O estado de Pernambuco enfrenta forte pressão na rede de saúde pediátrica. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, 46 crianças e três recém-nascidos aguardam vagas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) devido a casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Mesmo com a abertura de 299 novos leitos para a sazonalidade pediátrica de 2026, a demanda segue elevada. Os pacientes estão sendo atendidos provisoriamente em enfermarias especializadas e nas chamadas salas vermelhas das UPAs, com suporte de equipes multiprofissionais e equipamentos de alta complexidade.
Pernambuco enfrenta um aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o que tem elevado significativamente a taxa de ocupação de leitos hospitalares no estado. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), os números mais recentes apontam um cenário de atenção, principalmente na rede pediátrica.
Atualmente, a ocupação de leitos chega a 80% nas UTIs neonatais, 87,2% nas enfermarias pediátricas e atinge 96,6% nas UTIs infantis destinadas a pacientes com SRAG.
A população de Petrolina terá a oportunidade de acompanhar de perto um debate decisivo sobre os problemas enfrentados na saúde pública do município. Uma audiência pública marcada para o dia 9 de dezembro, às 14h, no auditório da Fundação Nilo Coelho, no Centro da cidade, vai reunir autoridades e representantes da sociedade civil para discutir a superlotação nas unidades de urgência e emergência.
O encontro será conduzido pela promotora de Justiça Ana Paula Nunes Cardoso, da 4ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania (Curadoria da Saúde), e será aberto a toda a comunidade, incluindo gestores públicos, profissionais da saúde e usuários do sistema.
Pela primeira vez desde julho de 2020, a ocupação dos leitos de terapia intensiva (UTIs) para covid-19 ficou abaixo de 60% em todas as unidades federativas do país, divulgou hoje (25) o Boletim do Observatório Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os dados se referem apenas ao Sistema Único de Saúde (SUS) no período de 6 a 19 de março, e os pesquisadores consideram que o cenário é de otimismo.
Apesar desse dado, o boletim pede que seja mantida a atenção às ações de vigilância em saúde e aos cuidados de prevenção. “Consideramos prudente a manutenção do uso de máscaras para determinados ambientes fechados, com grandes concentrações de pessoas (a exemplo dos transportes coletivos) ou abertos em que haja aglomerações”, recomenda a Fiocruz.
Os pesquisadores reforçam que a vacinação possibilitou a redução de casos graves e fatais de covid-19 no Brasil e no mundo, e pedem reforço nos dois extremos da pirâmide etária. Enquanto idosos devem receber as doses de reforço disponíveis para sua idade, os responsáveis pelas crianças devem levá-las para completar o esquema de duas doses.
Desde o dia 28 de janeiro de 2022 que o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Município de Juazeiro, Norte da Bahia, registra a ocupação total dos leitos de UTI para Covid-19 disponíveis na cidade baiana. Ou seja, há uma semana não há vagas disponíveis em leitos de terapia intensiva para pacientes acometidos pela pandemia do novo coronavírus na cidade.
O que disse a Sesab?
Em resposta aos questionamentos da equipe de jornalismo do Blog, a Secretaria da Saúde do Estado afirmou que acompanha diuturnamente diversos indicadores relacionados à Covid-19 como taxa de ocupação de leitos, número de casos ativos e de novos casos. A Sesab resaltou ainda que é a partir da análise destes indicadores são definidas ações a fim de reduzir o espalhamento do vírus e garantir a assistência às pessoas acometidas pela doença.
A Sesab disse ainda que no último dia (27/01), o Governador Rui Costa anunciou a abertura de novos leitos para a assistência aos pacientes com Covid-19. No Hospital Espanhol, além dos 30 leitos clínicos e dos 40 de UTI já em funcionamento, serão abertos, nos próximos dias, outros 30 (16 de UTI e 14 clínicos). Entre as outras unidades que também receberão leitos estão o Hospital Metropolitano (30 clínicos); Hospital Costa dos Coqueiros/Riverside (80 clínicos e 10 de UTI) e o Instituto Couto Maia (10 leitos clínicos pediátricos). Com os novos investimentos, somente em 2022, o total de leitos para tratamento de Covid-19 agregados à rede estadual é de 66 leitos de UTI e 164 clínicos. As unidades podem atender pacientes de toda a Bahia, independente do município de residência.
Novos leitos só serão disponibilizados para a capital e região metropolitana
Questionado sobre o fato de que todos os leitos abertos pelo Governador da Bahia, Rui Costa (PT), são em Hospitais de Salvador e região metropolitana, a assessoria de imprensa limitou-se a responder que: “A Secretaria da Saúde do Estado continua a garantir a assistência aos pacientes acometidos pela Covid-19”.
Nós vamos continuar acompanhando com atenção a evolução dos indicadores da pandemia em Juazeiro (BA).
A ocupação de leito de UTI para Covid-19 chegou a 100% nesta sexta-feira (28) em Juazeiro, Norte da Bahia. A informação está no boletim da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
Na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 63%, com 45 leitos disponíveis. Em Juazeiro, 100% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estão ocupados.
Ainda de acordo com a Sesau, foram confirmados 62 novos casos da Covid-19 nesta sexta-feira (28). De acordo com o levantamento, 20.471 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 19.689 já estão recuperados. Os casos descartados somam 37.250. Juazeiro tem 353 casos ativos do novo coronavírus. Não houve registro de óbito. O município contabiliza 429 mortes em decorrência da Covid-19.
A ocupação de leitos públicos de unidade de terapia intensiva (UTI) para adultos com covid-19 está piorando com a rápida disseminação da variante Ômicron, avaliaram pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no boletim do Observatório Covid-19 divulgado hoje (26).
“Não se pode ignorar que o quadro está piorando, apesar de estar claro que o cenário com a vacinação é muito diferente daquele observado em momentos anteriores mais críticos da pandemia, nos quais se dispunha de muito mais leitos”, diz o boletim, que pondera que pessoas totalmente imunizadas são pouco suscetíveis a essas internações, mas comorbidades graves ou idade avançada podem deixá-las vulneráveis.
O número de solicitações ativas de leitos de UTI e de enfermaria para pacientes com problemas respiratórios cresceu 858%, em duas semanas, em Pernambuco. Segundo dados de painel com informações públicas elaborado pelo governo, a quantidade de pedidos saiu de 43 para 412, na comparação entre a terça (4) e o dia 21 de dezembro.
Pernambuco vive uma epidemia de gripe dentro da pandemia de Covid-19, que chega ao terceiro ano em 2022. Com a transmissão comunitária da Influenza A H3N2, o estado também teve um aumento de ocupação de leitos de UTI.
De acordo com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), com dados da terça, do total de pedidos de leitos feitos no quarto dia de 2022, foram 188 para UTIs e outras 224 para enfermarias.
A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, vem registrando queda na taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados ao tratamento da COVID-19 nos últimos 30 dias.
No sábado (31) o município chegou a 14% de ocupação, índice que aponta a menor taxa já registrada durante todo o ano de 2021. Outro dado importante divulgado pela secretaria nos boletins diários é o aumento das curas. Em julho 1.708 pessoas se recuperaram da doença.
No dia 1° de julho, dos 82 leitos disponíveis, 58 estavam ocupados com pacientes diagnosticados com o novo coronavírus, isso representava 70,7% da ocupação dos leitos. De acordo com a secretaria executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, os dados apontam queda acentuada nas ocupações de leitos de UTI no município devido ao crescente número de pessoas imunizadas.
O boletim epidemiológico da Covid-19 divulgado pela Secretaria de Saúde de Petrolina, informa que a taxa de ocupação dos leitos de UTI desta sexta-feira (28), permanece em 87,8%. Dos 82 leitos, 72 estão ocupados. 45 pacientes são de Petrolina e 27 de outras cidades da região.
Foram confirmados 149 novos casos, sendo 66 pessoas do sexo masculino, com idades de quatro meses a 83 anos, e 83 do sexo feminino, com idades de um mês a 58 anos. Dos resultados obtidos, 148 se deram através de exames realizados pela Prefeitura de Petrolina e um por exame laboratorial. Com isso, 27.604 pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus. O total de pacientes recuperados é 23.327, isso representa 84,5% do total.
O boletim epidemiológico da Covid-19 divulgado pela Secretaria de Saúde de Petrolina, informa que a taxa de ocupação leitos de UTI deste sábado (17), atingiu 100%. Todos os 82 leitos estão ocupados. 69 pacientes são de Petrolina e 13 de outras cidades da região.
O boletim também traz informações sobre uma nova confirmação de caso da Covid-19. Um novo caso foi registrado. O novo infectado foi confirmado através de exame laboratorial. Trata-se de uma pessoa do sexo feminino, parda, com 30 anos. Agora, 22.452 pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus.
Petrolina registrou três novas mortes. Tratam-se de dois homens e uma mulher, com idades de 85, 61 e 62 anos, respectivamente. Os óbitos aconteceram na terça-feira (13) e no sábado (17). Dois pacientes estavam internados em hospitais públicos e um em hospital da rede privada do município pernambucano. Agora, a cidade passa a ter 319 mortes em decorrência da Covid-19.
A área de suporte ventilatório do Hospital de Campanha de Juazeiro foi readequada e o local que era chamado de Sala Vermelha está com 13 pacientes de Covid-19 internados nesta segunda-feira (15). Com isso, após o pedido feito ao Governo do Estado, o número de leitos passou de 30 para 42 no hospital.
A área de suporte ventilatório tem 12 leitos equipados com aparelhos mais importantes para o atendimento a pacientes graves. A Secretaria de Saúde da Bahia cedeu 6 ventiladores mecânicos, remanejados dos municípios de Sento-Sé e Campo Alegre de Lourdes, e o Hospital SOTE de Juazeiro cedeu dois equipamentos.
Ao comentar as ações de combate à pandemia, a deputada Dulci Amorim (PT) comemorou, na Reunião Plenária desta quinta (11), a abertura de dez leitos de UTI para pacientes com Covid-19 no Hospital Promatre, em Juazeiro, cidade baiana vizinha a Petrolina (PE). Conforme registrou, a unidade é vinculada à Rede Peba, que presta assistência à saúde nos Estados de Pernambuco e da Bahia.
“Há 15 dias, estive no Recife, fiz uma visita à Secretaria da Casa Civil e protocolei um ofício pedindo ao governador Paulo Câmara que ampliasse o número de leitos na região do Sertão do São Francisco. Hoje, estamos tendo a grata satisfação de receber as vagas no Promatre”, destacou a parlamentar.
O prefeito Miguel Coelho informou ontem (09) que o município de Petrolina vai ampliar o número de leitos de UTI passando dos atuais 44 para 54 leitos. Serão 10 novos leitos abertos e contratados no Hospital Pro Matre, em Juazeiro/BA, com a Prefeitura de Petrolina fornecendo os respiradores e monitores, e o Governo de Pernambuco custeando as demais despesas.
De acordo com o prefeito, “até sexta-feira, outros 8 leitos devem ser abertos no Hospital Universitário, com o HU disponibilizando a estrutura e a prefeitura custeando as equipes com os profissionais envolvidos.
“Essas ações são imediatas e resultam dos esforços que temos feito desde o ano passado para a abertura de novos leitos. Somado a isso, solicitei ao Ministério da Saúde o envio de + 40 respiradores e monitores para a nossa cidade”, disse Miguel.
Mas, mesmos com essas novas conquistas, o prefeito deixou claro que todas essas medidas não podem significar um relaxamento dos cuidados.
“O uso da máscara, a higienização das mãos e evitar aglomerações continuam sendo necessários para todos, pois se a gente não fizer isso, os leitos podem novamente ficar cheios, colocando mais vidas em risco. É preciso um esforço coletivo. Com a participação de cada um, vamos vencer juntos!”, concluiu.
A situação está ficando cada vez mais complicada em Petrolina. Ontem a noite, nas redes sociais, o prefeito Miguel Coelho fez o anúncio mais temido, afirmou que na cidade não existem mais leitos de UTI disponíveis para ninguém. “É muito triste saber que corremos o risco de ver sendo repetidas aqui as cenas que já vimos em outras cidades do país”, disse.
“Digo isso não só como prefeito, mas como ser humano. A dor de ver um parente, um amigo ou até você mesmo precisando de atendimento, e ouvir que não há o que fazer é inexplicável”, acrescentou Miguel.
O prefeito também informou que desde a semana passada está tentando ampliar a ofertas de leitos de UTI, mas isso infelizmente não é algo tão fácil. “Nos próximos dias, tenho muita esperança de que conseguiremos abrir mais leitos, mas feliz de verdade eu ficaria se ninguém precisasse deles”, comentou.
Por fim, Miguel reiterou a importância da população continuar colaborando no enfrentamento à pandemia. “Entretanto, pessoal, isso não depende de mim; depende de cada pessoa entender a gravidade da pandemia e fazer a sua parte cuidando de si e cuidando do outro. Usar máscara, manter o distanciamento, higienizar as mãos. Enquanto não existe vacina disponível para todos, estas são as únicas formas que temos de vencer a pandemia. Não vamos superar essa crise sendo egoístas e tendo atitudes individuais; apenas com o senso de coletividade, com humanidade e vacinando a todos iremos conseguir acabar com essa pandemia, retomar as nossas atividades e preservar o maior número possível de vidas”, concluiu.