Prefeitura de Juazeiro fortalece rede de atenção à população em situação de rua durante 1º Fórum sobre o tema

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome de Juazeiro (Sedes), Secretaria de Saúde (Sesau) e Secretaria de Mulher e Juventude (SMJ), integrou a realização do 1º Fórum de Atenção à População em Situação de Rua, na sexta-feira (29), no Teatro Samuel Leite, no CODEFAS.

Com o tema “Direito à cidade: até onde vai o acesso das pessoas em situação de rua?”, o encontro reuniu usuários do Centro POP, profissionais da saúde e da assistência social, estudantes, representantes de movimentos sociais e comunidade. O objetivo foi ampliar o diálogo sobre o acesso desse público aos serviços públicos e construir encaminhamentos práticos junto à rede integrada do município.

O evento foi realizado pelo GT Intersetorial de Atenção à Pop Rua de Juazeiro, composto pela Prefeitura de Juazeiro, através da Sedes, Sesau e SMJ; Instituto de Desenvolvimento Ambiental, Social e Educacional (IDASE-BA); Programa Corra pro Abraço; e contou com apoio do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (COMAD).

A programação contou com roda de conversa com Sueli Oliveira, representante do Movimento População de Rua, e Rosimere Correia, redutora de danos do Movimento Corra Pro Abraço em Salvador; apresentações culturais do Grupo Mandala e da poetisa Magali que Faz o Brasil Sorrir; além da entrega dos certificados da primeira turma de redutores de danos.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome, Igor Luiz, o fórum representa um avanço na construção de uma política intersetorial voltada à população em situação de rua. “Esse é um espaço de debate e construção coletiva, para fortalecer o atendimento e garantir ações cada vez mais integradas, humanas e efetivas”, destacou.

O vice-prefeito Tiano Félix destacou o compromisso da gestão municipal de priorizar quem mais enfrenta barreiras no acesso aos direitos. “A prioridade do serviço público tem que ser para aquelas pessoas que estão mais distantes do acesso à dignidade, ao bem-estar social e à qualidade de vida. Esse é um compromisso meu e do prefeito Andrei Gonçalves”, afirmou.

Representante das pessoas em situação de rua de Juazeiro, Fernando Dantas reforçou a importância do fórum para ampliar o conhecimento sobre direitos, serviços e oportunidades. “Esse fórum ajuda a mostrar os lugares que a população em situação de rua pode acessar e quais oportunidades o serviço público pode oferecer. Estou muito feliz em participar e também em concluir o curso de redução de danos”, disse.

Também participaram do evento o secretário de Saúde, Hélder Coutinho; a secretária de Mulher e Juventude, Érica Daiane; a superintendente de Atenção Primária, Luana Albuquerque; além de equipes técnicas das secretarias municipais e dos serviços que compõem a rede de atendimento.

Ascom

Juazeiro e Petrolina reforçam parceria para ações conjuntas em prol das pessoas em situação de rua

Nesta terça-feira (19), o secretário de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome de Juazeiro, Igor Luiz, esteve reunido com a secretária da mesma pasta de Petrolina, Doriane Secchi, para uma reunião estratégica focada nas ações de acolhimento e assistência às pessoas em situação de rua nas duas cidades.

O encontro teve como objetivo principal fortalecer a cooperação regional entre os municípios, promovendo a troca de experiências exitosas e a discussão de estratégias conjuntas para ampliar a rede de proteção social e melhorar o atendimento a essa população vulnerável.

“É fundamental que Juazeiro e Petrolina trabalhem em parceria para diminuir a vulnerabilidade social, principalmente no que diz respeito à população em situação de rua, que sofre com o rompimento de vínculos e múltiplas dificuldades. Estamos abertos para compartilhar nossas experiências e aprender com as práticas adotadas pela cidade vizinha, buscando sempre oferecer um atendimento mais digno e eficaz”, afirmou Igor Luiz.

A secretária Doriane Secchi destacou a importância do diálogo e da integração entre as cidades: “Hoje, com muita honra, recebo aqui o secretário Igor e sua equipe para conversarmos sobre as experiências exitosas que temos em Petrolina e Juazeiro no enfrentamento das situações de rua. Somos cidades irmãs e essa parceria é essencial para fortalecer os vínculos e desenvolver ações que realmente façam a diferença.”

A Prefeitura de Juazeiro vem realizando ações de abordagem e acolhimento de pessoas em situação de rua. Reconhecendo que essa é uma questão regional, o município se mantém aberto e disposto a construir uma atuação integrada com Petrolina, buscando juntos ampliar a rede de assistência e garantir dignidade e direitos a essa população.

Ascom

Governo começa a implantar programa para pessoas em situação de rua

O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) vai oficializar na segunda-feira (26) o primeiro convênio do Programa Pontos de Apoio da Rua (PAR), com a organização civil Rede Rua, de São Paulo. A entidade, fundada em 1989, foi uma das quatro classificadas em edital lançado para a parceria em fevereiro desse ano, sendo a melhor avaliada.

O MDHC avaliou 14 propostas para atuação em São Paulo e no Rio de Janeiro. O programa é parte da política emergencial voltada para a população que vive nas ruas, anunciada em dezembro do ano passado.

O PAR tem o objetivo de fomentar serviços públicos de cuidado e higiene pessoal para a população em situação de rua, prestar informações sobre cuidados básicos de saúde e dar auxílio a esse público acerca dos direitos civis garantidos pela política nacional voltada para ele.

Outras cidades
A implementação do programa se dará progressivamente nas cidades com mais de 500 mil habitantes. O projeto dos pontos de apoio prevê a constituição de espaços acessíveis à população em situação de rua e que ofereçam serviços como lavanderia, banheiros, bebedouros e bagageiros, promovendo a cidadania dessas pessoas.

A Rede Rua receberá R$ 1,5 milhão para implementar as estruturas em São Paulo. O programa prevê a possibilidade de expansão, incluindo os outros classificados na seleção pública.

Agência Brasil

Novembro Azul: Homens em situação de rua participam de atividades em Petrolina

A partir dos 50 anos todo homem deve consultar um urologista regularmente para uma avaliação. (Foto: Ilustração)

O Consultório na Rua promove na nesta sexta-feira (24) atividades voltadas para homens em situação de rua, dentro da programação da campanha “Novembro Azul” em Petrolina.

A atividade vai acontecer no Centro Pop e vai contar com orientações sobre o câncer de próstata, promoção da saúde, com a distribuição de preservativos, teste de hanseníase, aferição de pressão arterial e informações sobre tuberculose.

“Quando realizamos essas ações, muitos usuários procuram o serviço de saúde com suspeitas de doenças que nós discutimos com eles. Sabemos que os homens têm ainda mais resistência em buscar atendimento médico, portanto, esperamos que após a roda de conversa consigamos atingir um grande número de usuários”, afirma a coordenadora do programa e psicóloga, Marla Gomes.

40 pessoas em situação de rua foram resgatadas em Petrolina

O trabalho social também foi realizado em pontos estratégicos como praças e a Orla de Petrolina. (Foto: Divulgação)

Equipes de Proteção Social Especial estiveram nas proximidades da rodoviária de Petrolina, para tender pessoas em situação de rua. A iniciativa acontece através da prefeitura de Petrolina.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Kátia Carvalho, ações como esta vêm sendo realizadas com frequência e tem como objetivo é identificar o perfil das pessoas que estão em situação de rua na cidade.

“As equipes fazem um trabalho constante de busca ativa nas ruas da cidade. Abordamos as pessoas, conversamos e identificamos suas necessidades. Através do serviço social, conseguimos levar de volta às suas casas pessoas que ficam perambulando pelas ruas e agora estão de volta ao aconchego de sua família. É um trabalho contínuo e integrado que está sendo fortalecido através de equipamentos sociais importantes a exemplo do Centro Pop onde as pessoas em situação vulnerável encontram assistência social e psicológica”, disse.

Além das pessoas que retornaram para suas casas, a gestora informou ainda que alguns moradores de rua foram conduzidos a instituições conveniadas como a Casa Bom Samaritano e o Abrigo Santo Expedito. O trabalho social também foi realizado em pontos estratégicos como praças e a Orla de Petrolina.