Petrolina passa a contar com Dia Municipal de Luto e Memória às Mulheres Vítimas de Feminicídio

Petrolina passa a contar oficialmente com o Dia Municipal de Luto e Memória às Mulheres Vítimas de Feminicídio. Instituída pela Lei nº 3.922/2026, de autoria do vereador Professor Gilmar Santos (PT) e subscrita pela vereadora Rosarinha Coelho (UNIÃO), a medida estabelece o dia 17 de outubro no calendário oficial do município como uma data dedicada à memória das mulheres assassinadas em decorrência da violência contra a mulher e ao fortalecimento das ações de prevenção e enfrentamento ao feminicídio.

A nova legislação representa uma importante conquista para a luta das mulheres e para o fortalecimento das políticas públicas de proteção em Petrolina. Além de preservar a memória das vítimas, a lei prevê ações de conscientização e reparação simbólica, como a implantação do Banco Vermelho em espaços públicos, a criação de memoriais físicos ou digitais e a promoção de atividades educativas voltadas à prevenção da violência.

A iniciativa surge em um cenário que continua exigindo atenção e resposta do poder público. Em Pernambuco, 88 mulheres foram vítimas de feminicídio em 2025, um aumento de 14% em relação ao ano anterior. O estado registrou uma mulher assassinada em razão de gênero a cada quatro dias. No mesmo período, mais de 34 mil mulheres foram vítimas de violência doméstica e familiar.

Os dados mais recentes também reforçam a gravidade do problema. Apenas nos quatro primeiros meses de 2026, Pernambuco registrou 15.248 vítimas de violência doméstica e familiar. Especialistas apontam que regiões do Agreste e do Sertão seguem apresentando índices preocupantes, evidenciando a necessidade de ampliar as ações de prevenção, proteção e acolhimento às mulheres.

Em Petrolina, casos recentes reforçaram a urgência do debate e da construção de políticas públicas permanentes para o enfrentamento da violência contra as mulheres. O assassinato da professora Elizângela Santos Oliveira, em dezembro de 2025, mobilizou a sociedade e reacendeu a cobrança por medidas efetivas de prevenção e proteção. “Essa lei é um compromisso com a memória das mulheres que tiveram suas vidas interrompidas pela violência. Lembrar dessas vítimas é também denunciar uma realidade que ainda persiste e reafirmar que o enfrentamento ao feminicídio precisa ser uma responsabilidade de toda a sociedade. Não podemos naturalizar a violência nem permitir que essas histórias sejam esquecidas”, destacou.

Agora, com a Lei sancionada pelo Prefeito, Petrolina passa a contar com mais um instrumento de memória, conscientização e mobilização social, reafirmando o compromisso com o enfrentamento à violência contra as mulheres e a defesa da vida.

Ascom

Vereadores de Petrolina aprovam reajuste salarial para servidores municipais

Os vereadores de Petrolina aprovaram, no final da manhã desta terça-feira (24), o projeto de lei que concede reajuste salarial aos servidores municipais. A votação ocorreu durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Petrolina, na Casa Plínio Amorim. O projeto foi encaminhado pelo poder executivo e aprovado pelos parlamentares. Participaram da sessão 20 vereadores. Gilberto Melo, Dhiego Serra e Roberto da Gráfica justificaram ausência.

De acordo com a base governista, o reajuste respeita os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal e mantém o equilíbrio das contas públicas. Já a oposição avaliou que o percentual poderia ter sido maior e defendeu maior valorização dos servidores.

Os agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e profissionais de níveis elementar, médio e superior terão reajuste de 6,7%. Outros profissionais da saúde e do setor administrativo receberão aumento de 5,5%. Professores do magistério terão reajuste de 6,5%. O aumento prevê ganho real e será pago com efeito retroativo a 1º de janeiro.

O sindicato da categoria informou que continuará negociando outras pautas, como melhorias nas condições de trabalho e atualização dos planos de carreira. Com a aprovação no Legislativo, o texto segue para sanção do prefeito Simão Durando.

G1 Petrolina

Câmara de Juazeiro retoma atividades legislativas nesta terça-feira (24)

A Câmara Municipal de Juazeiro retomou oficialmente suas atividades nesta terça-feira (24), com a abertura da sessão realizada no Rapport Hotel. O momento marcou o início dos trabalhos legislativos do período, reunindo parlamentares e representantes da sociedade.Representando o prefeito Andrei, esteve presente também o secretário de Governo, Plínio Amorim.

Durante a ocasião, o presidente do sindicato, Mitu, destacou a importância da retomada dos trabalhos e do compromisso com a população. “É fundamental que os trabalhos legislativos sigam acontecendo com responsabilidade e transparência, garantindo que as demandas da categoria e da sociedade continuem sendo acompanhadas de perto. Aproveito também para dar as boas-vindas a todos neste segundo semestre de atividades, que seja um período de muito trabalho e conquistas”, afirmou.

A Câmara informou ainda que, também no dia 25, nesta quarta-feira, haverá mais uma sessão presencial. No entanto, devido à reforma em andamento na sede do Legislativo, as sessões continuarão sendo realizadas de forma virtual até a conclusão das obras. A medida busca assegurar a continuidade dos trabalhos parlamentares sem prejuízos à participação e à transparência das atividades legislativas.

Ascom

Câmara aprova reajuste salarial de 5,5% para professores da rede municipal de Juazeiro

A Câmara Municipal de Vereadores de Juazeiro aprovou por unanimidade, na quinta-feira (19), o reajuste salarial para os professores da rede municipal de ensino em 5,5%. A medida, que está acima do percentual de reajuste estabelecido pelo Governo Federal, garante a valorização dos educadores que atuam nas escolas do município e reforça o compromisso da gestão municipal com a categoria.

De acordo com a Lei aprovada, o reajuste será aplicado sobre o vencimento da tabela da carreira do magistério vigente em dezembro de 2025, com efeito retroativo a 1º de janeiro de 2026. O aumento segue as diretrizes do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Magistério Público Municipal.

O reajuste também contempla os profissionais aposentados e pensionistas com direito à paridade, pagos pelo Instituto de Previdência de Juazeiro, assegurando que a valorização alcance quem já contribuiu com a educação do município ao longo dos anos. A lei aguarda, agora, a sanção do prefeito e entrará em vigor a partir da sua publicação.

Ascom

Câmara de Juazeiro aprova projetos de reajuste salarial e auxílio alimentação para servidores e professores

A Câmara Municipal de Juazeiro aprovou, em Sessão Legislativa Extraordinária realizada nesta quinta-feira (19), três importantes projetos de lei que tratam de reajuste salarial e benefícios para servidores públicos municipais.

Foram aprovados o Projeto de Lei nº 4.052/2026, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre o reajuste salarial dos servidores públicos concursados do Legislativo Municipal; o Projeto de Lei nº 4.053/2026, também de autoria da Mesa Diretora, que trata da concessão de Auxílio Alimentação aos servidores do Poder Legislativo; e o Projeto de Lei nº 4.054/2026, de autoria do Executivo Municipal, que concede reajuste salarial aos professores da rede municipal de ensino.

Os projetos foram aprovados pelos vereadores, reforçando o compromisso do Parlamento Municipal com a valorização dos servidores públicos e com o fortalecimento da educação no município.

Ascom

Câmara de Juazeiro convoca sessão extraordinária para votar reajustes e auxílio-alimentação

A Câmara Municipal de Juazeiro realiza nesta quinta-feira (19), às 10h, mais uma sessão legislativa de forma virtual, através do canal no YouTube: https://youtube.com/@tvcamaramunicipaldejuazeiro?si=nbsBPa_uFkw_YoBk para apreciação e votação de importantes projetos de lei. Na pauta estão o reajuste salarial dos servidores concursados da Câmara, a concessão de auxílio-alimentação aos servidores do Legislativo e o reajuste salarial dos professores da rede municipal, este último de autoria do Executivo.

Retorno das sessões presenciais

A Câmara Municipal informa ainda que as sessões legislativas retornarão na próxima terça-feira (24), de forma presencial, às 9h, no auditório do Rapport Hotel. A presença da população é fundamental para acompanhar de perto os trabalhos do Poder Legislativo e as decisões que impactam diretamente o município.

Ascom

Bancada de Oposição da Câmara de Petrolina anuncia nova liderança

A Bancada de Oposição da Câmara Municipal de Petrolina comunicou, nesta terça-feira (10), a mudança na liderança do grupo.

A alteração foi oficializada por meio do Ofício nº 003/2026, encaminhado pelo Gabinete do vereador Gilmar Santos e lido em plenário durante a Sessão Ordinária pelo primeiro secretário da Mesa Diretora, vereador Gabriel Menezes.

No documento, Gilmar Santos, que exercia a função de líder da oposição desde junho de 2023, informa que a liderança passa a ser ocupada pelo vereador Ronaldo Silva (PSDB). Segundo o ofício, a decisão foi tomada em consenso entre os integrantes da bancada.

O comunicado é assinado pelos vereadores Gilmar Santos (PT), Ronaldo Silva (PL) e Dhiego Serra (PL), que compõem o bloco de oposição na Casa Legislativa.

Câmara de Vereadores de Juazeiro manifesta pesar pelo falecimento do deputado Alan Sanches

A Câmara de Vereadores de Juazeiro manifesta profundo pesar pelo falecimento do deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), ocorrido neste sábado (17). O deputado Alan Sanches construiu uma trajetória marcada pela dedicação incansável à vida pública, pela seriedade no exercício do mandato e pelo compromisso firme com as causas sociais e com o desenvolvimento da Bahia. Sua atuação política deixa um legado de trabalho, diálogo e respeito às instituições democráticas.

Neste momento de dor e consternação, o Poder Legislativo Municipal de Juazeiro se solidariza com os familiares, amigos, colegas parlamentares e com todos aqueles que conviveram e acompanharam sua caminhada pública, desejando conforto, força e serenidade para enfrentar essa perda irreparável. A Câmara de Vereadores reconhece e registra sua contribuição para a política baiana e presta esta homenagem em sinal de respeito e gratidão pelos serviços prestados ao povo.

Ascom

Câmara de Petrolina promulga lei que garante atendimento prioritário a advogados

A Câmara Municipal de Petrolina promulgou, na última terça-feira (16), a Lei nº 3.728/2024, que estabelece atendimento prioritário a advogados no exercício da profissão em repartições públicas, autarquias, instituições bancárias, fundações e empresas concessionárias de serviços públicos do município.

A medida é resultado do Projeto de Lei nº 056/2024, de autoria do vereador Capitão Alencar, aprovado em plenário em agosto do ano passado. O texto determina que os profissionais tenham prioridade por meio de serviços individualizados, assegurando celeridade no atendimento quando estiverem representando os interesses de seus clientes.

LEIA MAIS

Câmara de Petrolina promove Audiência Pública no bairro São Gonçalo para discutir a segurança na região

A Câmara Municipal de Petrolina realiza nesta quarta-feira (27), no bairro São Gonçalo, a partir das 19h, uma audiência pública para discutir e buscar soluções a respeito da segurança no bairro e nas localidades próximas.

De acordo com a justificativa do autor do Requerimento, vereador Ronaldo Cancão, a discussão se faz necessária em virtude do aumento no número de casos de violência na região. Para discutir o tema foram convidadas autoridades de diversos órgãos de segurança como Polícia Militar, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil, Promotoria de Justiça Criminal, Secretaria de Assistência Social do município, dentre outros.

O Requerimento nº 376/2025, que solicitou a audiência, foi subscrito por todos os vereadores, aprovado em Plenário e autorizado pela Presidência da Casa. A audiência será realizada na Escola Municipal João Batista dos Santos, no endereço Rua 26, s/nº, Bairro São Gonçalo.

Ascom

Requerimento que solicita informações e melhorias para o curso de Medicina da Facape é aprovado pela Câmara de Petrolina

A Câmara Municipal de Petrolina aprovou, na Sessão Ordinária de quinta-feira (21), por unanimidade, com 19 votos, o Requerimento nº 386/2025 que solicita ao Poder Executivo e à Diretoria da Facape esclarecimentos e medidas corretivas a respeito das reivindicações realizadas pelos alunos do curso de Medicina. Desde o início da semana, os alunos começaram uma mobilização nos veículos de comunicação locais para encontrar soluções para as dificuldades que o curso apresenta.

Dentre os pontos mencionados no Requerimento estão pedidos de esclarecimento sobre falhas na disciplina de Cirurgia, informações sobre a disponibilidade de materiais e equipamentos para aulas práticas, além de dados sobre acesso dos alunos aos hospitais para atividades práticas, entre outros. Em sua justificativa, o autor, vereador Dhiego Serra (PL), enfatizou a importância da aprovação do Requerimento para que haja esclarecimentos formais e ações necessárias sejam tomadas. “O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) precisa ser cumprido de maneira integral, com muita gestão e responsabilidade para que nenhum aluno conclua o curso sem a formação adequada,” pontuou.

No momento da votação, o vice-prefeito, Ricardo Coelho, estava presente na Sessão e respondeu sobre os apontamentos. “Na semana passada eu estive com alguns alunos e eles me entregaram um Ofício com todas as solicitações. Conversei com o prefeito Simão Durando e chegamos a algumas demandas que podem ser solucionadas de imediato. Até o final do mês nós vamos assinar o convênio com o Hospital Dom Tomás, com o Neurocardio e o Memorial, para que vocês possam ter aulas práticas. Também estamos analisando a questão da coordenação do curso, estudando alguns nomes para que seja escolhida uma pessoa preparada para esse cargo”, afirmou o vice-prefeito.

Reunião com as Comissões Permanentes

Na última terça-feira (19), os estudantes do curso de Medicina da Facape compareceram ao Plenário da Câmara em busca de apoio para as reivindicações. Ao final da Sessão, representantes dos alunos e pais se reuniram com os vereadores membros da Comissão de Saúde e da Comissão de Educação da Casa para apresentar as necessidades atuais do curso. Os vereadores responderam parte dos questionamentos dos alunos e manifestaram apoio na busca por soluções. Na oportunidade, foi recomendada a formalização das solicitações em um relatório para ser apresentado às autoridades responsáveis em uma reunião agendada com os parlamentares sobre o tema.

Ascom

Câmara de Petrolina realiza a última Sessão Ordinária do primeiro período legislativo

A Câmara Municipal de Petrolina comunica, por meio da Portaria Nº 011/2025, emitida pelo Gabinete da Presidência, que a última Sessão Ordinária do Primeiro Período Legislativo de 2025 ocorrerá nesta terça-feira (10). A sessão terá início às 9 horas e será realizada no auditório da Fundação Nilo Coelho.

De acordo com a portaria, a Câmara está organizando e planejando a mudança da atual sede provisória para o retorno ao prédio oficial, previsto para a primeira semana de agosto de 2025, após a conclusão das obras de reforma e ampliação.

Durante o processo de transferência das instalações, o atendimento ao público será mantido por meio dos canais oficiais da Câmara de Petrolina, disponíveis no site institucional petrolina.pe.leg.br e pelo e-mail [email protected].

Já o atendimento dos vereadores aos cidadãos será feito externamente e através de seus próprios canais de comunicação.

Sessão na Câmara de Petrolina tem embate acalorado entre vereadores

A sessão da Câmara Municipal de Petrolina desta quinta-feira (5) foi marcada por um confronto entre o vereador Ronaldo Silva e o presidente da Casa, Osório Siqueira.

O desentendimento teve início durante a apresentação da lista de parlamentares inscritos para discutir projetos encaminhados pelo Poder Executivo.

Ronaldo Silva alegou ter solicitado o uso da palavra, mas não teve sua inscrição reconhecida por Osório Siqueira. O vereador reagiu com indignação, chegou a bater com força na mesa e derrubou um copo, assustando a vereadora Rosarinha Coelho, que estava ao seu lado.

O episódio gerou tensão entre os presentes.

Câmara de Juazeiro recebe Selo Ouro em Transparência Pública

A Câmara Municipal de Juazeiro foi reconhecida com o Selo Ouro de Qualidade em Transparência Pública, concedido pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA). A premiação faz parte do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), que avalia o nível de transparência ativa nos portais institucionais, com base em critérios rigorosos de acesso à informação e controle social.

O presidente da Câmara, Mitu do Sindicato, celebrou a conquista: “É a primeira vez que a Casa Legislativa de Juazeiro recebe o Selo Ouro, o que demonstra o compromisso da nossa gestão com a transparência e a boa administração. Esse reconhecimento é fruto do trabalho conjunto de todos os vereadores e servidores, que têm se dedicado ao cumprimento das obrigações legais e ao fortalecimento da confiança da população”, disse o edil.

Ascom

Câmara de Petrolina homenageia Jailson Lira com título de cidadão petrolinense e medalha Dom Malan

A Câmara de Vereadores de Petrolina concedeu, na noite desta sexta-feira (30), ao professor Jailson Lira, as duas maiores honrarias do legislativo municipal: o Título de Cidadão Petrolinense e a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Dom Malan.

Durante a sessão solene, realizada no auditório do Sest-Senat, os autores dos requerimentos (1.203 e 1.202/2025), o presidente da Casa Plínio Amorim, Osório Siqueira e o vereador Ronaldo Souza, justificaram a concessão das honrarias, que foram aprovadas por unanimidade na sessão do dia 18 de fevereiro deste ano. “A Câmara de Vereadores de Petrolina presta esta homenagem em reconhecimento aos relevantes serviços prestados na área da educação e da fruticultura irrigada, contribuindo com o desenvolvimento e progresso de Petrolina e o Vale do São Francisco”, ressaltaram.

O professor com graduação em Física, Jailson Lira (64 anos), nasceu em 07 de abril de 1961, na cidade de João Pessoa-PB.  Iniciou na Educação como professor da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco; foi diretor do Colégio Otacílo Nunes de Souza e em 1993, nomeado Secretário Municipal de Educação. No segmento da fruticultura, começou com um plantio de banana no Projeto de irrigação Senador Nilo Coelho e hoje produz uva em uma fazenda com 44 hectares. Foi um dos fundadores da Cooperativa de Produtores e Exportadores de Uva – Coopexvale; é Conselheiro Estadual do Sebrae – PE; membro do Conselho Estadual da Organização das Cooperativas do Estado de Pernambuco – OCB/PE, e desde o ano de 2017, preside o Sindicato de Produtores Rurais de Petrolina (SPR).

No encerramento da cerimônia, Jailson Lira, agradeceu a presença de todos, autoridades, familiares, amigos e colaboradores e destacou a importância das honrarias. “Recebo esse Título de Cidadão e a medalha do Mérito Dom Malan, com muita emoção e o sentimento de responsabilidade redobrada para com a nossa Petrolina. Que Deus nos abençoe e ajude na difícil missão de fazer desta terra um lugar de oportunidades para todos nós” concluiu.

Ascom

123