“Quem veio de onde eu vim não pode errar”, diz Jerônimo ao defender gestão baseada na escuta popular em Juazeiro

Mais uma vez, o governador e pré-candidato à reeleição Jerônimo Rodrigues mostrou a força da democracia na Bahia. Neste sábado (13), lideranças políticas, movimentos sociais, representantes da agricultura familiar, jovens e gestores municipais lotaram o Via Show, em Juazeiro, para contribuir com o Programa de Governo Participativo (PGP 2026). De janeiro de 2023 a maio deste ano, Jerônimo já realizou 298 ações no Território do Sertão do São Francisco, que recebeu R$ 1,439 bilhão em investimentos estaduais.

Diante de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e representantes da sociedade civil dos dez municípios do território e de outras regiões da Bahia, Jerônimo reforçou a importância da parceria entre Estado e municípios para transformar demandas populares em políticas públicas. “Eu não abro mão de prefeito. Eu não abro mão de prefeita. Não é só para a campanha. É no momento da campanha e é no momento de governar. Quando vocês chegam com os pedidos, vocês são meus olhos, são os olhos do Lula. São vocês que escutam o povo e trazem as demandas para que a gente possa buscar a resolutividade.”

Jerônimo ainda relacionou a gestão à própria trajetória de vida: “Quem veio de onde eu vim não pode errar. Todos os dias eu peço para nunca esquecer de onde eu vim. De onde eu vim não tinha água tratada, não tinha estrada, não tinha escola, não tinha creche. Eu olho para vocês e me vejo em vocês.”

A participação dos movimentos sociais trouxe para o centro do debate temas ligados à agricultura familiar, ao cooperativismo, à geração de renda e aos direitos das mulheres. Coordenadora da Rede Mulher do Território do Sertão do São Francisco e diretora-presidente da Central da Caatinga, Gisele Maria de Oliveira lembrou que o fortalecimento das cooperativas permitiu ampliar mercados para os produtos da agricultura familiar e criar novas oportunidades para centenas de famílias da região. Ao mesmo tempo, chamou atenção para a necessidade de ampliar investimentos em infraestrutura rural. “Não adianta fortalecer a produção se as comunidades continuam enfrentando dificuldades para escoar aquilo que produzem. As estradas continuam sendo uma demanda importante para o território.”

A juventude também ocupou espaço de destaque na plenária. Estudante do 4º ano da Escola Família Agrícola de Sobradinho (EFA), Vitor Souza de Jesus emocionou o público ao defender mais oportunidades para os jovens do campo e ao reconhecer a importância da educação rural na transformação de vidas. “A juventude não é o futuro. A juventude é agora. Como jovem do campo, me sinto representado por alguém que também veio do campo e conhece a nossa realidade.”

Na ocasião, o prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, associou os avanços recentes da região à parceria entre os governos estadual e federal. “Juazeiro vai saber reconhecer tudo que está sendo feito e tudo que está sendo planejado para a nossa cidade. Juazeiro vai saber reconhecer todas as portas que foram abertas para o desenvolvimento do Sertão do São Francisco.”

A plenária integra a série de encontros territoriais do PGP 2026, iniciativa que percorre os 27 territórios de identidade da Bahia para reunir propostas e construir, de forma participativa, as prioridades do próximo programa de governo.

Ascom

Novo delegado designado para Sobradinho é recebido com expectativa por lideranças e população

João Paulo Felix da Silva assume cumulativamente a Delegacia Territorial de Sobradinho e recebe apoio de representantes comunitários que cobram reforço no combate à criminalidade

A nomeação do delegado João Paulo Felix da Silva para responder cumulativamente pelo expediente da Delegacia Territorial de Sobradinho foi recebida com expectativa positiva por lideranças comunitárias, representantes políticos e moradores do município.

A designação foi oficializada por meio da Portaria nº 01067113, de 26 de maio de 2026, que atribui ao delegado a responsabilidade pela unidade policial, nos termos da Lei nº 12.600/2012, publicada no Diário Oficial de 29 de novembro de 2012.

LEIA MAIS

Jerônimo parte rumo ao encontro com Lula na Ásia nesta quarta-feira

O governador Jerônimo Rodrigues viaja nesta quarta-feira (18) para uma missão internacional com o presidente Lula. O gestor baiano vai encontrar o mandatário na sexta (20), na Índia. De lá, a dupla petista segue para a Coreia do Sul. Ainda pela manhã ele vai apresentar, ao lado de Geraldo Júnior, o balanço do governo no Carnaval, durante coletiva à imprensa realizada no Camarote da Polícia Militar, em Ondina. O governador deve partir para o exterior no período da tarde.

O objetivo do governador é viabilizar parcerias para a produção de medicamentos oncológicos na Bahia, visando reduzir custos do tratamento de câncer no SUS. Jerônimo pretende ficar cerca de uma semana fora do país e durante o período, o vice-governador Geraldo Júnior (MDB) assumirá a gestão estadual.

Além do chefe do Executivo baiano, uma grande comitiva vai acompanhar Lula. Apelidada de “Arca de Noé” devido à sua magnitude, o grupo inclui ao menos 10 ministros e mais de 300 empresários. Embora convidados, os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), declinaram o convite para focar nas agendas legislativas em Brasília, deixando a representação política focada no Executivo e no governo baiano.

A Tarde

Jerônimo anuncia pagamento de precatório para professores e envia à Alba projeto de lei que concede abono extraordinário para a categoria

Boa notícia para os profissionais de educação. O governador Jerônimo Rodrigues anunciou o pagamento da quarta parcela do precatório dos professores da rede estadual. Em evento no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, que contou com a participação da presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Ivana Bastos, secretária Rowenna Brito, deputados e representantes da classe, nesta sexta-feira (12), além do novo calendário de quitação do precatório, Jerônimo divulgou também o envio de um Projeto de Lei à Alba, que prevê um abono extraordinário para a categoria.

O benefício ampliará o alcance, contemplando todos os integrantes da carreira do magistério que estão na folha de pagamento da Secretaria de Educação (SEC) da Superintendência de Previdência (Suprev). “Assumimos o compromisso de enviar à Assembleia um projeto de lei pedindo autorização para pagar o abono a todos os professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual, ativos e aposentados. É uma medida de justiça e de reconhecimento ao trabalho da categoria”, afirmou o governador.

O quarto pagamento do precatório, que faz parte de um processo dividido em três etapas, beneficiará mais de 87 mil profissionais da rede estadual, entre jornadas de 20h e 40h, somando pagamentos ordinários e extraordinários. Nesta fase, serão liberados cerca de 40% do montante previsto para 2025, o equivalente a aproximadamente R$ 1,74 bilhão. Professores que atuaram entre dezembro de 1998 e janeiro de 2006 terão os valores assegurados a partir da publicação de decreto no Diário Oficial do Estado, enquanto os contemplados pelo abono extraordinário dependerão da aprovação do Projeto de Lei pela Alba.

O governador também garantiu a continuidade do benefício: “O abono está garantido para 2026. Assim que a segunda parcela do precatório for creditada, encaminharemos novo projeto de lei à Assembleia, assegurando o pagamento a todos os profissionais do magistério”.

A presidente da Alba, Ivana Bastos, destacou: “Após o recebimento do Projeto de Lei, vamos discutir com líderes da base e da oposição e reunir os deputados para levar a matéria ao plenário com a celeridade necessária. É um compromisso de a Assembleia garantir que, em até dez dias após a aprovação, o abono referente ao período de 1998 a 2006 seja pago a toda a folha da educação. Nada como contar com um governador que é professor, que valoriza a categoria e transforma este compromisso em realidade”.

Rowenna Brito reforçou a importância da medida: “Este é um momento de grande importância para os profissionais da educação da Bahia. O abono e o pagamento do precatório reconhecem o esforço e a dedicação dos professores e coordenadores pedagógicos. A Secretaria da Educação trabalhou junto com a Suprev e a Fazenda para garantir que todos os cálculos estivessem corretos e que o benefício alcance a todos de forma justa”.

Secom/Ba

Jerônimo lança projeto que deve impulsionar agricultura no semiárido

O governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) lançou neste sábado (28), projeto Sertão Vivo – Semeando Resiliência Climática nas Comunidades Rurais do Nordeste, no município de Itiúba. A iniciativa, que receberá R$ 300 milhões, tem o objetivo de impulsionar a agricultura familiar no semiárido baiano e deve alcançar mais de 300 mil famílias de 49 cidades.

Além disso, o chefe do Executivo estadual fez uma série de entregas nas áreas de educação, abastecimento de água, saúde e infraestrutura. Na ocasião, o petista ainda inaugurou a ampliação e modernização do Colégio Estadual de Tempo Integral Ary Silva, com investimento superior a R$ 9 milhões.

Bahia Sem Fogo
Entre os atos realizados, está a assinatura do decreto que institui o Programa Bahia Sem Fogo, uma política pública voltada à prevenção, monitoramento e combate a incêndios florestais em áreas ambientalmente sensíveis. “Estamos estruturando uma ação permanente de enfrentamento ao fogo, com planejamento, fiscalização e apoio técnico. É mais uma frente no cuidado com nossa biodiversidade”, destacou Jerônimo.

Outras ações
Foram inaugurados sistemas de abastecimento de água nas localidades de Tatu, Alagadiço da Puã, Limpos, Mata do Riacho e Agrovila, com investimentos que somam mais de R$ 1,5 milhão. Além disso, foi inaugurada a Unidade de Beneficiamento de Mel na comunidade de Várzea Formosa, fortalecendo a produção local.

Na área da saúde, o governador autorizou a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos povoados de Picos e Sítio dos Moços. Também foram entregues uma ambulância, um aparelho de ultrassonografia, dois kits odontológicos e diversos equipamentos hospitalares para o município.

A TArde

Bahia: Jerônimo apresenta LDO 2024

Foto: MP/Divulgação

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) apresentou nesta semana o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024. A proposta seguirá para análise dos deputados estaduais e ainda não tem previsão de ser votado na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

O projeto encaminhado traz mudança na metodologia para a formação das cotas orçamentárias do Poder Legislativo – compreendendo a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Contas do Estado e o Tribunal de Contas dos Municípios -, do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública do Estado.

Na China, Jerônimo pode estender agenda até viagem de Lula

Jerônimo Rodrigues (PT) está na China para cumprir uma série de compromissos em nome do Governo da Bahia. O gestor desembarcou no país asiático nesta sexta-feira (31) e deve estender sua agenda, caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realmente viage em 11 de abril.

O governador e sua comitiva se encontrarão com empresários, já neste sábado (1°). No domingo (2) as reuniões seguirão e o grupo visitará algumas cidades chinesas.

LEIA MAIS

Jerônimo Rodrigues cumpre agenda em Juazeiro neste domingo

Principal objetivo da agenda foi vistoriar obra da Travessia Urbana (Foto: Secom/BA)

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) esteve em Juazeiro na manhã deste domingo (19). A agenda tinha como objetivo vistoriar a obra de mobilidade da Travessia Urbana. Jerônimo esteve acompanhado do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Amauri Souza Lima.

LEIA TAMBÉM

DNIT avança na licitação da Travessia Urbana de Juazeiro e Suzana Ramos celebra obra: “Está próxima de virar realidade”

A continuidade da obra foi anunciada pelo Governo Federal durante a semana passada. A construção de viadutos, pontes e outros dispositivos será realizada pelo DNIT, com investimento federal de R$ 185 milhões.

LEIA MAIS

“Vamos cumprir nosso compromisso”, afirma Jerônimo sobre reajuste do magistério

Jerônimo Rodrigues (PT), governador da Bahia, confirmou que o Estado pagará o piso salarial reajustado aos professores do magistério. O aumento de 14,95% foi anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) na última segunda-feira (16).

“Estávamos aguardando a definição do governo federal em relação ao percentual do reajuste e agora estamos nos debruçando sobre o cenário macroeconômico que, os especialistas dizem, será de crise, para garantir o pagamento do piso, conhecendo o impacto no orçamento estadual”, disse.

LEIA MAIS

Jerônimo e Rui discutem visita de Lula a Bahia

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) e o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT) se reuniram neste sábado (7) e discutiram uma data para a visita de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao estado. A previsão é que a agenda presidencial seja atrelada a obras do Minha Casa, Minha Vida ou escolas de ensino integral.

Por meio de nota, o governo indicou que o encontro de Jerônimo e Rui Costa serviu para alinhar demandas ligadas aos investimentos no estado. A reunião de hoje faz parte do fluxo da transição estadual, já que Rui era o antigo gestor do Estado.

“Nós estamos tratando de projetos que estão prontos para serem entregues, ou aqueles em transição ou elaboração para entrar em licitação. Além daqueles que queremos pensar para o período de quatro anos”, disse Jerônimo.

Jerônimo anuncia nomes que vão compor segundo escalão na Bahia

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou na sexta-feira (6), os nomes que vão compor o segundo escalão da administração estadual. Durante live, o gestor apresentou 20 de 40 titulares. Há quatro mulheres e 16 homens.

Entre os nomes apresentados estão os responsáveis pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). “A concepção é: se precisamos de apoio partidário para campanha, precisamos desses partidos para governar. Tivemos o cuidado de manter quem chegou primeiro mais perto, priorizando nas indicações. Contemporizamos de acordo com a relação. Mas quem chegou depois também fará parte“, disse na live.

Confira abaixo a lista com os nomes:

LEIA MAIS

Jerônimo dá posse ao secretários estaduais da Bahia

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), deu posse a sua equipe de secretários na manhã desta terça-feira (3). A solenidade foi realizada na parte externa da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), pouco antes das 8h. São 25 secretarias e mais duas pastas.

Os nomes já haviam sido anunciados pelo governador ainda em dezembro. Um dos destaques é de Tum (Avante), ex-deputado estadual e que ocupará o posto de secretário de Agricultura.

LEIA MAIS

“Eu assumo com muita consciência e responsabilidade o meu papel”, afirma Jerônimo Rodrigues

Jerônimo Rodrigues (PT) tomou posse como governador da Bahia na manhã de domingo (1°). O ex-secretário estadual sucede Rui Costa (PT) no Governo do Estado. A cerimônia de posse acontece na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Autoridades do Legislativo e Judiciário acompanharam a solenidade. No discurso feito na Alba, ele falou sobre a infância e destacou a importância dos pais.

“Sou um homem trabalhador, vindo do interior da Bahia. Como outros tantos, eu também precisei sair em busca de oportunidades longe de onde nasci, na comunidade de Palmeirinha, em Aiquara. Trago no rosto os traços genuínos do povo brasileiro e, na alma, as marcas de séculos de história do nosso país – e ela nos conta que, em outros tempos, seria impensável que homens como eu, viessem algum dia a governar esse Estado. Mas, aqui, estou eu, filho de Ziza, um vaqueiro, e de Maria Cerqueira, uma costureira. Eu assumo com muita consciência e responsabilidade, o meu papel nessa luta secular por justiça social“, disse no discurso.

Roberto Carlos afirma que Estádio Adauto Moraes terá capacidade ampliada

(Foto: Divulgação / Ascom Setre)

O presidente da Desportiva Juazeirense, o deputado estadual Roberto Carlos (PV) foi entrevistado no programa Super Manhã com Waldiney Passos, nesta segunda-feira (26). E concedeu uma informação exclusiva na Rádio Jornal: o Estádio Adauto Moraes terá sua capacidade ampliada.

“Juazeiro não tem capacidade de disputar competição nacional que requer mais de 10 mil torcedores sentados. Agora sim, nós conseguimos com nosso governador Rui Costa. Estou dizendo em primeira mão. Em 18 de dezembro o governador me deu esse presente, para fazer a reforma do estádio, para fazer aquele lance de arquibancada“, afirmou o presidente.

LEIA MAIS

Jerônimo anunciou mais cinco secretários e fechará equipe ainda nesta semana

Mais secretários serão apresentados até amanhã, garante petista

Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou nesta quinta-feira (22) mais nomes que vão compor o Governo da Bahia a partir de 2023. O governador eleito afirmou que serão 25 secretários estaduais, além da chefia de Gabinete, que tem status de subsecretaria.

Hoje o governador eleito anunciou os seguintes nomes:

Administração Penitenciária e Ressocialização: José Antônio Maia Gonçalves (atual secretário);
Desenvolvimento Rural: Osni Cardoso (reeleito deputado federal pelo PT);
Igualdade Racial, Povos e Comunidades Tradicionais: Ângela Guimarães;
Infraestrutura Hídrica e Saneamento: Larissa Gomes Moraes;
Meio Ambiente: Eduardo Sodré.

Durante a cerimônia desta quinta, mais nove nomes serão introduzidos nesta sexta-feira (23), fechando sua equipe para a próxima legislatura estadual. No começo da semana o petista apresentou 10 nomes.

123