Governo de Pernambuco retoma monitoramento de tubarões no litoral pernambucano após 11 anos

Com a proposta de integrar ciência, tecnologia e políticas públicas para compreensão dos padrões de deslocamento dos tubarões na Região Metropolitana do Recife (RMR), o Governo de Pernambuco retoma o monitoramento de tubarões após 11 anos. Com investimento de R$ 1.052.000,00 o projeto Ecotuba vai avaliar, a partir de junho, a distribuição dos tubarões, os padrões de deslocamento e de comportamento das espécies relacionadas aos incidentes no litoral pernambucano. A iniciativa é coordenada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, em uma ação demandada pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha e fomentada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-PE) e pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE).

LEIA MAIS

Lula diz que o Brasil não tem controle sobre preço dos combustíveis porque BR Distribuidora foi vendida

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a fazer críticas à privatização da BR Distribuidora. Ao abordar os efeitos da guerra entre Estados Unidos, Israel e Irã, Lula destacou que o Brasil foi um dos primeiros países no mundo a adotar medidas para amenizar os efeitos da volatilidade dos preços internacionais do petróleo. No entanto, ressaltou que o País “hoje não tem controle sobre o preço dos combustíveis”.

“O que o povo brasileiro ganhou com a privatização da BR Distribuidora? Com a venda da Liquigás? Hoje não temos controle. Não temos uma distribuidora para controlar os preços”, disse durante o lançamento do streaming Tela Brasil, no Rio de Janeiro. Lula ainda criticou tentativas de privatização da Petrobras em governos anteriores ao seu. “Eu sempre acho que a Petrobras é do Estado brasileiro, mas quantas pessoas tentaram privatizar?”, complementou.

Na cultura, o presidente fez um paralelo para defender que o setor não siga o mesmo caminho. Lula destacou que “depois do golpe da Dilma” não foi criado nenhum Ponto de Cultura no País. “Nós criamos 4 mil Pontos. No governo deles, não foi criado nenhum. Agora o País tem 16 mil Pontos de Cultura”, finalizou

Estadão Conteúdo

Trump diz que EUA vão governar Venezuela e irá controlar o petróleo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou hoje que os EUA vão governar a Venezuela após a prisão de Nicolás Maduro, coordenada pelos Estados Unidos. O presidente deu mais detalhes sobre a operação que levou à captura de Maduro e sua esposa, Cilia Flores, durante uma coletiva de imprensa realizada neste sábado (03).

Apesar da fala, ele não deixou claro como isso será feito, sob qual autoridade ou com que tipo de acordos. “Não queremos que outra pessoa assuma o poder e continuemos na mesma situação que tivemos nos últimos anos. Portanto, vamos governar o país. Vamos governar o país até que possamos fazer uma transição de poder”.

Trump também confirmou que os EUA vai ter empresas atuando para mexer com a estrutura do petróleo venezuelano. “Vamos levar nossas maiores companhias de petróleo dos EUA. Vão consertar a infraestrutura do petróleo e fazer dinheiro para o país”, disse ele em coletiva.

Celebração
Empolgado com o feito, Trump disse que “este foi um dos ataques mais impressionantes e uma das demonstrações mais eficazes e poderosas do poderio e da competência militar americana na história dos Estados Unidos”,

Ainda segundo ele, “nenhuma nação no mundo conseguiria fazer o que os Estados Unidos conseguiram ontem, ou, francamente, em tão pouco tempo. Todas as capacidades militares venezuelanas foram neutralizadas quando os homens e mulheres de nossas Forças Armadas, trabalhando com as forças de segurança americanas, capturaram Maduro com sucesso na calada da noite.”

Segundo ataque?
Trump também disse que seu Exército estava pronto para “lançar um segundo ataque, muito maior, se necessário” e acrescentou que havia operações militares subsequentes em fase de planejamento, mas seu mas seu governo “provavelmente não precisará realizá-las”.

A Tarde

Juazeiro inicia pré-cadastro de controle populacional de cães e gatos com castrações gratuitas

A Prefeitura de Juazeiro iniciou na sexta-feira (29), o projeto de controle populacional de cães e gatos, com a abertura do pré-cadastro para a oferta de castrações gratuitas. A iniciativa tem como foco principal atender prioritariamente, tutores em situação de vulnerabilidade socioeconômica, promovendo o bem-estar animal e a saúde pública no município.

Ao todo, serão realizadas 1.200 castrações, contemplando tanto animais domiciliados quanto animais em situação de rua. Estes últimos serão atendidos por meio de tutores voluntários, representados por lideranças da causa animal em Juazeiro, que se responsabilizarão pelos cuidados dos animais após o procedimento cirúrgico.

Como se cadastrar – Os interessados em participar do projeto poderão realizar o pré-cadastro online, por meio do link: https://forms.gle/B3aZT3WfC86rf4e27. Também será possível fazer a inscrição de forma presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, na Coordenação de Endemias, localizada no Centro de Saúde III, no bairro Angari. Para o cadastro é necessário apresentar a documentação exigida, conforme informado no link disponibilizado pela Prefeitura.

Cronograma

Período de inscrição: 29 de agosto a 9 de setembro
Divulgação do calendário e dos tutores contemplados: 11 de setembro
Início das castrações: 15 de setembr

A população é convidada a participar e acompanhar todas as orientações e atualizações do processo por meio do link de pré-cadastro. O projeto representa mais um passo importante na construção de uma cidade mais saudável e consciente sobre o cuidado com os animais. Para mais informações e orientações, acesse: https://forms.gle/B3aZT3WfC86rf4e27

Ascom

Google apresentará prévia de IA que assume o controle de computadores, diz jornal

O Google está se preparando para apresentar uma tecnologia de inteligência artificial que pode assumir o controle de navegadores de internet para realizar tarefas como pesquisa e compras, de acordo com o jornal “Information”.

A expectativa é que a empresa revele o produto em dezembro durante o lançamento da próxima geração do Gemini, seu modelo de linguagem de IA. O esforço é conhecido como ‘Project Jarvis’ e visa a facilitar a automação de tarefas no navegador, potencialmente transformando a interação com o ambiente digital.

Procurada pela Bloomberg, a empresa optou por não comentar sobre “especulações”, embora os planos sejam ainda preliminares e sujeitos a mudanças.

O Globo

Governo de Pernambuco lança plano com ações que visam economizar R$ 150 milhões

A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e a Secretaria da Controladoria Geral do Estado de Pernambuco (SCGE) detalharam, na tarde desta quinta-feira (5), em entrevista coletiva na sede da Sefaz, o Plano de Qualidade do Gasto Público da nova gestão do Poder Executivo Estadual, que será regulamentado a partir de decreto da governadora Raquel Lyra.

O objetivo do Plano, mais uma ação de início de governo, é garantir maior eficiência da máquina pública e economia de despesas de custeio, possibilitando assim o aumento do investimento com ações e serviços para a população. Todas as despesas envolvendo a manutenção de serviços essenciais serão preservadas. De acordo com o secretário da Fazenda, Wilson José de Lima, o objetivo é que as ações imediatas do Plano de Qualidade do Gasto Público economizem um montante de R$ 150 milhões nos próximos doze meses.

Entre as ações anunciadas, destacam-se a redução em 50% de despesas, em relação ao valor gasto em 2022, com diárias de viagem e aquisição de passagens aéreas, serviços gráficos e impressão e aquisições de material permanente. Também está prevista a suspensão de novas contratações de locação de mão de obra temporária, novos convênios, novos contratos de aluguel e de obras e reformas, exceto nas áreas de educação, saúde, segurança pública e sistema prisional.

LEIA MAIS

Centro de Controle de Zoonoses resgata animais e oferece cuidado veterinário em Petrolina

Em Petrolina, o Centro de Controle de Zoonoses realiza o resgate e recolhimento de animais que estão em situação de perigo ou doentes. Os bichos de grande porte, como cavalos e jumentos, são recolhidos das ruas e avenidas da cidade e levados para a sede da unidade até que os responsáveis apareçam. Já os animais de pequeno porte, costumam ser resgatados quando há a identificação de alguma zoonose, quando estão doentes. Os cuidados também são feitos diretamente no CCZ.

No entanto, durante está segunda-feira (9), uma equipe da unidade foi acionada para para fazer o resgate de dois cães que haviam caído em um buraco, de cerca de dois metros de profundidade. Após a ação, os animais receberam os primeiros atendimentos e foram encaminhados até o CCZ, onde foram acompanhados por veterinário e passaram por exames.

Segundo Kahel Neves, Coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, esse é mais um dos serviços prestados pela instituição no município. “Temos uma responsabilidade e um compromisso de cuidar e zelar de todos os animais que resgatamos. Tudo é feito com todos os cuidados veterinários e alimentação adequada durante o período que ficarem sob nossa tutela. Após a recuperação, os animais aguardam adoção ou retornam para os locais em que foram encontrados”, destacou Kahel Neves.

Quem quiser conhecer os bichos disponíveis para adoção pode se dirigir até o CCZ, que fica na Avenida Jatobá, no bairro Pedra do Bode, nº 1. O telefone para contato é (87)3867-4774

Projeto da Facape pretende auxiliar no controle social de cidades do Vale do São Francisco

O Brasil é o 96º país no ranking que analisa a percepção de corrupção no mundo. (Foto: Internet)

A população do Vale terá mais um aliado no acompanhamento dos destinos que são dados aos recursos públicos dos municípios. A partir do mês de agosto o colegiado do curso de Ciências Contábeis da Facape iniciará as atividades do projeto “Observatório do Vale”, um instrumento de pesquisa que servirá para que os estudantes da graduação em Ciências Contábeis e Pós-Graduação em Contabilidade e Controladoria Pública da Instituição desenvolvam um trabalho de mapeamento das contas públicas das cidades, com informações fornecidas pelo Portal da Transparência.

Através de uma ação de cruzamento de dados, serão gerados relatórios que servirão de subsídio para a pesquisa dos estudantes e para oferecer orientações e consultorias aos gestores municipais quanto aos gastos públicos.

A iniciativa tem o objetivo de estimular nos alunos e na população a relevância do controle social para o equilíbrio fiscal, econômico e social dos recursos que chegam às Prefeituras, indicando se os investimentos estão sendo revertidos em benefícios para a população em áreas como saúde e educação.

LEIA MAIS

Petrolina será polo de projeto piloto contra o mosquito Aedes aegypti

(Foto: ASCOM)

A Secretaria de Saúde de Petrolina firmou, nesta terça-feira (11), mais uma importante parceria: a Moscamed Brasil irá ajudar na realização de uma pesquisa de controle do Aedes aegypti.

A secretária, Magnilde Albuquerque, juntamente com a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, se reuniram com o diretor da empresa, Jair Fernandes Virginio, para conhecer o projeto e dar início às atividades de monitoramento e controle do mosquito, vetor de doenças, como Zika, dengue e Chikungunya.

Segundo Jair Fernandes, este projeto é pioneiro não somente no país, mas no mundo. “Nós estamos dando início às articulações técnicas e institucionais com a Prefeitura de Petrolina. Já nos reunimos com o prefeito Miguel Coelho e agora fomos recebidos pela secretária Magnilde. A ideia é construirmos uma alternativa para o manejo integrado de combate ao vetor”, frisou.

LEIA MAIS