Após habeas corpus, investigado no caso Erlan Oliveira ganha liberdade

A Justiça concedeu habeas corpus e determinou a soltura de João Ítalo Barbosa da Silva, que havia sido preso em decorrência das investigações sobre a morte do empresário piauiense Erlan Oliveira, crime registrado em junho de 2025, em Petrolina e que, à época, comoveu toda a região.

João Ítalo foi detido durante a “Operação Fúria Cega”, ao lado de sua companheira, Laiza Guimarães Coelho. Ambos foram presos no contexto do caso que teve grande repercussão no Vale do São Francisco.

Com a decisão judicial favorável, ele foi colocado em liberdade após a concessão do habeas corpus impetrado por sua defesa.

Nas redes sociais, Laiza compartilhou diversos registros do momento da liberação e da chegada do marido em casa, mostrando o reencontro da família.

Datafolha: 55% dos brasileiros acreditam em envolvimento de ministros do STF no caso Banco Master

Pesquisa do Datafolha divulgada nesta segunda-feira (13) aponta que 55% dos brasileiros acreditam que ministros do Supremo Tribunal Federal estão envolvidos no escândalo do Banco Master. Outros 4% afirmam não acreditar na ligação, enquanto 10% disseram não saber opinar.

O levantamento revela ainda que cerca de 70% dos entrevistados afirmaram ter conhecimento ou já ter ouvido falar sobre as denúncias envolvendo a instituição financeira e suas possíveis conexões com autoridades e figuras da política nacional. Por outro lado, 30% declararam desconhecer o caso.

A pesquisa ouviu 2.004 pessoas entre os dias 7 e 9 de abril, em 137 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o estudo foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-03770/2026.

LEIA MAIS

Caso suspeito de metanol é descartado em Petrolina após análise laboratorial

Após análises laboratoriais realizadas na garrafa e nos copos utilizados pelas jovens do bairro Idalino Bezerra para o consumo de vodka, foi comprovado que não havia presença de metanol no conteúdo analisado. Dessa forma, a Prefeitura de Petrolina descarta a ocorrência de intoxicação por metanol no caso investigado.

Na última segunda-feira (23), a Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) e a Secretaria de Saúde foram notificadas sobre um caso suspeito de intoxicação por metanol. A partir da notificação, todas as medidas sanitárias cabíveis passaram a ser adotadas de forma imediata.

A Vigilância Sanitária recolheu a garrafa consumida pelas jovens para análise e efetuou a retenção preventiva de lotes da mesma marca comercializada em um estabelecimento localizado no bairro Henrique Leite. Com a confirmação laboratorial de que não havia presença de metanol na bebida analisada, os produtos retidos foram devolvidos ao empreendimento.

A Prefeitura de Petrolina reforça que segue vigilante quanto à segurança sanitária e destaca a importância de acionar os órgãos competentes sempre que houver suspeita de irregularidades, garantindo a proteção da saúde da população.

Ascom

Bahia tem dois casos confirmados de Mpox; um deles em Salvador

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou, nesta quinta-feira (19), a atualização dos índices epidemiológicos relativos ao Mpox (vírus Monkeypox). O novo balanço detalha o monitoramento das notificações no estado e acende o alerta para a vigilância sanitária em diferentes regiões, com o registro de casos em Salvador e Vitória da Conquista, sudoeste do Estado.

Notificações
De acordo com o relatório oficial, a Bahia registrou, até o momento, sete casos notificados. A classificação atualizada do cenário epidemiológico apresenta dois casos confirmados, três descartados e dois em investigação. Em Vitória da Conquista, o registro é de uma pessoa residente no próprio município. Já o caso confirmado em Salvador é tratado pelas autoridades como “caso importado”, já que o ]paciente é residente do município de Osasco (SP) e estaria em trânsito na capital baiana quando o diagnóstico foi realizado.

Monitoramento e alerta
A presença de um caso de Mpox vindo de outra unidade da federação em Salvador reforça a necessidade de um monitoramento contínuo em áreas de grande circulação, como aeroportos e terminais rodoviários. Paralelamente, em Vitória da Conquista, as ações se concentram em evitar que a transmissão se torne comunitária na região sudoeste. Até que os resultados sejam liberados, os pacientes seguem protocolos rigorosos de isolamento, enquanto as equipes de saúde realizam o rastreamento e monitoramento de contatos próximos para conter possíveis novas cadeias de transmissão.

A Tarde

André Mendonça assume relatoria do caso Master após saída de Toffoli

Ministro do STF André Mendonça

O ministro André Mendonça foi escolhido nesta quinta-feira (12/2) como o novo relator do inquérito que investiga as suspeitas de fraudes envolvendo o Banco Master no Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão ocorreu após o ministro Dias Toffoli solicitar a saída da relatoria do processo, que já vinha gerando repercussão na Corte e na mídia nacional.

A redistribuição foi feita por meio de sorteio eletrônico, conforme prevê o regimento interno do STF. Toffoli estava à frente das investigações desde novembro de 2025, quando o caso chegou à Corte. Sua saída ocorreu no dia em que os ministros tomaram ciência de um relatório da Polícia Federal que indicava a presença de menções ao nome do ministro em mensagens extraídas do celular do empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master — embora o conteúdo faça parte de segredo de Justiça.

LEIA MAIS

Escândalo do Banco Master estremece a República e acende alerta institucional

Ontem, terça-feira, 27 de janeiro, nós informamos sobre um episódio que vem gerando forte repercussão no Brasil: o encontro do presidente Lula com Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, ocorrido em 2024, fora da agenda oficial, no Palácio do Planalto, o que, por si só, já gera muitas interrogações.

De acordo com as informações divulgadas pela imprensa nacional, a reunião teria sido articulada pelo ex-ministro Guido Mantega. Na oportunidade, o próprio presidente Lula teria envidado esforços no sentido de agilizar ou interceder por uma possível colocação de Guido Mantega no Banco Master.

Além disso, ontem também informamos outro dado que amplia ainda mais o alcance do escândalo. Segundo a colunista Andreza Matais, do Portal Metrópoles, o escritório de advocacia do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, teria recebido cerca de R$ 5 milhões do Banco Master por serviços de consultoria, mesmo após Lewandowski já ter assumido o cargo de ministro da Justiça do governo Lula.

LEIA MAIS

Caso Beatriz: MPF rejeita pedido que tenta levar processo ao STF

O Ministério Público Federal apresentou parecer contrário ao recurso extraordinário da defesa de Marcelo da Silva, assassino confesso da menina Beatriz Angélica Mota, de 7 anos. A manifestação foi anexada ao processo na última terça-feira (20).

Após derrotas no Superior Tribunal de Justiça, a defesa tenta levar o caso ao Supremo Tribunal Federal para impedir a realização do júri popular do crime ocorrido em Petrolina, há mais de dez anos. No parecer, o MPF afirmou que os argumentos apresentados não são suficientes para mudar o entendimento já consolidado pelas instâncias anteriores.

LEIA MAIS

Após audiência, suspeito de matar policial civil foi indiciado por homicídio qualificado

Nesta segunda-feira (29), o caso que envolve a morte do policial civil Charles Douglas teve desdobramentos importantes em Petrolina. Após os procedimentos legais, as medidas judiciais foram adotadas e o inquérito avançou para a fase de indiciamento.

Prisão Mantida na Audiência de Custódia

O suspeito de cometer o crime passou por audiência de custódia no fórum da cidade ainda ontem. Após a análise do caso, o juiz manteve a prisão do indivíduo, que foi encaminhado à Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes. Ele permaneceu detido e está à disposição do Poder Judiciário.

LEIA MAIS

Caso de intoxicação na Univasf é encerrado sem conclusão

O caso de intoxicação em estudantes registrados no restaurante universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em novembro, foi encerrado sem conclusão. A informação foi publicada pela própria instituição de ensino, na sexta-feira (19). De acordo com a universidade, logo após o caso de mal-estar por parte dos estudantes, a Gestão do Contrato e a equipe de nutricionistas iniciaram uma investigação rigorosa para apurar as causas do ocorrido, com uso de coleta de relatos, vistorias técnicas nas instalações e exames laboratoriais.

Entretanto, a Univasf ressalta que uma omissão da empresa contratada para a produção da alimentação, prejudicou os resultados da investigação. “A BR ALL Alimentação e Serviços LTDA não cumpriu integralmente as determinações da fiscalização. A omissão de laudos de itens críticos do cardápio – como a “isca de frango acebolada”, que já havia sido objeto de ressalva quanto ao controle térmico no dia do evento – prejudicou severamente a rastreabilidade e a conclusão definitiva sobre o nexo causal do surto”, disse a universidade em nota.

Ainda segundo a Univasf, a falha da empresa contratada se configura como uma grave infração às obrigações de transparência e às ordens de gestão administrativa emitidas pela universidade. Após a conclusão, o processo foi enviado à Diretoria de Supervisão das Fiscalizações dos Contratos, da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, com a sugestão de aplicação de sanções administrativas como multas e outras penalidades.

“A gestão de Restaurantes Universitários reafirma seu compromisso ético com a saúde dos estudantes e servidores. A transparência e o rigor na aplicação das regras contratuais são os pilares para garantir que a segurança alimentar da nossa comunidade seja sempre preservada”, finaliza a Univasf em nota.

Cerca de 142 estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro, no norte da Bahia, apresentaram sintomas de uma possível intoxicação alimentar após se alimentarem no restaurante universitário. O episódio levou os alunos a se mobilizarem e registrar oficialmente a ocorrência junto à instituição.

Segundos os estudantes, o problema teria começado na terça-feira, 11, logo após o almoço servido no restaurante. No dia seguinte, eles então relataram em um grupo de mensagens sintomas como: enjoo, mal-estar, diarreia e dores abdominais.

A Tarde

 

Caso Érica Andrielly: suspeito vai a júri em Santa Maria da Boa Vista

Está marcada para a quarta-feira (03), às 9h, no Fórum de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão pernambucano, a sessão de julgamento de Luciano da Silva Santos, acusado de matar a jovem Érica Andrielly de Lima Barros, de 21 anos. O crime ocorreu em fevereiro de 2025, na zona rural da cidade, onde o corpo da vítima foi encontrado por familiares.

De acordo com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o assassinato configura feminicídio, motivado por ciúmes e sentimento de posse. A promotoria sustenta que a vítima foi morta com extrema crueldade, por meio de golpes de arma branca e asfixia.

LEIA MAIS

Caso Alícia Valentina: polícia apreende adolescente envolvido em agressão contra menina de 11 ano

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) apreendeu um adolescente suspeito de participar da agressão que resultou na morte de Alícia Valentina, de 11 anos, em Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco.

De acordo com a PCPE, a equipe da Delegacia de Belém de São Francisco cumpriu mandado de internação provisória do suspeito por ato infracional análogo ao crime de lesão corporal seguida de morte.

O adolescente apreendido, que não teve a idade revelada, foi localizado próximo ao distrito de Nazaré, na zona rural do município de Floresta, também no Sertão.

A Polícia Civil comunicou que o adolescente passou por exame traumatológico e, em seguida, foi encaminhado para internação.

Relembre o caso

A menina Alícia Valentina foi espancada na Escola Municipal Tia Zita, no dia 3 de setembro.

Após as agressões, a garota foi encaminhada para o Hospital Municipal de Belém do São Francisco, com um sangramento no nariz.

Alícia foi para casa e passou a ter um sangramento no ouvido.

A menina foi para um posto de saúde da cidade. Ela foi novamente atendida e liberada.

Quando estava retornando até sua casa, Alícia passou a apresentar vômitos com sangue.

A jovem passou pelo Hospital Municipal de Salgueiro e Hospital da Restauração (HR), na capital pernambucana. Ela não resistiu e veio a óbito no dia 7 de setembro.

FONTE: A FOLHA DE PERNAMBUCO

Vereador Luciano do Vale desmente e reafirma descaso do Secretário com paciente Deliane

Irritado com a  resposta à sua denúncia na última quarta-feira (10/08), o Vereador Luciano do Vale (PT), voltou à tribuna na sessão da manhã desta terça-feira (16/08) para reiterar as graves acusações que fez e coletar assinaturas para a convocação do Secretário de Saúde à Câmara de Vereadores:

“Senhor Secretário Fernando (Fernando Costa, Secretário de Saúde da administração Suzana Ramos), o senhor colocou esta nota na sexta-feira porque no sábado e no domingo eu não teria como responder ao senhor. Estou respondendo aqui e agora”, garantindo que a paciente Deliane “não vai ser mais uma vítima desse sistema que é a saúde de Juazeiro”.

Um aparte do Vereador Alex Tanuri colocou mais suspeitas sobre o procedimento adotado pelo Secretário para escamotear provas da desídia com a paciente: “Eles perceberam a família da menina (Deliane Feitosa), em carência, tanto emocional como financeira e pagaram em duplicidade contas de energia da COELBA”, o que no seu entender tinha como objetivo subornar e calar as reclamações e afirmou: “Nós temos de investigar isso o mais rápido possível! Uma conta foi paga pela Senhora Virna, Secretária do Secretário de Saúde e a outra foi paga por Sara, Secretária da Prefeita”, disse.

Ao encerrar o Vereador Luciano do Vale desafiou o Secretário: “Temos documentos e eu trago para dentro da Casa, onde fui colocado pelo Povo, para que ele, se realmente, tiver capacidade de provar o contrário, que venha”.

O Vereador Luciano do Vale conseguiu ainda na manhã desta terça-feira (16/08), a assinatura de 12 vereadores no requerimento convocando o Secretário de Saúde, “para comparecer na Câmara Municipal de Vereadores de Juazeiro no dia 17 de agosto de 2022, às 9:10 da manhã para prestar esclarecimentos sobre o caso da senhora Deliane Feitosa”

Primeiro caso suspeito da varíola dos macacos está sob investigação em Petrolina

A partir desta quinta-feira (28), está sob investigação e sendo monitorado pela Secretaria de Saúde de Petrolina o primeiro caso suspeito da varíola dos macacos. O paciente, do sexo masculino, 29 anos, tem histórico de viagem para outro estado, que já possui casos confirmados da doença, e apresentou sintomas característicos da doença. A Vigilância Epidemiológica está acompanhando o caso e o município aguarda a chegada do teste, por parte da Secretaria Estadual de Saúde, para realização do exame. No momento, o paciente está em isolamento e mantendo os cuidados como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.

A varíola dos macacos é uma doença viral e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o período de incubação é geralmente de seis a 16 dias. A transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. E, segundo o órgão de saúde, a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas com contato físico próximo com casos sintomáticos.

“Não há motivo para pânico ou alarme, este é um caso suspeito, só teremos a confirmação ou descarte com a realização do teste. Tranquilizo a população  informando que estamos monitorando de perto esse primeiro caso suspeito através da Vigilância Epidemiológica. Mais uma vez, reforçamos sobre os cuidados pessoais e de higiene que continuam sendo o melhor aliado no combate às doenças virais”, destaca a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque.

Boletim: Petrolina descarta mais um caso suspeito da Covid-19

(Foto: Thomas Kienzle/AFP)

A prefeitura de Petrolina trouxe uma boa notícia, através do boletim da Covid-19 desta terça-feira (31), e informou sobre o descarte de mais um caso suspeito que estava em investigação.  Com isso, restam 7 casos suspeitos, enquanto 12 já foram descartados. Petrolina continua com somente duas confirmações do novo coronavírus, sem nenhum óbito.

Sobre a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o boletim teve uma alteração nas últimas 24 horas. Descartados somam 13 casos, enquanto 9 estão em investigação e 6 testaram positivo. A Secretaria Municipal de Saúde continua monitorando todos os casos suspeitos e confirmados dessas doenças.

Prefeitura de Petrolina desmente informação sobre confirmação de coronavírus na cidade

(Foto: Ascom/PMP)

A Secretaria de Saúde de Petrolina informou, por meio de nota, neste sábado (21), que não existe nenhum caso confirmado do novo coronavírus (Covid-19) na cidade. Uma mensagem irresponsável em redes sociais mostrava um autodiagnóstico afirmando que havia contraído o vírus.

Segundo a secretaria, “as pessoas já foram identificadas e atendidas pela rede municipal e pela rede privada, e não se enquadram nos critérios do Ministério da Saúde para caso suspeito do coronavírus”. Essas pessoas estão em isolamento domiciliar por apresentarem sintomas de problemas respiratórios.

LEIA MAIS
12