Covid 19: Total de casos chega a 366 em Petrolina, Prefeitura divulga taxa de ocupação dos leitos na rede pública e privada

A Prefeitura de Petrolina realizou 210 testes rápidos nesta terça-feira (9), dando sequência à intensificação de testagens para detectar a covid-19 na cidade. Desse total, 6 deram positivos: 4 homens com idades entre 24 e 54 anos e 2 mulheres entre 46 e 49 anos. Também foram computados dois testes positivos analisados por laboratório privado. Os pacientes são 1 homem de 66 anos e 1 mulher de 38 – ambos em isolamento domiciliar.

Com esses 8 novos positivados, Petrolina chegou ao total de 366 casos do novo coronavírus. São 262 confirmações por testes rápidos da prefeitura e 104 casos diagnosticados através de exames laboratoriais. A boa notícia é que houve um aumento no número de curas clínicas. Do total de casos confirmados, 127 já estão recuperados. Óbitos somam dez.

SRAG

O boletim com casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) mostra que não houve alterações nas últimas 24 horas. São 88 casos em investigação e 30 já foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de um óbito.

Internamentos

Confira abaixo a taxa de ocupação dos leitos para a covid-19 na rede pública e privada de Petrolina.

Leitos públicos de UTI:

Hospital Universitário – HU (10 leitos exclusivos abertos pela prefeitura)

– 3 pacientes de Petrolina (2 confirmados e 1 descartado);

– 1 paciente de Jeremoabo-BA (em investigação).

*Taxa de ocupação: 40%

Hospital Dom Malan – HDM/Imip (5 leitos)

– Sem pacientes

*Taxa de ocupação: 0%

 Neurocardio: (5 leitos/SUS)

– 1 paciente de Petrolina (covid-19 descartado);

– 2 pacientes da Bahia (1 descartado e 1 em investigação);

– 2 pacientes de Lagoa Grande (1 confirmado e 1 em investigação)

*Taxa de ocupação: 100%

Leitos privados de UTI

UNIMED

– 3 pacientes de Petrolina internados (2 em investigação e 1 confirmado);

– 1 paciente de Juazeiro (confirmado);

Observação: A unidade abre leitos em área isolada de acordo com a necessidade.

Hospital Albert Sabin – Recife:

1 paciente de Petrolina (confirmado)

Leitos intermediários públicos:

Hospital de Campanha Monte Carmelo: (100 leitos)

– 3 pacientes internados (1 paciente aguardando resultado e 2 confirmados)

*Taxa de ocupação: 3%

Unidade de Pronto Atendimento-UPA (10 leitos)

– 2 pacientes de Petrolina (aguardando resultado)

*Taxa de ocupação: 20%

Hospital Dom Malan – HDM: (5 leitos)

– Sem internamentos

*Taxa de ocupação: 0%

Leitos intermediários privados:

Neurocardio

– 1 paciente de Petrolina (aguardando resultado);

– 1 paciente de Sobradinho-BA (aguardando resultado);

– 1 Paulo Afonso-BA (confirmado);

– 1 paciente de Petrolândia-PE (aguardando resultado).

Hospital Geral e Urgência – HGU

1- paciente de Juazeiro (em investigação);

UNIMED

– 2 pacientes de Petrolina (em investigação);

– 1 paciente de Salgueiro-PE (em investigação).

Estado e PCR chegam a mais de dois mil novos leitos para pacientes com Covid-19

O Governo do Estado e a Prefeitura do Recife (PCR) atingiram, nesta segunda-feira (25), a marca dos 2.104 leitos destinados ao tratamento do novo coronavírus para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Pernambuco. O número é maior que o dobro da meta estabelecida em março, quando a expectativa era de criar mil vagas. Do total de novos leitos, 739 são de Terapia Intensiva (UTI) e 1.365 são de enfermaria.

Pela gestão estadual, foram colocados em funcionamento 1.377 leitos, distribuídos em 20 municípios, englobando as quatro macrorregiões de saúde de Pernambuco. Desse total, 614 são vagas em Unidades de Terapia Intensiva. Destaque para a inauguração dos hospitais de referência para a Covid-19, em Boa Viagem (antigo Alfa), que já conta com 55 leitos de UTI; e Olinda (Maternidade Brites de Albuquerque), que tem 22 leitos de Terapia Intensiva.

Além disso, as unidades da rede estadual também ampliaram o número de leitos, abrindo novas vagas exclusivas para o tratamento da covid-19, como o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, que implantou 45 leitos de UTI dedicados à doença; o Hospital Agamenon Magalhães, que destinou 44 leitos desse tipo; o Hospital Dom Hélder Câmara, com 40 vagas de Terapia Intensiva; e o Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, também com 40.

“Esses números mostram o esforço do Governo do Estado em cumprir um compromisso feito ainda no início dessa pandemia, de ampliar o número de leitos dedicados à Covid-19, especialmente os de Terapia Intensiva, em Pernambuco. Um grande esforço em todos os sentidos: ao mobilizar toda uma rede de saúde, por meio da mobilização de recursos financeiros e humanos, no sentido de ampliar a nossa capacidade de atendimento, recebendo mais pacientes. Esse, certamente, já é o maior esforço de abertura de leitos de toda a história da Saúde Pública em Pernambuco, e está sendo responsável por salvar muitas vidas todos os dias”, comentou a secretária executiva de Vigilância em Saúde de Pernambuco, Luciana Albuquerque.

Hospital Universitário de Petrolina vai ganhar novos leitos para o enfrentamento à Covid-19

(Foto: Ascom/UNIVASF)

A ampliação da rede de atendimento disponibilizada pelo Hospital Universitário (HU) e pela Policlínica da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) para pacientes com o novo coronavírus foi discutida pelo reitor pro tempore da Univasf, Paulo César Fagundes Neves, em uma reunião realizada nesta quarta-feira (6) entre o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho; o secretário Executivo de Regulação em Saúde de Pernambuco, Giliate Coelho Neto, que participou via web conferência e outros representantes da prefeitura de Petrolina e do Hospital Universitário. O encontro aconteceu durante a manhã, no Gabinete da Reitoria, no Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE).

No início da manhã, a comitiva fez uma visita ao HU-Univasf e à Policlínica para conhecer a infraestrutura já existente e as possibilidades de ampliação. A Policlínica, no momento, conta com 8 leitos de UTI destinados a pacientes da Covid-19, que serão ampliados para 12.

LEIA MAIS

Parceria entre Prefeitura de Petrolina e Hospital Universitário deve trazer mais 122 leitos para Covid-19

Hospital de Campanha já está montado para receber pacientes do covid-19 (Foto: Ascom/PMP)

Após reunião nessa quarta-feira (06), o prefeito Miguel Coelho pactuou com o reitor da Univasf, Paulo Fagundes, e o superintendente do Hospital Universitário, Itamar Santos, a abertura de 122 novos leitos intermediários e de tratamento intensivo na cidade. A expansão da rede de saúde voltada para o tratamento de pacientes com coronavírus faz parte do plano conduzido pela Prefeitura de Petrolina para enfrentamento da Covid-19.

Dos novos leitos, 22 serão da UTI e 100 para pacientes em estágio intermediário. As vagas serão abertas no Hospital Universitário e na Policlínica da Univasf. A prefeitura, que já disponibiliza para a unidade hospitalar 108 médicos, enfermeiros e técnicos, acrescentou uma equipe com cerca de 40 profissionais de saúde para enfrentamento da Covid-19. Já o Governo Federal entrará com a estrutura física e equipamentos de atendimento.

LEIA MAIS

Pernambuco já conta com mais de 1.100 novos leitos exclusivos para atender pacientes de Covid-19

Governador Paulo Câmara. (Foto: Aluísio Moreira /SEI)

Em mais uma prestação de contas em relação às ações de combate à pandemia, Paulo Câmara e Geraldo Julio anunciaram que o Governo do Estado e a Prefeitura do Recife estão disponibilizando, juntos, 1.132 novos leitos para o tratamento dos pacientes do novo coronavírus. Desses, 677 são leitos de enfermaria, enquanto os outros 455 são UTIs totalmente equipadas e preparadas para atender a população.

Paulo Câmara reforçou a importância da parceria estratégica com a Prefeitura do Recife para ampliação da oferta dos leitos no sistema. Ele também elencou que novos leitos de UTIs e enfermarias também foram criados em mais 12 municípios da Região Metropolitana e do interior. Esses leitos estão nas cidades de Moreno, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Olinda, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Salgueiro e Petrolina.

LEIA MAIS

Em 40 dias, Pernambuco cumpre meta de mil leitos para a Covid-19

No dia 18 de março, há exatos 40 dias, o governador Paulo Câmara e o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, anunciaram a criação de mil leitos exclusivos para o atendimento aos casos da Covid-19, sendo 400 leitos de UTI e 600 de enfermaria.

Essa marca foi atingida e superada nessa segunda-feira (27), com 1.067 leitos já em funcionamento, sendo 418 de Terapia Intensiva e 649 de enfermaria, espalhados por todas as regiões do Estado.  Em média, 10 novas vagas de UTI estão sendo abertas diariamente. A lista dos leitos pode ser conferida aqui.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, ressaltou que a abertura de novos leitos demonstra a seriedade, o esforço e a prioridade que o Governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife estão dando ao enfrentamento do novo coronavírus.

“O dinamismo da doença fez com que novas necessidades surgissem, e o nosso compromisso é ampliar ainda mais esses leitos para atender às necessidades da população pernambucana, não apenas da capital, mas também do interior”, destacou Longo. Para esta semana, ele estima que mais 80 leitos sejam abertos sob gestão estadual.

LEIA MAIS

Primeiro paciente com suspeita de coronavírus é internada em Petrolina

O prefeito Miguel Coelho acabou de anunciar em uma live no Instagram, que encontra-se internada em Petrolina a primeira paciente com suspeita de coronavírus. No entanto, ela ainda não testou positivo para a contaminação do Covid 19.

A paciente, que está em observação médica, chegou recentemente da Itália, país com um grande número de pessoas infectadas.

LEITOS DE UTI DISPONÍVEIS EM PETROLINA

Hoje Petrolina dispões de 8 leitos de UTI no Hospital Universitário, 51 leitos de UTI na rede privada, podendo ser contratados 10 leitos do Hospital Memorial em parceria com o Governo do Estado.

456