Petrobras implementa desconto no diesel a partir desta segunda-feira

(Foto: Sergio Moraes/ REUTERS)

A Petrobras informou, em nota divulgada neste domingo (31), que a partir de segunda-feira (1º) implementará um desconto de R$ 0,3515 por litro nos preços de venda de óleo diesel A, de uso rodoviário.

O desconto aplicado faz parte da subvenção econômica instituída pelo governo federal e é equivalente ao valor fixado pelo Ministério da Fazenda.

O preço médio de venda da Petrobras para as distribuidoras passará de R$ 3,65 para R$ 3,30 por litro. Este valor é 37,4% menor do que o preço praticado em 31 de dezembro de 2022, considerando a inflação no período.

LEIA MAIS

Governo Lula anuncia subsídio para gasolina e diesel e tenta conter alta dos combustíveis

Subsídio será pago às refinarias e importadores para evitar repasse integral ao consumidor

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quarta-feira (13) uma nova medida para tentar conter a alta dos combustíveis no país. A principal ação será a criação de uma subvenção econômica — uma espécie de subsídio pago pela União — para reduzir o impacto do aumento da gasolina e do diesel sobre consumidores e empresas.

A medida será implementada por meio de uma Medida Provisória (MP) que será editada pelo presidente Lula nos próximos dias. Segundo o governo federal, o auxílio poderá chegar a até R$ 0,8925 por litro de gasolina e R$ 0,3515 por litro de diesel.

De acordo com o ministro do Planejamento, Bruno Moretti, o governo pretende, neste primeiro momento, subsidiar entre R$ 0,40 e R$ 0,45 por litro da gasolina.

LEIA MAIS

Dólar fecha abaixo de R$ 4,90 pela primeira vez em 28 meses

O mercado financeiro teve um dia de euforia nesta sexta-feira (8). O dólar fechou abaixo de R$ 4,90 pela primeira vez desde janeiro de 2024, e a bolsa recuperou parte das perdas da véspera.

Os mercados reagiram a dados do mercado de trabalho estadunidense e à redução dos temores de escalada no conflito entre Estados Unidos e Irã.

O dólar comercial fechou o dia vendido a R$ 4,894, em baixa de R$ 0,029 (-0,60%). Esse é menor valor de encerramento desde 15 de janeiro de 2024.

No acumulado do ano, a moeda norte-americana registra queda de 10,84% frente ao real.

LEIA MAIS

Lula se irrita com alta do diesel e deve cobrar explicações da Petrobras

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou incômodo com a recente alta no preço do diesel e avalia adotar uma postura mais firme em relação à Petrobras. Nos bastidores, cresce a pressão para que a estatal explique os reajustes ocorridos mesmo após medidas adotadas pelo governo para conter os preços dos combustíveis.

Há cerca de duas semanas, a Petrobras aplicou um aumento de R$ 0,38 no litro do diesel. O reajuste ocorreu logo após o governo federal anunciar uma política de subvenção, que previa um desconto de aproximadamente R$ 0,32 por litro, com o objetivo de aliviar o impacto no bolso do consumidor.

LEIA MAIS

Petrobras reduz preço do diesel para as distribuidoras

Novo valor será de R$ 3,27 por litro a partir desta terça-feira (6)

A Petrobras anunciou hoje (5), no Rio de Janeiro, que reduzirá os preços de venda do diesel A para as distribuidoras em R$ 0,16 por litro. O novo valor será de R$ 3,27 por litro a partir desta terça-feira (6).
Segundo a estatal, o preço do diesel para o consumidor passará a ser, em média, de R$ 2,81 por litro. Isso porque há uma mistura obrigatória de 86% de diesel A e 14% de biodiesel para composição do diesel B vendido nos postos.
A Petrobras disse que, desde dezembro de 2022, os preços de diesel para as distribuidoras foram reduzidos em R$ 1,22/litro, uma redução de 27,2%.
Considerando a inflação do período, essa redução é de R$ 1,75/ litro ou 34,9%.

Petrobras registra lucro de R$ 36,6 bilhões em 2024

(Foto: Sergio Moraes/ REUTERS)

A Petrobras teve um lucro líquido de R$ 36,6 bilhões (US$ 7,5 bilhões) em 2024. O relatório de desempenho, que traz os resultados anuais da estatal, foi divulgado nesta quarta-feira (26).

O lucro é menor se comparado ao de 2023, quando a companhia registrou o resultado líquido de R$ 124,6 bilhões (US$ 24,9 bilhões). A variação cambial em dívidas entre a Petrobras e suas subsidiárias no exterior foi o principal fator de impacto.

No 4º trimestre de 2024, a companhia teve prejuízo de R$ 17 bilhões (US$ 2,8 bilhões). A Petrobras diz que, se forem expurgados os eventos exclusivos, o lucro líquido do 4º trimestre seria de R$ 17,7 bilhões (US$ 3,1 bilhões).

LEIA MAIS

Petrobras perde R$ 35 bilhões em valor de mercado até as 12h após demissão de Prates

(Foto: Sergio Moraes/ REUTERS)

Até às 12h desta quarta-feira (15), a Petrobras sofreu uma queda significativa de R$ 35,3 bilhões em seu valor de mercado, após o anúncio da demissão de Jean Paul Prates da presidência da empresa.

O desligamento de Prates, realizado pessoalmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na noite de terça-feira (14), ocorre em meio às polêmicas sobre a distribuição de dividendos da companhia.

LEIA MAIS

Certificação garante que Petrobras só usa energia renovável

A Petrobras adquiriu certificação internacional que garante que 100% da energia elétrica utilizada em suas operações industriais e administrativas no Brasil é gerada por fontes renováveis. A certificação I-REC (‘Renewable Energy Certificate’) atesta que a energia elétrica adquirida pela Petrobras de fornecedores externos é gerada exclusivamente por fontes renováveis, destacando a energia hidrelétrica, a eólica e a solar.

Segundo a Petrobras informou, por meio de sua assessoria de imprensa, o objetivo é neutralizar as emissões do chamado “escopo 2”. Esse termo é empregado pela indústria mundial para as emissões associadas ao consumo de energia obtida de um supridor externo. A prática foi incorporada pela companhia no ano passado. Os certificados foram adquiridos junto às principais empresas fornecedoras de energia elétrica para a Petrobras, que são a AES Brasil, CPFL Soluções e Cemig.

A empresa consome também energia elétrica gerada em suas próprias instalações, como plataformas e refinarias. Nesse caso, as emissões de gases de efeito estufa da geração são consideradas de “escopo 1”, ou seja, são emissões diretas resultantes de operações da própria companhia.

Marco
Na avaliação do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, a neutralização de emissões do escopo 2 constitui marco relevante na jornada de transição energética da empresa. “E evidencia que estamos colhendo frutos concretos nessa caminhada, em parceria com nossos fornecedores. É um avanço que nos deixa orgulhosos, comprovando que seguimos determinados em liderar a transição energética no Brasil, de mãos dadas com a cadeia produtiva nacional, e em sintonia com as demandas da sociedade”, externou Prates.

Os certificados I-REC pertencem às empresas geradoras de energia e podem ser comercializados com os consumidores dessas empresas, interessados em assegurar a origem renovável da energia comprada. O diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim, confirmou que a compra dos certificados está alinhada à meta da empresa de atingir a neutralidade das emissões operacionais até 2050. Tolmasquim completou que a aquisição “reforça o nosso compromisso com a descarbonização de nossas operações, contribuindo para uma transição energética segura e para a geração de renováveis no Brasil”.

O gerente executivo de Gás e Energia da Petrobras, Álvaro Tupiassu, reforçou a prioridade dada pela companhia na aquisição de energia renovável no ambiente de comercialização do mercado livre de energia. Ele acredita que, através dos certificados, a empresa deu um passo à frente, garantindo que a energia elétrica usada para consumo nas unidades industriais e administrativas próprias provém de fonte renovável.

Descarbonização

Os certificados integram a primeira iniciativa que contou com recursos do Fundo de Descarbonização da Petrobras. Eles abrangem 100% da energia elétrica comprada e correspondem à totalidade das emissões de escopo 2 das operações da empresa no Brasil. A gerente executiva de Mudança Climática e Descarbonização da Petrobras, Viviana Coelho, não tem dúvida de que, com a compra dos certificados, incentiva-se uma maior participação dos renováveis na matriz energética brasileira. Segundo Viviana, a ação faz parte dos esforços do Programa Carbono Neutro, que busca identificar trajetórias para a neutralidade, incluindo, entre outras ações, a maior eletrificação das unidades da Petrobras e a integração com energias renováveis.

O Fundo de Descarbonização da Petrobras objetiva apoiar ações de descarbonização das operações da empresa nos segmentos de exploração e produção, refino, gás e energia e logística. O compromisso da Petrobras é, até 2030, reduzir suas emissões operacionais totais em 30%, em comparação com 2015 e, no longo prazo, neutralizar suas emissões operacionais de gases do efeito estufa até 2050, levando parceiros a seguirem o mesmo propósito.

Agência Brasil

Gasolina fica mais barata à distribuidoras a partir desta sexta-feira

A Petrobras anunciou a redução no preço do litro da gasolina, a partir desta sexta-feira (16), para as distribuidoras. A queda é de R$ 0,13. Desta forma, o valor passa a ser de R$ 2,66 o litro. Em termos proporcionais, a baixa é de 4,7%.

Essa é a segunda queda de preços em 30 dias. Há um mês, exatamente no dia 16 de maio, a estatal havia anunciado redução de R$ 0,44 por litro.

A estatal afirmo que a redução  “tem como objetivos principais a manutenção da competitividade dos preços da companhia frente às principais alternativas de suprimento dos seus clientes e a participação de mercado necessária para a otimização dos ativos de refino em equilíbrio com os mercados nacional e internacional”.

Petrobras anuncia redução no preço dos combustíveis a partir desta quarta-feira

Nesta terça-feira (16) o Governo Federal anunciou sua nova política de preços para a Petrobras e partir desta quarta-feira (17), os preços do litro da gasolina e do diesel ficarão mais baratos às distribuidoras. Para a gasolina, a queda será de R$ 3,18 para R$ 2,78 o litro.

Essa é a terceira redução da gasolina no ano. Segundo a Petrobras, considerando a mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro para a composição da gasolina comercializada nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor será, em média, R$ 2,03 a cada litro vendido na bomba.

O diesel também vai cair, de R$ 3,46 para R$ 3,02 por litro. Outra novidade é em relação ao GLP, o qual cairá de R$ 3,2256 para R$ 2,5356 por quilo.

Litro do diesel está mais barato nas distribuidoras do país

O preço do diesel está mais barato para as distribuidoras do Brasil a partir deste sábado (29). A Petrobras anunciou que o litro agora é vendido R$ 0,38 mais barato, passando de R$ 3,84 para R$ 3,46.

“A redução do preço da Petrobras tem como objetivos principais a manutenção da competitividade dos preços da companhia frente às principais alternativas de suprimento dos seus clientes e a participação de mercado necessária para a otimização dos ativos de refino”, afirma a estatal.

Com essa redução, a parcela da empresa no preço ao consumidor será, em média, R$ 3,05 a cada litro na bomba, sem levar impostos, mistura de biocombustíveis e margem de lucro do distribuidor, fatores que afeta o valor final.

Petrobras anuncia redução no preço do diesel para distribuidoras

(Foto: Sergio Moraes/ REUTERS)

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira (22) a redução no preço médio de venda do diesel A às distribuidoras. A partir de amanhã (23), o valor será de R$ 0,18 a menos por litro, passando de R$ 4,02 para R$ 3,84 por litro.

De acordo com a estatal, os principais motivos do recuo são a manutenção da competitividade dos seus preços “frente às principais alternativas de suprimento dos nossos clientes e a participação de mercado necessária para a otimização dos ativos de refino”.

123