Compesa inicia instalação de complexo de energia solar para autoprodução de energia

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) deve se transformar em uma das maiores produtoras de energia solar de Pernambuco, sendo mais uma etapa para a transição energética no estado. Na última sexta-feira (22), foi lançada a pedra fundamental do Complexo Solar Colinas, em Garanhuns, no Agreste, pela governadora Raquel Lyra. Com o investimento de R$ 268 milhões, o projeto é resultado da Parceria Público-Privada junto às empresas Kroma Energia e Elétron Energy.

Com previsão de início de operação em maio de 2026, o complexo integra as Usinas Fotovoltaicas (UFVs) Colinas 1 e 2, que terão capacidade instalada de 104,18 MWp (megawatt-pico), com a produção de energia suficiente para garantir que, até 2026, 70% do consumo da Compesa venha de fontes renováveis.

De acordo com a Compesa, o desenvolvimento do projeto deve gerar cerca de dois mil empregos, sendo 800 diretos e 1.200 indiretos, em atividades como instalação, manutenção e serviços especializados. Durante o evento, Raquel Lyra destacou a importância da iniciativa. “Esse investimento aponta para a Compesa do futuro, uma companhia que vai precisar ser ágil, eficiente e que consiga produzir energia limpa, dialogando com o meio ambiente e a sustentabilidade”, disse.

Estrutura do Complexo Solar Colinas

O Complexo Colinas faz parte do Programa Garanhuns Solar e será formado por três usinas solares: Colinas I, II e III. Juntas, elas terão capacidade instalada de 130 MWp, com mais de 200 mil módulos fotovoltaicos e investimento superior a R$ 420 milhões. As estruturas serão instaladas em uma área de 175 hectares. As Colinas 1 e 2 englobam a segunda parte da Parceria Público-Privada entre Compesa, Kroma e Elétron. Segundo a Compesa, ainda resultado dessa parceria, foram iniciadas em 2024, as operações do Complexo São Pedro e Paulo, em Flores, município do Sertão de Pernambuco, com capacidade de 66 MWp.

O presidente da Compesa, Alex Campos, reforçou a importância do projeto para o estado. “Estamos falando de um ganho econômico e ambiental sem precedentes, que demonstra a importância desse modelo de negócio, onde o privado contribui para acelerar os investimentos públicos”, disse.

Além disso, o Complexo contará com uma inovação, o ajuste automático no ângulo dos painéis fotovoltaicos, otimizando a produção de energia, mesmo em condições climáticas adversas. A estrutura solar também utilizará o rastreador Vanguard 1P, certificado pela empresa internacional CPP Wind, com a tecnologia de rastreamento solar por inteligência artificial SuperTrack.

De acordo com o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, a iniciativa é fruto dos esforços do Governo do Estado para equilibrar as contas da companhia e assegurar a continuidade dos investimentos. “A Compesa caminha para a autoprodução de energia e hoje vemos o resultado do esforço realizado para equilibrar as contas da empresa e possibilitar os investimentos que apontam para esse futuro”, reforçou.

“O empreendimento é um marco para Pernambuco e para o Brasil e mostra como a boa gestão e a parceria entre governo e setor privado podem superar desafios e mostrar resultados concretos à população. O projeto reforça o papel do estado na transição energética do país”, disse o CEO da Kroma, Rodrigo Mello.

Diario de Pernambuco

Plantação de maconha com sistema de energia solar é destruída na Bahia

Uma plantação de maconha com direito a sistema de energia solar foi destruída hoje (19) em uma operação da Polícia Federal em Brotas de Macaúbas, no interior da Bahia. Segundo informações iniciais, os entorpecentes seriam comercializados em Salvador e também no Litoral Norte da Bahia. Além das placas solares, os policiais desarticularam também todo o sistema de irrigação montado pelos criminosos.

A ação foi realizada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado Bahia e as polícias militar e federal. As equipes promoveram a contagem dos pés de maconha e também iniciaram o processo de erradicação da droga.

O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner afirmou que o combate às facções segue firme na Bahia, com ações integradas das Forças Estaduais e Federais.

A Tarde

Governo Lula zera impostos federais sobre painéis solares até 2026

(Foto: Ilustração)

Os impostos federais para painéis de energia solar estarão isentos até 2026. A medida foi publicada na quarta-feira (29), pelo Governo Lula (PT). As placas fotovoltaicas utilizadas no país são fabricadas principalmente na China e o governo zerou a alíquota de PIS/Cofins e do imposto de importação do produto.

LEIA MAIS

Projeto pioneiro no Brasil aposta em energia 100% limpa e transforma comunidade rural de Remanso

Em entrevista ao Blog, servidores da Neoenergia destacaram ação pioneira no interior da Bahia

Uma comunidade de fundo de pasto localizada em Xique-Xique, interior de Remanso (BA) foi contemplada com um projeto pioneiro de energia. As mais de 100 famílias residentes no local estão contando com energia elétrica de origem 100% limpa.

Na última terça-feira (31) a Neoenergia Coelba concluiu a instalação de uma usina solar e da rede de distribuição que formam o sistema de microrrede. A operação começou em agosto de 2022. Esta é a primeira 100% limpa do país. A ação contemplou residências, a associação de moradores, uma escola e um poço artesiano.

“Essa usina foi uma alternativa que a gente encontrou para levar energia a comunidades mais distantes. O modelo convencional, que a gente distribui energia é um modelo complexo pela questão geográfica. [Lá] temos uma usina de fato, de geração de fonte solar, instalada próxima ao centro da comunidade e por meio da usina a gente consegui fornecer energia para toda comunidade“, explica o superintende de Operações da Neoenergia Coelba, Leonardo Santana em entrevista ao Blog.

LEIA MAIS

Consumidor tem até 6 de janeiro para garantir isenção de taxa de energia solar

Os consumidores que pretendem instalar um sistema fotovoltaico em suas residências ou empresas, tem até o dia 6 de janeiro de 2023 para aderir à energia solar sem o pagamento da tarifa de distribuição. O benefício, fruto da Lei 14.300/22, que instituiu o Marco Legal da Geração Distribuída, vem ampliando a corrida pela instalação de projetos da energia limpa, renovável e sustentável que usa a luz do sol como fonte de eletricidade e diminui os gastos com a conta de luz em até 90%.

De olho neste prazo e na isenção, pelos próximos 23 anos, de encargos para os futuros consumidores de energia solar, o Sicredi Vale do São Francisco, desenvolveu uma linha de financiamento que é uma ótima opção para tirar esse sonho do papel. A solução contempla o projeto elaborado por uma empresa especializada, os equipamentos, placas, inversores e acessórios. Tudo com taxas acessíveis e prazo de até 60 meses para pagar.

De acordo com o diretor executivo do Sicredi Vale do São Francisco, Albérico Pena, os custos variam conforme a necessidade de geração de energia de cada projeto. “Os gastos com a instalação serão pagos pelo próprio sistema de energia solar, visto que ele permanecerá gerando energia e economia na conta de luz”, ressaltou.

Pena, destacou ainda que o investimento se paga no período de 5 anos, em média, e que a economia gerada a longo prazo cobre os custos com o parcelamento do financiamento. “O sistema fotovoltaico garante um menor impacto ambiental, ajudando na preservação do ecossistema”, acrescentou.