Carnaval Solidário: kits do Juazeiro Sem Fome fortalecem rede de apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade

Em um gesto que une festa e responsabilidade social, a solidariedade dos foliões ultrapassou os circuitos carnavalescos e chegou a quem mais precisa. A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria da Mulher e Juventude de Juazeiro (SMJ) e do Programa Juazeiro Sem Fome promoveram a entrega dos kits alimentares arrecadados durante o Carnaval à rede de enfrentamento à violência contra a mulher no município.

Os alimentos arrecadados serão destinados a instituições que já desenvolvem trabalho direto com mulheres em situação de vulnerabilidade, fortalecendo a rede de proteção e ampliando a segurança alimentar dessas famílias.

Foram contempladas iniciativas como o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), que acompanha mulheres vítimas de violência, a Ronda Maria da Penha, que atende mulheres com medida protetiva, e a Pastoral da Mulher Marginalizada, que atua junto a mulheres em situação de prostituição. A comandante da Ronda Maria da Penha em Juazeiro, Capitã PM Tatiane, destacou a importância da parceria: “Em nome da Ronda Maria da Penha, a gente agradece essa parceria, essas cestas básicas que com certeza vão fortalecer as mulheres vítimas de violência doméstica.”

Ao unir solidariedade e políticas públicas, a gestão municipal reafirma o compromisso com a dignidade, a proteção e a autonomia das mulheres juazeirenses, mostrando que garantir alimento na mesa também é uma forma concreta de cuidado e enfrentamento à violência.

Ascom

Defesa Civil de Petrolina participa de encontros sobre proteção a desastre e cuidado a pessoas em vulnerabilidade

A Prefeitura de Petrolina esteve presente, através da Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil (Sespu), em dois importantes eventos que abordaram temáticas de prevenção a desastres naturais e proteção de populações vulneráveis, realizados no município de Serra Talhada, neste mês de agosto. As iniciativas foram coordenadas pela Defesa Civil de Pernambuco e reuníram representantes de diversos município do Estado.

O primeiro encontro foi o Workshop ‘Gestão de Riscos contra Incêndio em Bioma da Caatinga”, que teve o objetivo de orientar e preparar órgãos de Proteção e Defesa Civil, do Sertão do estado, para o enfrentamento de incêndios em vegetação. Foi observado que na região, o período de maior incidência de casos de incêndios florestais é entre os meses de setembro e janeiro. No encontro, os representantes municipais puderam discutir sobre a importância da nova ferramenta “Defesa Civil Alerta” (DCA), instrumento pensado para uma comunicação rápida durante possíveis desastres, além de outros assuntos.

O segundo workshop abordou o “Diálogo pela Proteção: Crianças e Adolescentes no Contexto de Desastre e Comunicação de Risco”. O evento, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), reuniu representantes de instituições federais, estaduais e municipais para debater estratégias de proteção integral a crianças e adolescentes em situações de riscos e desastres, para que esses consigam passar por um momento adverso da forma mais segura possível.

Os encontros são parte das ações do Plano anual de Capacitações em Proteção e Defesa Civil, coordenadas pela Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do Estado de Pernambuco (SEPDEC/SDS).

Ascom

Juazeiro e Petrolina reforçam parceria para ações conjuntas em prol das pessoas em situação de rua

Nesta terça-feira (19), o secretário de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome de Juazeiro, Igor Luiz, esteve reunido com a secretária da mesma pasta de Petrolina, Doriane Secchi, para uma reunião estratégica focada nas ações de acolhimento e assistência às pessoas em situação de rua nas duas cidades.

O encontro teve como objetivo principal fortalecer a cooperação regional entre os municípios, promovendo a troca de experiências exitosas e a discussão de estratégias conjuntas para ampliar a rede de proteção social e melhorar o atendimento a essa população vulnerável.

“É fundamental que Juazeiro e Petrolina trabalhem em parceria para diminuir a vulnerabilidade social, principalmente no que diz respeito à população em situação de rua, que sofre com o rompimento de vínculos e múltiplas dificuldades. Estamos abertos para compartilhar nossas experiências e aprender com as práticas adotadas pela cidade vizinha, buscando sempre oferecer um atendimento mais digno e eficaz”, afirmou Igor Luiz.

A secretária Doriane Secchi destacou a importância do diálogo e da integração entre as cidades: “Hoje, com muita honra, recebo aqui o secretário Igor e sua equipe para conversarmos sobre as experiências exitosas que temos em Petrolina e Juazeiro no enfrentamento das situações de rua. Somos cidades irmãs e essa parceria é essencial para fortalecer os vínculos e desenvolver ações que realmente façam a diferença.”

A Prefeitura de Juazeiro vem realizando ações de abordagem e acolhimento de pessoas em situação de rua. Reconhecendo que essa é uma questão regional, o município se mantém aberto e disposto a construir uma atuação integrada com Petrolina, buscando juntos ampliar a rede de assistência e garantir dignidade e direitos a essa população.

Ascom

Número de pessoas em vulnerabilidade alimentar tem redução de 50% desde o início do Bahia Sem Fome

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) realizou uma reunião de balanço do programa Bahia Sem Fome e afirmou que o projeto, desde o seu início há dois anos, reduziu em 50% o número de pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar no estado. O encontro, ocorrido nesta segunda-feira (30), contou com a presença do coordenador do programa, Tiago Pereira. A reunião também traçou novos objetivos para o ano de 2025.

“Em dois anos de gestão, reduzimos pela metade o número de pessoas no mapa da fome. Isso foi possível graças ao esforço conjunto de prefeitos, empresas, deputados e instituições de segurança alimentar. Seguiremos firmes em 2025 para alcançar ainda mais baianos e baianas”, disse Jerônimo.

Tiago Pereira, coordenador do programa, reforçou os avanços e desafios. “Retiramos um milhão de pessoas da insegurança alimentar grave, mas ainda temos muito a fazer. O Bahia Sem Fome é resultado de parcerias com mais de 170 empresas, investimentos estaduais e o alinhamento com o Plano Brasil Sem Fome. Nosso foco é garantir acesso à alimentação, água, renda e fortalecer a economia local.”

“O programa realiza uma série de ações estruturantes, como o acesso à água, assessoria técnica e apoio às instituições rurais, com foco no fortalecimento da Agricultura Familiar. Este suporte visa não só ampliar a produção para comercialização, mas também abastecer a alimentação escolar, uma estratégia importante para estimular a renda, movimentar a economia local e integrar as dimensões do trabalho e do emprego”, completou.

Em 2024, o programa anunciou os resultados do edital Comida no Prato I e lançou o edital Comida no Prato II, abrangendo os 417 municípios baianos. No primeiro edital de 2023, o investimento foi de R$ 24,2 milhões, ao longo de seis meses, beneficiando 50 organizações entre paróquias, institutos, ONGs, redes de mulheres, associações, cooperativas e centros comunitários, e alcançando 100 cozinhas comunitárias em 14 regiões da Bahia.

Já o segundo edital teve como objetivo beneficiar 30 mil pessoas por dia, totalizando 5,5 milhões de refeições distribuídas ao longo de 12 meses. Foram selecionadas Organizações da Sociedade Civil (OSC) que assinaram Termo de Colaboração com o Estado para apoiar cozinhas comunitárias e solidárias. Ao todo, 150 cozinhas comunitárias foram apoiadas em 403 municípios, com cada uma recebendo R$ 242 mil para atender diariamente 200 pessoas.

Bahia Notícias

HU-Univasf discute implementação de ambulatório voltado à saúde de mulheres em vulnerabilidade social

Gestores do Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh) receberam, nesta terça-feira (20), a professora do Colegiado de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Ana Cleide Dias, para uma reunião sobre a viabilização de um serviço ambulatorial voltado à saúde de mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Com apoio de docentes e estudantes da Univasf, o projeto de extensão propõe a disponibilização de DIU (dispositivo intrauterino) para presidiárias, mulheres em situação de rua, mulheres com diagnóstico de transtorno mental e homens trans, por meio de um ambulatório de planejamento reprodutivo.

“O projeto pretende contemplar uma grande parcela de mulheres, pensando na possibilidade de uma gravidez indesejada, entre outras complicações, a exemplo do aborto. Neste sentido, a universidade, em conjunto com os alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem, atuará com foco na autonomia reprodutiva destas mulheres”, pontou a professora Ana Cleide da Silva.

O superintendente Julianeli Tolentino, acompanhado dos gerentes Aristóteles Cardona (Atenção à Saúde) e Ricardo Santana (Ensino e Pesquisa), aprovou a iniciativa: “O HU-Univasf tem total interesse em participar deste projeto tão relevante para a população, no âmbito do SUS, ampliando os espaços de cuidado e ensino-aprendizagem por parte dos professores e estudantes envolvidos”.

“A proposta nos traz mais uma possibilidade de interação e suporte à sociedade, integrando os processos acadêmicos e de atendimento em saúde. Vamos levá-la à frente com o intuito de disponibilizar o serviço brevemente”, ressaltou o gerente de Atenção à Saúde, Aristóteles Cardona.

Confira o vídeo sobre a reunião: https://youtu.be/ie7MOqGIBAc

Ascom