Deputado baiano sobrevive a grave acidente: “Morte perdeu de novo”

O deputado estadual Samuel Júnior (PL) sofreu um grave acidente na noite de sexta-feira (1º), em Potiraguá, no sul da Bahia, quando se deslocava em direção a Cipó, em uma viagem de mais de 600 km. O liberal estava acompanhado de sua equipe de assessores e participava de agenda oficial no município. O carro capotou logo após deixar a cidade e ficou completamente destruído.

Apesar do grande susto, todos os ocupantes não sofreram ferimentos graves. Eles foram submetidos a exames médicos em um hospital da região e liberados em seguida. Em seu perfil no Instagram, Samuel Júnior postou um vídeo com imagens do acidente e agradeceu às orações recebidas.

“Essa madrugada vivemos mais um grande livramento de Deus. Estamos bem porque o laço quebrou, e mais uma vez o Senhor mostrou que é Ele quem guarda e livra os seus”, escreveu ele na legenda da publicação. “A morte perdeu de novo, porque as nossas vidas estão nas mãos do Senhor. Somos gratos pelo cuidado, pela proteção e pela misericórdia d’Ele sobre nós e nossas famílias. Sei que os joelhos de muitos tem nos sustentado de pé”, completou Samuel Júnior.

A Tarde

Leonardo Bandeira coloca nome à disposição como pré-candidato a deputado federal e reforça compromisso com Juazeiro

Juazeiro vive um momento importante de discussão sobre representatividade política e fortalecimento de sua voz em Brasília. É nesse cenário que o ex-vice-prefeito do município, Leonardo Bandeira, coloca seu nome à disposição como pré-candidato a deputado federal.

Filho de Teresa Cristina e do ex-prefeito de Juazeiro, Joseph Bandeira, Leonardo carrega uma trajetória marcada pelo serviço público e pela ligação direta com o desenvolvimento da cidade. Foi vereador entre 2009 e 2012, período em que atuou na defesa de pautas importantes para a população, e mais recentemente exerceu o cargo de vice-prefeito de Juazeiro, de 2021 a 2024.

Em 2022, também contribuiu com o fortalecimento do setor produtivo ao assumir a Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia, ampliando sua experiência na gestão pública e no diálogo com diferentes regiões. Agora, ao colocar seu nome como pré-candidato, Leonardo reforça o compromisso com Juazeiro e com o potencial que o município representa no cenário nacional e internacional.

“Juazeiro é uma cidade grande, de potencial. Uma cidade importante não só para a Bahia, mas para o Brasil e para o mundo. É daqui que saem frutas para o mundo inteiro. Uma cidade desse tamanho precisa ter um filho da terra como voz em Brasília”, destacou.

A pré-candidatura surge com o objetivo de ampliar a representatividade de Juazeiro no Congresso Nacional, fortalecendo pautas ligadas ao desenvolvimento econômico, à agricultura irrigada e à melhoria da qualidade de vida da população. Com experiência administrativa e raízes firmes no município, Leonardo Bandeira se apresenta como um nome que conhece a realidade local e que pretende defender os interesses da região em nível federal.

Ascom

Câmara de Vereadores de Juazeiro manifesta pesar pelo falecimento do deputado Alan Sanches

A Câmara de Vereadores de Juazeiro manifesta profundo pesar pelo falecimento do deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), ocorrido neste sábado (17). O deputado Alan Sanches construiu uma trajetória marcada pela dedicação incansável à vida pública, pela seriedade no exercício do mandato e pelo compromisso firme com as causas sociais e com o desenvolvimento da Bahia. Sua atuação política deixa um legado de trabalho, diálogo e respeito às instituições democráticas.

Neste momento de dor e consternação, o Poder Legislativo Municipal de Juazeiro se solidariza com os familiares, amigos, colegas parlamentares e com todos aqueles que conviveram e acompanharam sua caminhada pública, desejando conforto, força e serenidade para enfrentar essa perda irreparável. A Câmara de Vereadores reconhece e registra sua contribuição para a política baiana e presta esta homenagem em sinal de respeito e gratidão pelos serviços prestados ao povo.

Ascom

Deputado Alan Sanches morre aos 58 anos

O deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), vice-líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), morreu neste sábado (17), vítima de um infarto. Médico de formação, Alan tinha a pré-candidatura a deputado federal anunciada para as eleições de outubro deste ano. A morte foi divulgada primeiramente pelo site Se Ligue Bahia.

Em nota, o União Brasil manifestou “profundo pesar” pela morte do deputado. “O União Brasil se solidariza com os familiares e amigos, desejando conforto e força neste momento de dor. A memória de Alan Sanches permanecerá viva como exemplo de homem público comprometido com o bem comum e com a democracia”, completa o texto.

Trajetória

Alan Sanches construiu uma trajetória marcada pela atuação no Legislativo municipal e estadual. Foi vereador de Salvador por diversos mandatos e chegou a presidir a Câmara Municipal da capital baiana, período em que ganhou projeção política pela condução de pautas administrativas e pela articulação entre os poderes. Na Assembleia Legislativa da Bahia, ele se destacou pela atuação na oposição ao governo Jerônimo Rodrigues (PT), exercendo primeiro a liderança e, posteriormente, a vice-liderança da bancada oposicionista  O político baiano deixa quatro filhos. Entre eles, o vereador Duda Sanches (União Brasil).

Políticos baianos da oposição e da base governista lamentaram a morte do deputado estadual Alan Sanches 

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Ivana Bastos (PSD), afirmou que a Bahia “está em luto”.  “É uma grande perda para a política baiana e brasileira, já que ele se preparava para disputar uma cadeira na Câmara Federal. Hoje meu coração está em silêncio e em dor”, disse a parlamentar por meio de nota.

O líder da oposição na Alba, deputado estadual Tiago Correia (PSDB), afirmou, também por meio de nota, que perdeu “um gigante da política e um amigo leal”. “Perco um amigo, um parceiro de caminhada e um homem de convicções firmes, mas sempre aberto ao diálogo. Alan não foi apenas um líder político, foi um defensor incansável da justiça social, da dignidade humana e das oportunidades para quem mais precisa. Sua presença fazia diferença por onde passava”, afirmou.

Já o presidente do União Brasil na Bahia, deputado federal Paulo Azi, lamentou a morte do correligionário e exaltou o legado deixado pelo parlamentar. “Alan levou para a vida política a mesma vocação de cuidado com as pessoas, sempre pautado pela ética, pela sensibilidade social e pelo respeito às instituições democráticas”, disse.

Em seu grupo político, um dos nomes que se manifestou sobre o óbito do ex-líder da oposição da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), foi o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil). “Um sábado de imensa dor com a notícia do falecimento do deputado estadual Alan Sanches, um amigo querido e um dos quadros mais qualificados da política baiana. A Bahia perde hoje um homem público dedicado, um médico de reputação inigualável e sua família perde um homem extraordinário”, escreveu o chefe do Executivo soteropolitano.

Em um gesto que transcendeu as divisões políticas, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) interrompeu uma solenidade em Formosa do Rio Preto, na tarde deste sábado (171), para comunicar e lamentar publicamente a morte do deputado estadual de oposição Alan Sanches (UB). Jerônimo paralisou a agenda oficial, pediu silêncio aos presentes e conduziu um momento de oração e reflexão pelo parlamentar, que era o líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Visivelmente impactado pela notícia que recebeu durante seu pronunciamento, Jerônimo direcionou o foco do evento para condolências aos familiares e para homenagear o adversário político , destacando o trabalho de Sanches em defesa da Bahia e de seus projetos. A postura de Jerônimo foi amplamente repercutida como um exemplo de respeito institucional e civilidade, gerando reconhecimento da classe política.

A Tarde

 

 

Morre o ex-deputado estadual Manoel Aroucha Filho, aos 80 anos

O ex-deputado estadual e empresário Manoel Aroucha Filho faleceu, aos 80 anos, na noite do último sábado (11), após sofrer uma parada cardíaca. Ele estava internado há quatro meses no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Aroucha cumpriu três mandatos como deputado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), entre os anos de 1974 e 1986. Ele foi primeiro-secretário da Casa durante o governo Marco Maciel. No setor empresarial, ele fundou o grupo Terra, com atuação no ramo imobiliário. Manoel deixa a esposa, Lúcia, e três filhas: Patrícia, Erika e Cláudia.

O corpo de Aroucha será transferido para o Recife ainda neste domingo (12). O velório está previsto para esta segunda-feira (13), na Alepe. O sepultamento será no jazigo de sua família no Cemitério de Santo Amaro.

Diario de Pernambuco

Deputado Zó e ex-Servidor da Prefeitura de Juazeiro são condenados pela Justiça

O deputado Zó e ex-servidor da Prefeitura de Juazeiro condenados foram condenados pela justiça e tiveram seus direitos políticos suspensos. Apesar da decisão, o deputado não teve os seus direitos políticos cassados, pois ainda tem o direito ao recurso em primeira instância e, nao havendo êxito, em segunda ie no Tribunal Regional Federal

A sentença diz que: “Os denunciados Crisóstomo Antônio Lima e Eniz Araujo Diniz – na condição, respectivamente, de Secretário de Ação Social e Cultura de Juazeiro e de chefe de transporte da mesma pasta -, em no mínimo oito ocasiões entre os meses de março e dezembro de 2011, apropriaram-se e/ou desviaram recursos públicos federais dos quais o primeiro tinha a posse em razão do cargo, em proveito próprio ou alheio”.

Ele acredita que a decisão será reformada e reafirma sua candidatura. O deputado recebeu a sentença com tranquilidade e surpresa, reafirmando seu respeito às decisões da Justiça e diz que a decisão é de primeira instância, sujeita a recurso, e portanto, não afeta em nada a sua candidatura. O parlamentar confia plenamente que a decisão será reformada, já que tudo o que foi solicitado pelo MPF e pela Justiça Federal foi entregue – incluindo documentos, além dos sigilos telefônico e bancário, sem que fosse constatado qualquer movimento atípico que pudesse incriminá-lo.

Segundo Zó sua trajetória pública foi construída de forma transparente e que a militância pode atestar sua conduta e a confiança depositada em seu mandato. São mais de 20 anos ocupando diversos cargos públicos, sem nenhuma mancha em sua história. O deputado seguirá para mais uma eleição de cabeça erguida, confiante de que será novamente vitorioso, consolidando sua 7ª vitória consecutiva nas urnas. Apesar da decisão, o deputado não teve os seus direitos políticos cassados, pois ainda tem o direito ao recurso em primeira instância e, não havendo êxito, em segunda instância, no Tribunal Regional Federal

Ascom

Morre o empresário e ex-deputado federal Etelvir Dantas, em Salvador

Morreu nesta sexta-feira (22), em Salvador, o empresário e ex-deputado federal Francisco Etelvir Dantas, 90 anos. Natural do Ceará, ele se mudou para Juazeiro, ainda criança, onde foi reconhecido por sua atuação política e contribuição à economia do município. Em 1987, Etelvir foi candidato a prefeito de Juazeiro. Ele também foi proprietário da rede de supermercados Pinguim, com lojas no município e cidades da região.

Etelvir foi deputado estadual entre os anos de 1979 e 83. Atuou também no setor agropecuário, de alimentação e combustíveis, refrigeração, dentre outras atividades. Em 2017, em sessão especial promovida pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para a concessão do Título de Cidadão Baiano ao ex-deputado. O sepultamento será no Jardim da Saudade, em Salvar, neste sábado (23), às 10h.

As informações são do portal Preto no Branco

Ex-deputado estadual Paulo Câmera morre aos 80 anos

O ex-deputado estadual Paulo Francisco de Carvalho Câmera, morreu aos 80 anos, em Salvador, neste domingo (04). Natural de Itabuna, no sul da Bahia, era formado em Administração Pública pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), com especialização pela Fundação Getúlio Vargas.

Câmera exerceu seis mandatos consecutivos na Alba, entre 1995 e 2015, licenciando-se entre 2011 e 2014 e, definitivamente, em 2015, não chegando a cumprir o mandato que iria até 2019. Foi 3º secretário da Mesa Diretora e presidiu importantes comissões, como a de Finanças e Orçamento (2001–2006) e a de Defesa do Consumidor. Participou ativamente de CPIs relevantes, como as que investigaram o Metrô de Salvador e a que apurou escutas telefônicas ilegais na Secretaria de Segurança Pública.

Com grande experiência também no Executivo, entre 2011 e 2015 exerceu os cargos de secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e secretário de Agricultura, ambos durante o governo Jaques Wagner; e a presidência da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em 1994, durante o governo Antônio Carlos Magalhães.O corpo do ex-deputado será cremado ainda hoje, às 16h, no Cemitério Campo Santo, em Salvador.

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputada Ivana Bastos (PSD), decretou luto oficial na Casa, por três dias, por conta da morte de Câmera. “A ALBA está em luto por três dias em memória de Paulo Câmera, um homem público excepcional, de absoluto respeito e seriedade no trato com as contas públicas, dinâmico, espirituoso, além de ser um gentleman no relacionamento com as pessoas. Meu abraço solidário a todos os familiares, aos seus filhos Bárbara, Betânia e Rubens, e amigos de Paulo, além de seus conterrâneos de Itabuna, sua terra natal”, lamenta a chefe do Legislativo baiano.

A Tarde

Congresso gastou R$ 85 mil com viagens de bolsonaristas aos Estados Unidos em vitória de Trump

O Congresso Nacional desembolsou ao menos R$ 85 mil para que três parlamentares bolsonaristas pudessem viajar para os Estados Unidos para acompanhar as eleições que culminaram na vitória de Donald Trump. Entre os dias 2 e 7 de novembro, dois deputados e um senador tiveram passagens áreas ou hospedagens custeadas pela Casa Legislativa, que autorizou a missão oficial.

A comitiva de parlamentares também contou com outros nomes à exemplo de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Bia Kicis (PL-DF), que ainda não prestaram contas sobre os custos.

Na Câmara dos Deputados, José Medeiros (PL-MT) teve sua passagem área de classe econômica ressarcida no valor de R$ 6,3 mil. O deputado ainda recebeu R$ 11,2 mil por 4,5 diárias. A justificativa para sua missão foi participar do evento ” O Poder da Democracia: Eleição Presidencial nos EUA 2024.”

No país estrangeiro, ele gravou uma série de vídeos em meio à apuração. Durante a madrugada de quarta-feira, quando Trump se consolidou vencedor da disputa, ele esteve à frente da Casa Branca, residência oficial do governo americano.Outra deputada que participou do mesmo evento que Medeiros e esteve nos Estados Unidos para acompanhar as eleições foi Mayra Pinheiro (PL-CE). Ela recebeu R$ 12,5 mil em diárias.

Durante a pandemia da Covid-19, ela ganhou o apelido de “Capitã Cloroquina”. Enquanto secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, Pinheiro foi ouvida e indiciada pela CPI da Covid por crime de epidemia com resultado de morte, prevaricação e crime contra a humanidade. A médica defendia o uso da cloroquina como tratamento para a Covid-19 e chegou a participar do desenvolvimento de um aplicativo do governo federal que recomendava o medicamento, comprovadamente sem eficácia.

Já no Senado Federal, quem recebeu seis diárias para estar nas eleições foi Laércio Oliveira (PP-SE). O valor foi de R$ 20,6 mil. A sua passagem área, em classe executiva, custou R$ 34,4 mil aos cofres públicos.

Em suas redes sociais, o senador foi mais comedido nas postagens. Logo após o resultado afirmou que a democracia estaria se renovando e desejou um “mandato justo” a Trump.

Agência O Globo