Prazo para solicitar isenção da taxa do Enem 2026 começa nesta segunda-feira (13)

Os estudantes interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 já podem solicitar a isenção da taxa de inscrição a partir desta segunda-feira, 13 de abril. O prazo segue até o dia 24 de abril e deve ser realizado exclusivamente pela Página do Participante, utilizando o login da conta gov.br.

O benefício é destinado a candidatos que atendem aos critérios de gratuidade estabelecidos pelo edital do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A medida garante o acesso de estudantes de baixa renda ao exame, considerado a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil.

Quem pode solicitar a isenção

Têm direito à gratuidade os participantes que se enquadram em pelo menos um dos seguintes perfis:

  • Estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública em 2026;
  • Quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada, com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa;
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade social inscritas no Cadastro Único (CadÚnico);
  • Participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação.

Para os inscritos no CadÚnico, é fundamental que os dados estejam atualizados. Informações desatualizadas podem resultar no indeferimento do pedido.

Como fazer a solicitação

O pedido de isenção deve ser realizado exclusivamente pela Página do Participante. Para acessar o sistema, o candidato precisa informar os dados da conta gov.br. Em caso de esquecimento da senha, a recuperação pode ser feita na própria plataforma.

O edital também prevê a possibilidade de solicitar o uso do nome social durante esta etapa, desde que o cadastro esteja regular junto à Receita Federal.

Justificativa de ausência

Os candidatos que faltaram aos dois dias de prova do Enem 2025 e desejam participar gratuitamente da edição de 2026 deverão justificar a ausência dentro do mesmo prazo, entre 13 e 24 de abril.

De acordo com o Inep, a aprovação da justificativa e a concessão da isenção não garantem a inscrição automática no exame. Os interessados deverão realizar a inscrição posteriormente, em período que será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

Deixe um comentário