Lula diz que o Brasil não tem controle sobre preço dos combustíveis porque BR Distribuidora foi vendida

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a fazer críticas à privatização da BR Distribuidora. Ao abordar os efeitos da guerra entre Estados Unidos, Israel e Irã, Lula destacou que o Brasil foi um dos primeiros países no mundo a adotar medidas para amenizar os efeitos da volatilidade dos preços internacionais do petróleo. No entanto, ressaltou que o País “hoje não tem controle sobre o preço dos combustíveis”.

“O que o povo brasileiro ganhou com a privatização da BR Distribuidora? Com a venda da Liquigás? Hoje não temos controle. Não temos uma distribuidora para controlar os preços”, disse durante o lançamento do streaming Tela Brasil, no Rio de Janeiro. Lula ainda criticou tentativas de privatização da Petrobras em governos anteriores ao seu. “Eu sempre acho que a Petrobras é do Estado brasileiro, mas quantas pessoas tentaram privatizar?”, complementou.

Na cultura, o presidente fez um paralelo para defender que o setor não siga o mesmo caminho. Lula destacou que “depois do golpe da Dilma” não foi criado nenhum Ponto de Cultura no País. “Nós criamos 4 mil Pontos. No governo deles, não foi criado nenhum. Agora o País tem 16 mil Pontos de Cultura”, finalizou

Estadão Conteúdo

Governo Lula anuncia subsídio para gasolina e diesel e tenta conter alta dos combustíveis

Subsídio será pago às refinarias e importadores para evitar repasse integral ao consumidor

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quarta-feira (13) uma nova medida para tentar conter a alta dos combustíveis no país. A principal ação será a criação de uma subvenção econômica — uma espécie de subsídio pago pela União — para reduzir o impacto do aumento da gasolina e do diesel sobre consumidores e empresas.

A medida será implementada por meio de uma Medida Provisória (MP) que será editada pelo presidente Lula nos próximos dias. Segundo o governo federal, o auxílio poderá chegar a até R$ 0,8925 por litro de gasolina e R$ 0,3515 por litro de diesel.

De acordo com o ministro do Planejamento, Bruno Moretti, o governo pretende, neste primeiro momento, subsidiar entre R$ 0,40 e R$ 0,45 por litro da gasolina.

LEIA MAIS

Governo Lula anuncia redução de tributos sobre gasolina para conter alta dos preços

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira (23) a redução de tributos do PIS/Cofins sobre a gasolina. A medida faz parte de um conjunto de ações do governo federal para tentar conter a alta dos combustíveis no país.

O aumento dos preços está ligado ao cenário internacional, especialmente após a escalada de tensões no Oriente Médio, envolvendo Estados Unidos, Israel e Irã, que impactaram diretamente o mercado global de petróleo.

Nos últimos meses, o governo já havia adotado medidas semelhantes, como a desoneração do PIS/Cofins e a concessão de subsídios para o diesel. Inicialmente, foi estabelecida uma subvenção de R$ 0,32 por litro, posteriormente ampliada para até R$ 1,52 no diesel importado e R$ 1,12 no nacional.

LEIA MAIS

Operação nacional fiscaliza preços de combustíveis e gás em Pernambuco e outros estados

A Força-Tarefa de Monitoramento e Fiscalização do Mercado de Combustíveis deflagrou, nesta quinta-feira (9), a segunda fase da Operação Vem Diesel, com foco na fiscalização de distribuidoras e revendedores de botijões de gás.

A ação ocorreu em 24 cidades de 15 estados, além do Distrito Federal, incluindo Pernambuco, e resultou na fiscalização de 55 estabelecimentos.

LEIA MAIS

Governo Lula discute pacote para dívidas e possível redução no preço do diesel

Imagem ilustrativa

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou, no início da tarde desta segunda-feira (6), uma reunião fora da agenda oficial no Palácio da Alvorada para tratar de medidas voltadas à população endividada e alternativas para reduzir o impacto do preço do diesel no país.

Participaram do encontro integrantes da equipe econômica, como o ministro da Fazenda, Dario Durigan, a ministra-chefe da Casa Civil, Miriam Belchior, e o ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti. Os três assumiram recentemente os cargos após a saída dos titulares que deixaram o governo para disputar as eleições deste ano.

LEIA MAIS

Lula se irrita com alta do diesel e deve cobrar explicações da Petrobras

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou incômodo com a recente alta no preço do diesel e avalia adotar uma postura mais firme em relação à Petrobras. Nos bastidores, cresce a pressão para que a estatal explique os reajustes ocorridos mesmo após medidas adotadas pelo governo para conter os preços dos combustíveis.

Há cerca de duas semanas, a Petrobras aplicou um aumento de R$ 0,38 no litro do diesel. O reajuste ocorreu logo após o governo federal anunciar uma política de subvenção, que previa um desconto de aproximadamente R$ 0,32 por litro, com o objetivo de aliviar o impacto no bolso do consumidor.

LEIA MAIS

Procon apura suspeita de prática abusiva no aumento dos combustíveis em Pernambuco

O aumento no preço dos combustíveis em Pernambuco entrou na mira do Procon Pernambuco, que já notificou 165 postos e 11 distribuidoras em 17 municípios do estado. A ação faz parte de uma força-tarefa iniciada no último dia 11 de março para apurar possíveis irregularidades na formação dos preços.

Segundo o órgão, embora o reajuste tenha sido justificado pelo aumento do petróleo no mercado internacional, impulsionado pela guerra no Oriente Médio, há indícios de que os valores cobrados ao consumidor final podem ter ultrapassado o repasse feito pelas distribuidoras.

LEIA MAIS

Caminhoneiros podem deflagrar greve nacional após alta do diesel

Representantes de caminhoneiros de diversas regiões do Brasil devem se reunir nesta quarta-feira (18) para definir uma possível data para uma greve nacional. O movimento é motivado, principalmente, pela insatisfação com o aumento no preço dos combustíveis, especialmente o diesel.

Durante o encontro, os trabalhadores irão discutir uma proposta que será encaminhada ao governo federal. A paralisação entra no radar da categoria caso não haja avanço nas negociações com o Executivo.

De acordo com lideranças do setor, a tendência é de endurecimento do movimento. O presidente da Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava), Wallace Landim, conhecido como “Chorão”, afirmou que a categoria já se prepara para cruzar os braços se não houver acordo.

LEIA MAIS

Lula zera impostos sobre diesel para conter alta dos combustíveis

Os impostos federais de importação e comercialização sobre o diesel foram zerados pelo governo, nesta quinta-feira, 12, para conter a alta causada pela guerra no Irã. O anúncio foi feito pelo presidente Lula e por ministros.

Além da redução das alíquotas de PIS e Cofins, uma medida provisória criou uma subvenção de R$ 0,32 por litro para produtores e importadores de diesel. Juntas as duas iniciativas devem aliviar os preços em cerca de R$ 0,64. Para compensar parte disso, a MP prevê Imposto de Exportação para aumentar o refino no Brasil e manter o abastecimento à população.

LEIA MAIS

Ministério da Justiça solicita ao Cade análise sobre aumento no preço dos combustíveis

Pedido foi motivado por reajustes registrados em algumas regiões do país, mesmo sem anúncio de aumento nas refinarias da Petrobras

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), enviou um ofício ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) solicitando a análise de recentes aumentos nos preços dos combustíveis registrados em quatro estados e no Distrito Federal.

O pedido foi encaminhado após declarações públicas de representantes de sindicatos (Sindicombustíveis-DF, Sindicombustíveis Bahia, Sindipostos-RN, Minaspetro -MG e Sulpetro -RS) informarem que distribuidoras elevaram os preços de venda para os postos sob a justificativa de alta no preço internacional do petróleo, associada ao conflito iniciado em 28 de fevereiro de 2026 no Oriente Médio.

Até o momento, porém, a Petrobras não anunciou aumento nos preços praticados em suas refinarias.

LEIA MAIS

Lula demonstra preocupação com alta dos combustíveis e culpa conflitos no Oriente Médio

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que está preocupado com a alta no preço dos combustíveis e reconheceu que os valores devem continuar subindo em diversos países. Segundo ele, a instabilidade internacional, especialmente os conflitos no Oriente Médio, tem provocado impactos diretos na economia global.

A declaração foi feita ontem durante agenda oficial ao lado do presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.

Durante a fala, Lula destacou que a escalada de tensões na região representa uma ameaça à paz mundial e pode trazer consequências econômicas relevantes para diferentes setores.

LEIA MAIS

Governo do Estado moderniza gerenciamento do consumo de combustível da frota oficial

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração (SAD), realiza, no dia 9 de setembro, novo processo licitatório para modernizar a gestão do abastecimento da frota de veículos do Estado. A partir dessa iniciativa, que substitui o contrato corporativo atual, o consumo de combustíveis de, aproximadamente, 6,5 mil automóveis da administração estadual, incluindo ambulâncias e viaturas, será monitorado em sistema eletrônico interligado, com uso de cartões magnéticos, aplicativos ou tecnologia equivalente.

O novo processo licitatório abrange mais de 80 órgãos e entidades da administração direta e indireta em todo o Estado, a exemplo de Secretarias, Autarquias, Fundações e Empresas Públicas. A secretária de Administração, Ana Maraíza, destaca a importância da iniciativa. “Essa ação amplia a transparência, o controle e a rastreabilidade no consumo de combustíveis, pois acompanha o que há de mais moderno em legislação aplicada às contratações públicas. Dessa maneira, o novo contrato traz mais eficiência no gerenciamento do abastecimento da frota de veículos do Poder Executivo Estadual”, ressalta a titular da pasta.

Entre as inovações desta nova licitação está a adoção da Lei nº 14.133/21, que moderniza a legislação de compras públicas no País, a utilização de cláusulas contratuais mais rígidas para controle de repasses, além de outras melhorias. O valor estimado da nova contratação é de R$ 159,3 milhões, contemplando gasolina, diesel, etanol, GNV e compostos químicos, com base nos preços máximos da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Importante ressaltar que esse valor também abrange margens para adesões de novos órgãos e a possibilidade de prorrogação contratual por até dez anos, conforme previsto em legislação. O critério de julgamento adotado na licitação é o Percentual Administrativo (PA), formado pela taxa administrativa paga pela gestão estadual somada ao valor cobrado dos postos credenciados. Essa metodologia é baseada em jurisprudência consolidada do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).

Ascom

Prepare o Bolso: Preço dos combustíveis deve subir como reflexo da “MP do Fim do Mundo”

(Foto: Ilustração)

As distribuidoras de combustíveis estão avisando as respectivas redes de postos sobre aumento dos preços a partir desta terça-feira (11/6), segundo sindicatos que representam os revendedores. O motivo do aumento seriam os efeitos da Medida Provisória 1.227, enviada ao Congresso na semana passada pelo Ministério da Fazenda, que restringe as compensações de créditos de PIS e Cofins e está sendo chamada de “MP do Fim do Mundo”.

O Instituto Brasileiro do Petróleo e Gás (IBP) calculou a variação da gasolina entre 4% a 7%, o que representaria de R$ 0,20 a R$ 0,36 a mais no preço, e a do diesel entre 1% a 4%, de R$ 0,10 a R$ 0,23 por litro. O IBP projetou em R$ 10 bilhões o impacto da MP somente nas empresas de distribuição de combustíveis.

Os postos de combustíveis têm a liberdade de formação do preço final, então podem repassar totalmente a alta para o consumidor, segurar parte dela ou até recompor margem de lucro, aumentando ainda mais o preço na bomba.

Presidente do Sincopetro, sindicato que representa os postos em São Paulo, José Alberto Paiva Gouveia acredita que não haverá recomposição de margem, somente o repasse do aumento das distribuidoras. “O setor tem uma concorrência muito grande, não vejo condições de recompor margem de lucro”, disse.

Distribuidoras

Das três maiores distribuidoras do país, apenas a Ipiranga enviou comunicado formal à rede de postos. “Prezado cliente, comunicamos que na próxima terça, dia 11 de junho de 2024, em adição à dinâmica habituais de repasses, os nossos preços de gasolina, etanol e diesel serão reajustados em função do efeito imediato da MP 1227/24, que restringiu a compensação de créditos tributários de PIS/Cofins”.

Preço da gasolina diminui e do diesel aumenta para distribuidoras

A partir deste sábado (21), o preço médio dos combustíveis vendidos para as distribuidoras passa a ser de R$ 2,81 por litro, uma redução de R$ 0,12 por litro. Como existe uma mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro na composição da gasolina comercializada aos postos, a parcela da Petrobras vai ser, em média, de R$ 2,05 a cada litro vendido na bomba.

O preço médio de venda do diesel para as distribuidoras vai ser de R$ 4,05 por litro, um aumento de R$ 0,25 por litro. Como é obrigatória a mistura de 88% de diesel A e 12% de biodiesel para a composição do diesel vendido aos postos, a parcela da Petrobras vai ser, em média, de R$ 3,56 a cada litro vendido na bomba.

Na variação acumulada no ano dos preços de venda da gasolina A e do diesel A para as distribuidoras, há uma redução de R$ 0,27 por litro de gasolina e de R$ 0,44 por litro de diesel.

“A estratégia comercial que adotamos na Petrobras nesta gestão tem se mostrado bem-sucedida, sobretudo no sentido de tornar a empresa competitiva no mercado e evitar o repasse de volatilidade para o consumidor. Prova disto é que ao longo deste ano, mesmo com o valor do brent mais alto que no ano passado, os preços dos nossos produtos acumulam quedas, muito diferente do que aconteceu ao longo de 2022”, disse o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

A Petrobras informa que os reajustes na gasolina e no diesel podem ser explicados por movimentos distintos no mercado e na estratégia comercial da estatal. No caso da gasolina, há o fim do período de maior demanda global, com maior disponibilidade e desvalorização do produto frente ao petróleo. No caso do diesel, a demanda global se mantém, com expectativa de alta sazonal, o que faz o produto ter maior valorização frente ao petróleo. A companhia também reforçou que procura evitar o repasse da volatilidade do mercado internacional e da taxa de câmbio para a sociedade brasileira, mas que também preserva um ambiente competitivo nos termos da legislação vigente.

Agência Brasil

Petrobras anuncia redução no preço do diesel para distribuidoras

(Foto: Sergio Moraes/ REUTERS)

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira (22) a redução no preço médio de venda do diesel A às distribuidoras. A partir de amanhã (23), o valor será de R$ 0,18 a menos por litro, passando de R$ 4,02 para R$ 3,84 por litro.

De acordo com a estatal, os principais motivos do recuo são a manutenção da competitividade dos seus preços “frente às principais alternativas de suprimento dos nossos clientes e a participação de mercado necessária para a otimização dos ativos de refino”.

12345