Petrolina reforça atendimento pediátrico durante feriado de Corpus Christi e mantém vacinação em funcionamento

Secretário João Luiz detalhou esquema especial de saúde para o feriado e reforçou a importância da vacinação contra a gripe

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou um esquema especial de atendimento durante o feriado de Corpus Christi para garantir assistência à população, especialmente às crianças com sintomas de síndromes gripais.

Em entrevista à Rádio Rural FM, o secretário de Saúde, João Luiz, informou que a Policlínica Municipal funcionará como unidade de referência pediátrica entre a quinta-feira (4) e o domingo (7). O atendimento será realizado das 7h às 21h na quinta e sexta-feira, e das 14h às 20h no sábado e domingo.

LEIA MAIS

Período sazonal de síndromes gripais aumenta procura por atendimentos pediátricos, e gestão municipal intensifica ações na UPED em Juazeiro

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), acompanha de perto o aumento na procura por atendimentos neste período de sazonalidade das síndromes gripais, com impacto direto na Unidade Pediátrica (UPED), referência em urgência e emergência infantil. Na sexta-feira (1), o secretário de Saúde, Helder Coutinho, esteve na unidade realizando escuta ativa com profissionais e usuários, com foco na adoção de medidas que ampliem a capacidade de resposta do serviço, incluindo reforço de equipes e melhorias estruturais. “Esse é um período que exige atenção redobrada. Estamos acompanhando de perto a situação, ouvindo nossa equipe e a população, e adotando medidas para garantir um atendimento mais ágil, seguro e resolutivo para nossas crianças”, destacou o secretário.

Diante do cenário, há aumento significativo de casos que demandam maior atenção das equipes, especialmente pelos quadros clínicos mais graves. A Sesau reforça que a UPED funciona por Classificação de Risco, priorizando atendimentos de maior gravidade. Casos leves devem ser direcionados, preferencialmente, às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), contribuindo para maior organização do fluxo assistencial.

A Secretaria destaca que a unidade conta com equipe multiprofissional e insumos assegurados, mantendo a assistência conforme os protocolos, mesmo diante de picos de demanda. Como parte das estratégias para este período, a Sesau tem realizado programação de educação permanente voltada aos profissionais médicos da Atenção Primária, fortalecendo a assistência desde a porta de entrada do sistema. Paralelamente, o município também participa de encontros sobre Governança nas Macrorregiões de Saúde da Bahia, com foco no fortalecimento da cooperação entre municípios, no equilíbrio das decisões entre níveis local e central, e na ampliação da participação social no Sistema Único de Saúde (SUS).

No âmbito da prevenção, a Secretaria reforça a importância da vacinação e destaca ações como o Giro da Gotinha, iniciativa que leva imunização itinerante ao público prioritário da campanha contra a influenza, ampliando o acesso e contribuindo para a redução da incidência e da gravidade das síndromes gripais e das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), especialmente entre crianças.

Ascom

Juazeiro: UBS Mussambê não terá mais atendimento aos sábados para pacientes com síndromes gripais

O atendimento na UBS Mussambê, em Juazeiro (BA), será suspenso a partir deste sábado (12). O motivo é a redução no número de atendimentos a pessoas com sintomas gripais na cidade. Mas a população poderá buscar orientação médica na UBS João Paulo II, informa a Prefeitura.

As duas unidades estavam funcionando desde 15 de janeiro, aos sábados, para auxiliar no atendimento aos juazeirenses que tinham síndromes gripais. “Estamos notando em toda a rede de saúde redução no número de atendimentos para Covid-19 e, devido a isso, não há a necessidade em manter as duas UBSs em funcionamento com uma demanda tão baixa. Destacamos que estamos tomando esta medida analisando o cenário epidemiológico atual de Juazeiro“, explica o secretário de Saúde, Fernando Costa.

Contudo, nas últimas semanas a Secretaria de Saúde (Sesau) observou uma diminuição nos casos e optou por esta mudança, inclusive no Hospital de Campanha Municipal.