Período sazonal de síndromes gripais aumenta procura por atendimentos pediátricos, e gestão municipal intensifica ações na UPED em Juazeiro

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), acompanha de perto o aumento na procura por atendimentos neste período de sazonalidade das síndromes gripais, com impacto direto na Unidade Pediátrica (UPED), referência em urgência e emergência infantil. Na sexta-feira (1), o secretário de Saúde, Helder Coutinho, esteve na unidade realizando escuta ativa com profissionais e usuários, com foco na adoção de medidas que ampliem a capacidade de resposta do serviço, incluindo reforço de equipes e melhorias estruturais. “Esse é um período que exige atenção redobrada. Estamos acompanhando de perto a situação, ouvindo nossa equipe e a população, e adotando medidas para garantir um atendimento mais ágil, seguro e resolutivo para nossas crianças”, destacou o secretário.

Diante do cenário, há aumento significativo de casos que demandam maior atenção das equipes, especialmente pelos quadros clínicos mais graves. A Sesau reforça que a UPED funciona por Classificação de Risco, priorizando atendimentos de maior gravidade. Casos leves devem ser direcionados, preferencialmente, às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), contribuindo para maior organização do fluxo assistencial.

A Secretaria destaca que a unidade conta com equipe multiprofissional e insumos assegurados, mantendo a assistência conforme os protocolos, mesmo diante de picos de demanda. Como parte das estratégias para este período, a Sesau tem realizado programação de educação permanente voltada aos profissionais médicos da Atenção Primária, fortalecendo a assistência desde a porta de entrada do sistema. Paralelamente, o município também participa de encontros sobre Governança nas Macrorregiões de Saúde da Bahia, com foco no fortalecimento da cooperação entre municípios, no equilíbrio das decisões entre níveis local e central, e na ampliação da participação social no Sistema Único de Saúde (SUS).

No âmbito da prevenção, a Secretaria reforça a importância da vacinação e destaca ações como o Giro da Gotinha, iniciativa que leva imunização itinerante ao público prioritário da campanha contra a influenza, ampliando o acesso e contribuindo para a redução da incidência e da gravidade das síndromes gripais e das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), especialmente entre crianças.

Ascom

Governo de Pernambuco reforça segurança pública em Petrolina com envio de policiais militares e civis

  O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS), está fortalecendo o combate à criminalidade em Petrolina. Novos policiais militares e civis já estão atuando no município, ampliando a presença das forças de segurança e intensificando as ações de enfrentamento à violência. Para acompanhar as ações e traçar novas estratégias, na segunda-feira (23),  a secretária executiva da SDS, Mariana Cavalcanti, o comandante geral da PMPE, coronel Torres, e a delegada geral adjunta da PCPE, Beatriz Leite, estarão no município em reunião operacional com o efetivo.

No âmbito da Polícia Militar de Pernambuco, foram destinados 68 policiais militares, entre eles das especializadas do Bepi, Bope e Rocam, para o 5º Batalhão da PM, responsável pelo policiamento ostensivo e repressivo em Petrolina e região. O reforço, denominado como Operação São Francisco, amplia a capacidade operacional da Corporação, fortalecendo o patrulhamento preventivo, as abordagens e as ações estratégicas nos pontos com maior incidência criminal.

Já a Polícia Civil de Pernambuco recebeu reforço de dois delegados, 10 agentes e seis escrivães, que passaram a atuar na Delegacia de Homicídios e nas duas delegacias circunscricionais do município. O objetivo é garantir maior celeridade na conclusão dos inquéritos e intensificar as investigações, especialmente relacionadas aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).

Petrolina é considerada uma cidade estratégica por fazer divisa com o estado da Bahia, o que exige atuação integrada e permanente das forças de segurança. Além das ações locais, a SDS também desenvolve operações interestaduais, a exemplo da Operação Divisa, realizada de forma conjunta para conter a criminalidade e enfrentar disputas relacionadas ao tráfico de drogas na região.

De acordo com o delegado-geral da PCPE, Felipe Monteiro, o monitoramento das ocorrências é contínuo e orienta o emprego do efetivo. “O acompanhamento das manchas criminais é feito de forma diária. Onde identificamos aquecimento, onde há necessidade de reforço, ampliamos a presença das forças de segurança. Todas as operativas da SDS têm atuado de forma integrada para sanar esses pontos. Esse é um trabalho diário das forças de segurança no combate à criminalidade”, destacou.

O comandante-geral da PMPE, coronel Ivanildo Torres, ressaltou que o reforço no efetivo fortalece a atuação preventiva e repressiva na região. “A ampliação do efetivo permite intensificar o policiamento ostensivo, ampliar as ações de presença e dar respostas mais rápidas à população. Estamos direcionando profissionais preparados para atuar de forma estratégica em Petrolina, fortalecendo a segurança da população”, afirmou.

A ampliação em Petrolina ocorre por meio de remanejamento estratégico de policiais
já formados e com experiência  nas forças de segurança do Estado. Essa ação é possível graças ao concurso público realizado em 2024 e ao ingresso de novos profissionais nas forças de Pernambuco. Mais de 3 mil novos policiais já estão nas ruas, enquanto os demais seguem em curso de formação. Ao todo, 7.013 novos servidores oriundos do último concurso público estarão prontos até o final deste ano, reforçando a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Científica em todo o Estado.

PRISÃO – Na sexta-feira (20), as forças policiais realizaram a prisão em flagrante de dois indivíduos pelo crime de latrocínio consumado e posse de arma de fogo de uso restrito, em Petrolina. Durante a ação, fruto de diligências contínuas relacionadas a crimes contra a vida, foram apreendidas uma pistola calibre .380 com dois carregadores municiados, um revólver calibre .38 municiado, além da motocicleta, capacete e aparelho celular da vítima. Um dos autuados possui envolvimento com outros homicídios na cidade. Os presos foram encaminhados à unidade policial e permanecem à disposição da Justiça, aguardando audiência de custódia.

Ascom

Temporais na Bahia impactam a rede elétrica e Neoenergia Coelba quadruplica equipes em campo, com reforço de profissionais

Com a intensificação das chuvas e ventos fortes em diversas regiões da Bahia, a Neoenergia Coelba quadruplicou o número de equipes mobilizadas para atuar nas ocorrências provocadas pelo temporal. Quinze (15) equipes de eletricistas, técnicos e engenheiros estão vindo das outras distribuidoras do grupo Neoenergia, de Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Norte e Brasília, para reforçar a operação de contingência.

Os bairros da faixa litorânea de Salvador, a Região Metropolitana e a Região Sul do estado estão entre os locais mais afetados. Segundo a Climatempo, a previsão é de que o cenário climático permaneça instável até o fim da tarde de domingo (4).

A tempestade, que avança do mar em direção ao continente, tem causado diversos transtornos, como a queda de postes, galhos de árvores e objetos arremessados contra a rede elétrica, além de alagamentos e obstrução de vias. Essas ocorrências impactam diretamente o fornecimento de energia e exigem resposta rápida das equipes da distribuidora, que estão atuando de forma ininterrupta, apesar da grande dificuldade de acesso em algumas áreas de mata e próximas a corpos d’água.

“Nosso plano de contingência está ativado com o máximo de equipes em campo e um monitoramento 24 horas feito pelo nosso Centro de Operações Integradas. Estamos trabalhando incansavelmente para restabelecer o fornecimento com segurança e agilidade”, afirma Leonardo Silva, superintendente de Operações da Neoenergia Coelba.

Além do reforço de pessoal técnico – engenheiros, eletricistas e operadores – a empresa também conta com tecnologia de ponta instalada na rede elétrica, que permite identificar falhas e restabelecer o serviço automaticamente em parte dos casos. A distribuidora também mantém a priorização de atendimentos a unidades essenciais, como hospitais, postos de saúde, escolas, órgãos de segurança pública e clientes com equipamentos vitais.

Com a previsão de continuidade das chuvas e ventos intensos nos próximos dias, a Neoenergia Coelba reforça o alerta à população sobre os riscos com a rede elétrica durante temporais:

  • Nunca se aproxime de cabos partidos ou caídos no chão. Considere sempre que estão energizados, mesmo que não apresentem faíscas ou sons;
  • Caso um fio caia sobre um veículo, permaneça dentro do automóvel e aguarde o resgate especializado;
  • Evite sair de casa durante tempestades e não realize serviços externos ou em telhados, como instalação de antenas;
  • Em casos de alagamento, desligue o disjuntor geral e mantenha os aparelhos fora das tomadas;
  • Durante raios, afaste-se de janelas, portas metálicas e objetos condutores de eletricidade.

Ascom

Retorno da segunda operação diária de voo entre Recife e Petrolina reforça potencial do sertão pernambucano

O anúncio da retomada da segunda operação diária do voo da Azul entre as cidades de Petrolina e Recife a partir de abril foi recebida com entusiasmo pela administração do Aeroporto de Petrolina (PNZ). O terminal, que nos últimos três anos recebeu R$ 56 milhões em investimentos para modernizar sua infraestrutura, está preparado para oferecer uma experiência confortável e eficiente aos passageiros, bem como para atrair novas operações.

“A CCR Aeroportos, que administra nosso aeroporto, mantém um diálogo constante com as companhias aéreas, destacando o potencial econômico e turístico da região para ampliar a oferta de rotas. Atualmente, nosso terminal é atendido pelas companhias Gol, Latam e Azul, com voos ligando o sertão pernambucano a Recife e São Paulo, importantes polos de conexões para outros destinos nacionais e internacionais”, destaca Jamerson Vasconcelos, gerente do Aeroporto de Petrolina.

Segundo a companhia aérea Azul, a partir de 1º de abril de 2025, será retomada a operação que decola às 8h da capital pernambucana e chega a Petrolina às 9h50. No sentido contrário, o voo sai de PNZ às 10h20 e pousa às 12h10 no Aeroporto Internacional Guararapes. O outro voo da companhia com o mesmo destino, chega a PNZ às 14h50 e decola rumo Recife às 15h20. A empresa também opera um voo diário que chega em PNZ às 1h40 vindo do Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas, interior de São Paulo, e decola de volta à cidade paulista às 2h25.

A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos em quatro países. No Brasil, administra 17 aeroportos: Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu (PR); BH Airport e Pampulha (MG); Goiânia (GO); São Luís e Imperatriz (MA); Navegantes e Joinville (SC); Teresina (PI); Palmas (TO); Petrolina (PE); Pelotas, Uruguaiana e Bagé (RS). No exterior, a empresa opera os aeroportos Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 43 milhões de passageiros por ano.

Ascom

 

Hospital Dom Malan em Petrolina reforça equipe médica para atendimento a doenças respiratórias

O Hospital Dom Malan em Petrolina pertencente à rede estadual de saúde em Petrolina, reforçou a equipe de atendimento no Pronto Socorro Infantil (PSI) da unidade, como medida de enfrentamento às doenças respiratórias. Mais uma equipe com médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e fisioterapeuta estão reforçando os plantões da unidade há uma semana.

A sazonalidade é reconhecida nas unidades de saúde e se inicia mais precocemente na região nordeste do país, no mês de fevereiro, se estendendo até meados de julho.  A Síndrome Respiratória Aguda Grave afeta principalmente crianças. Entre os vírus identificados, há predomínio dos vírus Influenza A e B e do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), ocasionando infecções das vias aéreas que atingem diretamente as crianças, demandando uma grande procura por serviços de saúde e atendimentos pediátricos, com alto índice de internamento. O Vírus Sincicial Respiratório é o principal agente causador de infecção do trato respiratório inferior de crianças nos primeiros anos de vida.

Esta semana, um bebê de 01 mês de vida deu entrada na unidade e foi diagnosticado com bronquiolite, uma das formas mais graves da síndrome. “A bronquiolite afeta crianças de zero dias de vida a dois anos. Começa com uma gripe, normalmente que pegou de outras crianças que estão na escola e trazem o vírus para casa, ou pessoas em casa que estão gripadas.  São sintomas de gripe: tosse, nariz entupido, escorrendo e pode ter febre ou não. Quando tem febre, é uma febre baixa, por dois a três dias e evolui para um cansaço. Começam as dificuldades para respirar, para mamar, a ficar molinha, sem conseguir dormir. É o alerta para os pais procurarem atendimento de urgência para avaliação, ” explica a médica do PSI do HDM Ismep, Bruna Varjão.

O aumento no número de atendimento no Pronto Socorro Infantil começou a ser observado já nos primeiros dias de fevereiro, com a volta às aulas. O que pode também contribuir com a Síndrome Respiratória Aguda Grave, é a presença de bebês em locais com muita gente, a exemplo do carnaval. “Crianças que merecem mais atenção são os bebês que nasceram prematuros. Perto de outras pessoas gripadas recebem o vírus e pode evoluir de gripe para bronquiolite, que pode se tornar grave e o bebê pode ser até entubado, precisa de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ” completou a médica.

Balanço – A Vigilância Epidemiológica do Hospital Dom Malan registrou em 2023, 11.905 atendimentos. O número aumentou em 2024 passando para 12.533 atendimentos a pacientes com sintomas gripes. E somente nos primeiros dois meses desse ano, foram 915 atendimentos referentes a esses sintomas.

Capacidade – O Hospital Dom Malan tem uma ocupação instalada no PSI de 18 leitos, sendo 6 desses com respiradores. “Em 2024 chegamos a ter aqui, 12 pacientes entubados nesse período da sazonalidade. Estamos alinhando com a Secretaria de Saúde do Município o compartilhamento de informações dos pacientes que chegam à nossa unidade com baixa qualificação de risco (azul e amarelo), para que a gente consiga filtrar esses pacientes e a gente não tendo superlotação, e deixar de atender aquele paciente grava para prestar assistência que poderia ser feita na unidade básica de saúde, ” explicou a coordenador do Pronto Socorro Infantil do HDM Ismep, Juliana Cedro.

Prevenção – A prevenção é a melhor estratégia contra o vírus sincicial respiratório. Algumas ações comuns para evitar gripes e resfriados ajudam a prevenir a infecção: Lavar as mãos com frequência, principalmente antes de “tocar” no bebê; usar álcool gel sempre que possível; evitar contato do bebê com pessoas que apresentam sintomas de gripe, como coriza e tosse; manter objetos limpos; evitar ambientes fechados; evitar proximidade com fumaça de cigarro; manter o calendário vacinal atualizado.

Ascom

Guarda Civil de Petrolina reforça número de atendimento ao público

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Petrolina informa que a linha 153, para recebimento de chamadas na Central de Atendimento, está temporariamente indisponível. Pensando em manter a população assistida, a Guarda Municipal firmou uma parceria com a Secretaria de Inovação e Tecnologia (SEINTEC) e reforça o número para atendimento ao público.

Os petrolinenses que precisarem dos serviços relacionados à segurança pública, podem ligar ou enviar uma mensagem através do whatsapp para o número (87) 9 9132 9568. O atendimento ocorre 24 horas por dia durante toda semana.

Luzete Nobre /Ascom Secretaria de Segurança Pública

Mais de 1.500 PMs embarcam para atuar nas eleições no Interior de Pernambuco

Com o objetivo de reforçar a segurança nas eleições do próximo domingo (02), a Polícia Militar de Pernambuco deu início a “Operação Eleições”. Um total de 1563 policiais militares embarcaram na manhã desta sexta-feira (30), no Quartel do Comando Geral, no Derby, em sete ônibus com destinos ao Agreste, Sertão e Zona da mata. A equipe reforçará o policiamento em zonas eleitorais.

É uma operação de grande envergadura, porque ela mobiliza um efetivo considerável de policiais militares. A PM estará presente nesses locais para garantir a ordem pública, o direito de ir e vir e o de votar”, pontuou o coronel Ronaldo Tavares, diretor de planejamento operacional da Polícia Militar .

Os profissionais chamados estavam no período de férias, e serão remunerados no formato de diárias. O investimento total foi de aproximadamente R$ 5 milhões e 13 mil. Ainda segundo o coronel, o efetivo enviado para o interior do estado não prejudicará a segurança da Região Metropolitana do Recife no fim de semana de eleição. No total, serão 9625 profissionais efetivos atuando na votação em Pernambuco.

LEIA MAIS

Reforço na segurança pública e na sinalização de trânsito garante mais proteção à população dos residenciais de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), está realizando uma série de intervenções na sinalização de trânsito e reforçando as ações de segurança pública, através da Guarda Civil Municipal (GCM), nos residenciais do Minha Casa, Minha Vida.

A ação com implantação de sinalização vertical e horizontal e lombadas já passou pelo Residencial Juazeiro I, que fica no bairro Itaberaba. A atividade conta com a Guarda Civil, que intensifica as rondas nos finais de semana.

Esta semana será a vez do Residencial São Francisco. Desta sexta (18) até o domingo (20) a GCM vai intensificar as rondas na comunidade, das 14h às 22h, como explica o diretor-presidente da CSTT, Tenório Filho.

“Criamos o projeto CSTT e Guarda Municipal, a pedido da prefeita Suzana, pelo índice de criminalidade nos residenciais. Começamos pelo Residencial Juazeiro I, com a implantação de sinalização e a guarda realizando rondas. Neste final de semana acontece no Residencial São Francisco e vamos expandir para os demais residenciais da cidade”, disse Tenório Filho.

Carrancas anuncia retorno de estrangeiro para temporada 2019

Jr ganhou admiração da torcida (Foto: Blog Waldiney Passos)

Um dos destaques na campanha do vice-campeonato da Liga Nordestina de Futebol Americano em 2018, Jr. Leach está de volta ao time do Carrancas Futebol Americano. O retorno do número 2 foi anunciado através das redes sociais do clube, na sexta-feira (12).

Jr. veio dos Estados Unidos juntamente com Jeremy Green no ano passado, para reforçar a equipe local que fez a melhor campanha no Grupo e disputou a inédita final da competição, contra o Santa Cruz Pirates. No entanto, dessa vez Jr estará sozinho, já que Jeremy não deve voltar ao país.

O Carrancas segue em pré-temporada, trabalhando com a base vice-campeã e atletas aprovados na peneira realizada no início do ano. Em pouco tempo de história, o representante do Vale já é referência na modalidade por sua organização e resultados dentro de campo.

Policiais militares da Bahia chegam ao Ceará neste domingo (6)

(Foto: Reprodução/JC)

O reforço da Polícia Militar da Bahia chegou ao Ceará na manhã deste domingo (6). São cerca de 100 homens, entre praças e oficiais. Eles serão distribuídos entre Fortaleza e o Interior do Estado, principalmente na região Norte. Eles devem se deslocar da Capital ainda no fim da tarde deste domingo.

Alguns agentes já haviam chegado na noite de sábado (5). A chegada do reforço foi uma negociação do governador Camilo Santana (PT) com o governador da Bahia, Rui Costa (PT). Os policiais não integram a Força Nacional da Segurança (FNS).

O Ceará deve receber ainda policiais de outros estados nordestinos. O contingente destes novos reforços ainda não foi anunciado.

Ataques no Ceará

Desde a última quarta-feira (2), ocorreram 100 ataques criminosos no Estado cearense. Mais de 20 municípios foram palco dos crimes. Ônibus, agências bancárias, delegacias, equipamentos públicos, veículos particulares, postos de combustíveis e supermercados foram atingidos. Até este domingo (6), 110 pessoas haviam sido presas.

Mais de 300 profissionais de segurança pública e 30 veículos, enviados pela Força Nacional de Segurança, estão reforçando a patrulha policial desde a noite de sábado (5). Cerca de 80 agentes penitenciários também foram enviados ao Ceará pelos governos de outros Estados do Nordeste para fortalecer o sistema prisional.

Com informações do Jornal do Commercio

Estudantes da Rede municipal terão reforço para provas do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco

(Foto: Divulgação: ASCOM)

Alunos do 9º ano da Rede municipal de ensino de Petrolina (PE) terão uma ajudinha para a realização das provas do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco. Os estudantes participarão do aulão ‘Ferinhas em Ação’, promovido pela Secretaria de Educação (Sedu), através do Programa Municipal de Melhoria da Aprendizagem (PROMAP), do Instituto Qualidade no Ensino (IQE).

O reforço vai acontecer no próximo dia 13 de novembro e atenderá 653 estudantes das escolas da sede, divididos em dois turnos, no auditório da Facape, e 258 estudantes das escolas de maior número de turmas do interior, distribuídos em três polos: Rajada, km 25 e Nova Descoberta. Os aulões serão ministrados pelos formadores locais do PROMAP em língua portuguesa e matemática.

De acordo com a coordenadora local do programa, Marcleide Miranda, o objetivo é fortalecer a prática pedagógica do aprender  e contribuir diretamente para a melhoria dos resultados e aplicabilidade dos saberes ensinados pelos professores. “Vamos oportunizar e fortalecer a aprendizagem dos concluintes do Fundamental II, incentivando à participação responsável e reflexiva no processo avaliativo”, pontuou.

Petrolina está entre os 33 municípios que receberão reforço na Operação Papai Noel

O reforço conta com 3.812 policiais militares que vão trabalhar em jornadas extras. (Foto: Ilustração)

Petrolina está entre os centros comerciais, de 33 municípios pernambucanos, que vão receber reforço no policiamento ostensivo a partir de hoje (8) o dia 25. Petrolina e Salgueiro, estão entre as cidades reforçadas.

A Operação Papai Noel, como denominada, foi anunciada na quinta-feira (7), em coletiva à imprensa na Secretaria de Defesa Social (SDS). O maior reforço conta com 3.812 policiais militares que vão trabalhar em jornadas extras para garantir mais segurança a clientes e comerciantes durante as compras de Natal.

No Sertão, o policiamento será fortalecido nos municípios de Arcoverde (3º BPM), Petrolina (5º BPM), Ouricuri e Salgueiro (8º BPM), Serra Talhada (14º BPM) e Afogados da Ingazeira (23º BPM), assim como Santa Maria da Boa Vista (7ª CIPM).

Com informações do JC

Casa Nova: Equipe que incentiva associativismo é reforçada

(Foto: ASCOM)

Prefeito Wilker Torres acompanhou de perto, neste sábado (04), as visitas da equipe que incentiva e promove o associativismo nas comunidades do interior de Casa Nova e que continuaram neste domingo (05).

Acompanharam o Prefeito o Vereador Cacado e Vanderlin; Cosme Coelho, Chefe de Gabinete; o Secretário de Urbanismo, Vadinho, Valtinei representando o Secretário de Obras; Vagner Lima, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Cidão, Diretor do Sindicato.

Para o Prefeito, que participou da reunião com a Associação de Pintado e de Estreito, que ficam na região da Tiririca, Luiz Viana, “estar presente, ouvindo as demandas da população, escutando as lideranças comunitárias, como Manoel Bagagi e Adão, nos dá a certeza que estamos no caminho certo”.

“O Associativismo, a união das comunidades, dá muito mais força para reivindicar. Não é um morador que pede, é a comunidade que reivindica, que cobra, que escolhe suas prioridades. Com estas demandas, nos reunimos e decidimos em conjunto as parcerias, as ações que beneficiam as famílias. Esta  é uma forma nova de governar, ouvindo a comunidade. Vamos continuar fazendo isso” – garante o prefeito ao falar com a comunidade, expondo as dificuldades e colocando a máquina administrativa da prefeitura a serviço dos que mais precisam.

LEIA MAIS

Celpe realiza manutenção para evitar queda de energia em Petrolina

(Foto: Arquivo)

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), está concluindo ações de manutenção e melhoria da rede elétrica de Petrolina. A ideia é evitar quedas de energia durante o verão, onde equipamentos de refrigeração na potência máxima.

O sistema de distribuição que supre o município e área rural foi reforçado com a substituição de mais de sete quilômetros de cabos convencionais da rede de média tensão por cabos protegidos, além da modificação de outros 22 quilômetros da rede de baixa tensão comum por isolada. Foram também substituídos mais de 280 transformadores no entorno da cidade.

“As ações visam assegurar a continuidade do fornecimento aos moradores. A iniciativa também tem o objetivo de conferir mais qualidade e confiabilidade ao sistema que atende ao município”, acentuou o Gestor da Celpe em Petrolina, José Eduardo Albuquerque.

Entre as intervenções executadas em caráter preventivo, mais de 25 mil podas foram realizadas para evitar o toque de galhos nos fios elétricos, prevenindo ocorrências ao fornecimento de energia.

As intervenções estão sendo executadas por equipes especializadas, evitando assim, necessidade de suspensão do fornecimento de energia durante as ações.

Copa Brasil: Colombianos reforçam o time de futebol de 5 de Petrolina

A competição acontece nos dias 2 e 8 outubro em Salvador. (Foto: Divulgação)

O time de futebol de 5 de Petrolina acaba de ganhar reforço, para a Copa Brasil Série ‘A’, de dois jogadores colombianos. O time do Sertão é o único Pernambucano na competição, que acontece nos dias 2 e 8 outubro em Salvador.

Os jogadores Carlos Ângulo e Walter Giraldo já estão treinando. O presidente da Associação de Deficientes Visuais de Petrolina (ADVP), Antônio Malan, explica que os treinos estão acontecendo duas vezes por semana e que a equipe tem boas expectativas para a competição que se aproxima.

“A expectativa é a melhor possível porque estamos recebendo este reforço e com a vinda destes colombianos o otimismo só aumenta. A nossa equipe está bastante motivada e estamos focados com o objetivo de chegar à final”, explicou Malan.

12