiar do agricultor Gilson Carneiro para novos mercados. A certificação da granja aconteceu na última terça-feira (26). A unidade conta com 6 mil aves, quatro galpões e uma produção mensal de mais de 133 mil ovos, gerando oito empregos diretos e beneficiando 30 famílias.

Para Gilson, a conquista representa um avanço para sua família e para o município. “Eu sei que essa Granja para o Mucambo e para Santanópolis tem uma importância. Quero que outros venham para cá, que possam fazer esse trabalho e gerar emprego para a população. Não encaramos isso como concorrência, mas como crescimento do município. Hoje, com o selo, abrimos um leque de oportunidades. O crescimento vem da geração de emprego, da produção, de tudo isso”, declarou.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, ressaltou que “com infraestrutura e organização, os agricultores familiares conseguem acessar mercados, conquistar novos consumidores e agregar valor ao que produzem. O entreposto de Cacimba do Silva e a Granja Ovos Caipira do Rancho mostram como investir na avicultura é investir em desenvolvimento e em oportunidades reais para as famílias do campo.”

No Dia da Avicultura, celebrado nesta quinta-feira (28), histórias como as de Marcirivan e Gilson reforçam como o sistema produtivo é uma aliado da agricultura familiar, gerando emprego, renda e novas perspectivas de crescimento para milhares de famílias em todo o Estado.

Ascom

Câmara da Citricultura é reativada para fortalecer setor na Bahia

Durante um encontro realizado nesta quarta-feira, 20, no município de Rio Real, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), em parceria com a Prefeitura de Rio Real, deu o primeiro passo para a reativação da Câmara Setorial da Citricultura. O evento reuniu mais de 150 representantes da cadeia produtiva de frutas cítricas de 20 municípios baianos.

A Câmara Setorial da Citricultura é uma instância estratégica e consultiva, voltada à articulação entre o poder público, produtores e instituições ligadas ao setor. Sua reativação busca fortalecer o diálogo, ampliar a competitividade e garantir a sustentabilidade da citricultura no estado. De acordo com o secretário estadual da Agricultura, Pablo Barrozo, a iniciativa representa um marco para o setor. “Só com união e planejamento a citricultura baiana poderá expandir sua presença no mercado nacional e internacional. Nosso papel é construir pontes entre os produtores e as políticas públicas, transformando o setor em um vetor ainda mais forte de desenvolvimento, emprego e renda”, afirmou.

Durante a reunião, foram definidas as primeiras ações para a reestruturação da Câmara como:

  • Cadastramento de instituições representativas da cadeia citrícola;
  • Indicação de membros titulares e suplentes;
  • Definição de um cronograma de reuniões

O evento também contou com momentos de escuta ativa e apresentação de propostas. Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Rio Real, Fernando Braz, a reativação da Câmara chega em um momento decisivo. “Este é um momento histórico para os produtores da Bahia. Enfrentamos desafios como oscilação de preços, altos custos e problemas logísticos. A Câmara devolve representatividade ao setor e nos dá ferramentas para transformar desafios em oportunidades”, avaliou.

O prefeito de Rio Real, Giancarlo Alcântara, anfitrião do evento, também ressaltou a importância da mobilização. “Este é um marco para a economia regional. Ver o Governo do Estado atuando em conjunto com prefeituras, produtores, sindicatos e associações renova a confiança em um futuro mais promissor para a citricultura”, afirmou.

Câmaras Setoriais
As Câmaras Setoriais Agropecuárias da Bahia são órgãos colegiados de caráter consultivo, que reúnem representantes do poder público, setor produtivo e sociedade civil. Seu objetivo é propor políticas públicas, programas e ações voltadas ao desenvolvimento das principais cadeias produtivas do estado.Reativadas formalmente pelo Governo da Bahia por meio da Portaria SEAGRI nº 26, publicada em 9 de setembro de 2023 no Diário Oficial do Estado, as câmaras atuam de forma integrada. Além da citricultura, outras quatro Câmaras Setoriais já estão em atividade.

A Tarde

Prefeitura de Petrolina reforça importância do casamento comunitário para garantir direitos e fortalecer famílias de baixa renda

Para muitos casais de baixa renda, o casamento comunitário é mais do que uma cerimônia formal: significa realizar um sonho, oficializar o amor perante a sociedade e conquistar direitos importantes, como a benefícios sociais. Essa segurança jurídica é decisiva para a estabilidade financeira e emocional das famílias, representando um passo essencial para um futuro mais digno.

A celebração coletiva também tem grande impacto emocional, fortalecendo vínculos, promovendo autoestima e criando um ambiente de pertencimento. Esse é um momento simbólico e emocionante, que marca o início de uma nova etapa na vida a dois. Neste ano, a iniciativa vai beneficiar 600 casais, dando continuidade a uma tradição que já transformou centenas de vidas em Petrolina. As inscrições seguem até 25 de agosto, no CEAM e CREAS, na Avenida Gilberto Freire, s/n°, Vila Mocó (em frente ao SESI), das 8h às 13h, incluindo atendimento no sábado, 23 de agosto.

Promovido pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), o Cartório de Registro Civil e o Transforma Petrolina, o Casamento Comunitário se consolida como um importante instrumento de inclusão social, reafirmando o compromisso do município com a cidadania e o fortalecimento das famílias.

Documentos necessários:

•          Solteiro(a): Certidão de nascimento recente, RG e CPF, comprovante de endereço em Petrolina.
•          Divorciado(a): Certidão de casamento com averbação de divórcio, RG e CPF, comprovante de endereço.
•          Viúvo(a): Certidão de casamento, certidão de óbito do cônjuge falecido, RG e CPF, comprovante de endereço.

Ascom

Transforma Petrolina fortalece cultura da solidariedade entre servidores da Prefeitura

A campanha da Páscoa Solidária, promovida pelo programa de voluntariado Transforma Petrolina, tem fortalecido não apenas a prática da solidariedade entre a população, mas também  entre os servidores da administração municipal.

Neste ano, o Transforma tem ampliado o alcance da iniciativa e envolvido diretamente as secretarias da Prefeitura no processo de mobilização com o objetivo de fortalecer tanto a prática da solidariedade, quanto o engajamento social entre as equipes, deixando o ambiente mais colaborativo e integrado dentro da gestão pública.

De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, a arrecadação tem sido muito expressiva e irá atender centenas de crianças no próximo sábado em comunidades da sede e do interior do município. “A solidariedade, quando vivida de forma coletiva, se torna um agente transformador, capaz de impactar realidades e inspirar mudanças. É isso que estão presenciando de forma comprometida e tão significativa”, destaca.

Ascom