Pernambuco tem 49 crianças na fila por UTI e rede atinge níveis críticos

O estado de Pernambuco enfrenta forte pressão na rede de saúde pediátrica. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, 46 crianças e três recém-nascidos aguardam vagas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) devido a casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Mesmo com a abertura de 299 novos leitos para a sazonalidade pediátrica de 2026, a demanda segue elevada. Os pacientes estão sendo atendidos provisoriamente em enfermarias especializadas e nas chamadas salas vermelhas das UPAs, com suporte de equipes multiprofissionais e equipamentos de alta complexidade.

LEIA MAIS

Com leitos quase lotados, Pernambuco monitora avanço de doenças respiratórias

Pernambuco enfrenta um aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o que tem elevado significativamente a taxa de ocupação de leitos hospitalares no estado. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), os números mais recentes apontam um cenário de atenção, principalmente na rede pediátrica.

Atualmente, a ocupação de leitos chega a 80% nas UTIs neonatais, 87,2% nas enfermarias pediátricas e atinge 96,6% nas UTIs infantis destinadas a pacientes com SRAG.

LEIA MAIS

MPPE promove debate sobre urgências e leitos hospitalares em Petrolina

A população de Petrolina terá a oportunidade de acompanhar de perto um debate decisivo sobre os problemas enfrentados na saúde pública do município. Uma audiência pública marcada para o dia 9 de dezembro, às 14h, no auditório da Fundação Nilo Coelho, no Centro da cidade, vai reunir autoridades e representantes da sociedade civil para discutir a superlotação nas unidades de urgência e emergência.

O encontro será conduzido pela promotora de Justiça Ana Paula Nunes Cardoso, da 4ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania (Curadoria da Saúde), e será aberto a toda a comunidade, incluindo gestores públicos, profissionais da saúde e usuários do sistema.

LEIA MAIS

Ocupação de UTIs para covid-19 fica abaixo de 60% em todo país

Pela primeira vez desde julho de 2020, a ocupação dos leitos de terapia intensiva (UTIs) para covid-19 ficou abaixo de 60% em todas as unidades federativas do país, divulgou hoje (25) o Boletim do Observatório Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os dados se referem apenas ao Sistema Único de Saúde (SUS) no período de 6 a 19 de março, e os pesquisadores consideram que o cenário é de otimismo.

Apesar desse dado, o boletim pede que seja mantida a atenção às ações de vigilância em saúde e aos cuidados de prevenção. “Consideramos prudente a manutenção do uso de máscaras para determinados ambientes fechados, com grandes concentrações de pessoas (a exemplo dos transportes coletivos) ou abertos em que haja aglomerações”, recomenda a Fiocruz.

Os pesquisadores reforçam que a vacinação possibilitou a redução de casos graves e fatais de covid-19 no Brasil e no mundo, e pedem reforço nos dois extremos da pirâmide etária. Enquanto idosos devem receber as doses de reforço disponíveis para sua idade, os responsáveis pelas crianças devem levá-las para completar o esquema de duas doses.

LEIA MAIS

Covid-19: Há 7 dias com 100% de ocupação de leitos de UTI, Sesab não prevê reabertura de leitos em Juazeiro 

Desde o dia 28 de janeiro de 2022 que o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Município de Juazeiro, Norte da Bahia, registra a ocupação total dos leitos de UTI para Covid-19 disponíveis na cidade baiana. Ou seja, há uma semana não há vagas disponíveis em leitos de terapia intensiva para pacientes acometidos pela pandemia do novo coronavírus na cidade.

O que disse a Sesab?

Em resposta aos questionamentos da equipe de jornalismo do Blog, a Secretaria da Saúde do Estado afirmou que acompanha diuturnamente diversos indicadores relacionados à Covid-19 como taxa de ocupação de leitos, número de casos ativos e de novos casos. A Sesab resaltou ainda que é a partir da análise destes indicadores são definidas ações a fim de reduzir o espalhamento do vírus e garantir a assistência às pessoas acometidas pela doença.

A Sesab disse ainda que no último dia (27/01), o Governador Rui Costa anunciou a abertura de novos leitos para a assistência aos pacientes com Covid-19. No Hospital Espanhol, além dos 30 leitos clínicos e dos 40 de UTI já em funcionamento, serão abertos, nos próximos dias, outros 30 (16 de UTI e 14 clínicos). Entre as outras unidades que também receberão leitos estão o Hospital Metropolitano (30 clínicos); Hospital Costa dos Coqueiros/Riverside (80 clínicos e 10 de UTI) e o Instituto Couto Maia (10 leitos clínicos pediátricos). Com os novos investimentos, somente em 2022, o total de leitos para tratamento de Covid-19 agregados à rede estadual é de 66 leitos de UTI e 164 clínicos. As unidades podem atender pacientes de toda a Bahia, independente do município de residência.

Novos leitos só serão disponibilizados para a capital e região metropolitana

Questionado sobre o fato de que todos os leitos abertos pelo Governador da Bahia, Rui Costa (PT), são em Hospitais de Salvador e região metropolitana,  a assessoria de imprensa limitou-se a responder que: “A Secretaria da Saúde do Estado continua a garantir a assistência aos pacientes acometidos pela Covid-19”.

Nós vamos continuar acompanhando com atenção a evolução dos indicadores da pandemia em Juazeiro (BA).

Covid-19: Ocupação de leitos de UIT em Juazeiro chega a 100%

A ocupação de leito de UTI para Covid-19 chegou a 100% nesta sexta-feira (28) em Juazeiro, Norte da Bahia. A informação está no boletim da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 63%, com 45 leitos disponíveis. Em Juazeiro, 100% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estão ocupados.

Ainda de acordo com a Sesau, foram confirmados 62 novos casos da Covid-19 nesta sexta-feira (28). De acordo com o levantamento, 20.471 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 19.689 já estão recuperados. Os casos descartados somam 37.250. Juazeiro tem 353 casos ativos do novo coronavírus. Não houve registro de óbito. O município contabiliza 429 mortes em decorrência da Covid-19.

LEIA MAIS

Fiocruz aponta piora na ocupação de leitos de UTI por covid-19 no SUS

A ocupação de leitos públicos de unidade de terapia intensiva (UTI) para adultos com covid-19 está piorando com a rápida disseminação da variante Ômicron, avaliaram pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no boletim do Observatório Covid-19 divulgado hoje (26).

“Não se pode ignorar que o quadro está piorando, apesar de estar claro que o cenário com a vacinação é muito diferente daquele observado em momentos anteriores mais críticos da pandemia, nos quais se dispunha de muito mais leitos”, diz o boletim, que pondera que pessoas totalmente imunizadas são pouco suscetíveis a essas internações, mas comorbidades graves ou idade avançada podem deixá-las vulneráveis.

LEIA MAIS

Por causa de gripe e Covid, pedidos por leitos sobem 858% em duas semanas 

(Foto: Ascom/PMJ)

O número de solicitações ativas de leitos de UTI e de enfermaria para pacientes com problemas respiratórios cresceu 858%, em duas semanas, em Pernambuco. Segundo dados de painel com informações públicas elaborado pelo governo, a quantidade de pedidos saiu de 43 para 412, na comparação entre a terça (4) e o dia 21 de dezembro.

Pernambuco vive uma epidemia de gripe dentro da pandemia de Covid-19, que chega ao terceiro ano em 2022. Com a transmissão comunitária da Influenza A H3N2, o estado também teve um aumento de ocupação de leitos de UTI.

De acordo com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), com dados da terça, do total de pedidos de leitos feitos no quarto dia de 2022, foram 188 para UTIs e outras 224 para enfermarias.

LEIA MAIS

Taxa de ocupação dos leitos de UTI em Petrolina chega a menos de 15%

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, vem registrando queda na taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados ao tratamento da COVID-19 nos últimos 30 dias.

No sábado (31) o município chegou a 14% de ocupação, índice que aponta a menor taxa já registrada durante todo o ano de 2021. Outro dado importante divulgado pela secretaria nos boletins diários é o aumento das curas. Em julho 1.708 pessoas se recuperaram da doença.

No dia 1° de julho, dos 82 leitos disponíveis, 58 estavam ocupados com pacientes diagnosticados com o novo coronavírus, isso representava 70,7% da ocupação dos leitos. De acordo com a secretaria executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, os dados apontam queda acentuada nas ocupações de leitos de UTI no município devido ao crescente número de pessoas imunizadas.

LEIA MAIS

COVID-19: taxa de ocupação de leitos permanece em 87% 

(Foto: Heudes Regis/SEI)

O boletim epidemiológico da Covid-19 divulgado pela Secretaria de Saúde de Petrolina, informa que a taxa de ocupação dos leitos de UTI desta sexta-feira (28),  permanece em 87,8%. Dos 82 leitos, 72 estão ocupados. 45 pacientes são de Petrolina e 27 de outras cidades da região.

Foram confirmados 149 novos casos, sendo 66 pessoas do sexo masculino, com idades de quatro meses a 83 anos, e 83 do sexo feminino, com idades de um mês a 58 anos. Dos resultados obtidos, 148 se deram através de exames realizados pela Prefeitura de Petrolina e um por exame laboratorial. Com isso, 27.604 pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus. O total de pacientes recuperados é 23.327, isso representa 84,5% do total.

LEIA MAIS

Covid-19: Não existe mais leitos de UTI em hospitais de Petrolina para tratar pacientes contaminados pelo coronavírus

O boletim epidemiológico da Covid-19 divulgado pela Secretaria de Saúde de Petrolina, informa que a taxa de ocupação leitos de UTI deste sábado (17), atingiu 100%. Todos os 82 leitos estão ocupados. 69 pacientes são de Petrolina e 13 de outras cidades da região.

LEIA TAMBÉM

Não existe mais leito de UTI disponível em Juazeiro para pacientes com Covid-19

O boletim também traz informações sobre uma nova confirmação de caso da Covid-19. Um novo caso foi registrado. O novo infectado foi confirmado através de exame laboratorial. Trata-se de uma pessoa do sexo feminino, parda, com 30 anos. Agora, 22.452 pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus.

Petrolina registrou três novas mortes. Tratam-se de dois homens e uma mulher, com idades de 85, 61 e 62 anos, respectivamente. Os óbitos aconteceram na terça-feira (13) e no sábado (17). Dois pacientes estavam internados em hospitais públicos e um em hospital da rede privada do município pernambucano.  Agora, a cidade passa a ter 319 mortes em decorrência da Covid-19.

Hospital de Campanha de Juazeiro é ampliado para 42 leitos 

(Foto: Ascom)

A área de suporte ventilatório do Hospital de Campanha de Juazeiro foi readequada e o local que era chamado de Sala Vermelha está com 13 pacientes de Covid-19 internados nesta segunda-feira (15). Com isso, após o pedido feito ao Governo do Estado, o número de leitos passou de 30 para 42 no hospital.

A área de suporte ventilatório tem 12 leitos equipados com aparelhos mais importantes para o atendimento a pacientes graves. A Secretaria de Saúde da Bahia cedeu 6 ventiladores mecânicos, remanejados dos municípios de Sento-Sé e Campo Alegre de Lourdes, e o Hospital SOTE de Juazeiro cedeu dois equipamentos.

LEIA MAIS

Dulci Amorim comemora abertura de leitos no Sertão do São Francisco

Ao comentar as ações de combate à pandemia, a deputada Dulci Amorim (PT) comemorou, na Reunião Plenária desta quinta (11), a abertura de dez leitos de UTI para pacientes com Covid-19 no Hospital Promatre, em Juazeiro, cidade baiana vizinha a Petrolina (PE). Conforme registrou, a unidade é vinculada à Rede Peba, que presta assistência à saúde nos Estados de Pernambuco e da Bahia.

“Há 15 dias, estive no Recife, fiz uma visita à Secretaria da Casa Civil e protocolei um ofício pedindo ao governador Paulo Câmara que ampliasse o número de leitos na região do Sertão do São Francisco. Hoje, estamos tendo a grata satisfação de receber as vagas no Promatre”, destacou a parlamentar.

LEIA MAIS

18 novos leitos de UTI devem ser abertos em Petrolina até a próxima sexta-feira, afirma Miguel Coelho

O prefeito Miguel Coelho informou ontem (09) que o município de Petrolina vai ampliar o número de leitos de UTI passando dos atuais 44 para 54 leitos. Serão 10 novos leitos abertos e contratados no Hospital Pro Matre, em Juazeiro/BA, com a Prefeitura de Petrolina fornecendo os respiradores e monitores, e o Governo de Pernambuco custeando as demais despesas.

De acordo com o prefeito, “até sexta-feira, outros 8 leitos devem ser abertos no Hospital Universitário, com o HU disponibilizando a estrutura e a prefeitura custeando as equipes com os profissionais envolvidos.

“Essas ações são imediatas e resultam dos esforços que temos feito desde o ano passado para a abertura de novos leitos. Somado a isso, solicitei ao Ministério da Saúde o envio de + 40 respiradores e monitores para a nossa cidade”, disse Miguel.

Mas, mesmos com essas novas conquistas, o prefeito deixou claro que todas essas medidas não podem significar um relaxamento dos cuidados.

“O uso da máscara, a higienização das mãos e evitar aglomerações continuam sendo necessários para todos, pois se a gente não fizer isso, os leitos podem novamente ficar cheios, colocando mais vidas em risco. É preciso um esforço coletivo. Com a participação de cada um, vamos vencer juntos!”, concluiu.

Veja vídeo:

Petrolina atinge 100% de ocupação dos leitos não existem mais leitos de UTI

A situação está ficando cada vez mais complicada em Petrolina. Ontem a noite, nas redes sociais, o prefeito Miguel Coelho fez o anúncio mais temido, afirmou que na cidade não existem mais leitos de UTI disponíveis para ninguém. “É muito triste saber que corremos o risco de ver sendo repetidas aqui as cenas que já vimos em outras cidades do país”, disse.

“Digo isso não só como prefeito, mas como ser humano. A dor de ver um parente, um amigo ou até você mesmo precisando de atendimento, e ouvir que não há o que fazer é inexplicável”, acrescentou Miguel.

O prefeito também informou que desde a semana passada está tentando ampliar a ofertas de leitos de UTI, mas isso infelizmente não é algo tão fácil. “Nos próximos dias, tenho muita esperança de que conseguiremos abrir mais leitos, mas feliz de verdade eu ficaria se ninguém precisasse deles”, comentou.

Por fim, Miguel reiterou a importância da população continuar colaborando no enfrentamento à pandemia.  “Entretanto, pessoal, isso não depende de mim; depende de cada pessoa entender a gravidade da pandemia e fazer a sua parte cuidando de si e cuidando do outro. Usar máscara, manter o distanciamento, higienizar as mãos. Enquanto não existe vacina disponível para todos, estas são as únicas formas que temos de vencer a pandemia. Não vamos superar essa crise sendo egoístas e tendo atitudes individuais; apenas com o senso de coletividade, com humanidade e vacinando a todos iremos conseguir acabar com essa pandemia, retomar as nossas atividades e preservar o maior número possível de vidas”, concluiu.

Assista vídeo:

123