Secretário José Silvestre detalha esquema de segurança para o São João de Petrolina

Secretário José Silvestre apresentou o planejamento integrado de segurança para o São João de Petrolina

O secretário de Segurança Pública de Petrolina, José Silvestre, apresentou nesta quarta-feira (17), durante entrevista à Rádio Rural FM, o planejamento operacional que será colocado em prática durante o São João de Petrolina 2026. Segundo ele, o trabalho é resultado de aproximadamente três meses de reuniões e integração entre as forças de segurança e órgãos de mobilidade.

De acordo com o secretário, mais de 750 agentes atuarão diariamente no evento, incluindo equipes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, agentes da Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA), segurança privada e bombeiros civis. O objetivo é garantir tranquilidade aos milhares de visitantes que passarão pelo Pátio Ana das Carrancas.

LEIA MAIS

Polícia Militar apreende arma, munições e droga após perseguição em Casa Nova

Revólver calibre .38, munições e substância análoga à cocaína foram apreendidos pela Polícia Militar durante ação realizada em Casa Nova, no norte da Bahia.

Uma ação da 25ª Companhia Independente da Polícia Militar (25ª CIPM) resultou na apreensão de uma arma de fogo, munições e uma porção de substância análoga à cocaína no município de Casa Nova, no norte da Bahia.

De acordo com a Polícia Militar, a ocorrência foi registrada durante rondas ostensivas, quando uma guarnição identificou um veículo trafegando em alta velocidade. Ao receber ordem de parada, o condutor não obedeceu e iniciou uma tentativa de fuga.

LEIA MAIS

Polícia Militar localiza veículo envolvido no acidente que matou o sargento Jucelino em Petrolina

Veículo envolvido no acidente que vitimou o 3º Sargento Jucelino foi localizado e apreendido durante operação conjunta do 5º BPM e da Agência Setorial de Inteligência em Petrolina

Uma ação conjunta do 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM) e da Agência Setorial de Inteligência (ASI) do 5º BPM resultou na localização e apreensão do veículo envolvido no acidente que provocou a morte do 3º Sargento Jucelino, ocorrido no último domingo, na Estrada das Pedrinhas, em Petrolina.

De acordo com a Polícia Militar, o automóvel foi encontrado escondido em um condomínio da cidade após diligências realizadas pelas equipes de inteligência e policiamento ostensivo. O veículo foi apreendido e encaminhado para os procedimentos legais e para a realização das perícias que irão auxiliar no esclarecimento do caso.

LEIA MAIS

Operação conjunta das Polícias Militares da Bahia e Pernambuco mobiliza bairro Loteamento Recife, em Petrolina

Ação chamou a atenção de moradores e contou com diversas viaturas das duas corporações

Uma operação envolvendo equipes das Polícias Militares da Bahia e de Pernambuco movimentou o bairro Loteamento Recife, em Petrolina, na noite desta segunda-feira (8). A presença de diversas viaturas e policiais chamou a atenção dos moradores, que registraram a ação por meio de fotos e vídeos compartilhados nas redes sociais.

De acordo com relatos da comunidade, as equipes percorreram diversas ruas do bairro durante a operação, provocando intensa movimentação e despertando a curiosidade de quem acompanhava a atuação das forças de segurança.

LEIA MAIS

Material explosivo é apreendido em caminhonete na Bahia

Material explosivo foi encontrado dentro de caminhonete — Foto: Polícia Militar

 

Materiais usados para fazer explosivos foram apreendidos neste sábado (23), na cidade de Seabra, na região da Chapada Diamantina. De acordo com a Polícia Militar, foi encontrada meia tonelada de nitrato de amônio, matéria-prima de fertilizantes agrícolas comumente usada para fazer explosivos potentes.

LEIA MAIS

Novo efetivo da Polícia Militar começa a atuar nesta terça-feira em Pernambuco

Mais de 2 mil soldados reforçarão o policiamento ostensivo na Região Metropolitana do Recife

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, comanda nesta terça-feira (12) o lançamento operacional dos novos policiais militares que irão reforçar a segurança pública no Recife e no Cabo de Santo Agostinho.

Ao todo, mais de 2 mil soldados da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) passam a atuar nas ruas da Região Metropolitana do Recife, com foco prioritário no policiamento a pé, ampliando a presença policial em áreas de grande circulação de pessoas.

A programação será dividida em dois momentos. O primeiro evento acontece às 7h, no Quartel do Comando-Geral da PMPE, localizado no bairro do Derby, na área central do Recife. Em seguida, às 9h, a governadora participa do segundo lançamento, na Praça da Estação, no Centro do Cabo de Santo Agostinho.

LEIA MAIS

Homem é preso por suspeita de tráfico de drogas no bairro São Gonçalo, em Petrolina

Um homem foi detido por policiais militares do 5º BPM na madrugada deste domingo (10), no bairro São Gonçalo, em Petrolina. A prisão ocorreu por volta de 1h55, durante rondas da Operação São Francisco.

De acordo com o boletim de ocorrência, o suspeito teria tentado se desfazer de uma porção de maconha e dois pinos de cocaína ao notar a aproximação da viatura. Durante a abordagem, o indivíduo teria admitido a comercialização de entorpecentes na região e indicado um local onde armazenava o restante do material.

Ao realizar a busca no ponto indicado, o efetivo apreendeu o seguinte material:

70 gramas de maconha;
09 gramas de cocaína;
01 balança de precisão;
01 aparelho celular;
R$ 7,00 em espécie.

O suspeito e todo o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para a formalização do flagrante e a adoção das medidas legais.

Policiais Militares do 5°BPM recuperam veículos roubados e apreendem entorpecentes na Vila Eduardo

Na tarde da última quinta-feira (7), por volta das 15h30, uma ação conjunta do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) resultou na apreensão de drogas e na recuperação de veículos com queixa de roubo. A intervenção ocorreu no âmbito da Operação Impacto Integrado, após levantamento de informações realizado pelas equipes do Malhas da Lei e do Núcleo de Inteligência.

A operação teve como ponto de partida a investigação sobre a localização de veículos supostamente utilizados em um homicídio registrado no último dia 2 de maio, no bairro Parque São Gonçalo.

Ao chegarem ao local indicado, as equipes do Tático e do Grupo Tático de Rondas (GTR) localizaram e apreenderam os seguintes itens:

Duas motocicletas com registro de roubo/furto;
262 gramas de crack;
36 gramas de cocaína;

Diversos pinos plásticos utilizados para o acondicionamento de entorpecentes.

O proprietário do imóvel e todo o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para o registro da ocorrência e a adoção das medidas legais cabíveis.

PM apreende arma de fogo durante operação no Projeto N-5, em Petrolina

Operação contou com apoio da Malhas da Lei e Núcleo de Inteligência

Policiais militares do 5º BPM apreenderam uma arma de fogo na tarde desta terça-feira (05), durante a realização da Operação Sentinela, na zona rural de Petrolina.

A ação ocorreu no Núcleo 5 do Projeto Senador Nilo Coelho, após informações levantadas pela equipe Malhas da Lei, com apoio do Núcleo de Inteligência, sobre a presença de indivíduos efetuando disparos de arma de fogo na localidade.

Ao chegar ao ponto indicado, os policiais conseguiram localizar e apreender um revólver da marca Taurus, calibre 32.

O material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

A operação reforça a atuação da Polícia Militar no combate à criminalidade e na promoção da segurança na região.

Grave acidente na BR-235 deixa dois mortos e um ferido em Uauá

Colisão envolveu motocicleta e ciclista no fim da tarde

Um grave acidente de trânsito registrado no fim da tarde deste domingo (3), na BR-235, no município de Uauá, resultou em duas mortes e deixou uma pessoa ferida.

De acordo com informações da Polícia Militar da Bahia, por meio da 45ª CIPM, a ocorrência foi registrada por volta das 18h, após moradores acionarem a guarnição do 4º Pelotão relatando uma colisão envolvendo uma motocicleta e um ciclista.

A motocicleta, uma CG 160, era conduzida por João Paulo Loiola da Silva, que tinha como passageiro Cesar Cardoso da Silva Filho. O veículo colidiu com o ciclista Estevão Gonçalves da Silva, que trafegava pelo acostamento da rodovia, nas proximidades da entrada que dá acesso à comunidade de São Bento, na região de Caldeirão da Serra.

LEIA MAIS

Polícia Militar da Bahia prende dois homens por comércio ilegal de armas em Remanso

A Polícia Militar da Bahia, por meio da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-Caatinga), prendeu dois homens nesta sexta-feira (14) em Remanso, na Bahia, por envolvimento no comércio ilegal de armas de fogo e munições.

A prisão ocorreu após uma denúncia anônima indicando que os suspeitos, além de venderem armas ilegalmente, estavam ligados a crimes de homicídio. Um deles residia no Povoado Desterro e o outro no centro da cidade.

Os acusados e todo o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Remanso para as providências legais.

Polícia Militar de Pernambuco usará câmeras corporais durante o carnaval 2024, indica SDS

Policiais militares de Pernambuco terão patrulha com câmeras corporais no Carnaval. Itens não serão para todos os agentes de segurança Em meio aos debates sobre o uso de câmeras corporais em policiais, a Secretaria de Defesa Social (SDS) do Governo de Pernambuco anunciou nesta sexta-feira (26) a determinação de que a Polícia Militar do Estado usará os itens durante o carnaval no Recife e em Olinda.

A definição da SDS apresenta que as câmeras corporais individuais serão usadas pela PM de Pernambuco durante as festividades do carnaval, no Galo da Madrugada, no Recife Antigo e em Olinda. Apesar de serem individuais, foi indicado que haverá apenas uma câmera para cada patrulha da PM envolvido no esquema para o carnaval. Nesse contexto, o item ficará no comandante do grupo. A SDS prevê que, apenas para operação no Galo da Madrugada, serão lançadas 100 patrulhas na rua.

É indicado que o uso das câmeras foi testado ainda em 2023 pelo 17º Batalhão da Polícia Militar, vinculado com o policiamento de Paulista e Abreu e Lima. Ao todo, foram adquiridas pelo Governo Raquel Lyra (PSDB) 187 câmeras corporais, que custaram R$ 419.500. O grupo que participou dos testes será recrutado para participar da ação de carnaval.

Também foi apresentado que os pontos de acesso ao Recife Antigo serão fechados pela PM. Para acessar o local será necessário que os indivíduos façam reconhecimento facial de checagem do Banco Nacional de Mandados de Prisão. Ao longo do ano de 2023 e já no início de 2024, o debate sobre câmeras corporais nas polícias tem causado polêmica entre gestões. Enquanto políticos como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), mostram-se resistentes ao uso, representantes do governo Lula (PT) têm trabalhado para implementar em âmbito nacional a utilização das câmeras.

O atual secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, já havia relatado o plano de que o órgão publique em breve as diretrizes nacionais para o uso de câmeras corporais pelas polícias do país. Apesar de Cappelli estar de saída da pasta, o futuro secretário de Segurança Pública do Ministério, Mário Sarrubbo, também se posicionou favorável ao uso das câmeras corporais por policiais militares.

No dia 19 de janeiro, o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) aprovou a recomendação de que agentes de segurança pública e privada utilizem câmeras corporais em seus uniformes para sua maior segurança e dos cidadãos. Do outro lado, gestões e policiais alegam um forte custo de investimento e apontam que a ação gera temor por parte dos agentes de segurança, que tendem a evitar casos que possam incriminá-los por postura incorreta.

JC Online

Comando da Polícia Militar lamenta morte de policiais em acidente

Vítimas estavam a caminho do trabalho

O Comandante de Policiamento da Região Norte (CPR-N), Coronel PM Valter Araújo, manifestou solidariedade através de uma nota de pesar em que lamenta o falecimento de três Policiais Militares que se envolveram em um acidente entre as cidades de Curaçá e Abaré, ambas na Bahia, nessa quarta-feira (08).

Eles se deslocavam em um veículo particular para assumir o serviço, momento em que, devido à presença de animal na pista, ao desviar, houve uma colisão frontal com um caminhão. O acidente veicular também levou a óbito o motorista, um civil.

O Cb PM Souza tinha 49 anos, integrava as fileiras da Corporação há 19 anos, natural de Salgueiro (PE), deixando esposa e três filhos; o Sd PM Lustosa tinha 38 anos de idade, integrava as fileiras da Corporação há sete anos, natural de Parnamirim (PE), deixando esposa e quatro filhos; e, o Sd PM De Lima tinha 42 anos de idade, integrava as fileiras da Corporação há treze anos, natural de Afogados da Ingazeira (PE), deixando esposa e três filhos”, diz a nota de pesar.

LEIA MAIS

Após decisão judicial, comunidades desocupam estrada em Sento Sé

Moradores de comunidades tradicionais ribeirinhas de Sento Sé, que ocupavam um trecho da BA-210 desde o dia 30 de janeiro, foram surpreendidos na tarde de ontem (10) com um mandado de reintegração de posse. Policiais militares foram até o acampamento cumprir a decisão judicial que favoreceu a Tombador Iron Mineração.

O desbloqueio da rodovia aconteceu sem nenhuma resposta, proposta ou negociação sobre a principal pauta do protesto: o asfaltamento da estrada que liga Ponta D’Água à sede do município, cerca de 100 quilômetros que atravessa 11 comunidades.

Foram 12 dias de intensa mobilização das comunidades atingidas pela mineração com o objetivo de chamar a atenção dos órgãos públicos para os problemas que a população tem enfrentado. No dia 7 de fevereiro, os manifestantes chegaram a enviar um ofício à Prefeitura solicitando uma audiência para tratar sobre o assunto. No entanto, diferente do que foi anunciado na imprensa, a Prefeitura não deu retorno sobre o pedido.

LEIA MAIS

Conselho Municipal de Segurança de Juazeiro discute segurança pública em reunião com a Polícia Militar

O vice-presidente do Conselho Municipal de Segurança de Juazeiro (Conseg), Robson Pereira, participou, nesta quinta-feira (09), de uma reunião com representantes da Polícia Militar da Bahia e líderes comunitários para discutir a segurança pública na área de atuação da 74ª Companhia Independente de Polícia Militar (74ª CIPM/Rural). O encontro aconteceu na sede do Centro de Excelência em Fruticultura (Senar).

De acordo com o vice-presidente do Conseg, a participação do colegiado na reunião teve como objetivo conhecer os números da violência no município e estreitar os laços do órgão com a PM. “Nosso objetivo no encontro foi debater sobre a segurança pública e o controle da criminalidade em nossa região. Enquanto Conseg, nossa participação é extremamente importante para nos aproximar da Polícia Militar, ter acesso aos números da violência e, consequentemente, contribuir para a busca de soluções no combate à criminalidade”, avaliou Robson.

LEIA MAIS
123