Acolhimento e tradição: Hospital Universitário da Univasf realiza ‘Arraiá do HU’

Arraiá do HU-Univasf teve música, comidas típicas e solidariedade.

No último dia 16 de junho, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Rede HU Brasil, transformou sua rotina hospitalar em uma verdadeira celebração da cultura nordestina com a realização da edição 2026 do tradicional “Arraiá do HU-Univasf”.

“Eu me senti realizado, porque a banda e os dançarinos vieram até os quartos. Este ano não consegui participar da atração junina durante a Jecana do Capim de Petrolina, por isso gostei muito que o hospital conseguiu preparar essa apresentação para todos que estão internados”, comemora Leonardo Menezes, paciente do HU-Univasf.

Iniciado nas áreas de convivência e clínicas de internação da instituição, o evento convidou colaboradores, pacientes e acompanhantes a vestirem trajes típicos e compartilharem momentos de leveza e descontração. Organizada pelo Comitê de Humanização — que coordena a festividade desde 2018 —, a iniciativa faz parte do calendário anual do hospital e busca humanizar o ambiente de saúde, proporcionando bem-estar tanto para os profissionais da linha de frente quanto para quem enfrenta a rotina do internamento.

LEIA MAIS

HU-Univasf se destaca como referência internacional na formação de profissionais da saúde

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) vem se consolidando como um importante centro de formação em saúde, com reconhecimento que ultrapassa as fronteiras nacionais. Além de prestar assistência de média e alta complexidade, a unidade desempenha papel estratégico na qualificação de profissionais e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Desde 2024, o hospital participa do Programa de Colaboração para a Formação de Recursos Humanos para a Saúde Brasil-Angola, recebendo médicos, enfermeiros e farmacêuticos para cursos de residências médicas e multiprofissionais. Ao todo, cinco profissionais angolanos já participaram da iniciativa, e a chegada de mais quatro médicos está prevista para 2026.

Um dos participantes é o médico Paulo Inocêncio da Fonseca, que concluiu a residência em Clínica Médica e atualmente cursa Cardiologia Clínica no HU-Univasf. Ele destaca a importância da especialização para contribuir com a melhoria da assistência em Angola, especialmente diante do aumento das doenças cardiovasculares.

LEIA MAIS

HU-Univasf realiza programação natalina com ações culturais e solidárias

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu nos últimos dias uma programação natalina voltada a pacientes, acompanhantes e colaboradores.

As atividades foram organizadas pelo Comitê de Humanização da unidade e incluíram apresentações musicais, dança e ações sociais.

A programação começou no dia 12 de dezembro, com a apresentação da banda do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro, que participou de uma edição especial da Santa Missa realizada no hospital. A iniciativa integrou o calendário de atividades voltadas ao acolhimento espiritual no ambiente hospitalar.

LEIA MAIS

Atendimentos oftalmológicos e odontológicos serão retomados via Projeto de Extensão do HU-Univasf

Os atendimentos oftalmológicos e odontológicos, prestados anteriormente por meio do Projeto Consultórios Itinerantes, serão retomados via projeto extensão proposto pelo Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Consultas iniciais foram realizadas na última sexta-feira, 19 de abril, junto a colaboradores da instituição.

LEIA MAIS

Evento em alusão ao Dia Internacional das Mulheres prestigia o protagonismo feminino no HU-Univasf

Dos mais de 43 mil empregados públicos que a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) possui em seu contingente, aproximadamente 70% são mulheres. São mães, filhas, esposas, irmãs, enfim, mulheres que saem de suas casas todos os dias para cuidar de pacientes nas 41 unidades hospitalares que a Empresa administra, bem como exercer funções administrativas e de liderança, incluindo o Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh).

Para prestigiar essa grande parcela da sua força de trabalho, o HU-Univasf/Ebserh preparou, no dia 8 de março, um evento para intensificar a reflexão sobre o significado da data, bem como sobre noções relacionadas à liberdade, igualdade e empoderamento das mulheres em diferentes dimensões sociais, com organização pela Unidade de Desenvolvimento de Pessoal/Divisão de Gestão de Pessoas. O Comitê de Humanização do HU articulou também atividades de corte e penteado voltadas para as colaboradoras de diferentes vínculos e estudantes, em parceria com equipe profissional do Senac Petrolina.

Palestrante do evento, a mentora de saberes femininos Lucia Gonçalves ressaltou o legado do movimento feminista: “Queremos respeito, valorização e condições igualitárias. O feminismo não deseja a anulação do masculino, mas sim o equilíbrio, a cooperação e o reconhecimento de direitos. Homens e mulheres devem viver em harmonia e não em contextos violentos de batalha e disputa”.

Com expressiva participação masculina na plateia, os conhecimentos compartilhados foram relevantes para a multiplicação da reflexão em outras ambiências. “Temos que levar sempre em consideração a sobrecarga que muitas vezes é imposta às mulheres, seja na forma de se vestir, de manter uma boa aparência, de exercer diferentes papeis sociais ao mesmo tempo. Todas essas expectativas associadas ao estereótipo da mulher “perfeita e delicada” envolve uma estrutura que não está à disposição de todas elas”, destacou Gabriela França, colaboradora do HU-Univasf.

Confira o vídeo com um resumo da programação: https://www.youtube.com/watch?v=w_Nkb4I34z0

Ascom

HU-Univasf discute implementação de ambulatório voltado à saúde de mulheres em vulnerabilidade social

Gestores do Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh) receberam, nesta terça-feira (20), a professora do Colegiado de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Ana Cleide Dias, para uma reunião sobre a viabilização de um serviço ambulatorial voltado à saúde de mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Com apoio de docentes e estudantes da Univasf, o projeto de extensão propõe a disponibilização de DIU (dispositivo intrauterino) para presidiárias, mulheres em situação de rua, mulheres com diagnóstico de transtorno mental e homens trans, por meio de um ambulatório de planejamento reprodutivo.

“O projeto pretende contemplar uma grande parcela de mulheres, pensando na possibilidade de uma gravidez indesejada, entre outras complicações, a exemplo do aborto. Neste sentido, a universidade, em conjunto com os alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem, atuará com foco na autonomia reprodutiva destas mulheres”, pontou a professora Ana Cleide da Silva.

O superintendente Julianeli Tolentino, acompanhado dos gerentes Aristóteles Cardona (Atenção à Saúde) e Ricardo Santana (Ensino e Pesquisa), aprovou a iniciativa: “O HU-Univasf tem total interesse em participar deste projeto tão relevante para a população, no âmbito do SUS, ampliando os espaços de cuidado e ensino-aprendizagem por parte dos professores e estudantes envolvidos”.

“A proposta nos traz mais uma possibilidade de interação e suporte à sociedade, integrando os processos acadêmicos e de atendimento em saúde. Vamos levá-la à frente com o intuito de disponibilizar o serviço brevemente”, ressaltou o gerente de Atenção à Saúde, Aristóteles Cardona.

Confira o vídeo sobre a reunião: https://youtu.be/ie7MOqGIBAc

Ascom

Mais de 1.900 ocorrências de trânsito foram atendidas no HU no 1º trimestre de 2023

Quase 2 mil acidentes foram registrados no 1° trimestre; maior parte envolve motociclistas (Foto: Reprodução)

Os acidentes com motociclistas representam maioria dos atendimentos realizados no Hospital Universitário de Petrolina (HU-Univasf) no primeiro trimestre de 2023. De 1.973 vítimas atendidas entre janeiro e março deste ano, 1.494 estavam em motocicletas.

Outras 192 estavam em bicicletas e 96 em carros. Das quase duas mil ocorrências atendidas no HU, em 542 delas havia pessoas em motocicletas sem capacetes. E 379 delas aconteceram aos domingos, dia no qual geralmente as pessoas bebem e insistem em pilotar.

LEIA MAIS

Dezembro Laranja: HU Univasf realiza mutirão de atendimentos gratuitos neste sábado

O Hospital Universitário (HU Univasf) realizará neste sábado (17), um mutirão de atendimentos gratuitos e por demanda espontânea. A ação acontece das 8h às 12h, na Policlínica e integra o “Dezembro Laranja”, mês que debate a prevenção ao câncer de pele.

A ação é organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e neste ano o tema é “Não espere até sentir na pele”. Durante toda manhã os pacientes receberão orientações sobre ações preventivas e, havendo identificação de sinais mais graves, serão encaminhados para melhor acompanhamento e resolutividade dos casos.

Mutirão de atendimentos do Dezembro Laranja
Onde? Policlínica da Univasf – Petrolina (PE)
Quando? Sábado (17/12)
Horário: das 8h às 12h (demanda espontânea)

 

Laboratório de Análises Clínicas do HU-Univasf recebe certificação de excelência

O Laboratório de Análises Clínicas e Anatomia Patológica do Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh) teve a excelência dos seus processos reconhecida pelo terceiro ano consecutivo através do Programa Nacional de Controle da Qualidade (PNCQ). Com o resultado, a unidade foi certificada na categoria bronze pelo desempenho em ensaio de proficiência validado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.

Em 2021, o laboratório alcançou a notável marca de 94,13% de aderência aos parâmetros estabelecidos pelo PNCQ. O resultado é maior que em 2020 (90,34%) e em 2019 (89,52%), evidenciando a evolução qualitativa dos processos laboratoriais hospitalares. A certificação garante a confiabilidade das análises clínicas, que, por sua vez, fortalece a prestação do cuidado aos pacientes internados, ao conferir maior assertividade às condutas terapêuticas.

LEIA MAIS

Mutirão de combate à hanseníase será realizado na Policlínica da Univasf 

Após o Dezembro Laranja, que visa o combate ao câncer de pele, é hora de direcionar atenção ao Janeiro Roxo, mês dedicado à conscientização e à prevenção e tratamento precoce da hanseníase. Com o tema ‘Precisamos falar sobre hanseníase’ a campanha organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em 2022, receberá apoio do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf/Ebserh).

No dia 29 de janeiro, das 8h às 12h, será realizado um mutirão com a participação de dermatologistas e estudantes de Medicina, na Policlínica da Univasf (Campus Petrolina). Os atendimentos acontecerão por ordem de chegada e serão voltados para pessoas que possuem os seguintes sinais e sintomas:

Manchas (esbranquiçadas, amarronzadas e avermelhadas);
Perda ou diminuição da sensibilidade à temperatura, à dor ou ao toque;
Sensação de choque;
Dormência;
Formigamento nos membros.
Ao passarem pelos exames físicos, os pacientes que forem diagnosticados com a doença receberão as orientações necessárias para o tratamento adequado na Rede de Saúde.

Transmissão e tratamento

Considerada uma doença negligenciada, a hanseníase possui formas contagiosas (multibacilares) e não contagiosas (paucibacilares), sendo transmitida pelo ar, sobretudo em situações de contato próximo. A maioria da população consegue se defender da bactéria naturalmente, mas, de acordo com a SBD, cerca de 10% da população não tem esses mecanismos de proteção e, por isso, pode adoecer.

O diagnóstico precoce é fundamental para que a transmissão da doença seja interrompida. O tratamento da hanseníase é feito com antibióticos e os medicamentos são fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), geralmente nas unidades de Atenção Básica.

Sobre a Rede Ebserh

O HU-Univasf faz parte da Rede Ebserh/MEC desde janeiro de 2014. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Vinculadas a universidades federais, essas unidades hospitalares possuem características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Ascom- HU Univasf

HU-Univasf volta a suspender visitas presenciais nas enfermarias 

(Foto: Arquivo)

O Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh) informa que as visitas presenciais a pacientes internados na instituição voltarão a ser suspensas a partir de quarta-feira (12), devido à superlotação que a unidade vem enfrentando nos últimos meses e ao aumento de casos de síndromes gripais, incluindo Covid-19 e Influenza.

O hospital se empenhou para possibilitar as visitas desde o mês de setembro do ano anterior, ocasião em que a taxa de ocupação hospitalar e os índices de infecção e de internação por coronavírus encontravam-se reduzidos. No entanto, considerando o elevado número de internamentos, acima da capacidade deste HU, bem como o afastamento de profissionais, faz-se necessário assegurar a prevenção de contaminação junto aos usuários e colaboradores.

LEIA MAIS

HU-Univasf e UPAE Petrolina recebem menção honrosa pela assistência prestada a pacientes com Covid-19 

 

Os esforços dedicados pelo Hospital Universitário da Univasf  e pela Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina para enfrentamento à pandemia de coronavírus continuam sendo reconhecidos. A VIII Gerência Regional de Saúde/Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (VIII Geres) conferiu menção honrosa às duas unidades hospitalares em função da atuação das unidades na assistência hospitalar a pacientes acometidos pela Covid-19.

 

Hospital Universitário da Univasf

A UTI Covid do HU-Univasf chegou a atender 350 pacientes durante todo o período de funcionamento e contou com grandes investimentos em infraestrutura, equipamentos, insumos e reforço de profissionais por parte do Governo Federal, possibilitando cuidado humanizado e aprimoramento das equipes envolvidas. Além das congratulações prestadas por órgãos relacionas à saúde pública, o HU recebeu diversas doações e atos voluntários de pessoas físicas e jurídicas que ajudaram a somar forças para salvar vidas.

 

LEIA MAIS

HU-Univasf e Prefeitura de Juazeiro reforçam convênio

(Foto: Ascom PMJ)

A parceria entre o Hospital Universitário (HU-Univasf) e a Prefeitura de Juazeiro seguirá firme na gestão de Suzana Ramos (PSDB). Uma reunião na quarta-feira (27) reforçou a importância do convênio entre as partes, a fim de garantir mais acesso dos juazeirenses a saúde pública.

O município cedeu dois médicos ortopedistas, três técnicos de laboratório e duas técnicas em enfermagem ao HU. A proposta para esse ano e os próximos e ampliar o convênio. “A gente precisava entender essa parceria e ampliar o convênio. Não queremos que os nossos pacientes fiquem muito tempo na fila de espera, e esse encontro foi produtivo porque estamos buscando melhorar o atendimento à nossa população”, disse a prefeita.

Representantes do HU relataram que hoj, 40% das demandas atendidas na unidade de Petrolina é de pacientes do lado baiano. Por isso, na opinião do secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa, é relevante estreitar laços. “Queremos uma parceria que melhore o atendimento aos pacientes de Juazeiro que são atendidos no HU”, afirmou.

123