Vigilância Sanitária promove formação sobre boas práticas para estudantes de estética em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina ofereceu uma formação voltada a estudantes do curso de pós-graduação em estética da Faculdade Soberana. A iniciativa teve foco nas normas e procedimentos que devem ser adotados em estabelecimentos da área. A capacitação foi realizada pelo Núcleo de Educação Sanitária, da Agência Municipal de Vigilância Sanitária, e reuniu cerca de 30 alunos para passar orientações aos futuros profissionais sobre a atuação segura e regular no mercado. Durante o encontro, foram abordados os principais passos para a abertura de consultório de estética, incluindo a legislação sanitária vigente, a documentação necessária para funcionamento e os procedimentos obrigatórios junto à Vigilância Sanitária.

Outro ponto destacado foi a classificação do estabelecimento, esclarecendo as diferenças entre clínica, consultório e espaço de estética, além da definição do Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) adequado para estética e estética avançada. Os participantes também receberam orientações sobre as atividades permitidas e vedadas conforme o enquadramento legal. No módulo sobre licenciamento sanitário, os estudantes foram orientados sobre como solicitar o alvará sanitário, prazos de renovação, principais motivos de indeferimento e quando é exigida a responsabilidade técnica, bem como quem pode assumi-la.

A estrutura física do consultório também esteve em pauta, com a apresentação dos requisitos mínimos exigidos, como ventilação adequada, iluminação, lavatórios e organização do fluxo entre áreas limpas e sujas. Foram destacados ainda os erros mais comuns identificados em fiscalizações. A capacitação incluiu orientações detalhadas sobre biossegurança e boas práticas, abrangendo normas de higienização e desinfecção, gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a importância da manutenção de protocolos e registros obrigatórios. Além disso, os alunos receberam informações sobre a regularização de equipamentos junto à Anvisa, produtos permitidos na estética, armazenamento correto e controle de validade.

O funcionamento da fiscalização sanitária também foi esclarecido, com explicações sobre o que é avaliado durante as inspeções, a postura adequada do profissional diante do fiscal e os procedimentos a serem adotados em caso de notificação ou auto de infração. Por fim, foram discutidas as responsabilidades éticas, sanitárias e legais da profissão, reforçando a importância de atuar dentro dos limites estabelecidos pela legislação para evitar penalidades e garantir a segurança dos clientes.

A iniciativa reforça o compromisso da Vigilância Sanitária com a educação preventiva e a qualificação dos futuros profissionais, contribuindo para a oferta de serviços de estética mais seguros e alinhados às normas sanitárias. A AMVS reforça que essas capacitações podem ser solicitadas via ofício para a Agência Municipal e seguir com a parceria educativa e os cuidados com a saúde pública em Petrolina.

Ascom

Trabalho desenvolvido em escola de Petrolina é selecionado para mostra estadual de boas práticas

Mais uma vez, a  Educação de Petrolina ganha destaque no cenário estadual. Desta vez, com a seleção do projeto “Descobrindo a Caatinga com os olhos de criança”, desenvolvido pela professora Patrícia da Costa Souza, para representar a Gerência Regional de Educação (GRE) na Mostra Estadual de Boas Práticas 2025, que aconteceu esta semana em Garanhuns.

A professora, que atua na Creche Municipal Nossa Infância Tia Cotinha, integra a rede municipal de ensino de Petrolina e foi escolhida pelo trabalho pedagógico que alia educação infantil, sustentabilidade e valorização do território local. O projeto propõe uma abordagem sensível e lúdica sobre o bioma Caatinga, despertando nas crianças o cuidado com a natureza desde os primeiros anos escolares.

Licenciada em Química pelo IF Sertão Pernambucano, pedagoga e bióloga, com diversas especializações na área da educação, Patrícia desenvolveu o projeto fundamentada em referenciais teóricos que defendem a relação entre infância, natureza e aprendizagem, reforçando o papel da escola como espaço de formação integral.

“O seminário proporcionou uma rica troca de experiências que já impactaram positivamente inúmeras realidades, além de fomentar reflexões e a construção de novos ideais que, certamente, irão inspirar futuras práticas pedagógicas. Sigo firme, acreditando em uma educação que transforma, acolhe e deixa marcas profundas na história das nossas crianças e da nossa cidade”, afirmou a professora.

Entre as vivências realizadas, estão a exploração da Caatinga, atividades lúdicas sobre fauna e flora, produções artísticas, criação de sabonetes artesanais, mini-histórias e rodas de diálogo sobre sustentabilidade, envolvendo também as famílias no processo educativo.

Ascom

Uso de boas práticas na elaboração de produtos alimentícios é tema de debate virtual durante programação do Festival de Economia Solidária

Na próxima segunda-feira (28), às 15h, o Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF) estará realizando o debate virtual Uso de Boas Práticas na Elaboração de Produtos Alimentícios. A live integra a programação do Festival de Economia Solidária São João da Minha Terra, que seguirá até o dia 30 de junho, com a comercialização dos produtos dos territórios de identidade da Bahia.

O debate direcionado aos empreendimentos de economia solidária e pequenos produtores locais, tem como propósito discutir os cuidados com o manuseio correto dos alimentos, que vai desde a produção e embalagem, até a distribuição ao consumidor final, ações conhecidas como Boas Práticas de Fabricação (BPF).

LEIA MAIS