Petrolina registra novo caso de intoxicação por metanol

A Secretaria de Saúde de Petrolina confirma um novo caso de intoxicação por metanol no município. A vítima faleceu no dia 19 de maio, nas proximidades do shopping, mas a causa da morte só foi confirmada agora após laudos da Polícia Científica.

De acordo com a Secretaria de Saúde, as informações oficiais foram repassadas na última semana, após a realização de exames que identificaram a intoxicação por metanol como causa do óbito. A vítima era do sexo masculino e tinha 32 anos.

Com a confirmação, Petrolina passa a registrar quatro casos de intoxicação por metanol. Desses, dois evoluíram para óbito — sendo uma vítima residente em Petrolina e outra na cidade de Juazeiro, na Bahia.

A Secretaria de Saúde reforça o alerta sobre os riscos do consumo de bebidas de origem desconhecida ou possivelmente adulteradas. O caso segue sob investigação das autoridades competentes para identificação da procedência da bebida consumida pela vítima.

Caso suspeito de metanol é descartado em Petrolina após análise laboratorial

Após análises laboratoriais realizadas na garrafa e nos copos utilizados pelas jovens do bairro Idalino Bezerra para o consumo de vodka, foi comprovado que não havia presença de metanol no conteúdo analisado. Dessa forma, a Prefeitura de Petrolina descarta a ocorrência de intoxicação por metanol no caso investigado.

Na última segunda-feira (23), a Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) e a Secretaria de Saúde foram notificadas sobre um caso suspeito de intoxicação por metanol. A partir da notificação, todas as medidas sanitárias cabíveis passaram a ser adotadas de forma imediata.

A Vigilância Sanitária recolheu a garrafa consumida pelas jovens para análise e efetuou a retenção preventiva de lotes da mesma marca comercializada em um estabelecimento localizado no bairro Henrique Leite. Com a confirmação laboratorial de que não havia presença de metanol na bebida analisada, os produtos retidos foram devolvidos ao empreendimento.

A Prefeitura de Petrolina reforça que segue vigilante quanto à segurança sanitária e destaca a importância de acionar os órgãos competentes sempre que houver suspeita de irregularidades, garantindo a proteção da saúde da população.

Ascom

Prefeitura de Petrolina investiga novo caso suspeito de intoxicação por metanol

A Prefeitura de Petrolina investiga um novo caso suspeito de intoxicação por metanol no município. Nesta segunda-feira (23), as equipes da Secretaria de Saúde e da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) foram informadas sobre um  possível caso de intoxicação após ingestão de bebida alcoólica contendo metanol. A paciente está internada e apresenta sintomas como cegueira, tremores e convulsões, após consumir vodka.

As primeiras informações levantadas pelas equipes de saúde e da Vigilância Sanitária indicam que a bebida foi adquirida em um estabelecimento comercial no bairro Henrique Leite e consumida no Idalino Bezerra. Outras duas pessoas também consumiram a bebida, no entanto, não apresentaram nenhum sintoma característico de intoxicação.

Em novembro de 2025, três casos de intoxicação por metanol foram confirmados na cidade, duas pessoas morreram. A Vigilância Sanitária orienta a população a adquirir bebidas alcoólicas apenas em estabelecimentos regularizados e verificar a procedência dos produtos. Ao apresentar sintomas como visão turva, náuseas, vômitos, dor abdominal, tremores ou convulsões após ingestão de bebida alcoólica, procure imediatamente atendimento médico.

Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados

Alguns estados que tiveram mortes e casos por bebidas contaminadas por metanol estarão em alerta neste carnaval para as bebidas adulteradas. Segundo o Ministério da Saúde, em 2025. o Brasil confirmou 76 casos de intoxicação por metanol associada ao consumo de bebidas alcoólicas. Outras 29 ocorrências ainda estão em investigação. No mesmo período, houve 25 óbitos confirmados, além de oito em investigação. Este ano, até 3 de fevereiro, foram confirmados sete casos e 13 estão sendo investigados.

São Paulo foi o estado mais atingido. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP) atualizou, na quarta-feira (11), o balanço de ocorrências relacionadas à intoxicação por metanol. No total, foram confirmados 52 casos, sendo 12 mortes (quatro homens de 26, 45, 48 e 54 anos residentes da cidade de São Paulo; uma mulher de 30 anos e um homem de 62 anos, de São Bernardo do Campo; dois homens de 23 e 25 anos e uma mulher de 27 anos, de Osasco; um homem de 37 anos, de Jundiaí; um homem de 26 anos, de Sorocaba; e um homem de 26 anos, de Mauá).

Atualmente, quatro mortes permanecem sob investigação: uma em Guariba, de um paciente de 39 anos, uma de São José dos Campos (31 anos) e dois de Cajamar (29 e 38 anos). A Secretaria de Estado da Saúde alerta a população para os riscos da ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas e reforça a importância de adotar cuidados durante o carnaval. A recomendação é adquirir produtos apenas de estabelecimentos regularizados, verificar a procedência das bebidas e evitar o consumo de itens de origem desconhecida.

O Centro de Vigilância Sanitária (CVS) do estado de São Paulo está coordenando ações junto às Vigilâncias Sanitárias Municipais, responsáveis pela inspeção de estabelecimentos e vendedores ambulantes que oferecem alimentos e bebidas alcoólicas, incluindo a verificação da origem e procedência dos produtos.

Recomendação – O CVS recomenda que bares, empresas e demais estabelecimentos redobrem a atenção quanto à procedência dos produtos e que a população adquira apenas bebidas de fabricantes legalizados, com rótulo, lacre de segurança e selo fiscal, evitando opções de origem duvidosa e prevenindo casos de intoxicação que podem colocar a vida em risco.

Bahia – Foram confirmados nove casos de intoxicação por metanol na Bahia. Três evoluíram para óbito, um residente em Ribeira do Pombal, um em Cansanção e outro em Juazeiro.

A Secretaria da Saúde (Sesab), em parceria com o Ministério da Saúde, informou que reforçou os estoques do antídoto para tratamento da intoxicação por metanol caso haja necessidade. Acrescentou que tem incentivado os municípios a reforçar a fiscalização da venda e distribuição de bebidas destiladas.

Agência Brasil

Intoxicação por metanol: Abrasel contesta venda suspensa na Bahia

A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) se manifestou, neste sábado, 3, após as cidades de Ribeira do Pombal e Ribeira do Amparo (ambas no nordeste da Bahia), proibirem a venda de destilados (vodca, uísque, cachaça). A medida ocorreu após sete pessoas terem sido intoxicadas por ingestão de bebidas com metanol — pelo menos duas delas precisaram ser transferidas para Salvador, de acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Neste sábado, 3, o estado confirmou a primeira morte devido à intoxicação pelo produto químico.

Em nota, a Abrasel contestou o decreto dos dois municípios acerca da venda. Conforme a entidade, bares e restaurantes legalmente estabelecidos não são responsáveis pela adulteração de bebidas.  Essa modificação na composição dos produtos, ainda segundo a Associação, ocorre antes, nas etapas de produção ou distribuição. “A medida penaliza empresários que atuam de forma regular, compram de fornecedores fiscalizados e mantêm histórico sem ocorrências”, diz a nota.

“Efeitos colaterais”
Outro ponto levantado é o “efeito colateral” do decreto. De acordo com a entidade, ao restringir a venda em estabelecimentos formais, o poder público acaba estimulando o consumo no mercado informal, onde circulam bebidas de origem desconhecida e sem controle sanitário.

“A Abrasel também alerta para o impacto direto sobre os trabalhadores do setor, com risco de atraso ou impossibilidade de pagamento de salários”, acrescenta. Por último, a associação defendeu que o foco das ações esteja no combate a fábricas clandestinas e distribuidoras irregulares, com fiscalização contínua e estruturada, e não apenas em momentos de crise. “Os casos registrados em Ribeira do Pombal não têm relação com consumo em bares e restaurantes, e a generalização transmite uma mensagem equivocada à população e aos visitantes”, informou a Abrasel.

 A Tarde

Primeira morte por intoxicação de metanol é confirmada na Bahia

Morreu nesta sexta-feira, 2, uma das vítimas internadas por intoxicação de metanol na Bahia. Trata-se de Vinícius Oliveira Vieira, de 31 anos, morador de Ribeira do Pombal. Vinícius foi o primeiro paciente a dar entrada na UTI do Hospital Geral Santa Teresa (HGST), no dia 27 de dezembro de 2025, apresentando sintomas como tontura, gosto amargo na boca, visão turva e taquicardia.

Devido ao agravamento do quadro de saúde, ele foi transferido para o Instituto Couto Maia, em Salvador, onde permaneceu internado até o óbito. A morte foi cofirmada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Ainda de acordo com a Sesab, a primeira morte refere-se a este ano, com o retorno dos casos em todo o Brasil. A Bahia já regirstou mortes por intoxicação de metanol anteriomente nos anos 90.

Intoxicados
No total, sete pessoas foram intoxicadas. Seis das vítimas consumiram drink com vodca em uma festa de noivado e Vinícius comprou bebida alcoólica no mesmo depósito no dia anterior e não estava no evento. Ele foi a foi a primeira pessoa a passar mal.

Quadro de saúde
Lais Santana Dias e Maria Clara Nascimento de Souza – estavam internadas no Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal. Elas receberam alta após apresentarem melhora no quadro clínico. Maria Viviana Santos Almeida – estava internada na UTI, também em Ribeira do Pombal, foi transferida para a enfermaria. Edicleia Andrade de Matos e Daniele Barbosa do Carmo Matos – apresentaram estado de saúde mais grave e foram transferidas para Salvador. Ambas estão internadas no Hospital Couto Maia. Edicleia é a madrasta da noiva, encontra e Daniele prima do noivo. Maria Viviana Santos Almeida e Josefa Soares de Almeida – Sobrinha do nivo e tia da noite, respectivamente. Estão internadas em Ribeira do Pombal.

Laudo pericial
As bebidas que causaram intoxicação por metanol em sete pessoas foram compradas no mesmo depósito de bebidas de Ribeira do Pombal. A intoxicação por metanol foi confirmada pela Sesab na quarta-feira, 31. O laudo pericial, emitido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), confirmou a presença de metanol em bebidas alcoólicas apreendidas no depósito da cidade e nas amostras de sangue dos hospitalizados.

A Tarde

Jovem de 22 anos é a segunda morte confirmada por suspeita de metanol em Petrolina

Depois de semanas internado em estado grave, o jovem Fridman Gustavo Amorim Brito, de 22 anos, tornou-se a segunda vítima fatal em Petrolina por ingestão de uísque contaminado por metanol. A morte foi confirmada nesta quarta-feira (10), trazendo nova comoção e preocupação sobre o caso que vem sendo investigado desde novembro.

LEIA MAIS

Três casos de intoxicação por metanol são confirmados em Petrolina

Nesta terça-feira (18), a Prefeitura de Petrolina recebeu a confirmação  de intoxicação por metanol nos três jovens que haviam sido registrados com suspeita no município na última semana. Entre as pessoas intoxicadas estão duas mulheres, uma morreu e a outra recebeu alta na segunda-feira (17) e passa bem. O outro jovem que apresentou sintomas de intoxicação também na semana passada segue internado em Juazeiro, na Bahia.

A Prefeitura informa ainda que a origem da bebida identificada como “Whisky”, consumida pelos três jovens, segue sob investigação da Polícia Civil, já que o produto, possivelmente, não foi adquirido em Petrolina. A Agência  Municipal de Vigilância Sanitária reforça que continua realizando fiscalizações em estabelecimentos comerciais para coibir a comercialização de bebidas falsificadas e garantir a segurança da população.

Canudo que detecta metanol: universidade brasileira desenvolve tecnologia

Pesquisadores do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) trabalham no desenvolvimento de um canudo que identifica a presença de metanol e outras substâncias usadas para adulterar bebidas.

A criação do dispositivo ocorre a partir de outra tecnologia produzida pelo mesmo departamento, capaz de identificar destilados fraudados mesmo com as garrafas ainda lacradas.

LEIA MAIS

Metanol: mais quatro casos suspeitos são notificados em Pernambuco

Pernambuco teve mais de 80 casos suspeitos de intoxicação por metanol

A  Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou que, nesta terça-feira (21), foram notificados mais quatro novos casos com suspeitas de serem relacionados ao uso de metanol, associado ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas no estado.

Os novos casos são de Belém de São Francisco (1), Jaboatão dos Guararapes (2) e Serra Talhada (1). Todas as pessoas estão internadas. Assim, a pasta totaliza 84 notificações, sendo 80 de Pernambuco e 4 de outros estados (2 de São Paulo, 1 da Paraíba e 1 de Alagoas).

Metanol: Anvisa libera fabricação de 1º lote de etanol farmacêutico, usado para casos de intoxi

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa) liberou, na sexta-feira (10), a fabricação no país de um primeiro lote de etanol farmacêutico injetável, um dos antídotos utilizados para intoxicação por metanol, pelo laboratório Cristália. De acordo com a farmacêutica, serão produzidas 12 mil ampolas, e as unidades serão doadas para o Ministério da Saúde.

A autarquia regulamentou a produção em escala do produto em resolução publicada na sexta-feira anterior, dia 3, como uma das medidas para enfrentar os casos de intoxicação no país.O texto cria procedimentos temporários e emergenciais para a fabricação do antídoto com critérios como localização da empresa no Brasil, atendimento aos requisitos sanitários e de qualidade e prazo de validade de até 120 dias.

Na última quinta-feira, o laboratório Cristália submeteu à Anvisa o pedido para fabricar o etanol farmacêutico. O diretor-presidente da agência, Leandro Safatle, classificou a articulação entre o órgão, o Ministério da Saúde e o setor produtivo como algo fundamental para o surto de casos de intoxicação por metanol que o país vive.

Segundo a última atualização do Ministério da Saúde desta sexta-feira, foram notificados 246 casos do tipo após consumo de bebida alcoólica, 29 confirmados, e 217 em investigação, em diferentes estados. Outras 249 suspeitas foram descartadas. Em relação aos óbitos, 5 foram confirmados em São Paulo, e 12 seguem em investigação, sendo 6 no estado paulista; um no Ceará; um em Minas Gerais; um no Mato Grosso do Sul e um em Pernambuco.

O metanol é um álcool usado na indústria, como solvente e combustível, por exemplo. Ele pode aparecer em bebidas alcoólicas devido a erros na fabricação que levam ao não descarte adequado da substância ou em casos de fraude ou adulteração, em que se usa metanol deliberadamente para substituir o etanol e reduzir custos, já que ele é mais barato.

Um dos problemas é que, ao ser ingerido, o metanol é quebrado no fígado em formaldeído e, em seguida, em ácido fórmico, que é altamente tóxico para o organismo. Apenas 10 ml de metanol já é suficiente para causar cegueira, e 30 ml é considerada a dose mínima fatal para um adulto. O primeiro passo no tratamento é frear a metabolização do metanol em ácido fórmico. Para isso, um dos antídotos utilizados é o próprio etanol, explica Diego Rissi, perito legista e toxicologista na Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro e doutorando em Saúde Pública na Fiocruz:

“É curioso, mas o etanol pode ser administrado intravenoso como antídoto pois compete com a mesma enzima que metaboliza o metanol, porém com uma afinidade cerca de 50 vezes maior, reduzindo assim a formação dos metabólitos tóxicos pelo metanol. Mas é importante ressaltar que, em casos de suspeita de intoxicação por metanol, a pessoa deve procurar imediatamente atendimento médico e relatar a suspeita para a equipe”.

Outro antídoto, muito usado no exterior, é o fomepizol, conta Raphael Garcia, professor no setor de Bioquímica, Farmacologia e Toxicologia da Univers idade Federal de São paulo (Unifesp): “Ele atua bloqueando diretamente a ação da enzima que quebra o metanol, evitando a formação de formaldeído e ácido fórmico, os verdadeiros responsáveis pelos danos à visão e ao sistema nervoso. Mas, no Brasil, o acesso ao fomepizol ainda é limitado. Embora seja o tratamento de escolha em muitos países, ele não está amplamente disponível por aqui”.

Isso acontece porque o fomepizol não tem registro no Brasil. Mas, diante do cenário de emergência, a Anvisa autorizou a importação excepcional de 2,6 mil frascos a pedido do Ministério da Saúde por meio do fundo da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Desse total, 2,5 mil frascos foram adquiridos pela pasta da Saúde, e 100 foram doados pela fabricante Daiichi Sankyo. Todos chegaram ao país na última quinta-feira e já estão em processo de distribuição pelo ministério para as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) que atendem casos de intoxicação.

Agência O Globo

Governo Federal alerta para golpes com falsos testes de detecção de metanol

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), alerta os consumidores para tentativas de golpe relacionadas à crise de intoxicação por metanol em bebidas adulteradas.

Nos últimos dias, têm circulado na internet anúncios de supostos reagentes capazes de identificar a presença de metanol em bebidas alcoólicas. As publicações direcionam os usuários a sites fraudulentos, com o objetivo de obter vantagem financeira e coletar dados pessoais, como o CPF.

A Senacon informa que não há conhecimento sobre a comercialização de testes para detecção de metanol disponíveis para compra pela população em geral. A secretaria, por meio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), está dialogando com universidades públicas para conhecer as soluções em desenvolvimento para a detecção de metanol em bebidas alcoólicas e avaliar possibilidades de cooperação técnica que contribuam para o enfrentamento da crise e o fortalecimento das medidas de segurança alimentar e sanitária.

O diretor do DPDC, Osny da Silva Filho, afirma que as conversas com a comunidade científica têm apresentado caminhos promissores. “Identificamos modelos de testagem com potencial para contribuir com a detecção de metanol e estamos avaliando a viabilidade técnica e regulatória para que essas soluções possam ser utilizadas com segurança. A Senacon segue acompanhando o tema com prioridade e responsabilidade”, destaca.

Ainda assim, a Senacon orienta que, ao se deparar com anúncios desse tipo, os consumidores verifiquem se os sites são confiáveis e se os produtos possuem procedência e autorização antes de realizar qualquer compra. Em caso de dúvida ou suspeita de golpe, é possível registrar denúncia no portal consumidor.gov.br ou procurar o Procon local.

Atenção às informações falsas

A Senacon também alerta para a circulação de notícias falsas que mencionam suposta contaminação por metanol em produtos como café, água e refrigerantes. Até o momento, não há qualquer registro que comprove essas alegações. O órgão reforça a importância de buscar informações em fontes oficiais e não compartilhar conteúdos de procedência duvidosa.

Diario de Pernambuco

Brasil tem 29 casos confirmados de intoxicação por metanol

O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (10), que o Brasil tem 29 casos confirmados de intoxicação por metanol por ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas. São cinco pessoas a mais do que na última quarta (8).

Dos 29 casos confirmados, 25 foram registrados em São Paulo, três no Paraná e um no Rio Grande do Sul. Ao todo, há 217 notificações em investigação, um número menor do que no último balanço (quando havia 235 suspeitas).

Segundo o balanço, cresceu também o número de casos suspeitos descartados. Agora são 249. Até o momento, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul são os únicos estados com casos confirmados por esse tipo de intoxicação.

Suspeitas

O estado de São Paulo investiga, neste momento, 160 notificações, o que representa 73,73% do total. Em seguida, aparecem Pernambuco com 31 suspeitas, Rio Grande do Sul (4), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (4), Rio de Janeiro (3), Espírito Santo (3), Goiás (2), Alagoas (1), Bahia (1), Ceará (1), Minas Gerais (1), Rio Grande do Norte (1) e Rondônia (1).

Óbitos

O balanço do Ministério da Saúde informou que não houve outra confirmação de morte causada pela ingestão de metanol desde a última quarta-feira (8). As cinco pessoas que morreram eram do estado de São Paulo.

No entanto, 12 óbitos estão sob investigação (um caso a mais do que na última quarta). Os casos suspeitos são no Ceará (1), em Minas Gerais (1), no Mato Grosso do Sul (1), em Pernambuco (3) e em São Paulo (6).

Agência Brasil

Metanol: casos suspeitos de intoxicação em Pernambuco sobem para 26; SES-PE investiga 4 mortes

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) anunciou nesta segunda-feira (6) que recebeu a notificação de novos quatro casos suspeitos de intoxicação por metanol em Pernambuco.

As novas suspeitas são de pacientes residentes das cidades de Serrita, Jaboatão dos Guararapes e outros dois do Recife, com idades entre 20 e 54 anos, sendo uma do sexo feminino e três do sexo masculino.

Entre os casos que já estavam em investigação, um novo óbito foi registrado no município de Paudalho.

LEIA MAIS

Intoxicação por metanol: três possíveis casos e duas mortes são investigadas em Pernambuco

Dois homens morreram no Agreste de Pernambuco com suspeita de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Os casos estão sendo investigados pela Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa). As vítimas estavam internadas no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, para onde também foi encaminhado um terceiro paciente, que sobreviveu, mas perdeu a visão nos dois olhos.

Os três homens são residentes dos municípios de Lajedo e João Alfredo. As mortes ocorreram após quadro clínico compatível com envenenamento por metanol, substância inflamável, tóxica e de difícil identificação, apenas destinada à indústria, mas que tem sido usado para adulterar bebidas. O Instituto de Medicina Legal (IML) ficará responsável por confirmar a causa por meio de exames.

LEIA MAIS
12