Juazeiro intensifica ações de conscientização do Maio Amarelo no interior com foco na redução de acidentes e proteção dos mais vulneráveis

Conscientizar condutores, reduzir acidentes e preservar vidas estão entre os principais objetivos da campanha Maio Amarelo 2026, que vem fortalecendo ações educativas em Juazeiro com foco nos usuários mais vulneráveis do trânsito, como motociclistas, ciclistas e pedestres. Na sexta-feira (15), a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Juazeiro (AMTT), realizou uma blitz educativa no distrito de Juremal, levando orientações e conscientização também para a zona rural do município.

A iniciativa reforça o compromisso da campanha deste ano, que traz o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, ampliando as ações não apenas para a sede do município, mas também para os distritos e comunidades do interior. Durante a mobilização, equipes da AMTT distribuíram materiais educativos e orientaram a população sobre respeito às leis de trânsito, prudência e responsabilidade nas vias.

O condutor Leonardo Correia destacou a importância da campanha para todos os usuários do trânsito. “Muito importante essa campanha. É uma campanha que conscientiza tanto as pessoas que estão com o carro, os caminhões, como os pedestres, as pessoas que estão nas vias. Isso é muito, mas muito importante mesmo. Essa conscientização parte dos dois lados e isso ajuda muito o trânsito de uma forma geral”, afirmou.

Já o condutor Gabriel Nunes Cordeiro ressaltou o papel educativo da ação promovida pela AMTT no distrito. “Eu acho extremamente importante ter muito cuidado no trânsito. Esse trabalho de educação é muito importante, principalmente ter cuidado com ciclistas, motociclistas e, principalmente, os pedestres. Essa ação, além de educar, ajuda a salvar vidas”, destacou.

O agente de trânsito João Carlos enfatizou a importância de levar as ações educativas também para a zona rural, onde os acidentes costumam ter maior gravidade. “Temos realizado abordagens educativas na sede, mas entendemos a importância de vir também aos distritos, porque é justamente na zona rural que ocorrem acidentes com maior gravidade e lesões. Hoje estamos aqui em Juremal conscientizando e orientando as pessoas sobre a necessidade de respeitar as regras e a sinalização de trânsito”, explicou.

A programação do Maio Amarelo segue durante todo o mês com ações educativas em diferentes regiões de Juazeiro, fortalecendo a cultura da empatia, do respeito e da preservação da vida no trânsito.

Ascom

Monumentos de Petrolina ganham iluminação para reforçar alerta do Maio Amarelo

Igreja Catedral do Sagrado Coração de Jesus

Durante o mês de maio, a Prefeitura de Petrolina reforça sua participação na Campanha Nacional Maio Amarelo, movimento de conscientização para a prevenção de acidentes de trânsito, promovido em todo o Brasil. Como parte das ações de mobilização da campanha que este ano chega com o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, os principais monumentos e equipamentos públicos da cidade receberam iluminação especial na cor amarela, símbolo da conscientização sobre segurança viária.

Todas as noites, locais como o Viaduto dos Barranqueiros, Ponte Presidente Dutra, Igreja Catedral do Sagrado Coração de Jesus, sede da Prefeitura de Petrolina e o Monumento do Centenário brilham em amarelo, chamando a atenção da população para a urgência de prevenir acidentes no trânsito. A troca da iluminação é executada pela Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil, como forma de ampliar a visibilidade da campanha e promover o engajamento da comunidade.

Com a iluminação especial, a Prefeitura reforça seu compromisso com a educação no trânsito, sensibilizando moradores e visitantes para a importância da atenção, respeito e responsabilidade de todos nas vias públicas.

Campanha Maio Amarelo reforça importância da prudência no trânsito em Petrolina

Abertura da campanha aconteceu nesta quarta-feira com participação de estudantes, órgãos de trânsito e forças de segurança no Colégio da Polícia Militar

A Petrolina iniciou oficialmente, nesta quarta-feira (6), a programação do Maio Amarelo 2026. A ação é promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), em parceria com o SEST/SENAT.

O evento de abertura foi realizado no Colégio da Polícia Militar e reuniu estudantes, representantes de órgãos de trânsito e forças de segurança para reforçar a importância da conscientização e da responsabilidade no trânsito.

Neste ano, a campanha nacional tem como tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, definido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

LEIA MAIS

Monumentos e prédios de Petrolina ganham iluminação especial em homenagem ao ‘Maio Amarelo’

Neste mês, o tom amarelo ganhou destaque na iluminação de monumentos e prédios públicos de Petrolina, em apoio à campanha do ‘Maio Amarelo’. Durante todo o mês, a gestão municipal continuará promovendo ações para reforçar a importância da segurança no trânsito junto à população. A iniciativa da Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil (SESPU) busca lembrar que o cuidado no trânsito é um dever coletivo.
Entre os locais que receberam a iluminação especial estão a Catedral do Sagrado Coração de Jesus, sede da Prefeitura de Petrolina, a ponte Presidente Dutra, o Viaduto dos Barranqueiros, entre outros pontos de grande circulação na cidade.
Este ano, o tema da campanha ‘Maio Amarelo’, definido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), é: “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”. A proposta é reforçar a importância de ações individuais e coletivas para tornar nossas vias mais seguras para todos.

Maio Amarelo: Conscientização e prevenção aos acidentes de trânsito preservam vidas

O Maio Amarelo é um movimento internacional que busca conscientizar a sociedade sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Rede Ebserh, participa ativamente deste movimento. Em 2023, o HU-Univasf atendeu 8.782 vítimas de acidentes de trânsito.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), até 29 de abril de 2024, o Hospital Universitário de Petrolina liderou em número de atendimentos a vítimas de trânsito com 2.298 pacientes.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina promove campanha ‘Maio Amarelo’

A Prefeitura, através da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), destinará o mês de maio para conscientizar a sociedade sobre a importância da paz no trânsito.

Com a temática “Paz no trânsito começa por você”, a campanha do ‘Maio Amarelo’ deste ano tem como objetivo fazer os pedestres, ciclistas e condutores refletirem sobre seus comportamentos no trânsito, ressaltando a importância de dirigir com responsabilidade e, assim, reduzir os acidentes de trânsito no Município.

LEIA MAIS

Mais de 1.900 ocorrências de trânsito foram atendidas no HU no 1º trimestre de 2023

Quase 2 mil acidentes foram registrados no 1° trimestre; maior parte envolve motociclistas (Foto: Reprodução)

Os acidentes com motociclistas representam maioria dos atendimentos realizados no Hospital Universitário de Petrolina (HU-Univasf) no primeiro trimestre de 2023. De 1.973 vítimas atendidas entre janeiro e março deste ano, 1.494 estavam em motocicletas.

Outras 192 estavam em bicicletas e 96 em carros. Das quase duas mil ocorrências atendidas no HU, em 542 delas havia pessoas em motocicletas sem capacetes. E 379 delas aconteceram aos domingos, dia no qual geralmente as pessoas bebem e insistem em pilotar.

LEIA MAIS

PRF lança campanha Maio Amarelo 2023

Foto: PRF/Divulgação

“Nossas escolhas salvam vidas”, esse é o tema da Campanha Maio Amarelo 2023, da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Durante os 31 dias do próximo mês a PRF realizará uma série de ações preventivas e educativas, para conscientizar os condutores sobre a segurança no trânsito.

Neste ano, o lançamento da campanha coincide com a Operação do Dia do Trabalhador, iniciada na sexta-feira (28). O Movimento Maio Amarelo surgiu em 2011, através da Organização das Nações Unidas (ONU), que tornou o mês referência para discutir o tema em todos os países.

Segundo a PRF, no Brasil, 77% dos acidentes ocorridos nos primeiros três meses de 2023 tiveram como causa escolhas erradas por parte dos motoristas, como ultrapassagens indevidas, velocidade incompatível e ingestão de álcool.

Maio Amarelo será destaque nesta terça-feira na Câmara de Petrolina

(Foto: Arquivo)

A campanha do Maio Amarelo, que discute a segurança no trânsito, chega ao fim nesta terça-feira (31). E a Câmara de Vereadores de Petrolina promoverá, um debate sobre a temática às 11h.

Estão convidados o diretor-presidente da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), Franklin Alves e o coordenador de Educação no Trânsito, Jilmar Barros. A discussão foi solicitada pelo vereador Wenderson Batista (UB).

‘Maio Amarelo’ será lançado em Petrolina nesta segunda-feira

Abraçando a campanha mundial ‘Maio Amarelo’, a Prefeitura de Petrolina inicia hoje (2), uma série de ações por um trânsito mais seguro. Blitz educativas, palestras e orientações integram a programação da campanha que será lançada nesta segunda-feira (2), a partir das 8h, no Sest/Senat de Petrolina.

As ações serão coordenadas pela Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA) que vai  intensificar, no próximo mês, as fiscalizações como forma de educar condutores e pedestres no trânsito. Para o gerente de Educação no Trânsito de Petrolina, Jilmar Barros, a conscientização proposta pelo ‘Maio Amarelo’ é um alerta importante sobre como a educação pode contribuir com a redução dos altos índices de mortes e feridos nas vias.

“Um dos grandes pilares para se evitar acidentes chama-se educação. Se nós promovermos educação nas escolas, nas ruas e dentro de casa, certamente, teremos menos mortes. Ainda existem pessoas despreparadas na direção de veículos e com este tipo de campanha nós poderemos tentar criar um cenário mais seguro”, disse.

Com o tema ‘Juntos Salvamos Vidas’, o Maio Amarelo 2022 tem como objetivo transformar o trânsito em assunto diário estimulando o engajamento de empresas, governos e sociedade na mudança de um trânsito digno e mais seguro.

Maio Amarelo: equipe de educação da CSTT faz parceria com associações de moradores e empresas de Juazeiro

Em mais uma série de ações do Maio Amarelo, a Prefeitura de Juazeiro, através do setor de educação da Companhia de Segurança Trânsito e Transporte (CSTT) esteve reunida com representantes dos bairros Dom José Rodrigues, João Paulo II e Tabuleiro, e com colaboradores das empresas Sipel Construções e Joafra Transportes.

O objetivo, mais uma vez, foi levar informações e orientações pertinentes a motoristas e pedestres sobre a importância de andar com segurança. “Passando essas informações e o material, essas pessoas se tornam multiplicadoras e a possibilidade de termos êxito em nossa campanha é bem maior. E queremos manter essa aproximação, o diálogo, para podermos continuar com nossas ações de educação para o trânsito para sensibilizar a todos de que, de uma forma ou de outra, ao causar acidentes o prejuízo impacta também na saúde, pois pode vir a tirar a vaga de quem precisa de uma cirurgia eletiva ou leito de UTI por exemplo”, disse o supervisor de educação para o trânsito da CSTT, João Carlos de Sousa.

LEIA MAIS

Polícia Rodoviária Federal intensifica ações educativas do Movimento Maio Amarelo em Serra Talhada

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificou as ações educativas do Movimento Maio Amarelo, nesta quinta-feira (27), em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. A iniciativa ocorre em todo o país e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para reduzir a violência viária, com o tema: Respeito e Responsabilidade – Pratique no Trânsito.

Ao longo do dia, a equipe do Grupo de Educação para o Trânsito da PRF realizou palestras para funcionários de uma empresa de energia, abordando os perigos do excesso de velocidade, do uso do celular ao volante e da mistura de bebida e direção. Em seguida, participou de uma entrevista na Rádio Vila Bela FM, em conjunto com a Polícia Militar, para alertar sobre cuidados que podem salvar vidas.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro continua série de ações virtuais pelo Maio Amarelo

A campanha nacional do Maio Amarelo continua em Juazeiro com diversas ações virtuais por conta da pandemia. Esta semana, a Prefeitura Municipal, através da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) encaminhou uma equipe de educação para o trânsito à sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e à garagem de veículos do município para compartilhar virtualmente as informações das ações deste ano com alguns colaboradores e motoristas, evitando aglomerações.

LEIA MAIS 

LEIA MAIS

Programação do Maio Amarelo também contará com ações virtuais em Juazeiro

Quando o quinto mês do ano começa a população já assimila que as ações municipais estarão voltadas ao trânsito, dentro do Maio Amarelo. Em Juazeiro, neste ano a gestão municipal preparou uma campanha cujo tema é “Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito”.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), desenvolverá a programação virtual e em pontos estratégicos da cidade. “Nós queremos a participação de toda a população para que possamos tentar reduzir o número de acidentes de trânsito em Juazeiro, principalmente neste período de pandemia em que os hospitais estão sobrecarregados de doentes”, explicou o diretor-presidente da CSTT, Tenório Filho.

LEIA MAIS
123