Piloto de avião é condenado a 52 anos de prisão por feminicídio de namorada morta amamentando filha bebê

Dinorah Cristina Barbosa da Silva foi morta a tiros enquanto amamentava a filha de 8 meses em Paulista, no Grande Recife

O piloto de avisão Mayky Fernandes dos Santos foi condenado a 52 anos, quatro meses e 24 dias de prisão pelos crimes de tentativa de feminicídio e feminicídio. A vítima foi a comissária de bordo Dinorah Cristina Barbosa da Silva, de 35 anos, com quem ele tinha uma filha bebê de 8 meses. O crime aconteceu em outubro de 2019, em Maranguape II, em Paulista, no Grande Recife.

Dinorah foi morta na frente da mãe, enquanto amamentava a filha em casa, por dois homens encapuzados que invadiram a residência e que, segundo a sentença, foram contratados para praticar o crime. Mayky Fernandes é a sexta pessoa condenada por participação no feminicídio.

LEIA MAIS

Manifestações “Acorda Brasil” na Paulista reuniram grande público e críticas

Na tarde do último domingo, dia 1º de março, um ato político de grande proporção mobilizou milhares de pessoas na Avenida Paulista, em São Paulo, no que foi apontado como um dos principais eventos de rua ligados ao cenário eleitoral de 2026 no país.

A manifestação, organizada sob a bandeira do movimento “Acorda Brasil”, reuniu apoiadores de lideranças da oposição ao atual governo federal e incluiu a presença de figuras políticas de destaque nacional, entre elas o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que tem se posicionado como pré-candidato à Presidência da República nas eleições de outubro deste ano.

De acordo com estimativas divulgadas pelos organizadores do evento, a concentração de manifestantes na Paulista com com cerca de 700 mil pessoas, com uso de bandeiras nacionais e cartazes com mensagens críticas às políticas do governo federal e a medidas de diferentes poderes públicos.

LEIA MAIS

Quatro pessoas são presas por tentativa de fraude em concurso da Prefeitura de Paulista

Quatro pessoas foram presas em flagrante por tentativa de fraude durante a realização de um concurso público da Prefeitura de Paulista, no Grande Recife. A informação foi confirmada pela administração municipal nesta segunda-feira (12), um dia após a aplicação das provas.

As prisões ocorreram durante o concurso para os cargos de Guarda Civil Municipal (GCM) e Agente Municipal de Trânsito. As provas foram aplicadas em dois turnos: pela manhã para a Guarda Civil Municipal e, à tarde, para o cargo de Agente de Trânsito.

LEIA MAIS

Paulista: Prefeitura alerta sobre tentativa de fraude em concurso para Guarda e a agentes de trânsito

A Prefeitura do Paulista informa que recebeu do Instituto de Apoio à Gestão e Educação (IGEDUC) a comunicação de uma tentativa de fraude relacionada ao Concurso Público da Guarda Civil Municipal (GCM) e Agentes de Trânsito.

O alerta se deu após ter sido identificada a existência de um site não autorizado, que imita a página oficial da banca e emite boletos falsos para os candidatos. O endereço fraudulento utiliza nome semelhante ao da banca organizadora.

A Prefeitura e instituto reforçam que nenhum boleto ou cobrança é enviado por e-mail, aplicativos de mensagem ou outros meios fora do site oficial. Os candidatos devem verificar a autenticidade dos documentos de pagamento e comunicar imediatamente qualquer indício de fraude aos canais competentes. O IGEDUC salienta que o único site oficial para inscrições e emissão de boletos é o www.igeduc.org.br.

A administração municipal reafirma o compromisso com a transparência e a legalidade de todas as etapas do concurso e solicita atenção redobrada dos candidatos. Informações oficiais sobre o concurso estão disponíveis no site da Prefeitura do Paulista, em www.paulista.pe.gov.br, e no site da banca organizadora, em www.igeduc.org.br.

Diario de Pernambuco

Homem esfaqueia padrasto durante briga sobre retirada de lixo de dentro de casa, em Paulista

Um homem identificado como João Vitor Araújo da Silva, de 22 anos, foi preso em flagrante por esfaquear o padrasto, de 64 anos, após uma briga por conta da retirada do lixo de casa. O caso aconteceu na noite da quarta-feira (20) na Rua Cinco, no bairro do Janga, em Paulista.

Após a agressão, a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) foi acionada. Com o auxílio da Central de Monitoramento de Tornozeleiras Eletrônicas, que localizou o suspeito no Terminal Integrado Pelópidas Silveira, a polícia conseguiu interceptar um ônibus na Avenida Presidente Tancredo Neves e prender João Vitor. Ele viajava em um coletivo da linha TI Pelópidas Silveira/TI Macaxeira em direção à BR-101.

Entenda o caso – João Vitor, que já tinha passagem por tráfico de drogas, confessou o crime no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Ele relatou que a briga começou quando o padrasto chegou em casa alcoolizado e o questionou sobre o lixo. O agressor pegou uma faca e desferiu golpes contra o padrasto. A vítima sofreu ferimentos nas mãos e no pescoço. Inicialmente, foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Rio Doce e transferida para o Hospital da Restauração (HR). O homem já recebeu alta.

Diario de Pernambuco

Bolsonaro: “Só um psicopata para falar que 8/1 foi tentativa de golpe”

Manifestação convocada por Jair Bolsonaro pela anistia aos envolvidos nos atos de 8/1 ocorreu neste domingo na Avenida Paulista, em SP

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou neste domingo (6/4), em discurso na Avenida Paulista durante a manifestação convocada pela anistia aos envolvidos nos atos de janeiro de 2023, que “só um psicopata para falar que aquilo que aconteceu no dia 8 de janeiro foi tentativa armada de golpe militar”.

Bolsonaro ironizou a manifestação realizada na semana passada por grupos de esquerda contra a anistia e em defesa de sua prisão, e disse que “eles perderam essa guerra” porque “a grande maioria do povo brasileiro entende as injustiças” contra os presos e condenados pelos atos antidemocráticos, que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília.

LEIA MAIS

Seis pessoas são presas por tráfico de drogas em Paulista

Cinco homens e uma mulher foram presos por tráfico de drogas no Loteamento Conceição, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, no último sábado (22). O 17º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco foi acionado após uma denúncia de que haveria atividade de traficantes na região.

Os policiais abordaram os suspeitos e encontraram, durante a revista, 275 gramas de crack, 70 bigs de maconha e 80 gramas de cocaína, além de uma balança de precisão e duas facas tipo peixeira. Ainda, foram apreendidos dois celulares com queixa de roubo.

Os seis suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Plantão do Paulista para serem tomadas as medidas cabíveis.

Diario de Pernambuco

 

PM apreende quase 300 quilos de maconha dentro de casa

Uma operação da Polícia Militar (PM) apreendeu 294 quilos de maconha dentro de uma casa em Itapissuma, no Grande Recife, na tarde da quinta-feira (6). Ao chegarem ao local, os policiais encontraram um suspeito, que tentou fugir pulando o muro da residência, mas foi preso. Os entorpecentes estavam escondidos no quarto e dentro de uma caixa d’água. Durante a abordagem policial, o homem confessou que receberia R$ 5 mil pelo armazenamento da droga no imóvel.

Policiais do 2º e do 26º Batalhão da PM participaram da operação, que resultou na apreensão de 460 tabletes de maconha, além de uma balança de precisão e um celular. O suspeito, de nome e idade não informados, foi encaminhado à Delegacia de Paulista, no Grande Recife.

G1 Pernambuco

Adolescente morre eletrocutado ao encostar em cerca de arame farpado em Paulista

Um adolescente de 13 anos morreu após levar um choque elétrico nem uma cerca de arame farpado no bairro de Mirueira, em Paulista, no Grande Recife. Breno Emanuel Severino de Oliveira chegou a ser levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jardim Paulista, no Recife, mas não resistiu e morreu na quinta-feira (20). O acidente aconteceu quando o pai da criança estava preparando o almoço para levar os filhos para a escola.

A mãe de Breno está grávida de nove meses e estava na maternidade para dar à luz quando soube que o filho havia sofrido um choque elétrico. Ela foi para a UPA onde o filho foi levado, mas já se deparou com o menino sem vida. O corpo dele foi levado para o  Instituto de Medicina Legal (IML).

De acordo com a Neoenergia, o acidente não tem relação com a rede de distribuição da empresa e que o acidente ocorreu por conta do rompimento de uma fiação clandestina instalada por pessoas sem autorização. A Neonergia pretende registrar um Boletim de Ocorrência por conta da expansão da rede irregular de energia. A Polícia Civil registrou o caso como “morte a esclarecer” e instaurou um inquérito para apurar os fatos.

Diario de Pernambuco

Incêndio destrói oficina de empresário conhecido em Petrolina e amigos fazem vaquinha para reconstrução do local

Um incêndio destruiu a oficina Auto Primer do empresário Edvaldo Vieira, mais conhecido como “Paulista”, na madrugada dessa terça-feira (29). No local, eram realizadas pinturas de embarcações, principalmente de motos aquáticas, jet-ski, e lanchas.

Não se sabe ao certo o que provocou as chamas. A suspeita é de que um dos veículos tenha dado início ao incêndio, que destruiu toda a estrutura da oficina, além de outras embarcações. No entanto, é necessário esperar investigação policial e laudo do Corpo de Bombeiros para confirmar o que ocorreu.

A tragédia ocasionou o prejuízo total de dois jet-skis com perda total (01 Sea Doo GTX 230 2024 e 01 Sea Doo GTR 255 2012), perda total em uma lancha 26 pés, motor de popa Yamaha V6 200HP, perda parcial em um jet-ski Sea Doo Wake Pro 2024 e um casco de jet-ski Yamaha ano 2006, além de danos na estrutura física do imóvel, ferramentas e estoque de materiais (tintas, vernizes, resinas, gel, etc).

“Muitos conhecem o meu trabalho, a minha índole e a responsabilidade que sempre tive com as embarcações dos meus clientes. Preciso de sua ajuda para reconstruir a minha única fonte de renda, bem como, indenizar os meus clientes que foram lesados com a tragédia”, disse Paulista.

Vaquinha

Para ajudar, alguns amigos decidiram criar uma vaquinha online com o objetivo de arrecadar R$ 500 mil, que é o valor do prejuízo sofrido pelo empresário. Aqueles que quiserem ajudar podem fazê-lo através do link http://vaka.me/5168440?utm_campaign=whatsapp&utm_medium=website&utm_content=5168440&utm_source=social-shares ou transferindo qualquer valor através do PIX [email protected]

TJPE abre 120 inscrições para casamentos coletivos na Comarca de Paulista

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através do Núcleo de Conciliação – Nupemec, abriu inscrições para 120 casamentos coletivos no Município de Paulista.

As cerimônias serão realizadas pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Paulista, no formato presencial, no dia 29 de novembro, às 11h, no Clube Municipal do Nobre, localizado na Rua do Nobre, s/n, em Paulista.

LEIA MAIS

Neoenergia Pernambuco identifica rede de academias com consumo irregular, em Paulista

A Neoenergia Pernambuco identificou irregularidades no consumo de energia elétrica em duas unidades de academia, no município de Paulista. Durante inspeções realizadas por equipes da concessionária, constatou-se que o consumo não estava sendo corretamente medido.

Em uma das academias, houve um desvio no fornecimento antes de chegar ao medidor, enquanto na outra, a ligação do equipamento de medição havia sido invertida por terceiros, afetando diretamente a contagem dos quilowatts utilizados.

LEIA MAIS

Chef de cozinha Rivandro França é encontrado morto dentro de casa

O chef de cozinha Rivandro Ricardo de França, ex-apresentador do programa Sabor da Gente, da TV Jornal, foi encontrado morto na manhã deste sábado (23), dentro de sua casa, no bairro de Maranguape I, no município do Paulista, na região metropolitana do Recife.

De acordo com informações iniciais da polícia, o corpo do chef não tinha marcas de violência e a casa não apresentava sinais de arrombamento. O corpo será levado para o Instituto de Medicina Legal de Pernambuco (IML), em Santo Amaro, na região central da capital pernambucana, onde será periciado para identificar a causa da morte.

O último contato de Rivandro França – faleceu aos 45 anos – com a família foi na noite de ontem (22). Ele deixa esposa e dois filhos: uma menina e um menino.

Apresentador do SJCC
Além de chef de cozinha, Rivandro França também se mostrou um ótimo comunicador. Em 2020, ele estreou na apresentação do Sabor da Gente, da TV Jornal, ficando à frente do programa até o final de 2023. Desde então, Rivandro passou a apresentar o quadro Feira da Super Manhã, aos sábados, na Rádio Jornal.

Paixão pela cozinha
Apesar de um chef de cozinha conceituado, Rivandro França demorou a concretizar o seu sonho. Antes de iniciar na gastronomia, ele trabalhou por quase 20 anos como técnico de enfermagem.

Filho de paraibanos – Ricardo Luiz de França e Luzinete Maria de França -, Rivandro nasceu na capital pernambucana, mas passou a sua infância em Olinda. Ele nunca escondeu que a sua grande inspiração era o pai, que e também era cozinheiro. E, ao lado dele, aprendeu a pegar gosto pela cozinha e, futuramente, a ter a culinária regional como referência em seus pratos.

JC Online

Choque, cavalaria e drone: veja como será esquema de segurança de ato de Bolsonaro na Paulista

A manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para este domingo, 25, na Avenida Paulista, em São Paulo, terá policiamento reforçado, com cerca de 2 mil policiais militares escalados para garantir a segurança e a ordem durante o evento, informou o governo do Estado.

O esquema de segurança vai contar com apoio de drones, câmeras fixas e móveis. Além de equipes do comando de policiamento do centro, a operação terá agentes da força tática, tropa de choque, cavalaria, comando de aviação, entre outros destacamentos.

Será a primeira grande manifestação em favor do ex-presidente desde o 8 de Janeiro, que terminou com a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília. Idealizado pelo pastor Silas Malafaia, o ato busca defender Bolsonaro, que é investigado, entre outras coisas, de promover uma tentativa de golpe de Estado.

Custo estimado
Como mostrou o Estadão, o evento terá dois trios elétricos e custo estimado entre R$ 90 mil e R$ 100 mil. A expectativa dos organizadores é que de 10 a 15 autoridades discursem no evento, que será aberto com uma oração da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e não deverá ter mais de 1h30min de duração.

O trio principal será estacionado na transversal da Paulista, na altura do Museu de Arte de São Paulo (Masp). Ao lado de Bolsonaro estarão cerca de 70 aliados políticos, entre eles os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL). Ao lado, formando um “L”, ficará o trio de apoio, que não tem estrutura de som e pode abrigar até 100 convidados. Ele servirá para acomodar o restante dos deputados presentes, que ficaram de fora da lista VIP, além de fotógrafos e cinegrafistas.

Público estimado
Apesar de a organização do ato estimar público de até 700 mil pessoas, a manifestação não alterou a taxa de ocupação dos hotéis da região da Paulista, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (ABIH-SP).

Segundo a associação, a taxa de ocupação dos hotéis na capital para os dias 24 e 25 de fevereiro obedece à média histórica registrada nos finais de semana desta época do ano, o que representa cerca de 35%. Já a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que recebeu o pedido de licenciamento de apenas 16 ônibus fretados, transportando 530 passageiros, para este final de semana.

O dado da agência de transportes considera somente as viagens interestaduais com licença. Desse modo, estão excluídos do cálculo: os ônibus clandestinos (sem licença), os veículos vindos de outros municípios paulistas e aqueles que realizam viagens contínuas para empresas de ônibus rodoviários.

JC Online

PMs são esfaqueados após homens reagirem a abordagem policial

Dois policiais militares foram esfaqueados ao abordarem um grupo de suspeitos de praticar crimes no bairro de Paratibe, em Paulista, no Grande Recife. Segundo a Polícia Militar, após a chegada de reforço ao efetivo, dois criminosos, de 20 e 35 anos, foram baleados.

O confronto ocorreu na noite de sábado (27). De acordo com a PM, agentes do 17º Batalhão faziam uma ronda no bairro de Paratibe quando visualizaram “um grupo suspeito”. A corporação informou que os homens reagiram à abordagem e começaram a agredir os policiais com facas.

Dois PMs ficaram feridos. Um foi atingido no pescoço e o outro, na mão. Ainda segundo a Polícia Militar, eles foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tabajara, em Olinda, e já receberam alta.

A PM disse também que foi enviado um reforço ao local para deter os suspeitos. No confronto, dois deles, de 20 e 35 anos, foram baleados e encaminhados ao Hospital Miguel Arraes, em Paulista. Os suspeitos feridos também já foram liberados pela equipe médica, de acordo com a polícia.

Além dos dois suspeitos baleados pela PM, outros cinco homens, com idades entre 22 e 44 anos, foram presos. A Polícia Civil informou que os homens foram conduzidos à delegacia e serão investigados pelos seguintes crimes:

Ameaça;
Desobediência;
Lesão corporal;
Porte ilegal de arma branca;
Resistência;
Dano;
Depredação;
Tentativa de homicídio.

G1 Pernambuco

123