Prefeito Andrei recebe para Juazeiro mais de R$ 16 milhões em investimento

Evento realizado na 6ª Superintendência Regional da Codevasf na sexta-feira (12) reuniu o governador Jerônimo Rodrigues, o senador Jaques Wagner, a deputada federal Lídice da Mata, os deputados estaduais Zó e Roberto Carlos, a secretária de saúde Roberta Santana, o superintendente da 6ª Regional da Codevasf, Nino Rangel, representantes do Ministério da Integração e prefeitos de diversas cidades da Bahia para anunciar obras de pavimentação e entregar máquinas e equipamentos.

A agenda institucional desta sexta-feira (12) consolidou um importante pacote de investimentos para Juazeiro. Além da garantia de recursos para pavimentação asfáltica e da entrega de máquinas e equipamentos voltados ao fortalecimento da produção e do abastecimento de água na zona rural, o município recebeu a ordem de serviço para a construção do novo Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), um investimento superior a R$ 14,6 milhões, viabilizado por meio da parceria entre o Governo Federal e o Governo da Bahia.

Ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, da secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, de parlamentares e lideranças regionais, o prefeito Andrei Gonçalves destacou que os novos investimentos representam uma mudança de realidade para Juazeiro e para toda a região Norte da Bahia. “Estamos vivendo um momento histórico, fruto do diálogo permanente e da união entre a Prefeitura de Juazeiro, o Governo da Bahia e o Governo Federal. São investimentos que chegam para transformar vidas, levando mais infraestrutura, mais saúde e mais oportunidades para a nossa população”, afirmou o prefeito.

Durante o anúncio, o governador Jerônimo Rodrigues ressaltou que a interiorização dos serviços especializados é uma das prioridades da gestão estadual e destacou o impacto do novo equipamento para a população do Norte baiano. A secretária estadual de Saúde enfatizou que o Centro Especializado em Reabilitação será referência regional no atendimento às pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual, incluindo pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A unidade permitirá que milhares de famílias tenham acesso a atendimento especializado sem a necessidade de deslocamentos para outras regiões do estado.

Somados aos R$ 1,5 milhão destinados à pavimentação asfáltica e às entregas de equipamentos para fortalecimento das ações produtivas e do abastecimento de água, os investimentos anunciados durante a programação ultrapassam R$ 16 milhões destinados diretamente a Juazeiro, reforçando o compromisso das parcerias institucionais com o desenvolvimento do município e a melhoria da qualidade de vida da população.

Ascom

Fundef: 5ª parcela será paga em até 30 dias, diz governo de Pernambuco

A quinta parcela dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) foi creditada na conta do governo de Pernambuco. O valor ultrapassa R$ 435 milhões e será destinado a cerca de 53 mil beneficiários. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (SEE), o pagamento seguirá o cronograma previamente divulgado e deve ser realizado em até 30 dias. Os recursos fazem parte de uma dívida da União com o estado e contemplam profissionais do magistério da rede estadual que atuaram entre 1997 e 2006, incluindo servidores estatutários, temporários e celetistas.

Os beneficiários poderão consultar os valores individuais na plataforma oficial do Fundef, onde também será informado o prazo para contestação em caso de divergências. A SEE informou ainda que o sistema permanece aberto para novos cadastros, inclusive de herdeiros com documentação judicial. Quem tiver pendências nos dados será comunicado por e-mail para regularização. Novos registros confirmados serão incluídos nos próximos lotes de pagamento, conforme o cronograma anual.

Para informações sobre precatórios do Fundef, os beneficiários podem entrar em contato pelos telefones (81) 3183-8773 e (81) 3183-8808, pelo WhatsApp (81) 98877-1584 ou pelo e-mail: [email protected], de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O atendimento presencial é realizado na sede da SEE, localizada na Avenida Afonso Olindense, 1513, Várzea, Recife.

Diario dePernambuco

Governo de Pernambuco reforça segurança pública em Petrolina com envio de policiais militares e civis

  O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS), está fortalecendo o combate à criminalidade em Petrolina. Novos policiais militares e civis já estão atuando no município, ampliando a presença das forças de segurança e intensificando as ações de enfrentamento à violência. Para acompanhar as ações e traçar novas estratégias, na segunda-feira (23),  a secretária executiva da SDS, Mariana Cavalcanti, o comandante geral da PMPE, coronel Torres, e a delegada geral adjunta da PCPE, Beatriz Leite, estarão no município em reunião operacional com o efetivo.

No âmbito da Polícia Militar de Pernambuco, foram destinados 68 policiais militares, entre eles das especializadas do Bepi, Bope e Rocam, para o 5º Batalhão da PM, responsável pelo policiamento ostensivo e repressivo em Petrolina e região. O reforço, denominado como Operação São Francisco, amplia a capacidade operacional da Corporação, fortalecendo o patrulhamento preventivo, as abordagens e as ações estratégicas nos pontos com maior incidência criminal.

Já a Polícia Civil de Pernambuco recebeu reforço de dois delegados, 10 agentes e seis escrivães, que passaram a atuar na Delegacia de Homicídios e nas duas delegacias circunscricionais do município. O objetivo é garantir maior celeridade na conclusão dos inquéritos e intensificar as investigações, especialmente relacionadas aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).

Petrolina é considerada uma cidade estratégica por fazer divisa com o estado da Bahia, o que exige atuação integrada e permanente das forças de segurança. Além das ações locais, a SDS também desenvolve operações interestaduais, a exemplo da Operação Divisa, realizada de forma conjunta para conter a criminalidade e enfrentar disputas relacionadas ao tráfico de drogas na região.

De acordo com o delegado-geral da PCPE, Felipe Monteiro, o monitoramento das ocorrências é contínuo e orienta o emprego do efetivo. “O acompanhamento das manchas criminais é feito de forma diária. Onde identificamos aquecimento, onde há necessidade de reforço, ampliamos a presença das forças de segurança. Todas as operativas da SDS têm atuado de forma integrada para sanar esses pontos. Esse é um trabalho diário das forças de segurança no combate à criminalidade”, destacou.

O comandante-geral da PMPE, coronel Ivanildo Torres, ressaltou que o reforço no efetivo fortalece a atuação preventiva e repressiva na região. “A ampliação do efetivo permite intensificar o policiamento ostensivo, ampliar as ações de presença e dar respostas mais rápidas à população. Estamos direcionando profissionais preparados para atuar de forma estratégica em Petrolina, fortalecendo a segurança da população”, afirmou.

A ampliação em Petrolina ocorre por meio de remanejamento estratégico de policiais
já formados e com experiência  nas forças de segurança do Estado. Essa ação é possível graças ao concurso público realizado em 2024 e ao ingresso de novos profissionais nas forças de Pernambuco. Mais de 3 mil novos policiais já estão nas ruas, enquanto os demais seguem em curso de formação. Ao todo, 7.013 novos servidores oriundos do último concurso público estarão prontos até o final deste ano, reforçando a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Científica em todo o Estado.

PRISÃO – Na sexta-feira (20), as forças policiais realizaram a prisão em flagrante de dois indivíduos pelo crime de latrocínio consumado e posse de arma de fogo de uso restrito, em Petrolina. Durante a ação, fruto de diligências contínuas relacionadas a crimes contra a vida, foram apreendidas uma pistola calibre .380 com dois carregadores municiados, um revólver calibre .38 municiado, além da motocicleta, capacete e aparelho celular da vítima. Um dos autuados possui envolvimento com outros homicídios na cidade. Os presos foram encaminhados à unidade policial e permanecem à disposição da Justiça, aguardando audiência de custódia.

Ascom

Governo de Pernambuco nomeia 717 novos servidores para a Polícia Civil, Procuradoria Geral do Estado e Secretaria de Educação

A nomeação de 717 servidores aprovados em concursos públicos realizados pelo Governo de Pernambuco foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado deste sábado (8). Do total, 419 cargos são para a Polícia Civil, contemplando 49 delegados, 141 escrivães e 229 agentes. A autorização também convoca 40 novos integrantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e 258 analistas e assistentes de educação substitutos na Secretaria de Educação.

“São mais de 700 novos servidores estaduais que representam mais um passo no fortalecimento do nosso serviço público. Com isso, vamos fortalecer a nossa segurança pública, com mais efetivo e servidores que vão atuar na proteção do povo pernambucano. Estamos ampliando ainda a capacidade técnica do Estado, garantindo mais eficiência e qualidade na atuação da PGE e na Educação, que é prioridade no nosso governo. O resultado é um governo mais preparado para planejar, executar e entregar políticas públicas que transformam a vida do nosso povo”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Os novos servidores da Polícia Civil representam um avanço na reestruturação das forças de segurança, com novos delegados, agentes e escrivães prontos para reforçar o trabalho da Polícia Civil. “Os novos policiais irão ampliar o efetivo da corporação e reforçar a segurança pública de Pernambuco. Isso é parte da política estruturante do Juntos pela Segurança, que tem melhorado os serviços prestados à população”, apontou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

PROCURADORIA – Na PGE, os novos servidores irão atuar nas procuradorias especializadas da instituição, distribuídos da seguinte forma: 17 analistas judiciários de procuradoria, 6 analistas administrativos de procuradoria (gestão pública), 1 analista administrativo de procuradoria (engenharia), 1 analista administrativo de procuradoria (calculista) e 15 assistentes de procuradoria. “A chegada desses novos profissionais é essencial para aprimorar o trabalho desenvolvido pela Procuradoria e ampliar a capacidade de resposta da instituição às demandas do Estado”, afirmou a procuradora-geral do Estado, Bianca Teixeira.

EDUCAÇÃO – Já na Secretaria de Educação, são 216 assistentes administrativos educacionais e 42 analistas em gestão educacional, sendo 19 da especialidade Geral, 11 de Direito, 11 de Pedagogia e um de Nutrição. Desde 2023, a SEE fez uma nomeação recorde de professores e profissionais da educação. São 12.799, entre professores da educação básica (9.082), analistas (1.754), assistentes (1.644), docentes de Música (110) e Educação Especial (209).

Após a publicação da nomeação, os convocados deverão manifestar interesse em assumir os cargos, etapa que antecede a posse e o início do exercício das funções. Os nomeados terão até 30 dias para tomar posse ou solicitar prorrogação do prazo. Caso não o façam dentro desse período, perderão o direito à nomeação.

Ascom

Governo de Pernambuco suspende inscrições do concurso unificado e envia projeto de lei sobre cotas raciais

O Governo de Pernambuco encaminhou, nesta sexta-feira (10), à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), um projeto de lei que altera o Estatuto da Igualdade Racial do Estado para criar cotas raciais em concursos públicos e seleções simplificadas. Com o envio do projeto, o governo anunciou a suspensão temporária das inscrições do Concurso Público Unificado de Pernambuco (CPU-PE).

A proposta reserva 30% das vagas do Poder Executivo estadual para pretos, pardos, indígenas e quilombolas. De acordo com o texto, 25% das vagas serão destinadas a pessoas pretas ou pardas, 3% a indígenas e 2% a quilombolas. A autodeclaração será o critério para concorrer às vagas reservadas, realizada no ato da inscrição.

As inscrições já realizadas permanecem válidas, e novas datas para o processo seletivo e para as provas serão divulgadas após a aprovação da proposta.Contamos com o apoio da Assembleia para tramitar o texto com a maior urgência possível, a fim de que possamos, no mesmo edital, retomar a inclusão das cotas raciais e realizar o concurso ainda durante o mês de dezembro. Esse é um marco na modernização da nossa gestão e na valorização dos servidores que fazem a diferença na vida dos pernambucanos”, disse a governadora Raquel Lyra.

Diario de Pernambuco

Jerônimo anuncia pagamento de precatório para professores e envia à Alba projeto de lei que concede abono extraordinário para a categoria

Boa notícia para os profissionais de educação. O governador Jerônimo Rodrigues anunciou o pagamento da quarta parcela do precatório dos professores da rede estadual. Em evento no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, que contou com a participação da presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Ivana Bastos, secretária Rowenna Brito, deputados e representantes da classe, nesta sexta-feira (12), além do novo calendário de quitação do precatório, Jerônimo divulgou também o envio de um Projeto de Lei à Alba, que prevê um abono extraordinário para a categoria.

O benefício ampliará o alcance, contemplando todos os integrantes da carreira do magistério que estão na folha de pagamento da Secretaria de Educação (SEC) da Superintendência de Previdência (Suprev). “Assumimos o compromisso de enviar à Assembleia um projeto de lei pedindo autorização para pagar o abono a todos os professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual, ativos e aposentados. É uma medida de justiça e de reconhecimento ao trabalho da categoria”, afirmou o governador.

O quarto pagamento do precatório, que faz parte de um processo dividido em três etapas, beneficiará mais de 87 mil profissionais da rede estadual, entre jornadas de 20h e 40h, somando pagamentos ordinários e extraordinários. Nesta fase, serão liberados cerca de 40% do montante previsto para 2025, o equivalente a aproximadamente R$ 1,74 bilhão. Professores que atuaram entre dezembro de 1998 e janeiro de 2006 terão os valores assegurados a partir da publicação de decreto no Diário Oficial do Estado, enquanto os contemplados pelo abono extraordinário dependerão da aprovação do Projeto de Lei pela Alba.

O governador também garantiu a continuidade do benefício: “O abono está garantido para 2026. Assim que a segunda parcela do precatório for creditada, encaminharemos novo projeto de lei à Assembleia, assegurando o pagamento a todos os profissionais do magistério”.

A presidente da Alba, Ivana Bastos, destacou: “Após o recebimento do Projeto de Lei, vamos discutir com líderes da base e da oposição e reunir os deputados para levar a matéria ao plenário com a celeridade necessária. É um compromisso de a Assembleia garantir que, em até dez dias após a aprovação, o abono referente ao período de 1998 a 2006 seja pago a toda a folha da educação. Nada como contar com um governador que é professor, que valoriza a categoria e transforma este compromisso em realidade”.

Rowenna Brito reforçou a importância da medida: “Este é um momento de grande importância para os profissionais da educação da Bahia. O abono e o pagamento do precatório reconhecem o esforço e a dedicação dos professores e coordenadores pedagógicos. A Secretaria da Educação trabalhou junto com a Suprev e a Fazenda para garantir que todos os cálculos estivessem corretos e que o benefício alcance a todos de forma justa”.

Secom/Ba

Quaest: 51% aprovam governo Raquel Lyra em Pernambuco, e 45% desaprovam

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira (22) aponta que o governo Raquel Lyra (PSD) é aprovado por 51% dos eleitores pernambucanos, enquanto 45% desaprovam sua gestão. O resultado aponta que os indicadores estão em empate técnico dentro do limite da margem de erro, que é de 3 pontos percentuais para mais ou menos.O levantamento aponta uma estabilidade da aprovação do governo entre fevereiro deste ano e agora. Na pesquisa anterior, Raquel Lyra tinha os mesmos 51% de aprovação. Já a desaprovação era de 44%.
A porcentagem de pessoas que não souberam ou não responderam foi de 4%. Na pesquisa anterior, eles eram 5%.

Aprovação do governo Raquel Lyra em PE
Pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 17 de agosto. Margem de erro é de 3 pontos percentuais:

  • Aprova: 51% (eram 51% em fevereiro);
  • Desaprova: 45% (eram 44%);
  • Não sabe/não respondeu: 4% (eram 5%).

O levantamento foi contratado pela Genial Investimentos e feito entre os dias 13 e 17 de agosto. Foram ouvidos 1.104 eleitores de Pernambuco com 16 anos ou mais. O nível de confiança é de 95%.

Avaliação do governo de Pernambuco
A pesquisa aponta também que 36% avaliam o governo Raquel Lyra como regular. Em fevereiro, eram 37%:

  • Regular: 36% (eram 37% em fevereiro de 2025);
  • Positivo: 32% (eram 32%);
  • Negativo: 28% (eram 26%);
  • Não sabem/não responderam: 4% (eram 5%).

Recorte por faixa etária
De 16 a 30 anos: 36% analisam o governo Raquel como regular, 33% como positivo, 23% negativo e 8% não sabem/não responderam;
De 31 a 50 anos: 39% avaliam como regular, 33% como negativo, 27% positivo e 1% não sabe/não respondeu;
51 anos ou mais: 37% avaliam como positivo, 32% como regular, 27% negativo e 4% não sabem/não responderam.

Avaliação do governo por renda domiciliar
Até 2 salários mínimos: 34% avaliam como regular, 31% negativo, 30% positivo e 5% não sabem/não responderam;
Mais de 2 salários mínimos a 5 salários mínimos: 42% avaliam como regular, 32% positivo, 22% negativo e 4% não sabem/não responderam;
Mais de 5 salários mínimos: 40% avaliam como positivo, 30% negativo, 26% regular e 4% não sabem/não responderam.

Intenção de voto para governador em 2026

A pesquisa Quaest também perguntou em quem o eleitor votaria para governador em 2026 se as eleições fossem hoje (veja vídeo acima).
João Campos (PSB): 55%;
Raquel Lyra (PSD): 24%;
Gilson Machado (PL): 6%;
Eduardo Moura (Novo): 4%;
Indecisos: 4%;
Branco/Nulo/Não vai votar: 7%.

Reeleição
O levantamento também questionou se Raquel Lyra merece ser reeleita.
Não: 54% (eram 52% em fevereiro);
Sim: 43% (eram 44%);
Não sabem/não responderam: 3% (eram 4%).

G1Petrolina

Governo do Estado moderniza gerenciamento do consumo de combustível da frota oficial

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração (SAD), realiza, no dia 9 de setembro, novo processo licitatório para modernizar a gestão do abastecimento da frota de veículos do Estado. A partir dessa iniciativa, que substitui o contrato corporativo atual, o consumo de combustíveis de, aproximadamente, 6,5 mil automóveis da administração estadual, incluindo ambulâncias e viaturas, será monitorado em sistema eletrônico interligado, com uso de cartões magnéticos, aplicativos ou tecnologia equivalente.

O novo processo licitatório abrange mais de 80 órgãos e entidades da administração direta e indireta em todo o Estado, a exemplo de Secretarias, Autarquias, Fundações e Empresas Públicas. A secretária de Administração, Ana Maraíza, destaca a importância da iniciativa. “Essa ação amplia a transparência, o controle e a rastreabilidade no consumo de combustíveis, pois acompanha o que há de mais moderno em legislação aplicada às contratações públicas. Dessa maneira, o novo contrato traz mais eficiência no gerenciamento do abastecimento da frota de veículos do Poder Executivo Estadual”, ressalta a titular da pasta.

Entre as inovações desta nova licitação está a adoção da Lei nº 14.133/21, que moderniza a legislação de compras públicas no País, a utilização de cláusulas contratuais mais rígidas para controle de repasses, além de outras melhorias. O valor estimado da nova contratação é de R$ 159,3 milhões, contemplando gasolina, diesel, etanol, GNV e compostos químicos, com base nos preços máximos da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Importante ressaltar que esse valor também abrange margens para adesões de novos órgãos e a possibilidade de prorrogação contratual por até dez anos, conforme previsto em legislação. O critério de julgamento adotado na licitação é o Percentual Administrativo (PA), formado pela taxa administrativa paga pela gestão estadual somada ao valor cobrado dos postos credenciados. Essa metodologia é baseada em jurisprudência consolidada do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).

Ascom

Governo de Pernambuco pagou mais de R$ 700 mil para atrações da Missa do Vaqueiro em 2025

O Diário Oficial do Estado divulgou neste sábado (16) os cachês das atrações da Festa do Jacó/55ª Missa do Vaqueiro que foram pagos pelo Governo de Pernambuco. Dos quatro shows divulgados na publicação, o mais caro é o da cantora Taty Girl, que recebeu R$ 250 mil por sua apresentação no dia 18 de julho. A soma total de todos valores pagos pelo Estado passa dos R$ 700 mil.

Criada pela prefeitura da cidade de Serrita, a Festa do Jacó aconteceu entre os dias 17 e 20 de julho e foi divulgada pela gestão municipal como uma atualização da tradicional Missa do Vaqueiro, que acontece desde 1971. A programação deste ano destacou grandes atrações, como Wesley Safadão, João Gomes e Henry Freitas.

Veja abaixo quais foram os artistas pagos pelos Estado e quanto cada um recebeu:

  • Taty Girl – R$ 250 mil
  • Desejo de Menina – R$ 180 mil
  • Wallas Arrais – R$ 140 mil
  • Baby Som – R$ 150 mil

Diario de Pernambuco

Em Salgueiro, governadora Raquel Lyra retoma obras do Complexo de Polícia Científica e entrega nova Cozinha Comunitária

Durante extensa agenda no Sertão Central, a governadora Raquel Lyra também autorizou, nesta sexta-feira (25), a retomada das obras do Complexo de Polícia Científica (CPC) de Salgueiro, paralisadas há mais de uma década. A iniciativa representa um investimento de R$ 4,9 milhões e integra o programa Juntos pela Segurança, promovendo a descentralização dos serviços periciais e garantindo mais celeridade nas investigações de crimes na região.

“Hoje a gente entrega aqui a cozinha comunitária número 210. São 210 cozinhas comunitárias que juntas servem mais de 43 mil refeições por dia em Pernambuco, matando a fome de quem tem fome. Também assinamos a ordem de serviço para fazer o Complexo de Polícia Científica de Salgueiro. São quase R$ 5 milhões para acabar com décadas de espera da população. A gente acredita muito na força do trabalho e da união e que nada é capaz de resistir a isso. Então, vamos em frente, que o trabalho está só começando”, destacou a governadora Raquel Lyra.

A estrutura do complexo vai reunir os serviços do Instituto de Medicina Legal (IML) e do Instituto de Criminalística (IC). O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, explica que o novo centro vai evitar que moradores de Salgueiro e municípios vizinhos precisem se deslocar até Petrolina para realização de necropsias, exames de corpo de delito, perícias em vítimas de violência e exames toxicológicos.

“É uma mudança de chave para Salgueiro e todo o povo das cidades vizinhas. Quem falecer por acidente ou por morte violenta, vai ser necropsiado aqui em Salgueiro mesmo. Mulheres que passem por violência, o exame será realizado aqui em Salgueiro também. As investigações serão mais céleres e mais efetivas. É o Juntos pela Segurança fazendo Pernambuco mais seguro”, afirmou o secretário.

Além de Salgueiro, o Governo de Pernambuco já autorizou a construção de outros cinco complexos em Vitória de Santo Antão, Garanhuns, Ouricuri, Arcoverde e Petrolina, ampliando a interiorização da Polícia Científica. Também está em andamento um concurso público para a contratação de 213 profissionais entre peritos criminais, médicos legistas e auxiliares.

Ainda durante a agenda no município, a governadora Raquel Lyra inaugurou a Cozinha Comunitária Auta Dantas de Sá Nunes, no bairro Nossa Senhora das Graças. A nova unidade integra o programa Bom Prato e eleva para 210 o número de cozinhas comunitárias em funcionamento no Estado. Juntas, elas já serviram mais de 15,5 milhões de refeições à população em situação de vulnerabilidade.

A unidade homenageia Dona Autinha, mulher salgueirense que criou sete filhos cozinhando em seu restaurante popular. O secretário de Assistência Social, Carlos Braga, reforçou a importância do equipamento. “É uma alegria muito grande porque atende a população mais vulnerabilizada da região. A partir de agora, Salgueiro passa a entregar um mínimo de 400 refeições por dia para essa população referenciada pelo Cras. E, a nível de Estado, nós passamos agora de 44 mil pratos de comida por dia, são mais de 15 milhões de pratos entregues desde o início desse programa e a tendência é crescer”, disse o secretário.

A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 13h30, com almoço servido entre 11h e 13h30. Durante o Festival Pernambuco Meu País, a equipe também fará atendimentos noturnos, demonstrando a versatilidade do programa. O prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, celebrou as medidas. “Temos um governo que respeita todos os pernambucanos. Só quem já teve que esperar cinco ou seis dias para velar um ente querido entende a importância dessa obra. O Governo do Estado está olhando para as pessoas, cuidando de quem mais precisa”, disse o prefeito.

O deputado estadual Joãozinho Tenório destacou o alcance social da iniciativa: “É inadmissível que as pessoas em Pernambuco ainda almocem e não saibam se vão ter a refeição seguinte, e o Governo de Pernambuco consegue fazer isso entregando, em apenas dois anos e seis meses, 210 cozinhas comunitárias”, ressaltou o deputado.

Também participaram da solenidade os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico) e Hercílio Mamede (Casa Militar); os deputados estaduais Débora Almeida e Luciano Duque; e os prefeitos Calby Carvalho Cruz (Belém de São Francisco), Pollyanna Abreu (Sertânia), Dr. Evaldo Carvalho (Mirandiba), Dinha Mororó (Terra Nova), Xicão Tavares (Verdejante), Elizinho (Carnaubeira da Penha) e Duguinha (São Joaquim do Monte).

Ascom

Fotos: Yacy Ribeiro/Secom

Jerônimo lança projeto que deve impulsionar agricultura no semiárido

O governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) lançou neste sábado (28), projeto Sertão Vivo – Semeando Resiliência Climática nas Comunidades Rurais do Nordeste, no município de Itiúba. A iniciativa, que receberá R$ 300 milhões, tem o objetivo de impulsionar a agricultura familiar no semiárido baiano e deve alcançar mais de 300 mil famílias de 49 cidades.

Além disso, o chefe do Executivo estadual fez uma série de entregas nas áreas de educação, abastecimento de água, saúde e infraestrutura. Na ocasião, o petista ainda inaugurou a ampliação e modernização do Colégio Estadual de Tempo Integral Ary Silva, com investimento superior a R$ 9 milhões.

Bahia Sem Fogo
Entre os atos realizados, está a assinatura do decreto que institui o Programa Bahia Sem Fogo, uma política pública voltada à prevenção, monitoramento e combate a incêndios florestais em áreas ambientalmente sensíveis. “Estamos estruturando uma ação permanente de enfrentamento ao fogo, com planejamento, fiscalização e apoio técnico. É mais uma frente no cuidado com nossa biodiversidade”, destacou Jerônimo.

Outras ações
Foram inaugurados sistemas de abastecimento de água nas localidades de Tatu, Alagadiço da Puã, Limpos, Mata do Riacho e Agrovila, com investimentos que somam mais de R$ 1,5 milhão. Além disso, foi inaugurada a Unidade de Beneficiamento de Mel na comunidade de Várzea Formosa, fortalecendo a produção local.

Na área da saúde, o governador autorizou a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos povoados de Picos e Sítio dos Moços. Também foram entregues uma ambulância, um aparelho de ultrassonografia, dois kits odontológicos e diversos equipamentos hospitalares para o município.

A TArde

Governo detalha contenção de R$ 31,3 bi no Orçamento de 2025

Em semana marcada por embates em torno do aumento do IOF, o governo federal publicou, na noite desta sexta-feira (30), o detalhamento da contenção de R$ 31,3 bilhões de despesas no Orçamento de 2025. O congelamento está dividido em: R$ 10,6 bilhões em bloqueio, motivado pelo aumento das despesas obrigatórias;  R$ 20,7 bilhões em contingenciamento, em razão da frustração de receitas, para garantir o cumprimento da meta de resultado primário (déficit zero);

Anunciada na semana passada, a contenção foi bem maior do que o valor esperado pelo mercado, que estimava que a equipe econômica seria conservadora nos números e congelaria em torno de R$ 15 bilhões.

De acordo com o decreto publicado na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta, o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) será afetado em R$ 7,6 bilhões, enquanto as emendas serão congeladas em R$ 7,1 bilhões. Os demais R$ 16,5 bilhões da contenção de gastos foram divididos entre os órgãos da Administração Pública.

Diario de Pernambco

Governador da Bahia pede investigação sobre atuação da PM em chacina

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, pediu para a Polícia Civil investigar um “possível exagero” da Polícia Militar na operação que terminou com 12 suspeitos de integrar uma facção criminosa mortos, em Fazenda Coutos, no subúrbio de Salvador, na terça-feira (4). A afirmação foi feita em transmissão ao vivo na internet sobre o balanço do carnaval na Bahia, na noite desta quarta-feira (5).

“Nós pedimos que todo o estudo seja feito para averiguar se houve algum exagero pela polícia”, disse Rodrigues. “O estudo está acontecendo para a gente poder averiguar se há algum exagero”, completou. A operação policial que resultou em 12 mortos ocorreu após relatos de uma invasão promovida por um grupo armado de uma organização criminosa na região de Fazenda Coutos.

“Essa comunidade tinha sido violentada e, por muito tempo, durante dois dias a comunidade estava se queixando com a polícia, mandando pedidos de presença. E a inteligência detectou através de câmeras a disputa de duas facções. Uma delas, se colocando como vencedora, ganhou espaço e queria mandar, proibindo as pessoas de circularem, e de imediato a Polícia Militar estudou a área, mas eles enfrentaram a polícia e, por conta disso, 12 tombaram”, afirmou o governador.

Investigação
Após a chacina, o Ministério Público (MP) da Bahia instaurou procedimento para investigar a atuação da Polícia Militar. O procedimento ficou a cargo dos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp). Ontem, o MP se reuniu com as Secretarias de Segurança Pública (SSP) e de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), e com o comando das polícias Militar e Civil para discutir encaminhamentos quanto às investigações sobre a intervenção policial.

“Estamos em interlocução direta com as autoridades policiais e forças de segurança, acompanhando todos os passos da investigação, com o Gaeco e o Geosp, no levantamento das informações, principalmente das perícias, para que todas as circunstâncias sejam apuradas com a devida transparência”, disse o procurador Geral de Justiça e chefe do MP da Bahia, Pedro Maia.

Análise do cenário
Após a chacina, o Instituto Fogo Cruzado defendeu a necessidade de se repensar a política de segurança pública no estado. Dados compilados pelo Fogo Cruzado mostram que esta é a 100ª chacina em Salvador e na Região Metropolitana desde o início do levantamento de dados na Bahia, em julho de 2022. Desse total, 67% das chacinas envolvem policiais resultando em 261 mortos. Para a coordenadora regional do Instituto Fogo Cruzado na Bahia, Tailane Muniz, os números mostram que a política de segurança precisa ser pensada para proteger todos os cidadãos.

“Quando 12 pessoas morrem numa ação policial, fica claro que a prioridade é o confronto e não a proteção. Os moradores da região enfrentaram mais de sete horas de um intenso tiroteio, o transporte público suspenso, e a pergunta que fica é: quais os resultados disso? O que vai mudar depois de tanto tiroteio e tantas mortes? Os dados de chacina ajudam a entender que mesmo com tanta morte ainda carecemos de uma política eficiente e que dê os resultados esperados pela população”, disse Tailane.

Agência Brasil

Governo de Pernambuco republica edital de obras do Arco Metropolitano após recomendações do TCE

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), republicou o edital das obras do Arco Metropolitano, referentes ao lote 2. Esse trecho abrange o segmento entre a BR-408 e a BR-101 Sul, passando pela entrada da BR-232 até a entrada da BR-101, com extensão de 25,32 km e valor estimado em R$ 743,6 milhões.

Segundo o Executivo estadual, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) solicitou vistas aos Termos de Referência e ao edital da obra, apresentando considerações sobre o processo.

“O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE) e a Secretaria de Administração do Estado (SAD) avaliaram as recomendações do TCE-PE e consideraram pertinentes os apontamentos feitos pelo órgão de controle. Para garantir a total conformidade e o aprimoramento da documentação, foi necessário realizar ajustes nos documentos licitatórios e republicar o edital no Diário Oficial deste sábado (8), referentes às obras do lote 2”, informou o Governo do Estado por meio de nota.

Ainda segundo o comunicado, a medida “assegura que o andamento do projeto ocorra com total segurança jurídica e alinhamento às melhores práticas administrativas”. O novo edital estará disponível na íntegra a partir de 17 de fevereiro no site www.compras.gov.br.

Início das obras
No dia 28 de dezembro de 2024, o Governo de Pernambuco havia publicado o edital de licitação para o segmento dois do Arco Metropolitano, no trecho entre o município de Moreno e a BR-101 Sul, no Cabo de Santo Agostinho.

Segundo o Executivo estadual, as obras do trecho Sul do Arco Metropolitano estão previstas para começar em abril de 2025. A expectativa é que a mobilidade da região seja melhorada.

“Quando nós chegamos ao governo, 70% da nossa malha rodoviária eram consideradas ruim ou péssima. Virar esse jogo sempre esteve entre as nossas prioridades. Lançamos, hoje, o edital de licitação para o segmento Sul do Arco Metropolitano e damos mais um passo importante para avançar neste que é um dos principais projetos viários do nosso Estado”, afirmou a governadora Raquel Lyra na ocasião.

JC Online

Comitiva formada por servidores da prefeitura de Juazeiro e do governo do Estado visita instituições de combate à fome

As visitas foram realizadas na sexta-feira (10), e teve como objetivo fortalecer as políticas públicas voltadas ao combate à fome no município. A comitiva foi formada pelo vice-prefeito de Juazeiro, Tiano Félix, o coordenador do Programa Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, o secretário de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome do município, Igor da Silva, a secretária da Mulher e Juventude, Érica da Costa e a assessora de Políticas Públicas, Lorena Pesqueira.

O grupo visitou o Banco de Alimentos de Juazeiro e o Restaurante Popular do bairro João Paulo II, onde inspecionam equipamentos e acompanharam o almoço sendo servido aos beneficiários. Atualmente, o restaurante fornece 500 refeições diárias para a população de baixa renda. Outro ponto visitado foi o Restaurante Popular do Centro que, mesmo desativado, continua a fornecer marmitas.

A comitiva participou ainda de reuniões no Instituto de Desenvolvimento e Igualdade Social e com os Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) e Assistência Social (CMAS), onde foram debatidas ações prioritárias para reestruturar o sistema de proteção social no município.

O vice-prefeito, Tiano Félix, que representou o prefeito Andrei Gonçalves no encontro, falou sobre as medidas que devem ser tomadas para o combate à fome no município. “Nós vamos reestruturar o Sistema de Proteção Social, que tem um papel fundamental na nossa política de combate à fome. Juntos com os nossos secretários, vereadores e lideranças, estamos fortalecendo as parcerias para utilizar ao máximo o potencial do CEASA e do Banco de Alimentos”, ressaltou.

O presidente do COMSEA, Paulo César, falou sobre a parceria entre os governos municipal e estadual. “Estamos felizes em saber que agora a Prefeitura e o Estado vão estar de mãos dadas com o Conselho para cuidar da segurança alimentar da população de Juazeiro, que tanto precisa”, comemorou.

Tiago Pereira também enfatizou a importância de unir forças para cuidar de Juazeiro. “Existe muito trabalho para ser feito, são muitos desafios pela frente. Vamos fortalecer a agricultura familiar, a produção de alimentos e combater a fome de forma efetiva em Juazeiro”, concluiu, o coordenador do Bahia Sem Fome.

Ascom

123