Prefeitura de Juazeiro inicia instalação de nova torre de iluminação no Adauto Moraes

O Estádio Adauto Moraes já se encontra em processo de intervenção, com a execução de serviços de reforma voltados à adequação e ao reforço de sua infraestrutura. As ações são realizadas pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), responsável pela gestão do equipamento, em conjunto com a Secretaria de Obras Estruturantes (Soest).

Entre as ações em andamento, está a implantação de uma nova torre metálica, que irá atender às demandas operacionais do estádio, contribuindo para a melhoria das condições de uso do espaço esportivo. Além disso, também está sendo realizado o reforço estrutural das três torres metálicas já existentes, com o objetivo de ampliar a estabilidade, a segurança e o desempenho das estruturas.

As intervenções contemplam ainda a execução das instalações elétricas da nova torre metálica, seguindo todas as exigências técnicas aplicáveis. Paralelamente, está sendo feita a revisão completa dos sistemas elétricos das torres já instaladas, garantindo a verificação, adequação e regularização de seus componentes e condições de funcionamento.

As obras em curso têm como finalidade assegurar melhores condições de operacionalidade, segurança e confiabilidade às estruturas e aos sistemas associados do Estádio Adauto Moraes, reforçando o compromisso da gestão municipal com a manutenção e a qualificação dos equipamentos esportivos do município.

Ascom

Videomonitoramento em tempo real da ponte Presidente Dutra auxilia condutores e órgãos de trânsito em Petrolina

A mobilidade urbana entre Petrolina e Juazeiro ganhou um importante reforço tecnológico nos últimos meses. Implantada em dezembro pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA), a câmera de monitoramento instalada na Ponte Presidente Dutra já se consolidou como uma ferramenta estratégica para motoristas e órgãos de fiscalização.

Principal ligação entre os municípios de Petrolina e Juazeiro, a Ponte Presidente Dutra concentra diariamente um grande fluxo de veículos, especialmente nos horários de pico. Com a transmissão em tempo real, disponível no canal oficial da AMMPLA no YouTube https://www.youtube.com/@AMMPLA), condutores passaram a contar com informações atualizadas sobre as condições do tráfego antes mesmo de sair de casa ou do trabalho.

Desde a implantação, a ferramenta tem auxiliado motoristas a planejarem melhor seus deslocamentos, evitando congestionamentos e optando por horários ou rotas alternativas quando necessário. Além de beneficiar diretamente a população, o sistema também ampliou a capacidade de resposta dos órgãos de segurança e trânsito. A própria AMMPLA, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Batalhão Integrado Especializado (BiEsp) utilizam as imagens para monitorar o fluxo de veículos nas vias de acesso e na ponte, o que garante mais agilidade na tomada de decisões e na atuação em casos de ocorrências.

Ascom

Plano de Gerenciamento Costeiro avança em Juazeiro com instalação de boias no Rio São Francisco

A Secretaria de Meio Ambiente de Juazeiro (SEMA), deu início a uma nova etapa do Plano de Gerenciamento Costeiro com a instalação de boias de sinalização ao longo da margem do Rio São Francisco. A ação conta com o apoio da Marinha do Brasil e dos Bombeiros Civis do município. Nesta primeira fase, o boiamento foi implantado na área da Marinha, mas outros pontos estão previstos nas próximas etapas.

A instalação das boias tem o objetivo de garantir maior segurança aos banhistas e organizar o uso do espaço, separando a área destinada ao banho da circulação de embarcações. O índice de afogamentos no rio é considerado elevado, o que reforça a necessidade de medidas preventivas, além de ajudar a evitar acidentes envolvendo jet-skis, que frequentemente se aproximam da margem em alta velocidade, e embarcações. O boiamento também pode servir como apoio emergencial, permitindo que banhistas se segurem nas cordas ou boias até a chegada do socorro.

De acordo com a SEMA, o projeto será ampliado para outros pontos de grande movimentação, como a área dos caiaques, a Ilha do Fogo, a região da estátua do Nego d’Água e a Ilha do Rodeadouro, além de demais trechos que demandem reforço na sinalização.

O secretário de Meio Ambiente, Cláudio Fernandes, destacou a importância da iniciativa para a segurança da população. “O nosso objetivo é organizar a margem do Rio São Francisco e garantir mais tranquilidade para quem utiliza o espaço para lazer. O boiamento é uma medida preventiva fundamental, que delimita as áreas de banho, reduz o risco de acidentes com embarcações e ainda oferece um ponto de apoio em situações de emergência”, afirmou. A iniciativa integra um conjunto de ações voltadas à organização da orla e à promoção do bem-estar da população que frequenta a margem do rio, especialmente durante períodos de maior fluxo de visitantes.

Ascom

Multinacional japonesa abre fábrica milionária no Brasil

A empresa multinacional japonesa Yanmar, responsável pela fabricação de máquinas e soluções compactas, vai construir uma nova fábrica em Indaiatuba, no interior de São Paulo, com investimento de R$ 280 milhões. A nova unidade será construída em etapas até 2030, no Distrito Industrial da cidade. O objetivo da nova fábrica é aumentar a capacidade de produção, unificar operações e melhorar os processos. A gigante japonesa atua nos setores:

  • Agrícola;
  • Construção civil;
  • Motores industriais;
  • Marítimos;
  • Sistemas de energia
  • Especificações

A planta da nova fábrica terá 140.000 metros quadrados, cerca do triplo da área atual, e as obras deverão começar nos próximos meses, embora ainda sem data exata definida. Já a primeira fase do projeto, que terá aproximadamente 36.000 metros quadrados, terá operação prevista para 2027. Além disso, a nova fábrica terá uma linha de montagem automatizada com controle automático de torques, sistemas de inspeção e melhorias logísticas. Parte do investimento também será destinado à compra de novos equipamentos e a construção de docas

Emprego- Segundo a empresa, a nova unidade deve gerar cerca de 100 empregos diretos e indiretos até 2029. Após a conclusão da nova estrutura, a Yanmar aumentará sua produção de tratores de 5 mil para 7 mil unidades por ano.

Ações sustentáveis – O projeto incluirá ações sustentáveis, alinhadas ao plano de negócios global da companhia, como:aproveitamento de luz natural; automação da iluminação; uso de energia fotovoltaica. A empresa quer reduzir emissões e promover eficiência energética.

A Tarde

Compesa inicia instalação de complexo de energia solar para autoprodução de energia

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) deve se transformar em uma das maiores produtoras de energia solar de Pernambuco, sendo mais uma etapa para a transição energética no estado. Na última sexta-feira (22), foi lançada a pedra fundamental do Complexo Solar Colinas, em Garanhuns, no Agreste, pela governadora Raquel Lyra. Com o investimento de R$ 268 milhões, o projeto é resultado da Parceria Público-Privada junto às empresas Kroma Energia e Elétron Energy.

Com previsão de início de operação em maio de 2026, o complexo integra as Usinas Fotovoltaicas (UFVs) Colinas 1 e 2, que terão capacidade instalada de 104,18 MWp (megawatt-pico), com a produção de energia suficiente para garantir que, até 2026, 70% do consumo da Compesa venha de fontes renováveis.

De acordo com a Compesa, o desenvolvimento do projeto deve gerar cerca de dois mil empregos, sendo 800 diretos e 1.200 indiretos, em atividades como instalação, manutenção e serviços especializados. Durante o evento, Raquel Lyra destacou a importância da iniciativa. “Esse investimento aponta para a Compesa do futuro, uma companhia que vai precisar ser ágil, eficiente e que consiga produzir energia limpa, dialogando com o meio ambiente e a sustentabilidade”, disse.

Estrutura do Complexo Solar Colinas

O Complexo Colinas faz parte do Programa Garanhuns Solar e será formado por três usinas solares: Colinas I, II e III. Juntas, elas terão capacidade instalada de 130 MWp, com mais de 200 mil módulos fotovoltaicos e investimento superior a R$ 420 milhões. As estruturas serão instaladas em uma área de 175 hectares. As Colinas 1 e 2 englobam a segunda parte da Parceria Público-Privada entre Compesa, Kroma e Elétron. Segundo a Compesa, ainda resultado dessa parceria, foram iniciadas em 2024, as operações do Complexo São Pedro e Paulo, em Flores, município do Sertão de Pernambuco, com capacidade de 66 MWp.

O presidente da Compesa, Alex Campos, reforçou a importância do projeto para o estado. “Estamos falando de um ganho econômico e ambiental sem precedentes, que demonstra a importância desse modelo de negócio, onde o privado contribui para acelerar os investimentos públicos”, disse.

Além disso, o Complexo contará com uma inovação, o ajuste automático no ângulo dos painéis fotovoltaicos, otimizando a produção de energia, mesmo em condições climáticas adversas. A estrutura solar também utilizará o rastreador Vanguard 1P, certificado pela empresa internacional CPP Wind, com a tecnologia de rastreamento solar por inteligência artificial SuperTrack.

De acordo com o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, a iniciativa é fruto dos esforços do Governo do Estado para equilibrar as contas da companhia e assegurar a continuidade dos investimentos. “A Compesa caminha para a autoprodução de energia e hoje vemos o resultado do esforço realizado para equilibrar as contas da empresa e possibilitar os investimentos que apontam para esse futuro”, reforçou.

“O empreendimento é um marco para Pernambuco e para o Brasil e mostra como a boa gestão e a parceria entre governo e setor privado podem superar desafios e mostrar resultados concretos à população. O projeto reforça o papel do estado na transição energética do país”, disse o CEO da Kroma, Rodrigo Mello.

Diario de Pernambuco

Assembleia instala CPI dos contratos do governo de Pernambuco nesta terça-feira; oposição terá maioria

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará os contratos do governo de Pernambuco será instalada na manhã desta terça-feira (19), às 8h, na Assembleia Legislativa. Na primeira reunião, os deputados irão definir o presidente e o relator da comissão.

O pedido para abertura da CPI partiu da deputada Dani Portela (Psol), que, por ser a autora do requerimento, conduzirá a reunião inicial. Apesar disso, o regimento não permite que ela assuma a presidência da comissão — mas existe a possibilidade de que seja indicada para a relatoria. A expectativa é que os nomes dos cargos de comando sejam anunciados até quinta-feira (21).

LEIA MAIS

Instalação de CPIs será decidida na próxima semana, diz Pacheco Fonte: Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, durante entrevista coletiva nesta quarta-feira

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou nesta quarta-feira (29) que deverá decidir sobre a leitura do pedido de instalação de novas comissões parlamentares de inquérito (CPIs), incluindo a CPI do MEC, após reunião com líderes partidários na próxima segunda-feira (4). Além da comissão para investigar denúncias de corrupção no Ministério da Educação, solicitada pela oposição, há outras três CPIs protocolizadas há mais tempo, e apoiadas pela base governista, que aguardam decisão quanto à sua instalação: a das Obras Inacabadas, a das ONGs e a do Crime Organizado.

Em entrevista coletiva, Pacheco disse que não há problema para o funcionamento simultâneo de várias CPIs. Mas ele argumentou que o período eleitoral pode dificultar o funcionamento dessas comissões.

“A responsabilidade do Senado e dos líderes é sobre a efetivação de um instituto importante que precisa funcionar. Se instalar, é para funcionar”, declarou ele.

Segundo Pacheco, as decisões quanto à instalação dependerão principalmente do envolvimento dos líderes para a definição dos membros das CPIs, situação que  ele acredita ficar “estabilizada” na próxima semana.

LEIA MAIS

Paulo Câmara anuncia instalação de empresa têxtil no Agreste Estado

(Foto: Hélia Scheppa/SEI)

O governador Paulo Câmara assinou, nesta sexta-feira (2), no Palácio do Campo das Princesas, um protocolo de intenções com a empresa cearense Nova Tecelagem e Fiação, do Grupo Santana Textiles, um dos maiores do País no ramo, que instalará uma fábrica na cidade de Bezerros, no Agreste de Pernambuco. As obras serão iniciadas ainda em dezembro deste ano, com um aporte de recursos da ordem de R$ 100 milhões, e  expectativa de geração de 545 novos postos de trabalho diretos.

Na ocasião, o governador destacou a importância da chegada do empreendimento dentro de uma série de investimentos já realizados apenas nestes primeiros meses do segundo mandato, visando ao desenvolvimento de Pernambuco. “Vai reforçar toda a cadeia do polo produtivo de confecção. É a ampliação de uma vocação que Pernambuco tem nessa área, e a nossa forma de fazer gestão, de atrair investimentos, é muito franca e transparente, e isso tem sido importante. Mesmo em um momento de crise, Pernambuco continua a atrair empresas. Já são 60 este ano e esperamos continuar a fazer muito mais para ajudar o Brasil a sair desse momento tão difícil”, afirmou Paulo Câmara.

LEIA MAIS

Últimos dias para o desligamento do sinal analógico, aproveite o domingo para instalar o conversor e antena digital

(Foto:Divulgação/ASCOM)

Este é o último fim de semana antes do desligamento do sinal analógico em Petrolina (PE), Juazeiro (BA) e Sobradinho (BA), que será realizado na próxima quarta-feira (09). Por isso, se você já retirou o kit distribuído pela Seja Digital, mas ainda não fez a instalação do equipamento, aproveite o domingo para instalar seu conversor e sua antena digital. Quem não se preparar nos próximos dias ficará sem TV.

Vale ressaltar que os televisores de tubo ou de tela plana fabricados até 2010 precisam de conversor para receber o sinal digital. Se sua TV já possui conversor embutido, basta conferir se sua antena é adequada para recepção do sinal.

LEIA MAIS

Aproveite o feriado de ano novo para instalar a antena digital e o conversor

Desligamento do sinal analógico de TV já começou na região e será concluído em 09 de janeiro de 2019 (Foto: Internet)

O desligamento do sinal analógico em Petrolina (PE), Juazeiro (BA) e Sobradinho (BA), será realizado dia 09 de janeiro. Por isso, se você comprou a antena digital e o conversor ou já retirou o kit gratuito distribuído pela Seja Digital, mas ainda não fez a instalação, aproveite o tempo livre, para instalar esses equipamentos. Quem não se preparar a tempo ficará sem ver TV.

Vale ressaltar que os televisores de tubo ou de tela plana fabricados até 2010 precisam de um conversor para receber o sinal digital. Se sua TV já possui conversor embutido, basta conferir se sua antena é digital. O processo é simples. O mais indicado é instalar sua antena no telhado da casa. Depois, conecte o conversor à sua TV e faça a sintonia dos canais. Se ainda tiver dúvidas, ligue gratuitamente para 147 ou acesse o site da Seja Digital.

Para saber se têm direito ao kit gratuito, com antena digital e conversor com controle remoto, e agendar a retirada dos equipamentos, basta acessar o site ou entrar em contato pela central telefônica 147. Não deixe para a última hora.

Instalação de poço artesiano beneficia famílias na zona rural de Petrolina

O poço na comunidade apresenta uma vazão de 1000 litros/hora e vai beneficiar os agricultores. (Foto: ASCOM)

Mais uma comunidade, na zona rural de Petrolina, recebeu a instalação de um poço artesiano. Dessa vez, foi o Sítio Canudos I, na região de Atalho. Equipes da Prefeitura fez questão de acompanhar os serviços que irá beneficiar mais de 10 famílias da localidade.

Segundo informações técnicas, o poço na comunidade apresenta uma vazão de 1000 litros/hora e vai beneficiar os agricultores que sofrem com um longo período de estiagem. A iniciativa é fruto de um acordo de Cooperação técnica entre a Codevasf e a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário.

Para o secretário José Batista da Gama, investir nos sistemas de captação da água é oferecer dignidade ao povo da zona rural. “Há mais de dois anos que essa comunidade esperava a instalação desse poço. Quero dizer que a gestão municipal tem se preocupado em levar benefícios a locais que antes eram esquecidos. Esperamos muito em breve instalar aqui um terreiro produtivo”, adiantou o secretário.

LEIA MAIS

Petrolina: Vereador Gilmar Santos afirma que AME do bairro Ouro Preto está sem atendimento por falta de instalação de caixa d’água

(Foto: WhatsApp)

Durante a sessão ordinária dessa terça-feira (18), na Câmara Municipal de Petrolina, o vereador Gilmar Santos (PT) fez uma denúncia afirmando que a unidade de Atendimento Médico Especializado (AME) Maria do Socorro Gil da Silva, localizada no bairro Ouro Preto, está com dez consultórios sem atendimento por falta de instalação de uma caixa d’água.

A AME atende também os moradores dos bairros Jardim Maravilha e Vale do Grande Rio. Segundo Gilmar, a população do local está sendo prejudicada por falta de serviços básicos como atendimentos odontológicos e exames preventivos

“A AME do Ouro Preto está a quase quatro meses com dez consultórios sem atender a população e olha o motivo: a falta de uma caixa d’água para ser instalada. A caixa está no local e falta apenas a instalação. Há quatro meses a população não tem atendimentos, serviços odontológicos, exames preventivos. Nós chamamos a atenção da Secretaria de Saúde e do Prefeito Miguel Coelho para que a situação seja resolvida”, disse o petista.

CSTT informa áreas com parquímetros desligados

(Foto: ASCOM)

Mais quatro monitoras foram contratadas para suprir a falta dos parquímetros. (Foto: ASCOM)

A Companhia de Segurança Trânsito e Transportes (CSTT) informa que a área de estacionamento rotativo “Zona Azul” correspondente ao Camelódromo, Rua Oscar Ribeiro, Rua Lauro de Freitas e Santos Dumont, em Juazeiro (BA), ainda estão com os parquímetros desativados. Foram instalados 33 parquímetros para atender as 1.200 vagas demarcadas na cidade e contratadas 16 monitoras para atender a demanda.

Para suprir as áreas que estão com os equipamentos desligados a empresa está contratando mais quatro monitoras e nos próximos dias os parquímetros estarão novamente ativados.

LEIA MAIS

“Quem viver verá”, diz Prefeito Júlio Lóssio sobre a instalação do VLT em Petrolina

Julio VLT 1 Petrolina

Prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio

Sonho antigo da população petrolinense, a implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), volta a pauta da imprensa na manhã desta segunda-feira, porém a grande pergunta da sociedade de quando, como, onde e o porquê que o novo transporte ainda não integra a frota de veículos urbanos na cidade? Ainda não foi respondida!  O novo veículo, é uma promessa de campanha desde 2012, da atual gestão municipal e respira como um projeto interno do Executivo.

Em entrevista ao Programa Petrolina em Debate, na rádio Ponte FM, hoje (7), o Prefeito Júlio Lóssio (PMDB), foi lembrado de uma fala do vice-prefeito Guilherme Coelho (PSDB) que mandou um recado em viva voz pela imprensa para os céticos sobre a chegada do novo veículo em Petrolina, “quem duvidar que o VLT sai em 2016, poderá queimar a língua”, afirmou Coelho.

Questionado sobre a alcunha de ‘vendedor de sonhos’ dada pela Bancada de Oposição na Câmara Municipal, Lossio rebateu os vereadores contrários à sua forma de governar. “Não fui eu quem vendeu sonhos, quem primeiro falou de VLT  também não fui eu, mas quem primeiro fez o projeto, aprovou os recursos e está com o projeto em fase final de aprovação na Caixa Econômica Federal, somos nós. Então, quem viver verá essa questão do VLT”, pontuou o prefeito.

O peemedebista alfinetou afirmando que, “a oposição tem um pensamento muito pequeno e míope”, e ressaltou ainda que obras, a exemplo de construção de Ames e Creches são realidades visíveis do seu governo.

Por: Jean Brito, Radialista e Graduando em Comunicação Social pela Uneb.

Projeto de instalação do Parque Eólico é debatido em Audiência Pública em Sobradinho

Acontece nessa terça-feira (15), às 9h, no auditório do Celem, na cidade de Sobradinho (BA) uma Audiência Pública para apresentação do projeto de instalação do Parque Eólico Pedra do Reino- IV, um investimento da Empresa Gestamp Eólica.

Na Audiência Pública, representantes da diretoria e o corpo técnico da empresa, vão apresentar o projeto à comunidade de Sobradinho, esclarecendo as dúvidas, mostrando a importância da instalação do parque, seus benefícios, impactos e programas ambientais que serão desenvolvidos.

A empresa é composta por uma força de trabalho com vasta experiência no setor das energias renováveis, especialmente no desenvolvimento de energia eólica no mercado internacional. A empresa está implantando, já em andamento, sete empreendimentos, que vão gerar 189 MW de energia no Brasil.

A instalação de um Parque eólico traz diversas vantagens para o município, que ganha na geração de empregos, impostos municipais, além de representar uma fonte de energia inesgotável, com poucos impactos ambientais.