“Quem veio de onde eu vim não pode errar”, diz Jerônimo ao defender gestão baseada na escuta popular em Juazeiro

Mais uma vez, o governador e pré-candidato à reeleição Jerônimo Rodrigues mostrou a força da democracia na Bahia. Neste sábado (13), lideranças políticas, movimentos sociais, representantes da agricultura familiar, jovens e gestores municipais lotaram o Via Show, em Juazeiro, para contribuir com o Programa de Governo Participativo (PGP 2026). De janeiro de 2023 a maio deste ano, Jerônimo já realizou 298 ações no Território do Sertão do São Francisco, que recebeu R$ 1,439 bilhão em investimentos estaduais.

Diante de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e representantes da sociedade civil dos dez municípios do território e de outras regiões da Bahia, Jerônimo reforçou a importância da parceria entre Estado e municípios para transformar demandas populares em políticas públicas. “Eu não abro mão de prefeito. Eu não abro mão de prefeita. Não é só para a campanha. É no momento da campanha e é no momento de governar. Quando vocês chegam com os pedidos, vocês são meus olhos, são os olhos do Lula. São vocês que escutam o povo e trazem as demandas para que a gente possa buscar a resolutividade.”

Jerônimo ainda relacionou a gestão à própria trajetória de vida: “Quem veio de onde eu vim não pode errar. Todos os dias eu peço para nunca esquecer de onde eu vim. De onde eu vim não tinha água tratada, não tinha estrada, não tinha escola, não tinha creche. Eu olho para vocês e me vejo em vocês.”

A participação dos movimentos sociais trouxe para o centro do debate temas ligados à agricultura familiar, ao cooperativismo, à geração de renda e aos direitos das mulheres. Coordenadora da Rede Mulher do Território do Sertão do São Francisco e diretora-presidente da Central da Caatinga, Gisele Maria de Oliveira lembrou que o fortalecimento das cooperativas permitiu ampliar mercados para os produtos da agricultura familiar e criar novas oportunidades para centenas de famílias da região. Ao mesmo tempo, chamou atenção para a necessidade de ampliar investimentos em infraestrutura rural. “Não adianta fortalecer a produção se as comunidades continuam enfrentando dificuldades para escoar aquilo que produzem. As estradas continuam sendo uma demanda importante para o território.”

A juventude também ocupou espaço de destaque na plenária. Estudante do 4º ano da Escola Família Agrícola de Sobradinho (EFA), Vitor Souza de Jesus emocionou o público ao defender mais oportunidades para os jovens do campo e ao reconhecer a importância da educação rural na transformação de vidas. “A juventude não é o futuro. A juventude é agora. Como jovem do campo, me sinto representado por alguém que também veio do campo e conhece a nossa realidade.”

Na ocasião, o prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, associou os avanços recentes da região à parceria entre os governos estadual e federal. “Juazeiro vai saber reconhecer tudo que está sendo feito e tudo que está sendo planejado para a nossa cidade. Juazeiro vai saber reconhecer todas as portas que foram abertas para o desenvolvimento do Sertão do São Francisco.”

A plenária integra a série de encontros territoriais do PGP 2026, iniciativa que percorre os 27 territórios de identidade da Bahia para reunir propostas e construir, de forma participativa, as prioridades do próximo programa de governo.

Ascom

Jerônimo parte rumo ao encontro com Lula na Ásia nesta quarta-feira

O governador Jerônimo Rodrigues viaja nesta quarta-feira (18) para uma missão internacional com o presidente Lula. O gestor baiano vai encontrar o mandatário na sexta (20), na Índia. De lá, a dupla petista segue para a Coreia do Sul. Ainda pela manhã ele vai apresentar, ao lado de Geraldo Júnior, o balanço do governo no Carnaval, durante coletiva à imprensa realizada no Camarote da Polícia Militar, em Ondina. O governador deve partir para o exterior no período da tarde.

O objetivo do governador é viabilizar parcerias para a produção de medicamentos oncológicos na Bahia, visando reduzir custos do tratamento de câncer no SUS. Jerônimo pretende ficar cerca de uma semana fora do país e durante o período, o vice-governador Geraldo Júnior (MDB) assumirá a gestão estadual.

Além do chefe do Executivo baiano, uma grande comitiva vai acompanhar Lula. Apelidada de “Arca de Noé” devido à sua magnitude, o grupo inclui ao menos 10 ministros e mais de 300 empresários. Embora convidados, os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), declinaram o convite para focar nas agendas legislativas em Brasília, deixando a representação política focada no Executivo e no governo baiano.

A Tarde