Em Salgueiro, governadora Raquel Lyra retoma obras do Complexo de Polícia Científica e entrega nova Cozinha Comunitária

Durante extensa agenda no Sertão Central, a governadora Raquel Lyra também autorizou, nesta sexta-feira (25), a retomada das obras do Complexo de Polícia Científica (CPC) de Salgueiro, paralisadas há mais de uma década. A iniciativa representa um investimento de R$ 4,9 milhões e integra o programa Juntos pela Segurança, promovendo a descentralização dos serviços periciais e garantindo mais celeridade nas investigações de crimes na região.

“Hoje a gente entrega aqui a cozinha comunitária número 210. São 210 cozinhas comunitárias que juntas servem mais de 43 mil refeições por dia em Pernambuco, matando a fome de quem tem fome. Também assinamos a ordem de serviço para fazer o Complexo de Polícia Científica de Salgueiro. São quase R$ 5 milhões para acabar com décadas de espera da população. A gente acredita muito na força do trabalho e da união e que nada é capaz de resistir a isso. Então, vamos em frente, que o trabalho está só começando”, destacou a governadora Raquel Lyra.

A estrutura do complexo vai reunir os serviços do Instituto de Medicina Legal (IML) e do Instituto de Criminalística (IC). O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, explica que o novo centro vai evitar que moradores de Salgueiro e municípios vizinhos precisem se deslocar até Petrolina para realização de necropsias, exames de corpo de delito, perícias em vítimas de violência e exames toxicológicos.

“É uma mudança de chave para Salgueiro e todo o povo das cidades vizinhas. Quem falecer por acidente ou por morte violenta, vai ser necropsiado aqui em Salgueiro mesmo. Mulheres que passem por violência, o exame será realizado aqui em Salgueiro também. As investigações serão mais céleres e mais efetivas. É o Juntos pela Segurança fazendo Pernambuco mais seguro”, afirmou o secretário.

Além de Salgueiro, o Governo de Pernambuco já autorizou a construção de outros cinco complexos em Vitória de Santo Antão, Garanhuns, Ouricuri, Arcoverde e Petrolina, ampliando a interiorização da Polícia Científica. Também está em andamento um concurso público para a contratação de 213 profissionais entre peritos criminais, médicos legistas e auxiliares.

Ainda durante a agenda no município, a governadora Raquel Lyra inaugurou a Cozinha Comunitária Auta Dantas de Sá Nunes, no bairro Nossa Senhora das Graças. A nova unidade integra o programa Bom Prato e eleva para 210 o número de cozinhas comunitárias em funcionamento no Estado. Juntas, elas já serviram mais de 15,5 milhões de refeições à população em situação de vulnerabilidade.

A unidade homenageia Dona Autinha, mulher salgueirense que criou sete filhos cozinhando em seu restaurante popular. O secretário de Assistência Social, Carlos Braga, reforçou a importância do equipamento. “É uma alegria muito grande porque atende a população mais vulnerabilizada da região. A partir de agora, Salgueiro passa a entregar um mínimo de 400 refeições por dia para essa população referenciada pelo Cras. E, a nível de Estado, nós passamos agora de 44 mil pratos de comida por dia, são mais de 15 milhões de pratos entregues desde o início desse programa e a tendência é crescer”, disse o secretário.

A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 13h30, com almoço servido entre 11h e 13h30. Durante o Festival Pernambuco Meu País, a equipe também fará atendimentos noturnos, demonstrando a versatilidade do programa. O prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, celebrou as medidas. “Temos um governo que respeita todos os pernambucanos. Só quem já teve que esperar cinco ou seis dias para velar um ente querido entende a importância dessa obra. O Governo do Estado está olhando para as pessoas, cuidando de quem mais precisa”, disse o prefeito.

O deputado estadual Joãozinho Tenório destacou o alcance social da iniciativa: “É inadmissível que as pessoas em Pernambuco ainda almocem e não saibam se vão ter a refeição seguinte, e o Governo de Pernambuco consegue fazer isso entregando, em apenas dois anos e seis meses, 210 cozinhas comunitárias”, ressaltou o deputado.

Também participaram da solenidade os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico) e Hercílio Mamede (Casa Militar); os deputados estaduais Débora Almeida e Luciano Duque; e os prefeitos Calby Carvalho Cruz (Belém de São Francisco), Pollyanna Abreu (Sertânia), Dr. Evaldo Carvalho (Mirandiba), Dinha Mororó (Terra Nova), Xicão Tavares (Verdejante), Elizinho (Carnaubeira da Penha) e Duguinha (São Joaquim do Monte).

Ascom

Fotos: Yacy Ribeiro/Secom

Sento Sé: Prefeitura vai entregar mais de 13 obras na 3ª edição de Maratona de Inaugurações entre os dias 25 e 29 de julho

Entre os dias 25 e 29 de julho a população de Sento-Sé, da sede e interior, vai receber mais um grande número de importantes e estruturantes obras. A Prefeitura Municipal vai realizar mais uma Maratona de Inaugurações de Obras. Esta é a terceira edição do evento realizada pela gestão municipal.

Durante os cinco dias de maratona serão entregues mais de 13 obras, entre elas estão: reforma de escolas na sede e também nas comunidades de Piçarrão, Brejo da Martinha, Bazuá, Aldeia e Tombador de Cima; construção de praça e quadra poliesportiva nas comunidades de Brejo de Dentro e Tombador de Cima; reforma de praça, de escola, construção de quadra e reforma de Unidade de Saúde da Família (USF) e a construção do complexo de segurança, na sede.

“A missão da nossa gestão é trabalhar para levar ao nosso povo mais saúde, educação e consequentemente qualidade de vida, e a entrega dessas obras representa bem o nosso compromisso. Essa é a terceira edição que realizamos da Maratona de Inaugurações, temos muitas outras obras em andamento e vamos continuar trabalhando para trazer cada vez mais obras para a nossa Sento-Sé”, destaca a prefeita Ana Passos.

Gardennia Garibalde/Ascom PMSSE

No Sertão do Pajeú, Paulo Câmara inaugura requalificação da rodovia PE-337

 
O governador Paulo Câmara inaugurou, nesta sexta-feira (18), a requalificação dos 41,7 quilômetros da rodovia PE-337, no município de Flores, Sertão do Pajeú. As obras contaram com um investimento de R$ 26 milhões e foram executadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), sob a coordenação da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra). Pela manhã, o governador esteve antes nos municípios de Serra Talhada e Calumbi, e à tarde finalizou a agenda em Afogados da Ingazeira. As ações vistoriadas e inauguradas hoje representam um aporte da ordem de R$ 62 milhões.
 
“A PE-337 foi totalmente recuperada, e está dentro do nosso Plano Retomada. Era uma estrada que precisava de um trabalho muito intenso. Foram mais de quarenta quilômetros, e eu fico muito feliz em inaugurar essa rodovia, que vai ajudar o desenvolvimento regional, garantir o ir e vir das pessoas com segurança, vai gerar renda e movimentar a economia”, destacou Paulo Câmara. Ele também assinou, em Flores, termo de cooperação financeira para urbanização de praças públicas nos distritos de Sítio dos Nunes e Fátima, no valor de R$ 1,3 milhão, além da contratação de serviços para limpeza de barreiros e açudes, com investimentos de R$ 300 mil, e a implantação de uma cozinha comunitária.

LEIA MAIS

Lagoa Grande inaugura reforma da escola Hermenegilda, construção da Quadra Coberta e iluminação pública de LED em Açude Saco

Na quinta-feira dia 10 de junho, às atividades alusivas aos 26 anos de emancipação política de Lagoa Grande aconteceram no povoado de Açude Saco, interior do município, com um grande evento tendo a presença do prefeito Vilmar Cappellaro acompanhado da primeira dama Cláudia Cappellaro e uma comitiva formada de secretários, vereadores, colaboradores e moradores da localidade.

A solenidade esteve focada para três grandes momentos: a inauguração da Quadra Coberta, a inauguração da reforma da Escola Municipal Hermenegilda Maria de Carvalho e a inauguração da iluminação pública em LED no povoado.

LEIA MAIS

Prestes a encerrar o mandato, prefeito Paulo Bomfim inaugura 9 obras nesta terça-feira em Juazeiro

Prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim.

Devido a pandemia do novo coronavírus as solenidades não serão abertas ao público. A primeira inauguração será a reforma da Escola de Formação de Educadores, única da Bahia, às 8h da manhã e a última do dia será a inauguração da quadra de esportes, no Distrito de Abóbora.

De acordo com a assessoria do prefeito de Juazeiro, ao todo serão nove inaugurações de obras nas áreas de infraestrutura, saúde e educação, totalizando mais de 200 obras nos 4 anos de governo, segundo a assessoria.

LEIA MAIS

Miguel Coelho retoma agenda de inaugurações simbólicas no Jardim Amazonas, Pedro Raimundo e São Gonçalo

(Foto: Foto: Jonas Santos/PMP)

O prefeito Miguel Coelho inaugurou, nesta quinta (30), a pavimentação de ruas nos bairros Jardim Amazonas, Pedro Raimundo e São Gonçalo. As intervenções fazem parte de um pacote de obras para melhorar a infraestrutura e mobilidade dos bairros de Petrolina.

Acompanhado do senador Fernando Bezerra e do deputado estadual Antonio Coelho, o prefeito teve a primeira agenda na entrega simbólica da Rua 21, no Pedro Raimundo. Nessa comunidade, a Prefeitura também pavimentou as vias 17, 18, 19, 20 e 24. Em seguida, Miguel esteve no Jardim Amazonas, onde visitou as ruas 6 e 7, pavimentadas recentemente.

Por fim, Miguel deu como inaugurada a Rua do Tabuleiro, no São Gonçalo. O bairro recebeu nos últimos anos diversas obras estruturantes como a requalificação da Avenida dos Tapuios. Há pouco tempo, mais 15 vias foram pavimentadas no São Gonçalo.

Nesta sexta (31), o prefeito fará a abertura oficial do posto de saúde do N-6. Também serão inauguradas ruas pavimentadas na região irrigada.