Nas comemorações dos 201 anos da Policia Militar, prefeito Andrei parabeniza e destaca a redução de 50% nos índices de criminalidade em Juazeiro

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, participou na sexta-feira (27) da solenidade em comemoração aos 201 anos da Polícia Militar da Bahia, realizada na área do 3º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (3º BEIC), no município.

O prefeito destacou a importância da atuação integrada entre município e forças de segurança para fortalecer as ações de combate à criminalidade e parabenizou a PM-BA pela redução dos índices de criminalidade em Juazeiro de 50%, no mesmo período do ano passado. “Celebramos os 201 anos da Polícia Militar da Bahia, uma instituição que carrega história, coragem e compromisso com o povo baiano. Os resultados que estamos vendo nas ruas são fruto do trabalho diário de homens e mulheres que estão sempre na linha de frente, enfrentando desafios e garantindo mais segurança para todos nós. Tenho orgulho de caminhar junto com essa corporação que honra sua missão todos os dias. Quero parabenizar o coronel Wildon pelo trabalho à frente do CPR-N”, ressaltou.

Em um momento marcado por reverência às tradições e aos valores da corporação, a região Norte celebrou os 201 anos de criação da PMBA, instituição bicentenária que ao longo de sua história tem desempenhado papel fundamental na proteção da população e na preservação da ordem pública. “Hoje é um dia de reafirmarmos o compromisso da Polícia Militar da Bahia com a sociedade. São 201 anos de uma história construída com coragem, honra e disciplina. Cada policial que veste esta farda entende a responsabilidade que carrega: proteger vidas e preservar a ordem pública. Seguiremos firmes, trabalhando com profissionalismo e dedicação para garantir a segurança da população da região Norte”, disse o comandante Wildon Teixeira.

A cerimônia reuniu autoridades civis e militares, entre elas o deputado estadual Roberto Carlos, vereadores, secretários municipais, oficiais e representantes da sociedade civil. “Ao longo desses 201 anos, a Polícia Militar da Bahia construiu uma trajetória de serviços prestados que merece o reconhecimento de toda a sociedade. Como deputado estadual, reafirmo meu compromisso em apoiar iniciativas que fortaleçam a segurança pública e valorizem os profissionais que arriscam suas vidas diariamente para proteger o povo baiano”, finalizou.

Ascom

Petrolina: Segurança Pública Municipal contribui para a organização e o bem-estar dos cidadãos

Quando se fala em segurança pública, muitos pensam apenas em viaturas nas ruas. Em Petrolina, o trabalho da Secretaria de Segurança Pública (SEMUSP) vai além do patrulhamento. A Secretaria desenvolve ações preventivas, estratégicas e integradas que acontecem diariamente nos bastidores e impactam diretamente na organização da cidade, na agilidade das respostas e na proteção da população.

No centro dessa missão está a Guarda Civil Municipal, responsável pela proteção dos espaços públicos, apoio à comunidade e promoção da paz social. Nos bairros, a atuação se dá por meio das Patrulhas Urbana, da Mulher e Escolar, além do apoio ao programa Petrolina Mais Limpa, contribuindo para o ordenamento urbano e a conscientização ambiental.

A estrutura da Secretaria conta com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que fortalece o videomonitoramento e o acompanhamento de ocorrências em tempo real; o Observatório Municipal, que organiza dados estratégicos para embasar decisões; o Centro de Ensino, que garante capacitação contínua do efetivo; e a Gestão Integrada e Planejamento, responsável pela articulação entre setores e integração com órgãos estaduais e federais.

Esse conjunto de investimentos, que inclui ampliação do videomonitoramento, fortalecimento da Corregedoria e Ouvidoria, renovação da frota e integração com sistemas estaduais e federais, reforça o compromisso da gestão municipal com uma segurança pública cada vez mais eficiente. Dessa forma, a Prefeitura de Petrolina segue avançando para garantir mais proteção no presente e construir uma cidade ainda mais segura e preparada para o futuro.

Ascom

Prefeito Simão alinha ações com Secretaria de Defesa Social para reforçar a segurança em Petrolina

O prefeito Simão Durando promoveu, nesta quinta-feira (26), uma reunião estratégica com representantes das forças de segurança que atuam em Petrolina para discutir medidas integradas de enfrentamento à criminalidade. O encontro reafirmou o compromisso da gestão municipal com uma atuação articulada no combate à violência.

A agenda contou com a presença de autoridades da Polícia Civil, da Polícia Militar e de unidades especializadas, como o Biesp, além da Secretaria Municipal de Segurança. Durante o encontro, foram debatidas estratégias de intensificação do policiamento, das ações de inteligência e ampliação da presença ostensiva em áreas com maiores índices de ocorrência.

Simão colocou a estrutura municipal à disposição das corporações e destacou o papel da Guarda Civil Municipal como parceira permanente das operações. Atualmente, a Guarda atua com patrulhamento preventivo, apoio às polícias em ações conjuntas, rondas escolares, presença ostensiva em áreas comerciais e reforço na proteção do patrimônio público. O prefeito também ressaltou o investimento no sistema de videomonitoramento da cidade, com câmeras instaladas em pontos estratégicos, e pontuou que o sistema está disponível para uso integrado por todas as forças de segurança. “Precisamos trabalhar com inteligência e com ações em conjunto. Esse é o sentimento. Segurança se faz com integração e responsabilidade”, declarou.

O encontro também definiu a mobilização de uma força-tarefa para acelerar a expansão da iluminação pública e de outros serviços urbanos. Paralelamente, a gestão vai fortalecer programas sociais e educacionais, incluindo palestras em escolas, entendendo que a prevenção e a orientação da juventude são fundamentais no enfrentamento à criminalidade. “Estou me colocando à disposição para tudo o que estiver ao nosso alcance. O que depender da Prefeitura, nós vamos fazer. Ninguém faz nada sozinho. Juntos somos mais fortes”, afirmou.

A reunião em Petrolina ocorreu após agenda do prefeito no Recife com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, e após contato com a governadora do Estado, Raquel Lyra, quando Simão solicitou reforço no efetivo policial, a criação de uma nova delegacia distrital e o fortalecimento das ferramentas de inteligência. “Estamos investindo e trabalhando integrados. Segurança é prioridade para nós e responsabilidade de todos. Cobrei da governadora Raquel Lyra uma resposta urgente sobre a situação de Petrolina e faremos todos os esforços necessários para proteger nossa população”, concluiu.

Ascom

Prefeito Simão se reúne com secretário estadual de Segurança para cobrar novas ações em Petrolina

Em agenda no Recife nesta segunda (23), o prefeito Simão Durando e o deputado estadual Antonio Coelho se reuniram com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho. A pauta do encontro foi o aumento de homicídios em Petrolina nas últimas semanas. O prefeito pediu apoio do governo do Estado para fortalecer a segurança e sufocar a atuação de criminosos no Vale do São Francisco.

A visita ao secretário estadual ocorreu após Simão ligar, no último sábado, para a governadora Raquel Lyra. O prefeito relatou o registro de homicídios em série nas semanas, que tem trazido preocupação para a população. Só nos primeiros 50 dias de 2025, foram registrados 44 homicídios, quase o dobro do mesmo período do ano passado.

O prefeito reivindicou a criação de mais uma delegacia distrital. Também foi solicitada a ampliação do número de policiais militares e civis para um volume compatível com a nova realidade de Petrolina, município que teve o maior crescimento populacional no estado. Além disso, o Simão Durando pediu a implantação de câmeras de monitoramento, entre outras ferramentas de inteligência e prevenção ao crime.

O prefeito defendeu a atuação integrada das forças de segurança do estado, governo federal e prefeitura. “Petrolina cresceu muito, já somos a maior cidade do interior e vamos crescer muito mais. É urgente que o efetivo da polícia e a estrutura de segurança acompanhem esse desenvolvimento. Conversei com a governadora no sábado e agora com o secretário de segurança para que seja dada uma resposta urgente. Precisamos trabalhar integrados para combater a atuação de criminosos em nossa região”, relatou o prefeito após a reunião na Secretaria de Defesa Social

Ascom

Operação integrada garante segurança e organização no Carnaval de Petrolina

O Carnaval de Petrolina, uma das maiores e mais tradicionais festas do calendário cultural do município, mobiliza milhares de foliões e visitantes, movimenta a economia e fortalece a identidade cultural da cidade. Para que essa grande celebração aconteça com alegria, organização e tranquilidade, a atuação integrada das forças de segurança é fundamental.

A Guarda Civil Municipal de Petrolina (GCM), a Polícia Militar e Civil, e o Corpo de Bombeiros de Pernambuco, desempenham papéis complementares e estratégicos durante todo o período festivo. A presença ostensiva nas ruas, o patrulhamento preventivo nos polos de animação e nas áreas adjacentes, o monitoramento das ocorrências e a pronta resposta a qualquer situação, garantem mais segurança e confiança para quem vai aproveitar a folia.

Ao longo dos dias da festa, as forças de segurança não registraram ocorrências graves. A tranquilidade é uma presença marcante nos polos. A parceria entre os órgãos demonstra que a segurança é construída de forma coletiva, com planejamento, integração e comprometimento. O objetivo comum é claro: garantir que o Carnaval de Petrolina seja marcado pela alegria, pela cultura e pela convivência pacífica, preservando vidas e assegurando que cada folião possa aproveitar a festa com tranquilidade.

Mais do que presença, a atuação conjunta desses três órgãos representa responsabilidade, preparo e compromisso com a população. É essa união de esforços que transforma uma grande festa em um evento seguro, organizado e à altura do Carnaval de Petrolina.

Ascom

CV só não está presente em 5 estados. Outras 30 facções operam no país

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) está em fase final de elaboração de um relatório que revela o poder e o alcance das facções criminosas no país. Dados preliminares apontam que o Brasil tem 31 facções criminosas com potencial de afetar a segurança de estados.

Três dessas organizações possuem atuação nacional: CV (Comando Vermelho), TCP (Terceiro Comando Puro) e PCC (Primeiro Comando da Capital). Esse último com presença confirmada também em 28 países.Segundo dados da Abin, a expansão do Comando Vermelho começou em 2013. Até então, a facção estava presente em apenas no Rio de Janeiro, onde surgiu, no Pará, Tocantins, Rondônia e Santa Catarina. Hoje, o CV só não está presente em cinco estados: Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

O crescimento se deu a partir das transferências de lideranças e a partir do avanço da facção paulista para outros países, abrindo espaço em territórios ocupados em outros estados. Segundo o mapeamento, que deve ser publicado no início de 2026, quando presos são levados para outros estados, eles buscam outras regiões para atuar, se organizar e voltar para o Rio de Janeiro.

Sem fronteiras
Outra facção organizada no Rio, o TCP, rival do CV, copiou modelo e já está presente em dez estados. No relatório, o Terceiro Comando Puro aparece ainda no Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Ceará, Amapá, Acre, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

O PCC, facção sediada em São Paulo, já atua fora do Brasil, com presença em 28 países, 17 a mais que em 2018. Além da expensão internacional, o número de integrantes dobrou e hoje são 2078 faccionados identificados. Os países com a maior quantidade de membros fazem fronteira com o Brasil: Paraguai, Venezuela, Bolívia e o Uruguai.

A Tarde

Câmara de Petrolina promove Audiência Pública no bairro São Gonçalo para discutir a segurança na região

A Câmara Municipal de Petrolina realiza nesta quarta-feira (27), no bairro São Gonçalo, a partir das 19h, uma audiência pública para discutir e buscar soluções a respeito da segurança no bairro e nas localidades próximas.

De acordo com a justificativa do autor do Requerimento, vereador Ronaldo Cancão, a discussão se faz necessária em virtude do aumento no número de casos de violência na região. Para discutir o tema foram convidadas autoridades de diversos órgãos de segurança como Polícia Militar, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil, Promotoria de Justiça Criminal, Secretaria de Assistência Social do município, dentre outros.

O Requerimento nº 376/2025, que solicitou a audiência, foi subscrito por todos os vereadores, aprovado em Plenário e autorizado pela Presidência da Casa. A audiência será realizada na Escola Municipal João Batista dos Santos, no endereço Rua 26, s/nº, Bairro São Gonçalo.

Ascom

Prefeito Simão lança Operação Centro Mais Seguro para combater criminalidade na região central de Petrolina

Foi lançada na manhã desta sexta-feira (22), na Praça Dom Malan, a Operação Centro Mais Seguro, uma iniciativa que marca um reforço da segurança e da organização da região central da cidade. O objetivo é garantir mais tranquilidade, inibir práticas ilícitas e devolver a sensação de segurança à população que utiliza o centro como espaço de convivência, compras e lazer.

O trabalho será realizado de forma preventiva e ostensiva, com patrulhamento fixo e rondas em locais estratégicos. A Operação Centro Mais Seguro também visa dar suporte ao comércio local, garantindo um ambiente mais seguro para consumidores e empreendedores. Nesta primeira etapa, participaram da ação Guardas Civis Municipais em patrulhamento a pé, além de quatro viaturas da GCM realizando rondas permanentes no centro da cidade.

O prefeito Simão Durando destacou a importância da iniciativa para fortalecer a sensação de segurança na região central. “O Centro de Petrolina é um cartão-postal da nossa cidade, é onde circulam diariamente milhares de pessoas entre comércio, serviços e turismo. Com essa operação, reforçamos nosso compromisso de cuidar da segurança da população e garantir que todos possam transitar e trabalhar com tranquilidade. Essa é mais uma ação que mostra que estamos atentos e presentes onde o povo precisa”, ressaltou.

A Operação Centro Mais Seguro é coordenada pela Secretaria de Segurança e deverá integrar também outras ações de cidadania e ordenamento urbano nos próximos meses.

Ascom

Petrolina institui Fundo Municipal para fortalecer ações na área de Segurança Pública

Com os recentes debates em torno da segurança pública no município, a Prefeitura de Petrolina deu mais um passo importante para reforçar a segurança e a proteção da população. Na última semana, a Câmara Municipal de Vereadores aprovou o Fundo Municipal de Segurança Pública, um instrumento financeiro que permitirá ampliar investimentos e viabilizar projetos estratégicos no setor.

Criado no âmbito do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), o fundo tem como objetivo garantir recursos para adequação, modernização e aquisição de equipamentos, viaturas e novas tecnologias para os órgãos municipais de segurança, como a Guarda Civil Municipal (GCM), o Grupamento de Agentes de Segurança Patrimonial (GASP) e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

O mecanismo será gerido pela Secretaria de Segurança Pública, que além de contar com recursos do orçamento municipal poderá receber transferências estaduais e federais, convênios, doações e outras fontes previstas em lei. Essa estrutura vai assegurar que Petrolina possa implementar de forma permanente as diretrizes e políticas estabelecidas pelo Sistema Único de Segurança Pública, integrando ações locais às estratégias nacionais de segurança.

Com o Fundo Municipal de Segurança Pública, o município reafirma seu papel ativo na construção de uma cidade mais segura, preparada e alinhada às melhores práticas de gestão e integração no setor.

Ascom

Secretario de Segurança de Pernambuco diz que tráfico de drogas é a principal causa dos homicídios nas cidades

O Governo de Pernambuco lançou  o programa Juntos pela Segurança e, na última quinta-feira (7), iniciou a Operação Nordeste Integrado, que reúne forças policiais de Pernambuco e de outros sete estados nordestinos. A ação prevê cumprimento de mandados judiciais, bloqueios em rodovias e combate ao crime organizado em áreas de divisa, como Petrolina e Juazeiro. A iniciativa chega em um momento de alerta nos dois municípios que aparecem no cenário nacional com altos índices de violência. Juazeiro está na lista de terceira cidade mais violenta do país e Petrolina, entre janeiro e julho de 2025, registrou 112 homicídios, um número que supera os 106 assassinatos contabilizados no mesmo período de 2024.

A maioria dos crimes apresenta indícios de ligação com o tráfico de drogas, o que reforça a sensação de insegurança entre moradores, principalmente após uma sequência de execuções, incluindo jovens. Em entrevista ao programa Nossa Voz, o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho Liberato de Mattos, confirmou o aumento dos homicídios em Petrolina justificando a proximidade com Juazeiro, o que, para ele foi responsável pelo impactante número de assassinatos.

“São 112 homicídios cometidos em Petrolina até agora, o ano passado foram 106 no mesmo período, são seis a mais. Há um pequeno aumento, mas os números são altos. Agora, o que acontece? Nós temos uma influência da criminalidade da Bahia, como a Bahia também tem uma influência dos criminosos aqui de Petrolina. Em 2024, a taxa de homicídios em Petrolina fechou em 40 homicídios por 100 mil habitantes. Em Juazeiro, que é aqui do outro lado do rio, foi 76 por 100 mil, é quase o dobro.”

Segundo o secretário, há no Estado da Bahia uma disputa muito forte entre duas facções criminosas do Sudeste do país, e a polícia de Pernambuco está trabalhando para que isso não venha para Pernambuco, tendo Petrolina e Juazeiro como porta de entrada principal. As duas cidades foram tomadas desde a semana passada por forças de segurança com a Operação Nordeste Integrado que tem como objetivo integrar as forças policiais para combater o crime organizado na região. Alessandro revelou os dados dos mandados cumpridos nos primeiros dias da ação:

O secretário disse que a operação teve bons resultados com mais de cem mandados cumpridos, além de busca e apreensão, de prisão e destacou a importância da cooperação entre os estados para melhorar a efetividade das ações:

“Isso serve também para criar uma integração maior entre as forças policiais. O resultado que estamos vendo ontem e hoje foi precedido de muitas reuniões de integração e interação entre as forças policiais dos estados, e isso vai render frutos daqui em diante. Porque você tem uma comunicação que flui com mais facilidade, e isso vai significar a prisão de criminosos que atuam tentando se proteger pela divisa, cometendo um crime num estado e passando para o estado vizinho. Nós estamos trabalhando de forma muito intensa para que isso não ocorra ou que se reduza ao máximo possível.”

Da redação com informações do Nossa Voz

TCE diz que quatro em cada cinco cidades de Pernambuco têm políticas de segurança insuficientes

Em Pernambuco, 147 dos 184 municípios têm políticas públicas de segurança consideradas insuficientes de acordo com o Tribunal de Contas do Estado (TCE). O número representa quatro em cada cinco prefeituras pernambucanas (veja vídeo acima). A existência de Guarda Municipal, orçamento específico para segurança, programas de iluminação pública e casas de acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica foram alguns dos itens avaliados no levantamento do TCE. A pesquisa foi feita a partir de um questionário, que todas as prefeituras do estado tiveram que responder.

Ainda de acordo com esse estudo do TCE:
53% das prefeituras não têm Guarda Municipal;
92% dos municípios não possuem plano de segurança pública;
97% das cidades não realizam diagnóstico municipal da segurança;
76% das prefeituras não contam com departamento de trânsito;
67% dos municípios não utilizam videomonitoramento;
91% das cidades não possuem fundos específicos para segurança pública.

Com base nesses resultados, o TCE elaborou um índice para avaliar a existência dessas políticas públicas de segurança. Cada prefeitura poderia ser classificada em quatro níveis: aprimorado; intermediário; inicial e insuficiente. O Recife foi a única cidade do estado a apresentar o nível aprimorado (confira abaixo a situação de cada prefeitura).

“O Tribunal tem a intenção de capacitar, num primeiro momento, esses gestores municipais, para poderem criar os seus planos, para pensarem políticas públicas na área de segurança pública. E depois, num segundo momento, voltar a fazer um trabalho de diagnóstico para ver se, de fato, essa realidade foi alterada”, disse o gerente de Fiscalização de Segurança Pública do TCE, Bruno Ribeiro.

No Grande Recife, Araçoiaba foi o município com o desempenho mais baixo. A prefeitura disse ao TCE que não tem Guarda Municipal, abrigo para mulheres em situação de violência, sistema de videomonitoramento nem departamento de trânsito. Entre os itens que o município cumpriu, estão a adoção de uma taxa de iluminação pública paga pela população do município e a existência de órgãos como Conselho Tutelar e Secretaria da Mulher.

O secretário de Planejamento, Segurança e Mobilidade Urbana da cidade, Elvis Lima, disse que Araçoiaba vai aumentar em 100 o número de postes existentes na cidade, chegando a 1,3 mil, e que realiza ações de conscientização nas escolas sobre a violência contra a mulher.

Na tabela de Índice de Gestão Municipal de Segurança Pública, o município de Petrolina aparece em 25º lugar com classificação ‘Inicial’ e índice 13.

G1 Pernambuco

Operação São João de Salgueiro 2025

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) montou um esquema especial de segurança para o São João 2025 em Salgueiro, no Sertão Central do Estado. Desde o dia 18 até o dia 23 de junho, as ações de policiamento estão concentradas no Polo Estação do Forró, localizado no Bairro Centro, principal ponto de concentração de público durante os festejos juninos.

O efetivo conta com 312 policiais militares, que atuarão de forma ostensiva com patrulhas móveis distribuídas em todo o perímetro do evento e nas áreas de maior fluxo de pessoas. O policiamento também foi reforçado por viaturas e motocicletas, ampliando a capacidade de resposta rápida em caso de ocorrências.

Estruturas estratégicas, como um Posto de Comando, foram montadas para garantir a coordenação, o lançamento e o apoio logístico ao efetivo. Equipes posicionadas em Plataformas de Observação Elevada (POE) monitoram o público com visão privilegiada dos principais pontos de circulação.

A tecnologia também está presente com a atuação de uma equipe de drones, proporcionando apoio aéreo para monitoramento em tempo real, ampliando o alcance da vigilância e aumentando a capacidade preventiva da operação. O Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI) também faz parte do reforço operacional, garantindo uma atuação mais especializada em situações de maior complexidade.

Além da estrutura estadual, a prefeitura também é parceira nas ações, fortalecendo o caráter integrado da operação. Para dar mais agilidade ao atendimento das ocorrências, a Delegacia de Salgueiro conta com uma equipe de plantão extra até 28 de junho, garantindo o suporte necessário aos procedimentos da Polícia Civil durante e após os festejos.

Ascom

Secretaria de Segurança Pública divulga balanço dos primeiros dias de carnaval em Petrolina

Nesta segunda-feira (03) a Secretaria de Segurança Pública de Petrolina, divulgou o balanço dos primeiros dois dias de carnaval na cidade. De acordo com o órgão, foram registradas 23 ocorrências durante as atuações operacionais, mas sem incidentes graves. Além disso, as equipes de segurança também realizaram 15 abordagens.

Dentre as ocorrências registradas, a Secretaria destacou mediação de conflitos, furto, pertences perdidos e recuperados e remoção de ambulantes irregulares. A estratégia deste ano foi fechar as saídas de algumas ruas do Centro e deixar somente duas entradas na Praça da 21 de Setembro e uma na Orla.

Essa iniciativa concentrou os locais de revista, fazendo com que as equipes de segurança privada apreendessem 30 armas brancas, entre elas, facas e tesouras. A festa conta com o apoio da Guarda Civil Municipal, das Polícias Militar (PM) e Civil (PC), Corpo de Bombeiros; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) e Agência Municipal de Vigilância Sanitária.

As autoridades reforçam que os foliões vão poder aproveitar a festa com tranquilidade, pois a segurança será mantida durante todo o evento.

G1 Petrolina

Segurança é destaque nos primeiros dias do Carnaval de Petrolina

Nos primeiros dias do Carnaval de Petrolina, a segurança tem se destacado como um dos principais pontos do evento, garantindo tranquilidade para foliões e visitantes. Com a presença das forças de segurança, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Segurança Pública, tem mostrado seu compromisso em proporcionar uma festa segura, onde a diversão e o respeito prevalecem. Nesta segunda-feira (03), a Secretaria divulgou um balanço das ocorrências durante o período festivo e nenhum incidente grave foi registrado.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, foram feitas 23 atuações operacionais, entre elas, mediação de conflitos, furto, pertences perdidos e recuperados e remoção de ambulantes irregulares. Foram feitas 15 abordagens. A estratégia deste ano foi fechar as saídas de algumas ruas do Centro e deixar somente duas entradas na Praça da 21 de Setembro e uma na Orla. Essa iniciativa concentrou os locais de revista, fazendo com que as equipes de segurança privada apreendessem 30 armas brancas, entre elas, facas e tesouras.

Para a Secretaria o resultado positivo é fruto do trabalho integrado das forças de segurança. Manter o Carnaval tranquilo, com muita alegria e paz, é uma preocupação da Prefeitura de Petrolina. As autoridades reforçam que os foliões vão poder aproveitar a festa com tranquilidade, pois a segurança será mantida durante todo o evento. O objetivo da gestão municipal  é assegurar que a festa continue sendo uma celebração de alegria, respeito e convivência pacífica.

A folia conta com o importante apoio da Guarda Civil Municipal, das Polícias Militar (PM) e Civil (PC); Corpo de Bombeiros; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) e Agência Municipal de Vigilância Sanitária.

Luzete Nobre/Ascom Secretaria de Segurança Pública
Fotos: Deivid Menezes

Digitalização do CICOM de Juazeiro ampliará a comunicação em nove cidades do Norte da Bahia

A digitalização do Centro Integrado de Comunicações (CICOM) da cidade de Juazeiro, entregue neste sábado (24), reforçará o atendimento em.nove cidades da região Norte do estado. O subsecretário da Segurança Pública, Marcel de Oliveira, e o superintendente de Telecomunicações da SSP, major PM Moisés Travessa, participaram da solenidade de modernização do serviço.

A nova tecnologia ampliará a comunicação entre as Forças da Segurança e com a população, através dos telefones 190, 193 e 197, nas cidades de Juazeiro, Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Uauá, Curaçá, Sobradinho e Canudos, com uma cobertura de 61,3 mil km2.

“Estamos sempre investindo em novas tecnologias para garantir a integração das Forças da Segurança. A digitalização significa também atendimento rápido para a população”, disse o subsecretário da SSP, Marcel de Oliveira. A ampliação do atendimento no Norte da Bahia conta com 11 Estações de Rádio Base e 162 rádios distribuídos entre 62 móveis e 93 portáteis.

Ao todo, as ações do Projeto Banda Estreita, que permite a comunicação digital operacional entre as equipes policiais e de bombeiro com alta qualidade e cobertura, oferecendo mais segurança na informação por meio de mensagens criptografadas, conecta 397 municípios. O investimento total é de R$ 240 milhões.

Ascom/SSP-BA

12