Mercado eleva previsão de inflação e juros, aponta Banco Central

O mercado financeiro voltou a revisar para cima as projeções de inflação e da taxa básica de juros para os próximos anos, segundo o Boletim Focus divulgado pelo Banco Central do Brasil.

A estimativa para a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, subiu para 4,80% em 2026, marcando a sexta alta consecutiva. Para 2027, a projeção também avançou, chegando a 3,99%. Os números seguem acima da meta definida pelo Conselho Monetário Nacional.

LEIA MAIS

Prazo para solicitar isenção da taxa do Enem 2026 começa nesta segunda-feira (13)

Os estudantes interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 já podem solicitar a isenção da taxa de inscrição a partir desta segunda-feira, 13 de abril. O prazo segue até o dia 24 de abril e deve ser realizado exclusivamente pela Página do Participante, utilizando o login da conta gov.br.

O benefício é destinado a candidatos que atendem aos critérios de gratuidade estabelecidos pelo edital do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A medida garante o acesso de estudantes de baixa renda ao exame, considerado a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil.

LEIA MAIS

Copom reduz Selic para 14,75% ao ano após quase dois anos sem cortes

Banco Central do Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil decidiu, nesta quarta-feira (18), reduzir a taxa básica de juros da economia, a Selic, para 14,75% ao ano. A medida marca o primeiro corte após um período prolongado de manutenção da taxa em patamar elevado.

A Selic estava fixada em 15% ao ano nas últimas reuniões, e a decisão já era esperada pelo mercado financeiro, diante de sinais de desaceleração inflacionária e expectativas de ajuste gradual na política monetária.

LEIA MAIS

Pernambuco fecha 2025 com a menor taxa de desemprego dos últimos 11 anos, diz IBGE

Pernambuco encerrou 2025 com o menor percentual de desocupação desde 2014. O estado registrou 8,7% da força de trabalho desocupada no ano passado, resultado 25% inferior ao observado em 2024. O índice representa uma queda de 2,2 pontos percentuais em relação ao ano anterior, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta sexta-feira (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“O resultado da PNAD Contínua é o espelho de um Estado que só avança. Fechamos o ano de 2025 com a menor taxa de desocupação em mais de uma década, e isso não é por acaso. Esse quadro é fruto do trabalho de uma equipe engajada em garantir que Pernambuco seja uma terra atrativa para empreendedores e geradora de oportunidades. Hoje temos menos pessoas desempregadas e o maior crescimento médio da renda no Brasil. Isso materializa a transformação na vida das pessoas”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Guilherme Cavalcanti, “os dados confirmam que Pernambuco está no caminho certo”. E completa: “Temos trabalhado para fortalecer o ambiente de negócios, atrair investimentos e ampliar as oportunidades de qualificação profissional. A redução do desemprego é resultado de uma política consistente de desenvolvimento econômico e geração de empregos”,observou.

O secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Manuca, ressaltou o que a evolução dos números representa na vida prática da população. “Os dados da PNAD mostram que Pernambuco está reagindo com força. Reduzimos o desemprego de 16% para 8,7% — a maior queda do Brasil — e isso significa milhares de pernambucanos voltando a ter dignidade, renda e esperança. Esse resultado é fruto do trabalho sério do Governo de Pernambuco, com qualificação profissional alinhada ao mercado, apoio ao empreendedorismo e políticas públicas que colocam as pessoas no centro”, disse.

De acordo com a pesquisa, o número de pessoas desocupadas no Estado teve redução de 16,9% no último ano, entre o quarto trimestre de 2024 e o quarto trimestre de 2025. Em números absolutos, isso representa aproximadamente 74 mil pernambucanos a menos em situação de desemprego em relação ao ano anterior.

Ao longo de 2025, a tendência de melhora se confirmou trimestre a trimestre. Nos últimos três meses do ano, a taxa ficou 2,8 pontos percentuais abaixo da registrada no primeiro trimestre, o que representa uma redução acumulada de 24% ao longo do ano.

OCUPAÇÃO – Segundo o IBGE, o número de pessoas ocupadas em Pernambuco passou de 3.637.000 no quarto trimestre de 2024 para 3.768.000 no quarto trimestre de 2025. O aumento representa 130.980 pessoas a mais com emprego formal ou informal no período.

RENDIMENTO – O rendimento médio habitual também apresentou avanço. Em 2025, o salário médio no Estado foi de R$ 2.666,00, um crescimento de 6% (R$ 152,00 a mais) em relação ao ano anterior.

Na comparação com o início da gestão, o crescimento acumulado chega a 31% — o maior do Brasil — representando R$ 633,00 a mais no rendimento médio dos pernambucanos. A PNAD também revela queda no número de pessoas que haviam desistido de procurar emprego por falta de oportunidades. Esse contingente caiu 8,6% em relação ao ano anterior, passando de 225.874 para 207.927 pessoas.

PNAD CONTÍNUA – Conforme define o IBGE, a pesquisa acompanha as flutuações trimestrais e a evolução da força de trabalho no curto, médio e longo prazos, além de produzir informações essenciais para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do país. A unidade de investigação é o domicílio, e os dados geram indicadores trimestrais sobre o mercado de trabalho, além de informações anuais sobre temas suplementares permanentes.

Ascom

Copom mantém Taxa Selic em 15% ao ano

Edifício-Sede do Banco Central em Brasília

Apesar do recuo da inflação e do dólar, o Banco Central (BC) não mexeu nos juros. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a Taxa Selic, juros básicos da economia, em 15% ao ano. A decisão era esperada pelo mercado financeiro.

Essa é a quinta reunião seguida em que o Copom mantém os juros básicos. A taxa está no maior nível desde julho de 2006, quando estava em 15,25% ao ano.

LEIA MAIS

Copom mantém taxa Selic em 15% ao ano, como esperado pelo mercado financeiro

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira, 10, manter a taxa básica de juros, a Selic, em 15% ao ano, conforme previam 35 das 36 casas do mercado financeiro consultadas pelo Projeções Broadcast.

O resultado também veio em linha com a mediana do relatório Focus para a Selic no fim de 2025, que permaneceu em 15% nas últimas 24 semanas.

LEIA MAIS

Taxa de desemprego no trimestre encerrado em novembro cai para 7,5%

A taxa de desocupação no trimestre encerrado em novembro foi de 7,5%. É o menor índice desde fevereiro de 2015. Especificamente para trimestres terminados em novembro, o índice é o menor desde 2014, quando alcançou 6,6%. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta sexta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No trimestre encerrado em agosto, a taxa estava em 7,8%. Já o indicador do trimestre encerrado em agosto de 2022 era de 8,1%. O resultado foi influenciado pelo número de pessoas ocupadas, estimado em 100,5 milhões, o maior desde que a série histórica foi iniciada, em 2012. O número representa crescimento de 0,9% em 3 meses.

O número de desempregados ficou estável, 8,2 milhões de pessoas. É o menor contingente desde o trimestre encerrado em abril de 2015, quando havia 8,15 milhões de brasileiros procurando trabalho.

Agência Brasil

Consumidor tem até 6 de janeiro para garantir isenção de taxa de energia solar

Os consumidores que pretendem instalar um sistema fotovoltaico em suas residências ou empresas, tem até o dia 6 de janeiro de 2023 para aderir à energia solar sem o pagamento da tarifa de distribuição. O benefício, fruto da Lei 14.300/22, que instituiu o Marco Legal da Geração Distribuída, vem ampliando a corrida pela instalação de projetos da energia limpa, renovável e sustentável que usa a luz do sol como fonte de eletricidade e diminui os gastos com a conta de luz em até 90%.

De olho neste prazo e na isenção, pelos próximos 23 anos, de encargos para os futuros consumidores de energia solar, o Sicredi Vale do São Francisco, desenvolveu uma linha de financiamento que é uma ótima opção para tirar esse sonho do papel. A solução contempla o projeto elaborado por uma empresa especializada, os equipamentos, placas, inversores e acessórios. Tudo com taxas acessíveis e prazo de até 60 meses para pagar.

De acordo com o diretor executivo do Sicredi Vale do São Francisco, Albérico Pena, os custos variam conforme a necessidade de geração de energia de cada projeto. “Os gastos com a instalação serão pagos pelo próprio sistema de energia solar, visto que ele permanecerá gerando energia e economia na conta de luz”, ressaltou.

Pena, destacou ainda que o investimento se paga no período de 5 anos, em média, e que a economia gerada a longo prazo cobre os custos com o parcelamento do financiamento. “O sistema fotovoltaico garante um menor impacto ambiental, ajudando na preservação do ecossistema”, acrescentou.

 

Apesar de redução em julho, Pernambuco acumula 8,3% de aumento nos homicídios em 2022

Pela primeira vez em 2022, Pernambuco conseguiu fechar um mês com redução dos homicídios. Em julho, 243 pessoas foram assassinadas. Foram 17 mortes a menos do que no mesmo período de 2021. Percentualmente, a queda foi de 5,6%.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (15) pela Secretaria de Defesa Social (SDS). Mas, apesar da redução observada em julho, Pernambuco acumula um aumento de 8,3% no número de homicídios em 2022. Entre 1º de janeiro e 31 de julho, 2.101 pessoas foram assassinadas. Já no mesmo período de 2021, foram 1.939 mortes.

A meta do programa Pacto pela Vida é de redução anual de 12%.

Segundo a SDS, grupos ligados ao tráfico de drogas são responsáveis por mais de 80% das mortes violentas em Pernambuco.

A Região Metropolitana (sem incluir a capital) também conseguiu apresentar uma redução dos homicídios em julho. Foram 59 mortes no mês passado contra 76 no mesmo período de 2021. A queda foi de 22,37%.

Apesar disso, a Região Metropolitana continua sem atingir a meta de redução. No acumulado dos sete primeiros meses de 2022, a região somou 601 homicídios. Já no mesmo período de 2021, foram 559. Crescimento de 7,5%.

Na capital, os números são bem semelhantes. A SDS registrou 328 homicídios entre janeiro e julho deste ano. Dois a menos do que no mesmo período de 2021.

Apenas este ano, de acordo com a SDS, 1.059 homicidas foram presos em Pernambuco, sendo 177 no mês passado.

Desemprego cai pelo 9º mês seguido e dá fôlego a Bolsonaro

(Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

A fila do desemprego no Brasil diminuiu no início de 2022. A taxa oficial caiu para o menor nível desde 2016. Atingiu 10,5%. Ou seja, retornou ao patamar do governo Dilma Rousseff (PT). O número surpreendeu analistas do mercado financeiro e deu um “gás” para a pré-campanha de Jair Bolsonaro, que luta em defesa de sua política econômica.

Números compilados pelo Poder360 mostram que a taxa de desocupação vem decaindo há 9 meses seguidos. O total de desempregados no país (11,3 milhões) caiu 25,3% no ano. Significa 3,8 milhões a menos de pessoas desocupadas, que deixaram de procurar emprego porque encontraram uma atividade para fazer, seja emprego ou estudo.

Atualmente, há 96,5 milhões de pessoas ocupadas, ou seja, trabalhando ou em alguma outra atividade. O percentual vem subindo há 12 meses consecutivos. Acumula alta anual de 10,3%. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou os dados na 3ª feira (31.mai.2022).

Para o economista Bruno Imaizumi, da LCA Consultores, o resultado do desemprego de abril “realmente surpreendeu”, puxado pelo crescimento da população ocupada, disseminado ente aqueles com carteira assinada e informais.

Petrolina atinge 100% de ocupação dos leitos não existem mais leitos de UTI

A situação está ficando cada vez mais complicada em Petrolina. Ontem a noite, nas redes sociais, o prefeito Miguel Coelho fez o anúncio mais temido, afirmou que na cidade não existem mais leitos de UTI disponíveis para ninguém. “É muito triste saber que corremos o risco de ver sendo repetidas aqui as cenas que já vimos em outras cidades do país”, disse.

“Digo isso não só como prefeito, mas como ser humano. A dor de ver um parente, um amigo ou até você mesmo precisando de atendimento, e ouvir que não há o que fazer é inexplicável”, acrescentou Miguel.

O prefeito também informou que desde a semana passada está tentando ampliar a ofertas de leitos de UTI, mas isso infelizmente não é algo tão fácil. “Nos próximos dias, tenho muita esperança de que conseguiremos abrir mais leitos, mas feliz de verdade eu ficaria se ninguém precisasse deles”, comentou.

Por fim, Miguel reiterou a importância da população continuar colaborando no enfrentamento à pandemia.  “Entretanto, pessoal, isso não depende de mim; depende de cada pessoa entender a gravidade da pandemia e fazer a sua parte cuidando de si e cuidando do outro. Usar máscara, manter o distanciamento, higienizar as mãos. Enquanto não existe vacina disponível para todos, estas são as únicas formas que temos de vencer a pandemia. Não vamos superar essa crise sendo egoístas e tendo atitudes individuais; apenas com o senso de coletividade, com humanidade e vacinando a todos iremos conseguir acabar com essa pandemia, retomar as nossas atividades e preservar o maior número possível de vidas”, concluiu.

Assista vídeo:

Taxa de ocupação das UTIs com doentes da covid-19 chega a 95% em Pernambuco, a maior de 2021

 

A ocupação dos leitos de UTI com pacientes da covid-19 em Pernambuco alcançou sua maior taxa desde o início do ano. De acordo com o Boletim divulgado neste domingo (7) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), a ocupação chegou a 95% na rede pública, que disponibiliza 1.057 leitos de UTI. A situação também não é menos preocupante na rede privada, onde 91% das vagas estão sendo utilizadas. A maior taxa de 2021 coincide com o primeiro final de semana de medidas mais restritivas aplicadas pelo governo do Estado, que determinou o fechamento de todos os serviços não essenciais nos finais de semana até 17 de março.

Quando anunciou as medidas na semana passada, o governador Paulo Câmara demonstrou sua preocupação com um colapso no sistema de saúde pública e privado, de fato, a ocupação dos leitos de UTI foi aumento mesmo com a abertura de novas vagas . Este ano a taxa de ocupação das UTIs alcançou 92% no final de fevereiro, depois subiu para 93%, 94% e agora está em 95%. Em 2020, o pico da ocupação aconteceu a partir de abril. No dia 20 de abril daquele mês bateu pela primeira vez em 99% e persistiu assim com poucas variações até junho.

LEIA MAIS

Juazeiro registra dois óbitos e percentual de ocupação de leitos é de 90%

Juazeiro registrou dois óbitos por complicações da Covid-19 e 125 novos casos da doença nas últimas 24 horas. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde desta quinta-feira (4).

O informativo mostra que 9.620 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 7.381 já estão recuperados. Os casos descartados somam 19.563. São 2.070 casos ativos do novo coronavírus.

Com os dois óbitos do boletim desta quinta, Juazeiro soma o total de 169 registros. Faleceram dois homens – um de 58 anos e o outro de 76 -, ambos no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ).

Foram realizados desde o início da pandemia 26.666 testes rápidos pela prefeitura e 1.354 pelo Lacen, em Salvador.

Ocupação de leitos

LEIA MAIS

Com mais de 95% dos leitos de UTI ocupados em Petrolina a hora é de reflexão

Essa minha fala de hoje é em solidariedade com os profissionais de saúde do Brasil que estão exaustos de tanto trabalhar, cansados, esgotados, um ano sem parar, lidando diuturnamente com pacientes em estado grave, entubados, com dificuldades de respirar, muitas vezes, apesar da dedicação, ele têm que se deparar com o pior, a perda de vidas.

Neste momento em que Petrolina atinge 95% de ocupação dos leitos de UTI, é preciso mais consciência das pessoas, mais amor, mais seriedade. Infelizmente chegamos ao momento tão temido, a hora agora é de reflexão!

 

Sinal vermelho: ocupação dos leitos de UTI em Petrolina atinge 95%

Pela primeira vez, desde o começo da pandemia do novo coronavírus em Petrolina, a taxa de ocupação dos leitos atinge a marca de 95,45%. Há cerca de duas semanas a Secretaria de Saúde de Petrolina vem alertando sobre o aumento da ocupação no município sertanejo.

Esse dado indica que dos 44 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) – destinados aos pacientes adultos com a Covid-19 que estão disponíveis na rede – 42 estão ocupados; restando apenas duas vagas, uma no hospital Memorial, contratado pela prefeitura, e outra na policlínica do Hospital Universitário. Do número total de ocupação, 26 são pacientes de Petrolina e 16 pacientes são de outras cidades da região.

LEIA MAIS
123