Petrolina passa a contar com Dia Municipal de Luto e Memória às Mulheres Vítimas de Feminicídio

Petrolina passa a contar oficialmente com o Dia Municipal de Luto e Memória às Mulheres Vítimas de Feminicídio. Instituída pela Lei nº 3.922/2026, de autoria do vereador Professor Gilmar Santos (PT) e subscrita pela vereadora Rosarinha Coelho (UNIÃO), a medida estabelece o dia 17 de outubro no calendário oficial do município como uma data dedicada à memória das mulheres assassinadas em decorrência da violência contra a mulher e ao fortalecimento das ações de prevenção e enfrentamento ao feminicídio.

A nova legislação representa uma importante conquista para a luta das mulheres e para o fortalecimento das políticas públicas de proteção em Petrolina. Além de preservar a memória das vítimas, a lei prevê ações de conscientização e reparação simbólica, como a implantação do Banco Vermelho em espaços públicos, a criação de memoriais físicos ou digitais e a promoção de atividades educativas voltadas à prevenção da violência.

A iniciativa surge em um cenário que continua exigindo atenção e resposta do poder público. Em Pernambuco, 88 mulheres foram vítimas de feminicídio em 2025, um aumento de 14% em relação ao ano anterior. O estado registrou uma mulher assassinada em razão de gênero a cada quatro dias. No mesmo período, mais de 34 mil mulheres foram vítimas de violência doméstica e familiar.

Os dados mais recentes também reforçam a gravidade do problema. Apenas nos quatro primeiros meses de 2026, Pernambuco registrou 15.248 vítimas de violência doméstica e familiar. Especialistas apontam que regiões do Agreste e do Sertão seguem apresentando índices preocupantes, evidenciando a necessidade de ampliar as ações de prevenção, proteção e acolhimento às mulheres.

Em Petrolina, casos recentes reforçaram a urgência do debate e da construção de políticas públicas permanentes para o enfrentamento da violência contra as mulheres. O assassinato da professora Elizângela Santos Oliveira, em dezembro de 2025, mobilizou a sociedade e reacendeu a cobrança por medidas efetivas de prevenção e proteção. “Essa lei é um compromisso com a memória das mulheres que tiveram suas vidas interrompidas pela violência. Lembrar dessas vítimas é também denunciar uma realidade que ainda persiste e reafirmar que o enfrentamento ao feminicídio precisa ser uma responsabilidade de toda a sociedade. Não podemos naturalizar a violência nem permitir que essas histórias sejam esquecidas”, destacou.

Agora, com a Lei sancionada pelo Prefeito, Petrolina passa a contar com mais um instrumento de memória, conscientização e mobilização social, reafirmando o compromisso com o enfrentamento à violência contra as mulheres e a defesa da vida.

Ascom

Lula diz que adotará medidas drásticas para conter alta dos alimentos

As medidas do governo Lula (PT) para conter a alta dos alimentos não devem parar no imposto zero de nove produtos. Nesta sexta-feira (07), o presidente Lula (PT) afirmou que buscará novas ações para diminuir os valores. “Agora eu estou preocupado com os preços dos alimentos, estou muito preocupado. Ontem, foi feita uma reunião no palácio, com muitos ministros, muitos empresários. Já tomamos algumas medidas, mas eu quero encontrar um motivo para o preço do ovo. A galinha não tá cobrando caro para o ovo”, disse.

Na noite de quinta (06), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) anunciou imposto zero para a importação destes produtos: óleo de girassol, azeite de oliva, carne, biscoito, café, sardinha, açúcar, milho e macarrão. Durante agenda em Minas Gerais, o presidente se debruçou sobre a alta dos alimentos, citando o aumento do café e do ovo. Na oportunidade, o mandatário afirmou que a gestão procura uma solução que seja benéfica para todos.

“Eu quero que vocês saibam que preço do café está muito caro para o consumidor, o preço do ovo está muito caro, o preço do milho está caro e nós estamos tentando encontrar uma solução. A gente não quer brigar com ninguém, a gente quer encontrar uma solução pacífica, sem nada”, disse Lula. “Mas, se a gente não encontrar, a gente vai ter que tomar atitude mais drástica, porque o que interessa é levar a comida barata para a mesa do povo brasileiro”, concluiu,

A Tarde

Lula deve anunciar medidas para conter inflação de alimentos nesta quinta (6), diz ministro

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciará nesta quinta-feira (06), medidas de enfrentamento à inflação de alimentos. Segundo o ministro, o chefe do Executivo está reunido com as associações e representantes do setor desde às 15h30 para apresentar antes as iniciativas.

Ministros se reuniram nesta manhã para debater medidas que foram levadas a Lula em reunião às 14h30. Em fala a jornalistas após o encontro, que durou cerca de três horas, Fávaro disse que a reunião foi preparatória. A agenda com o setor produtivo às 15h30 (de Brasília) será no Palácio do Planalto. Inicialmente, tal agenda seria no Ministério da Agricultura. “Hoje bate o martelo”, disse Fávaro.

Diário de Pernambco