TRE-PE registra alta procura em serviços eleitorais após estender horário

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) registrou 25.305 atendimentos entre a quarta-feira (15) e este sábado (18), após ampliar o horário de funcionamento das unidades em todo o estado. O período inclui o primeiro fim de semana com atendimento ao público dentro da nova estratégia. Só no sábado, foram realizados 3.776 serviços.

A maior parte da procura está concentrada na emissão do primeiro título e na atualização cadastral, incluindo a coleta biométrica, que juntas representam cerca de 80% da demanda. Os outros quase 20% correspondem a pedidos de transferência de domicílio eleitoral e mudança de local de votação.

A ampliação do horário ocorre na reta final para o fechamento do cadastro eleitoral, marcado para 6 de maio, e tem como objetivo facilitar o acesso da população aos serviços. Atualmente, as unidades funcionam das 8h às 16h nos dias úteis e das 9h às 15h aos sábados, domingos e feriados. Já os postos instalados em shoppings seguem horários diferenciados.

O primeiro fim de semana de atendimento também registrou uma presença significativa de jovens acompanhados pelos pais na emissão do primeiro título. Em muitos casos, os responsáveis aproveitaram a ida às unidades para regularizar a própria situação eleitoral, atualizar dados ou realizar a biometria.

Atendimento aos fins de semana – O sábado marcou o primeiro dia de atendimento ao público no fim de semana dentro da estratégia de ampliação dos horários. A medida facilita o acesso de pessoas que não conseguem comparecer às unidades durante a semana e contribui para melhor distribuir a demanda.

O diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, explicou que o atendimento continuará ocorrendo nos próximos fins de semana e feriados, sempre mediante agendamento prévio pelo site (www.tre-pe.jus.br). Ele também destacou que, a partir do dia 27 de abril, o horário será ampliado novamente, passando a ser das 8h às 18h nos dias úteis, além de manter os atendimentos nos dias úteis e feriados.

Diario de Pernambuco

Caminhoneiros podem deflagrar greve nacional após alta do diesel

Representantes de caminhoneiros de diversas regiões do Brasil devem se reunir nesta quarta-feira (18) para definir uma possível data para uma greve nacional. O movimento é motivado, principalmente, pela insatisfação com o aumento no preço dos combustíveis, especialmente o diesel.

Durante o encontro, os trabalhadores irão discutir uma proposta que será encaminhada ao governo federal. A paralisação entra no radar da categoria caso não haja avanço nas negociações com o Executivo.

De acordo com lideranças do setor, a tendência é de endurecimento do movimento. O presidente da Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava), Wallace Landim, conhecido como “Chorão”, afirmou que a categoria já se prepara para cruzar os braços se não houver acordo.

LEIA MAIS

Após uma semana internado, Galvão Bueno recebe alta: “Tô firme”

Ícone da locução esportiva nacional, Galvão Bueno deixou o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, nesta sexta-feira (21). O narrador ficou internado durante uma semana para tratar uma pneumonia viral, mas publicou um vídeo anunciando que recebeu alta e que estava retornando para casa.

No registro, Galvão aparece sorridente e agradeceu o carinho recebido. O narrador afirma que está recuperado e também explicou que a pneumonia “vem do coronavírus”.“Hoje eu quero falar de saúde e de agradecimento. Agradecer a Deus primeiro, acima de tudo. Estou saindo do hospital depois de uma semana de internação e tratamento. Quero agradecer a todos que mandaram mensagens, que deram apoio, que fizeram orações, que mentalizaram positivamente”, iniciou Galvão.“O que eu tive? Uma pneumonia viral. Vem de um vírus que é coronavírus. Não tem nada a ver com COVID. Existem centenas de outros coronavírus. Tive uma pneumonia nada grave, mas que precisava ser bem tratada. Tô firme, tô inteiro”, tranquilizou o narrador.

De volta ao trabalho
Com otimismo para voltar ao ritmo habitual de trabalho, Galvão Bueno já projetou sua próxima narração no streaming Amazon Prime Video, que transmite as retas finais do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. “Vem aí decisão de Campeonato Brasileiro, vem aí decisão de Copa do Brasil. Vamos estar juntos. Muito trabalho até o fim do ano e com muita saúde, graças a Deus. Obrigado a todos”, agradeceu.

A Tarde

Faustão recebe alta da UTI e boletim médico atualiza estado de saúde

O novo boletim divulgado pelo Hospital Einstein Hospital Israelita, na tarde desta segunda-feira (18), informa que o Fausto Silva permanece internado no hospital, mas já teve alta da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na última quarta-feira, e está em apartamento. Segundo a nota, Faustão apresenta melhora progressiva das funções dos órgãos transplantados e continua em processo de reabilitação física e nutricional.

Entenda o caso de Faustão

No início do mês, o apresentador passou por um transplante de rim e outro de fígado. No dia 9, Faustão foi extubado. Ele permanece internado no Einstein Hospital Israelita, em São Paulo desde o dia 21 de maio, quando foi admitido para tratar uma infecção bacteriana aguda com sepse.

No dia 13 de agosto, a jornalista Luciana Cardoso, mulher de Faustão, se pronunciou pela primeira vez sobre a internação e atualizou o estado de saúde do apresentador. Fausto Silva está internado desde maio e já passou por quatro cirurgias de transplante. “Tudo indo bem. Obrigada, Deus”, escreveu Luciana em uma postagem nos stories do Instagram. A jornalista também agradeceu as mensagens que recebeu de seguidores.

João Silva, filho do apresentador, havia sido o primeiro membro da família a comentar a hospitalização. “Meu pai é um cara muito forte, inspira todos os amigos e a família, e a gente vê que a palavra deste momento é resiliência. Agradecer a Deus por estar dando cada vez mais oportunidade do meu pai se recuperar”, disse em um vídeo publicado no Instagram um dia após a confirmação da internação.

Quantas cirurgias de transplante Faustão fez – Faustão passou por diversas cirurgias nos últimos anos:

–  Transplante de coração (27 de agosto de 2023)

– Transplante de rim (26 de fevereiro de 2024)

– Transplante de fígado (6 de agosto de 2025)

– Retransplante de rim (7 de agosto de 2025)

Estadão Conteúdo

Bolsonaro recebe alta de hospital após 3 semanas de internação

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu alta médica, na manhã deste domingo (4), após três semanas internado no Hospital DF Star, em Brasília, por onde passou por uma cirurgia no intestino. Bolsonaro estava internado desde 13 de abril e vem se recuperando do procedimento desde então. O hospital ainda não publicou boletim médico sobre a alta.

Na quarta-feira, 30, Bolsonaro saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas permaneceu com o tratamento no quarto. No total, o ex-presidente passou 18 dias nos cuidados intensivos, e só voltou a se alimentar pela via oral um dia antes, na terça, 29.

Bolsonaro ficou na UTI desde o dia 13 de abril, quando foi submetido a uma cirurgia que durou 12 horas, envolvendo a retirada de aderências no intestino e a reconstrução da parede abdominal. O procedimento foi motivado por um mal-estar sofrido dois dias antes, durante uma agenda no interior do Rio Grande do Norte.

O ex-presidente foi internado inicialmente em Santa Cruz, no interior do Rio Grande do Norte, após sentir fortes dores abdominais durante um evento político. Após avaliação médica, foi transferido para Natal e, posteriormente, para Brasília, onde passou pela cirurgia.

Estadão Conteúdos

Papa Francisco pode receber alta em breve, anuncia o Vaticano

O papa Francisco, internado há quase quatro semanas para tratar uma pneumonia dupla, “passou uma noite tranquila” no Hospital Gemelli de Roma, de onde pode receber alta em breve, informou o Vaticano nesta quarta-feira, 12. O pontífice argentino, de 88 anos, foi internado em 14 de fevereiro por uma bronquite que evoluiu para pneumonia nos dois pulmões.

Após uma série de crises, o Vaticano informou na segunda-feira que a vida de Francisco não corre perigo iminente e que uma equipe médica estuda sua futura alta. Na terça-feira, a Santa Sé informou que o chefe da Igreja Católica estava “estável”. “A situação mantém-se estável com uma leve melhoria dentro de um quadro que, para os médicos, continua sendo complexo”, indicou a assessoria de imprensa do Vaticano, que não divulgou desta vez um boletim médico.

O último boletim, publicado na noite de segunda-feira, indicava que o prognóstico deixou de ser “reservado” e agora a principal incógnita é quando os médicos darão alta ao jesuíta argentino. A questão é saber se o pontífice poderá participar dos atos e missões da Semana Santa, de 13 a 20 de abril. Apesar das especulações, no momento não há dados para a alta.

Uma fonte vaticana negou na terça-feira que os preparativos terminaram na residência Santa Marta, onde o pontífice mora, a poucos passos da Basílica de São Pedro, dando a entender que sua saída do hospital não é iminente.

Diario de Pernambuco

Pesquisa da Facape aponta alta no custo da cesta básica em Petrolina

Em fevereiro, mais uma vez, o preço da cesta básica teve comportamentos diferentes entre Petrolina e Juazeiro. Enquanto os consumidores petrolinenses sentiram um aumento de 1,68% em relação a janeiro, os juazeirenses tiveram um alívio, com uma deflação de -1,98%.

No acumulado dos últimos 12 meses, a alta foi de 7,73% em Petrolina e 5,63% em Juazeiro, de acordo com a pesquisa realizada pelo Colegiado de Economia da Faculdade de Petrolina (FACAPE). O levantamento também apontou que o custo da cesta no mês passado foi estimado em R$ 621,54 para Petrolina e R$ 581,72 para Juazeiro, uma diferença de R$ 39,82 entre as cidades.

Entre os produtos que mais encareceram a cesta básica em Petrolina, o café em pó teve um aumento expressivo de 12,69%, seguido pela banana, que subiu 11,58%. Por outro lado, alguns itens ficaram mais baratos e ajudaram a conter um aumento ainda maior, como o arroz (-3,54%), o feijão (-4,05%) e a carne (-0,60%).

O crescimento da oferta de feijão e arroz, sem um aumento proporcional na demanda, contribuiu para a queda dos preços desses produtos. No acumulado dos últimos 12 meses, no entanto, o café em pó disparou 62,08%, a carne subiu 18,06% e o arroz aumentou 9,75%. Já a banana teve uma redução de -17,63% no período, e o feijão carioca caiu -29,51%.

A pesquisa também revelou que os preços variam bastante entre supermercados, marcas e até mesmo dias da semana em que a coleta foi realizada. Isso mostra a importância de pesquisar antes de comprar, permitindo que os consumidores encontrem melhores preços e economizem nas compras do dia a dia.

Ascom-Facape

Covid-19: Brasil ultrapassa 130,5 mil casos em 2025

De 1° a 22 de fevereiro deste ano, o Brasil já soma 130.507 casos de Covid-19. Já os óbitos pela doença somaram 664. Na Semana Epidemiológica (SE) 08/2025, correspondente ao período de 16/02 a 22/02, foram registrados 22.097 novos casos da doença e 153 mortes. Os dados podem ser acessados no painel do Brasil 61, feito com base nos dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde. .

Na SE 08/2025, os estados de São Paulo, Tocantins e Mato Grosso registram os maiores números de novos casos positivos para Covid-19 no país. Apenas em SP foram 8.874 novos registros. Já no TO houve 4.255 pessoas positivas para a doença e em MT foram 1.762 novos casos de Covid-19 em uma semana. As UFs foram as únicas que registraram mais de mil positivos no período.

Em comparação à SE 07/2025, que diz respeito aos dias 9 a 15 de fevereiro, houve uma alta de 61,1% nos casos positivos na SE 08/2025. Em relação aos óbitos, houve um aumento de 86,6%. Os registros na Semana Epidemiológica 7 foram de 13.709 casos e 82 óbitos.

Cenário epidemiológico
O mais recente Boletim InfoGripe da FioCruz, referente à Semana Epidemiológica (SE) 09/2025 – que corresponde o período de 23/02 a 01/03 – aponta que nas quatro últimas semanas epidemiológicas, 81,4% dos óbitos foram por Covid-19 e entre os casos positivos, o percentual da doença ficou em 39,9%

O documento destaca, ainda, que nove das 27 unidades federativas apresentam incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em níveis de alerta, risco ou alto risco nas últimas duas semanas. Confira os estados:  Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins. Dentre as nove UFs, sete apresentam sinal de crescimento de SRAG na tendência de longo prazo: Distrito Federal, Goiás, Pará, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Conforme o Boletim, a manutenção do aumento de casos de SRAG, com incidências de moderada a alta em vários estados da Região Norte, como PA, RO e RR e TO, e em alguns estados das regiões Centro-Oeste e Nordeste, sendo DF, GO e SE, é justificada pela alta de casos entre crianças e adolescentes de até 14 anos.

Já em GO e no DF, o avanço de SRAG entre crianças de até quatro anos está relacionado, em especial, ao vírus sincicial respiratório (VSR). Em SE, GO e DF, o crescimento de SRAG na faixa etária de 5 a 14 anos está associado ao rinovírus. Nos demais estados, a FioCruz afirma que ainda não é possível determinar qual vírus é o responsável pelo aumento.

O Informe da FioCruz detalha que a Covid-19 continua sendo a principal responsável pelos casos e óbitos de SRAG entre os idosos nas últimas semanas. Porém, os casos da Síndrome associados à doença nessa faixa etária seguem em níveis baixos ou moderados, sem sinal de crescimento na maior parte do país.

Brasil 61

Lula diz que adotará medidas drásticas para conter alta dos alimentos

As medidas do governo Lula (PT) para conter a alta dos alimentos não devem parar no imposto zero de nove produtos. Nesta sexta-feira (07), o presidente Lula (PT) afirmou que buscará novas ações para diminuir os valores. “Agora eu estou preocupado com os preços dos alimentos, estou muito preocupado. Ontem, foi feita uma reunião no palácio, com muitos ministros, muitos empresários. Já tomamos algumas medidas, mas eu quero encontrar um motivo para o preço do ovo. A galinha não tá cobrando caro para o ovo”, disse.

Na noite de quinta (06), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) anunciou imposto zero para a importação destes produtos: óleo de girassol, azeite de oliva, carne, biscoito, café, sardinha, açúcar, milho e macarrão. Durante agenda em Minas Gerais, o presidente se debruçou sobre a alta dos alimentos, citando o aumento do café e do ovo. Na oportunidade, o mandatário afirmou que a gestão procura uma solução que seja benéfica para todos.

“Eu quero que vocês saibam que preço do café está muito caro para o consumidor, o preço do ovo está muito caro, o preço do milho está caro e nós estamos tentando encontrar uma solução. A gente não quer brigar com ninguém, a gente quer encontrar uma solução pacífica, sem nada”, disse Lula. “Mas, se a gente não encontrar, a gente vai ter que tomar atitude mais drástica, porque o que interessa é levar a comida barata para a mesa do povo brasileiro”, concluiu,

A Tarde

Dólar dispara e fecha na maior cotação da história: R$ 6,26

Em mais um dia de alta volatilidade, o dólar bateu novo recorde nesta quarta-feira (18/12) valendo R$ 6,26 no fim do pregão.

O recorde foi motivado pela divulgação de que o Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos Estados Unidos, decidiu hoje cortar os juros no país em 0,25 ponto percentual para um intervalo entre 4,25% e 4,50% numa segunda redução consecutiva.

A decisão também levou o Ibovespa a sentir um tombo. Por volta das 16h, o índice desabava 2,31%, aos 121.807 pontos. Antes mesmo do anúncio do Fed, o dólar oscilava, mas por causa do cenário interno.

LEIA MAIS

Dólar dispara e chega em R$ 5,63 com alívio nos EUA

O câmbio do dólar comercial encerrou o dia com uma alta forte de 1,16% nesta quinta-feira (29). No final do pregão, a moeda norte-americana passou a valer R$ 5,63 no mercado brasileiro. A valorização acompanhou o ritmo observado em outros países emergentes, visto que o Índice DXY, que compara a performance do dólar com moedas de diversos países encerrou o dia com um aumento de 0,29%.

Uma das explicações para a valorização mais acentuada do dólar é a reação do mercado aos dados da economia dos EUA divulgados na manhã desta quinta-feira, que revisaram o Produto Interno Bruto (PIB) do país no 2º trimestre de 2024. A nova estimativa aponta que a atividade econômica norte-americana cresceu a uma taxa anual de 3%, e não de 2,8% como foi publicado anteriormente.

Diante disso, o temor de recessão nos Estados Unidos, que até foi levantado pelo presidente do Federal Reserve, o Banco Central norte-americano, Jerome Powell, ganha menos força. Na avaliação do CEO da Swiss Capital Invest, Alex Andrade, uma economia forte nos EUA tende a aumentar a demanda por exportações, o que deve beneficiar os setores de commodities e outros produtos exportados por países, como o Brasil.

“Por outro lado, se o crescimento robusto levar o Federal Reserve (Fed) a manter ou aumentar as taxas de juros, pode haver um fluxo de capital saindo dos mercados emergentes em direção aos ativos americanos, considerados mais seguros, o que pode desvalorizar as moedas locais e aumentar o custo de financiamento externo para esses países”, avalia Andrade.

Ibovespa e Azul

Enquanto isso, o Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) voltou a cair e encerrou o pregão em queda de 0,95%, aos 136.041 pontos. Apesar disso, a bolsa acumula ganhos de 0,32% nesta semana, em que quebrou mais uma vez o recorde histórico, ao atingir 137 mil pontos na última quarta-feira (28/08).

As ações que lideraram os ganhos na bolsa de valores no pregão desta quinta foram as da Gerdau (GGBR4), que avançaram 2,27% no fechamento. Os papeis da holding Metalúrgica Gerdau (GOAU4) acompanharam o ritmo e também fecharam no positivo, com aumento de 1,84%. As ações ordinárias da Vale (VALE3) registraram leve queda de 0,12%, enquanto que as preferenciais da Petrobras (PETR4) caíram 0,68%.

O destaque negativo nesta quinta-feira ficou por conta das ações da Azul Linhas Aéreas (AZUL4), que despencaram 24,14% após uma notícia do portal Bloomberg que alegou que a companhia estaria buscando opções para quitar a dívida com devedores, que incluem um pedido de proteção contra credores nos Estados Unidos, chamado de “Chapter 11″.

Durante o dia, os papeis chegaram a cair acima dos 26%. Horas após a publicação da notícia, a empresa publicou uma nota em que avalia que a notícia publicada pela Bloomberg é “mal-interpretada”. Sem citar os possíveis acordos levantados na matéria, a Azul elencou uma série de ações que a empresa realiza para cumprir os compromissos com os credores.

Correio Braziliense

FGV afirma que alta na gasolina pressiona inflação ao consumidor no IGP-10 de agosto

O aumento de 4,56% na gasolina liderou o ranking de pressões sobre a inflação ao consumidor medida pelo Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) de agosto, informou nesta sexta-feira, 16, a Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-10) avançou de 0,24% no mês passado para uma alta de 0,33% neste mês.

No entanto, três dos oito grupos pesquisados registraram deflação: Alimentação (de -0,12% em julho para -1,32% em agosto), Saúde e Cuidados Pessoais (de 0,41% para -0,01%) e Vestuário (de 0,18% para -0,18%).

As maiores influências partiram dos itens hortaliças e legumes (de -3,14% para -15,28%), artigos de higiene e cuidado pessoal (de 0,75% para -1,02%) e roupas (de 0,12% para -0,27%).

As cinco classes de despesa que registraram taxas de variação mais elevadas foram Transportes (de 0,28% para 1,52%), Educação, Leitura e Recreação (de 0,67% para 1,88%), Habitação (de 0,14% para 0,31%), Despesas Diversas (de 0,95% para 1,34%) e Comunicação (de 0,08% para 0,30%).

As principais contribuições partiram dos itens gasolina (de 0,52% para 4,56%), passagem aérea (de 3,53% para 11,21%), gás de botijão (de -0,11% para 1,50%), cigarros (de 0,02% para 1,00%) e mensalidade para TV por assinatura (de 0,22% para 1,64%).

Estadão onteúdo

Ivete Sangalo recebe alta do hospital e agradece: “Deus, obrigada por cuidar da sua filha”

A cantora Ivete Sangalo recebeu alta neste sábado, 24, do hospital em que estava internada para tratar de uma pneumonia. Há dois dias, Ivete anunciou que precisaria passar uns dias para tratar da doença que apareceu logo após o carnaval.

Para comunicar aos fãs e amigos que estava tudo bem, Ivete postou um vídeo andando na grama de sua casa, na Bahia. De fundo, a música Gigante, que ela mesmo gravou. Na legenda, ela escreveu: “Meus amores, já em casa. Obrigada por tantas mensagens de amor e de carinho. Suas orações chegaram e me fortaleceram. Obrigada!”.

Ivete também agradeceu a Deus. “Deus, obrigada por cuidar da sua filha e fazê-la forte e corajosa”, escreveu. A cantora, que foi um dos destaques do carnaval deste ano, recebeu comentários e o carinho de famosos como Tatá Werneck, Marcos Mion, Astrid Fontenell

Estadão

Faustão recebe alta após ser internado para exames pós-transplante

Faustão recebeu alta hospitalar neste sábado (23). De acordo com o boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein, o apresentador está liberado, mas “seguirá sob orientações médicas nesta fase de reabilitação após transplante cardíaco.”

Fausto Silva foi internado na última quarta-feira (20). Ele tinha recebido alta após passar pelo transplante de coração há 10 dias, mas voltou ao hospital para realizar exames de rotina pós-transplante.

Diário de Pernambuco/Metrópoles

Reforma pode gerar alta de 60% em impostos de itens da cesta básica

A proposta de reforma tributária apresentada na semana passada pode provocar um aumento de 59,83%%, em média, nos impostos que recaem sobre a cesta básica e itens de higiene, de acordo com estimativa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O presidente da entidade, João Galassi, esteve hoje (1°), na capital paulista, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir os impactos da reforma sobre o setor.

Pelos cálculos da associação, os estados da região Sul serão os mais afetados, caso a reforma seja aprovada no Congresso Nacional, já que o aumento médio na tributação será de 93,5%. As regiões Centro-oeste e Sudeste aparecem logo em seguida na lista, com alta prevista de 69,3% e 55,5%. Para as regiões Norte e Nordeste, o incremento deve ser de 40,5%, 35,8%.

No levantamento, foram considerados produtos como arroz, feijão, carnes ovos, legumes, dentre outros. A Abras levou em conta a adoção reduzida em 50% sobre a alíquota padrão do IVA (Imposto sobre Valor Agregado) prevista de 25%, que está em discussão.

A possibilidade de haver encarecimento de produtos básicos já havia sido antecipada por especialista ouvido pela Agência Brasil. O texto relativo à reforma tributária tem como foco a simplificação e unificação de tributos sobre o consumo e a criação do Fundo de Desenvolvimento Regional, com montante de R$ 40 milhões, para destinar verba a projetos de estados com menos orçamento. O relator da matéria, que deve ser votada na Câmara dos Deputados esta semana, é o parlamentar Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

Ao final da reunião, o secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy, rebateu os números da Abras, dizendo que o patamar de tributos que incidem sobre a cesta básica deverá permanecer na mesma linha do que existe hoje, mesmo com a reforma. Appy afirmou que o cálculo da associação “não informa”, e sim “desinforma”, porque deixa de fora parte dos efeitos positivos que o redesenho da tributação deve ocasionar.

“Primeiro, não é que estão dizendo que vai haver um aumento de 60% na cesta básica. O que eles estão dizendo é que a carga tributária, o montante que incide sobre a cesta básica teria um aumento de 60%, pelas contas deles. Por esse tipo de raciocínio, se eu tiver uma alíquota de 0,1% e ela for para 1%, aumentou 900%. Segundo, mesmo a conta que eles trouxeram está errada. Por quê? A conta que a Abras fez pegou simplesmente do ponto de vista da tributação atual da margem dos supermercados, na venda de produtos da cesta básica, do PIS Cofins, eles estimaram, com base nas alíquotas de cada estado, qual o impacto da adoção de uma alíquota que fosse 50% de uma alíquota básica, que é o que está previsto na PEC”, disse.

“Problema do cálculo deles: primeiro, não consideram todo o resíduo tributário correspondente a todas as etapas anteriores da produção e o custo tributário que incide nos produtos é o custo todo, desde o produtor até o consumidor, contando todo o imposto que é pago, inclusive o imposto que não é recuperado em todas essas etapas. Segundo ponto que falha no raciocínio deles: só olharam tributação da margem dos produtos da cesta básica, esqueceram de colocar no cálculo deles a redução de custos que os supermercados vão ter em função da cesta básica, pela recuperação de créditos que hoje eles não recuperam. Hoje, por exemplo, não recuperam crédito nenhum do imposto incidente na energia elétrica usada no supermercado, no serviço que ele usa de terceirização de mão de obra, no que compra para o seu ativo imobilizado. Todo o investimento que faz é tributado e eles não recuperam crédito”, acrescentou.

Agência Brasil

123