Petrolina promove capacitação sobre esporotricose e alerta para riscos da doença

A Prefeitura de Petrolina está promovendo uma ação voltada à saúde pública e ao bem-estar animal. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) vão realizar o evento “Papo de Zoonoses”, com foco na esporotricose, uma doença causada por fungo que afeta principalmente gatos e pode ser transmitida para humanos.

Durante entrevista à Rádio Rural FM, a diretora do CCZ, Yasmin Lara de Araújo, explicou que a doença provoca lesões visíveis nos animais, especialmente na região da face. “É uma doença que causa feridas na pele dos gatos e pode ser transmitida para o ser humano”, destacou.

LEIA MAIS

Monumentos e prédios de Petrolina ganham iluminação especial em homenagem ao ‘Maio Amarelo’

Neste mês, o tom amarelo ganhou destaque na iluminação de monumentos e prédios públicos de Petrolina, em apoio à campanha do ‘Maio Amarelo’. Durante todo o mês, a gestão municipal continuará promovendo ações para reforçar a importância da segurança no trânsito junto à população. A iniciativa da Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil (SESPU) busca lembrar que o cuidado no trânsito é um dever coletivo.
Entre os locais que receberam a iluminação especial estão a Catedral do Sagrado Coração de Jesus, sede da Prefeitura de Petrolina, a ponte Presidente Dutra, o Viaduto dos Barranqueiros, entre outros pontos de grande circulação na cidade.
Este ano, o tema da campanha ‘Maio Amarelo’, definido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), é: “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”. A proposta é reforçar a importância de ações individuais e coletivas para tornar nossas vias mais seguras para todos.