Trabalho desenvolvido em escola de Petrolina é selecionado para mostra estadual de boas práticas

Mais uma vez, a  Educação de Petrolina ganha destaque no cenário estadual. Desta vez, com a seleção do projeto “Descobrindo a Caatinga com os olhos de criança”, desenvolvido pela professora Patrícia da Costa Souza, para representar a Gerência Regional de Educação (GRE) na Mostra Estadual de Boas Práticas 2025, que aconteceu esta semana em Garanhuns.

A professora, que atua na Creche Municipal Nossa Infância Tia Cotinha, integra a rede municipal de ensino de Petrolina e foi escolhida pelo trabalho pedagógico que alia educação infantil, sustentabilidade e valorização do território local. O projeto propõe uma abordagem sensível e lúdica sobre o bioma Caatinga, despertando nas crianças o cuidado com a natureza desde os primeiros anos escolares.

Licenciada em Química pelo IF Sertão Pernambucano, pedagoga e bióloga, com diversas especializações na área da educação, Patrícia desenvolveu o projeto fundamentada em referenciais teóricos que defendem a relação entre infância, natureza e aprendizagem, reforçando o papel da escola como espaço de formação integral.

“O seminário proporcionou uma rica troca de experiências que já impactaram positivamente inúmeras realidades, além de fomentar reflexões e a construção de novos ideais que, certamente, irão inspirar futuras práticas pedagógicas. Sigo firme, acreditando em uma educação que transforma, acolhe e deixa marcas profundas na história das nossas crianças e da nossa cidade”, afirmou a professora.

Entre as vivências realizadas, estão a exploração da Caatinga, atividades lúdicas sobre fauna e flora, produções artísticas, criação de sabonetes artesanais, mini-histórias e rodas de diálogo sobre sustentabilidade, envolvendo também as famílias no processo educativo.

Ascom

SESI-PE oferece 300 vagas para cursos gratuitos e online com foco na produtividade do trabalho

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI-PE) está oferecendo 300 vagas para dois cursos gratuitos e online, sendo 150 para “Gestão do Tempo” e outras 150 para “Comunicação no Foco Organizacional”. Para se inscrever, o interessado deve ter, no mínimo, 16 anos, além de acesso à internet, e-mail e noções básicas de internet. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 23 de março ou até as vagas serem preenchidas através do site pe.sesi.org.br, na seção “Educação Continuada”. Na página, o interessado deve clicar na barra localizada no canto superior da tela e selecionar a opção “curso de qualificação profissional 2025” e, em seguida, no botão “inscrições”.

O objetivo do curso “Gestão do Tempo” que tem carga horária de 8h, é fazer com que os alunos compreendam a importância da organização e do planejamento como estratégia para uma maior produtividade e eficiência dentro do ambiente de trabalho. Já o curso “Comunicação no Foco Organizacional” tem carga horária de 20h e irá promover conhecimentos básicos sobre a comunicação em situações organizacionais, considerando demandas de trabalho e interações com as pessoas, uma vez que as relações interpessoais são essenciais para os processos produtivos.

Após a realização da matrícula, o aluno terá até 30 dias para terminar o curso desejado. Em seguida, é necessário realizar uma avaliação na plataforma educacional e, após atingir o mínimo de 70 pontos no exame, o estudante recebe o certificado. Para tirar dúvidas ou obter outras informações, basta entrar em contato pelo (81) 98151-8375 (WhatsApp) ou pelo e-mail [email protected].

Ascom