Prefeito Simão e governadora Raquel Lyra anunciam investimentos em segurança pública em Petrolina

Mais segurança, agilidade no combate à criminalidade e reforço nas operações de emergência. Esses são alguns dos benefícios que a população de Petrolina e de toda a região do Sertão pernambucano passará a contar com os novos investimentos realizados pelo Governo de Pernambuco na área de segurança pública.

Nesta quinta-feira (18), o prefeito Simão Durando acompanhou a agenda da governadora Raquel Lyra no município, marcada pela entrega do novo hangar para o Centro Integrado de Operações Aéreas e pela inauguração da Central de Videomonitoramento. Também participaram da agenda o deputado estadual Antonio Coelho, o deputado federal Fernando Filho e o ex-prefeito Miguel Coelho.

LEIA MAIS

Secretário José Silvestre detalha esquema de segurança para o São João de Petrolina

Secretário José Silvestre apresentou o planejamento integrado de segurança para o São João de Petrolina

O secretário de Segurança Pública de Petrolina, José Silvestre, apresentou nesta quarta-feira (17), durante entrevista à Rádio Rural FM, o planejamento operacional que será colocado em prática durante o São João de Petrolina 2026. Segundo ele, o trabalho é resultado de aproximadamente três meses de reuniões e integração entre as forças de segurança e órgãos de mobilidade.

De acordo com o secretário, mais de 750 agentes atuarão diariamente no evento, incluindo equipes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, agentes da Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA), segurança privada e bombeiros civis. O objetivo é garantir tranquilidade aos milhares de visitantes que passarão pelo Pátio Ana das Carrancas.

LEIA MAIS

José Silvestre destaca modernização da Guarda Civil e defende atuação integrada para fortalecer a segurança em Petrolina

José Silvestre destaca modernização da Guarda Civil e reforça combate ao tráfico em Petrolina

O secretário de Segurança Pública de Petrolina, José Silvestre, afirmou em entrevista ao programa Espaço Aberto, da Rural FM, que a gestão do prefeito Simão Durando está promovendo uma ampla modernização da Guarda Civil Municipal com o objetivo de ampliar a presença nas ruas, reforçar o policiamento preventivo e melhorar a sensação de segurança da população.

Delegado de carreira, José Silvestre disse que aceitou o convite do prefeito com senso de responsabilidade e ciente dos desafios que a função exige. Segundo ele, a segurança pública é uma área complexa, que demanda atuação permanente, planejamento e integração entre as forças policiais e o município.

LEIA MAIS

Videomonitoramento em tempo real da ponte Presidente Dutra auxilia condutores e órgãos de trânsito em Petrolina

A mobilidade urbana entre Petrolina e Juazeiro ganhou um importante reforço tecnológico nos últimos meses. Implantada em dezembro pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA), a câmera de monitoramento instalada na Ponte Presidente Dutra já se consolidou como uma ferramenta estratégica para motoristas e órgãos de fiscalização.

Principal ligação entre os municípios de Petrolina e Juazeiro, a Ponte Presidente Dutra concentra diariamente um grande fluxo de veículos, especialmente nos horários de pico. Com a transmissão em tempo real, disponível no canal oficial da AMMPLA no YouTube https://www.youtube.com/@AMMPLA), condutores passaram a contar com informações atualizadas sobre as condições do tráfego antes mesmo de sair de casa ou do trabalho.

Desde a implantação, a ferramenta tem auxiliado motoristas a planejarem melhor seus deslocamentos, evitando congestionamentos e optando por horários ou rotas alternativas quando necessário. Além de beneficiar diretamente a população, o sistema também ampliou a capacidade de resposta dos órgãos de segurança e trânsito. A própria AMMPLA, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Batalhão Integrado Especializado (BiEsp) utilizam as imagens para monitorar o fluxo de veículos nas vias de acesso e na ponte, o que garante mais agilidade na tomada de decisões e na atuação em casos de ocorrências.

Ascom

CSTT implanta sistema de videomonitoramento nos principais acessos de Juazeiro

(Foto: Ascom)

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte(CSTT) iniciou o mês de setembro com a implantação de um “cinturão de segurança”, em Juazeiro (BA). Três equipamentos de videomonitoramento estão sendo instalados nos principais acessos da cidade.

De acordo com o diretor-presidente da CSTT, Damião Medrado, além do videomonitoramento que já existe no Centro da cidade, agora o projeto será expandido. “Inicialmente colocamos três equipamentos: na Avenida Giuseppe Muccini (Piranga), na Avenida Irmã Dulce I (Alto da Aliança) e na Rua da Barragem (Tabuleiro). Três pontos estratégicos que irão formar um “cinturão” em volta da cidade. Nossa equipe técnica identificou que entre os acessos a Juazeiro, esses locais são os mais carentes de segurança”, salientou.

Ainda de acordo com Damião o equipamento não terá função de fiscalização de trânsito. “O objetivo deste videomonitoramento é unicamente zelar pela segurança dos nossos munícipes”, destacou Damião.

Casa Nova (BA) terá sistema de vídeo monitoramento na cidade e em Santana do Sobrado   

Serão instaladas  20 câmeras nas principais ruas e avenidas da cidade e no distrito de Santana do Sobrado/Imagem ilustrativa

Serão instaladas 20 câmeras nas principais ruas e avenidas da cidade e no distrito de Santana do Sobrado/Imagem ilustrativa

Com o objetivo de oferecer maior segurança para a população, coibir a ação de criminosos e auxiliar a Polícia no trabalho de segurança ostensiva, a prefeitura de Casa Nova vai implantar um sistema de câmeras para vídeo monitoramento. A ordem de serviço já foi assinada.

Atendendo a uma solicitação da Associação Comercial e das Polícias Militar e Civil, a gestão municipal, com recursos próprios, vai instalar 20 câmeras nas principais ruas e avenidas da cidade e no distrito de Santana do Sobrado. De acordo com a prefeitura, na primeira etapa serão instaladas câmeras fixas, além de uma rede de cabos de fibra ótica na região central da cidade e de uma central de monitoramento.

Segundo o consultor da empresa ganhadora da licitação, Jorge Luiz, as câmeras são de última geração e com alta capacidade de definição, captam imagens em 360º e com zoom de 20 vezes chegando a uma distância de até 600 metros. A previsão para início da operação é de 60 dias.

LEIA MAIS