Petrolina no centro das conexões que movem o Nordeste

Petrolina vem se consolidando como um dos principais polos para empresas que desejam investir e expandir suas operações no Nordeste. Localizada em posição geográfica privilegiada, a cidade atua como elo entre importantes centros produtores, mercados consumidores e corredores de distribuição. Essa integração amplia o mercado regional, fortalece o ambiente de negócios e potencializa cadeias produtivas estratégicas.

Com planejamento estratégico, expansão urbana organizada e visão de futuro, o município fortalece sua vocação logística, oferecendo às empresas eficiência operacional, alcance regional ampliado e um ambiente propício ao crescimento sustentável. Dessa forma, nasce o conceito Hub Logístico.

Um Hub Logístico é um centro estratégico de armazenamento, triagem e distribuição de mercadorias, estruturado para acelerar entregas, otimizar fluxos e reduzir custos operacionais. Funciona como ponto central que conecta fornecedores ao destino final, garantindo eficiência, agilidade e competitividade às empresas. Nesse contexto, Petrolina reúne condições ideais para desempenhar esse papel no interior nordestino.

O município conta com infraestrutura logística consolidada, incluindo malha rodoviária que interliga o Sertão aos principais estados nordestinos, além de contar com o Aeroporto de Petrolina Senador Nilo Coelho, referência regional no transporte de passageiros e cargas. O Hub Logístico desempenha papel estratégico no escoamento da produção, especialmente da fruticultura irrigada do Vale do São Francisco, reconhecida nacional e internacionalmente.

Ascom

Manifestações “Acorda Brasil” na Paulista reuniram grande público e críticas

Na tarde do último domingo, dia 1º de março, um ato político de grande proporção mobilizou milhares de pessoas na Avenida Paulista, em São Paulo, no que foi apontado como um dos principais eventos de rua ligados ao cenário eleitoral de 2026 no país.

A manifestação, organizada sob a bandeira do movimento “Acorda Brasil”, reuniu apoiadores de lideranças da oposição ao atual governo federal e incluiu a presença de figuras políticas de destaque nacional, entre elas o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que tem se posicionado como pré-candidato à Presidência da República nas eleições de outubro deste ano.

De acordo com estimativas divulgadas pelos organizadores do evento, a concentração de manifestantes na Paulista com com cerca de 700 mil pessoas, com uso de bandeiras nacionais e cartazes com mensagens críticas às políticas do governo federal e a medidas de diferentes poderes públicos.

LEIA MAIS

Vila do Empreendedorismo movimenta Polo Arlequina, na 21 de setembro, durante o Carnaval de Petrolina

Os empreendedores que foram selecionados para participar da Vila do Empreendedorismo – Edição Carnaval, estão se preparando para oferecer seus produtos durante os quatro dias do Carnaval de Petrolina – “Abram alas para a folia”, de 14 a 17 de fevereiro. A Vila, iniciativa da Prefeitura de Petrolina, através da Agência Municipal de Empreendedorismo, será montada no Polo Arlequina, na Praça 21 de Setembro, e irá funcionar das 17h às 22h.

Participando pela primeira vez, a artesã de laços e acessórios, Carla Menezes, está ansiosa para mostrar seu trabalho. “Fiquei sabendo que ia ter a edição de Carnaval e que a AGE iria ceder o espaço de forma gratuita. Vim rápido realizar minha inscrição. Estou muito feliz e empolgada, ansiosa para mostrar meu trabalho, fazer contatos. Estou inclusive preparando acessórios novos para expor”, afirmou.

Também estreante na Vila do Empreendedorismo, Fernanda Chaves, que trabalha com caldos de diversos sabores, já garantiu que o folião vai poder contar com um produto de qualidade para se nutrir antes da folia ou antes de voltar pra casa. “Nada melhor do que uma festa como essa pra gente conseguir aumentar nossa renda. Essa oportunidade da AGE vai ser muito boa para levar meu produto para a folia, prevejo que vai ser muito bom”, destacou.

As Vilas de Empreendedorismo promovidas pela AGE são planejadas para fortalecer o trabalho dos empreendedores e a economia local. Elas acontecem durante todo o ano em datas comemorativas, como Carnaval, São João e aniversário da cidade.  Em cada edição, são realizadas avaliações com os participantes para que, juntos, a experiência possa ser cada vez melhor tanto para os empreendedores quanto para os clientes.

Ascom

‘Se protejam, saiam juntas’, diz Ciro Gomes a mulheres sobre protesto contra Bolsonaro

Ciro Gomes (PDT). (Foto: Nacho Doce)

Em vídeo publicado em suas redes sociais, o candidato à Presidência, Ciro Gomes (PDT), disse que as mulheres que forem participar dos atos públicos em todo o país neste sábado (29) contra o adversário do PSL, Jair Bolsonaro, devem ter cuidado.

“Todas as mulheres devem ir às praças, às ruas, na paz, com cuidado. Se aparecer provocação, vocês evitem, porque eles são loucos, eles não têm juízo, eles fazem apologia à violência de verdade”, disse, referindo-se a apoiadores de Bolsonaro. “Se protejam, saiam juntas, mas nada de medo”, afirmou.

LEIA TAMBÉM:

Mulheres do Vale do São Francisco unidas contra Bolsonaro

O movimento nacional “Mulheres unidas contra Bolsonaro” ganhou as redes sociais, e promete ganhar as ruas. Mulheres de todo o Brasil, vão às ruas para expressar posicionamento contrário ao candidato e a qualquer discurso que viole os direitos das mulheres.

Ciro, que suspendeu os compromissos públicos de campanha após uma intervenção médica de emergência na próstata na última terça (25), disse que vai orientar toda a militância do partido a “reforçar o movimento histórico” deste sábado. (Com informações da Folha de Pernambuco)

Ministro Mendonça Filho participa do lançamento do movimento “Pernambuco pela Educação” em Caruaru

Ministro da Educação Mendonça Filho esteve no lançamento do movimento. (Foto: ASCOM)

Na manhã dessa sexta-feira (1), o ministro da Educação, Mendonça Filho, do lançamento do Movimento Pernambuco pela Educação em Caruaru (PE). O debate tem como objetivo propor alternativas para melhorar os indicadores de Pernambuco referentes à alfabetização.

“Esse tipo de mobilização é necessário e eu parabenizo todos os articuladores para que as prefeituras, os professores também e toda a comunidade pernambucana se engajem na defesa de uma educação de boa qualidade, com bom desempenho a partir, inclusive, da alfabetização”, disse o ministro.

Em Pernambuco, 70,62% dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental estão nos dois níveis mais fracos de leitura, segundo a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). Na escrita, 52,82% dos alunos figuram nos três patamares tidos como insuficientes.

“Os números em relação à alfabetização em Pernambuco não são positivos”, reconhece Mendonça Filho. “O estado está em um patamar bastante insuficiente e distante do que seria razoável”. Além do ministro, prefeitos, secretários municipais de Educação, gestores e empresários participaram do evento.

LEIA MAIS

#TodosPeloVelhoChico: Movimento inicia concentração de ato em defesa do Rio São Francisco em Petrolina

Diversos artistas estão participando do ato (Foto: Blog Waldiney Passos)

Nesta sexta-feira (6) um ato em defesa do Rio São Francisco, organizado através da parceria de diversas instituições, teve inicio com concentração na na Concha Acústica, localizada na Praça Maria Auxiliadora, em Petrolina.

Secretário de energia, Fernando Neves (Foto: Blog Waldiney Passos)

A iniciativa é fruto de uma parceria entre os Movimentos Populares, Entidades de Classe, Frente Parlamentar em defesa do Rio São Francisco (Nacional e Regional), Igrejas, ONG’s, Representantes e Dirigentes Públicos, Setor Agrícola, Pecuário, Turístico, Comercial, Governos estaduais da Bahia e de Pernambuco, entre outros.

“É importante que a gente ressalte a defesa do Rio São Francisco e da Chesf que é quem tem a chave do São Francisco. É importante saber reconhecer esse “casamento” que foi perfeito a vida toda, há mais de 70 anos. Reconhecer as ameaças que o rio sofre com a privatização da Chesf”, afirma o secretário de energia, Fernando Neves.

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Evento em defesa do Rio São Francisco une organizações, movimentos e sociedade civil nesta sexta, em Petrolina e Juazeiro

Chamar a atenção da sociedade e dos dirigentes públicos para a necessidade de preservação do Rio São Francisco. Este é o objetivo do Ato Cultural “Todos pelo Velho Chico”, que será realizado nesta sexta, 06, em Petrolina e Juazeiro.

Durante o evento, serão realizados shows musicais, manifestações culturais diversas, prestação de serviços públicos, além de depoimentos e manifestos de apoio ao Rio São Francisco.

O ato está sendo organizado em parceria com Movimentos Populares, Entidades de Classe, Frente Parlamentar em defesa do Rio São Francisco (Nacional e Regional), Igrejas, ONG’s, Representantes e Dirigentes Públicos, Setor Agrícola, Pecuário, Turístico, Comercial, Governos estaduais da Bahia e de Pernambuco, entre outros.

Segundo a organização, que tem a frente a Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste (FRUNE), a atividade tem início, às 15h, com uma concentração na Concha Acústica, ao lado da Catedral, em Petrolina.

Após saudação da Frente Parlamentar em defesa da Chesf e do Rio São Francisco, os participantes irão em romaria, com barcos enfeitados, atravessar o Rio para se juntar aos demais participantes em Juazeiro, onde acontecem as atividades culturais e as prestações de serviços e os shows das diversas atrações musicais.

LEIA MAIS

Médicos de Petrolina avaliam movimento em Assembleia Geral nesta quinta

(Foto: Ilustração)

O movimento de valorização do trabalho médico da rede municipal de Petrolina (PE) vai ter um novo capítulo nesta quinta-feira (17), com a realização da Assembleia Geral, a partir das 10h, na sede do Instituto de Gestão Previdenciária de Petrolina (IGEPREV), Avenida José de Sá Maniçoba, 200, área central da cidade (nas imediações do Hospital Universitário).

Os médicos vão discutir uma pauta de avaliação do movimento da categoria, além das condições de trabalho, reforma nas estruturas das unidades de saúde e recomposição de salários defasados.

Por falta de respostas da gestão municipal de Petrolina, a categoria deliberou por uma paralisação de 72 horas, dos serviços da Estratégia de Saúde da Família, AMEs, além dos centros de especialidades, nos dias 25, 26 e 27 de julho, conforme foi deliberado em assembleia.

LEIA MAIS

Sede do Incra em Petrolina é ocupada por integrantes do MST

(Foto: Internet)

Desde a manhã desta segunda-feira (20), integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem terra (MST) estão ocupando a sede  do Incra do Médio São Francisco, que fica na Avenida da Integração, em Petrolina (PE).

A assessoria de comunicação da autarquia federal emitiu uma nota afirmando que foi solicitada pelo movimento uma reunião com o Superintendente Bruno Medrado, às 15:00 horas, para apresentação da pauta de reivindicação.

Confira a nota

“O Incra do Médio São Francisco vem a público informar que os integrantes do MST ocuparam a sede da autarquia, na Avenida da Intergração N° 412 – Jardim Colonial, desde a manhã desta segunda-feira (20). O movimento solicitou uma reunião com o Superintendente e chefes de divisão para às 15h de hoje, quando será apresentada a pauta.

Diante do exposto o superintendente da autarquia, Bruno Ferreira Medrado, esclarece que enquanto a Sede estiver ocupada os serviços e atendimentos estarão suspensos”.

Representantes da OAB Juazeiro, advogados e Magistrados fazem manifestação contra corte no orçamento da Justiça do Trabalho

movimento justiça do trab

Foto: WhatsApp

Nesta manhã na cidade de Juazeiro, Norte da Bahia, representantes da OAB da cidade, advogados, magistrados e sindicalistas fizeram uma manifestação em frente a sede da justiça do Trabalho, objetivando chamar à atenção da sociedade para os problemas orçamentários enfrentados pela Justiça do Trabalho.

O corte  no orçamento coloca em risco as atividades e ameaça inclusive o fechamento dos Tribunais do Trabalho. Os percentuais nos cortes atingem 30% das despesas com custeio das unidades jurisdicionais e cerca de 90% das verbas de investimento, incluindo os valores destinados ao aperfeiçoamento do Processo Judicial Eletrônico.

Durante a manifestação houve uma breve paralisação das atividades em atenção ao movimento.

“Mamaço” será realizado no River Shopping neste sábado (6) em Petrolina

(Foto: ASCOM)

O Coletivo SerTãoMãe realiza “mamaço” no shopping em Petrolina (PE). (Foto: ASCOM)

Na Semana do Aleitamento Materno, o coletivo SerTãoMãe se reúne no River Shopping, em Petrolina (PE), a partir das 14h, para realizar um “mamaço” na praça de alimentação. O evento é inédito na cidade e tem como objetivo incentivar o aleitamento materno e quebrar as barreiras que incriminam o ato natural de amamentar em público.

“É importante termos um evento como esse para que as pessoas percebam a importância do aleitamento materno. Além de belo, por fortalecer os vínculos entre mãe e filho, é fundamental para que as crianças cresçam saudáveis”,disse a gerente de Marketing, Eliária Reis.

LEIA MAIS