Petrolina reforça atuação em grupo voltado ao enfrentamento das mudanças climáticas

Projeto busca fortalecer a resiliência urbana e preparar os municípios para enfrentar eventos climáticos extremos

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), passou a integrar o grupo estratégico responsável pela construção dos Planos Municipais de Adaptação às Mudanças Climáticas. A iniciativa faz parte de uma estratégia nacional voltada ao fortalecimento das políticas públicas de prevenção e resposta aos impactos causados pelos eventos climáticos extremos.

No último mês, representantes da AMMA participaram, no Recife, da primeira oficina do AdaptaCidades, programa que oferece apoio técnico, dados climáticos e capacitação para que os municípios elaborem e implementem seus planos de adaptação. O encontro reuniu representantes de diversas cidades selecionadas para fortalecer ações de resiliência urbana e sustentabilidade.

LEIA MAIS

1ª Exposição Petrolina pela Saúde Ambiental aproxima população dos cuidados com o meio ambiente e a qualidade de vida

Exposição busca aproximar a população das ações desenvolvidas pela Vigilância Ambiental em Saúde

A coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde de Petrolina, Ivyne Lopes, participou na manhã desta terça-feira do programa Espaço Aberto, da Rural FM, para falar sobre a 1ª Exposição Petrolina pela Saúde Ambiental, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde que busca aproximar a população das ações desenvolvidas pelo setor e fortalecer a conscientização sobre a relação entre meio ambiente e saúde.

Durante a entrevista, Ivyne explicou que o evento acontece no mês em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e tem como proposta compartilhar conhecimentos, apresentar os serviços da Vigilância Ambiental e promover um espaço de educação e troca de experiências com a comunidade.

LEIA MAIS

Inmet alerta para condições favoráveis a novo episódio de El Niño

Fernando Frazão/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta nesta terça-feira (9) para condições favoráveis a um novo episódio de El Niño.

Esse fenômeno climático global resulta de elevações nos ventos e nas temperaturas da superfície do mar sobre o Oceano Pacífico tropical.

De acordo com o Inmet, um evento de El Niño ocorre quando o Índice Oceânico Niño Relativo (Roni) permanece igual ou superior a 0,5°C por, pelo menos, cinco trimestres.

“Com base nos dados observados no mês de maio e nas projeções, é possível inferir que o primeiro trimestre a atingir esse limiar será abril-maio-junho”, informa o boletim do Inmet.

LEIA MAIS

MPPE e CPRH realizam inspeções e cobram regularização da gestão de resíduos sólidos no Araripe

Vistorias em Ouricuri, Santa Filomena e Trindade avaliaram a destinação dos resíduos, recuperação de áreas degradadas e cumprimento da legislação ambiental.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do Núcleo de Proteção Especializada do Meio Ambiente (NUPEMA) da 4ª Região, realizou uma série de inspeções nos municípios de Ouricuri, Santa Filomena e Trindade para acompanhar a gestão dos resíduos sólidos e cobrar medidas voltadas à regularização ambiental.

As ações foram desenvolvidas em parceria com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e incluíram visitas técnicas às áreas anteriormente utilizadas para disposição inadequada de resíduos, além de reuniões com prefeitos, gestores municipais e equipes técnicas.

O objetivo foi avaliar a situação atual de cada município, verificar o cumprimento da legislação ambiental e definir providências para garantir a destinação adequada dos resíduos sólidos, a recuperação das áreas degradadas e a implantação de políticas públicas permanentes para o setor.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com ações de preservação e conscientização

Programação promovida pela AMMA mobilizou estudantes e comunidade em atividades voltadas à preservação ambiental e ao bem-estar animal

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), realizou uma série de ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A programação reuniu estudantes, servidores e a população em atividades de conscientização, preservação ambiental e incentivo a práticas sustentáveis.

Entre as ações desenvolvidas estiveram o plantio de 25 árvores no Parque do Povo, a produção de mudas e coleta de sementes no Viveiro Municipal do Parque Josepha Coelho, além de orientações sobre licenciamento ambiental, fiscalização e o programa SOS Abelha.

LEIA MAIS

CBHSF promove mobilização em defesa do Rio São Francisco no Dia Nacional do Velho Chico

Iniciativa busca fortalecer a conscientização ambiental e a revitalização do rio

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realizará, no próximo dia 3 de junho, uma grande mobilização em defesa do Rio São Francisco por meio da campanha “Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico” 2026.

Criada em 2014, a iniciativa se consolidou como uma das principais ações de conscientização ambiental voltadas para a preservação do Velho Chico, reunindo escolas, universidades, instituições públicas, organizações da sociedade civil e comunidades de toda a bacia hidrográfica.

Neste ano, a campanha ganha um significado ainda mais especial ao integrar as comemorações dos 25 anos do CBHSF. Com o tema “Velho Chico. Um rio, muitas mãos”, a ação destaca a importância da participação coletiva na proteção, recuperação e revitalização do rio.

LEIA MAIS

Programa Desapega recolhe quase 38 toneladas de materiais em apenas 30 dias em Petrolina

Iniciativa da Prefeitura realizou 284 coletas e alcançou média de satisfação de 9,18 entre os usuários.

O Programa Desapega, iniciativa da Prefeitura de Petrolina voltada para o recolhimento de materiais sem uso e o descarte correto de resíduos, já apresenta resultados expressivos após o primeiro mês de funcionamento.

De acordo com balanço divulgado pela Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil, o programa realizou 284 coletas nos primeiros 30 dias desde o lançamento, ocorrido em abril deste ano. No período, foram recolhidos aproximadamente 37.700 quilos de materiais, o equivalente a quase 38 toneladas.

LEIA MAIS

Marina Silva destaca avanços na COP30, mas reconhece progresso modesto

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, ressaltou as conquistas da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorre desde o início do novembro em Belém, e reconheceu que ainda há desafios a serem superados. “Progredimos, ainda que modestamente”, avaliou a ministra em discurso na plenária de encerramento da COP30 neste sábado (22).

A ministra se emocionou e foi aplaudida de pé por cerca de dois minutos. “Mesmo que aquelas versões de nós mesmos nos dissessem que não fomos tão longe quanto imaginávamos e seria necessário reconhecer que há algo fundamental: ainda estamos aqui. E que sigamos persistindo no compromisso de empreender a jornada necessária para superar nossas diferenças e contradições no urgente enfrentamento da mudança do clima”, disse a ministra após convidar os presentes a voltarem para as versões de si mesmos na Rio 92.

Na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que ficou conhecida como Eco92, foi lançado o primeiro tratado para que os países cooperassem no enfrentamento do aquecimento global e crise climática. Nesta edição, a presidência brasileira da COP30 fechou um acordo climático de compromisso que aumenta o financiamento para as nações pobres que estão lidando com o aquecimento global, mas que omite qualquer menção aos combustíveis fósseis que o impulsiona.

“Em que pese ainda não ter sido possível o consenso para que esse fundamental chamado entrasse entre as decisões dessa COP, tenho certeza de que o apoio que recebeu de muitas partes da sociedade fortalece o compromisso da atual presidência”, disse a ministra. Marina destacou os avanços desta edição da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.

“Demos um passo relevante no reconhecimento do papel dos povos indígenas, comunidades tradicionais e afrodescendentes. Transição justa ganhou corpo e voz na presença desses segmentos”, ressaltou.  Além disso, destacou o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), “um mecanismo inovador que valoriza autoriza aqueles que conservam e mantém as florestas tropicais”, disse.

Outro avanço considerado pela ministra foi o texto do Mutirão Global, que segundo Marina Silva, abriu “uma porta importante para o avanço da adaptação com o compromisso dos países desenvolvidos de triplicar o financiamento até 2035”. “Cento e vinte e duas partes apresentaram suas contribuições nacionalmente determinadas com compromissos em reduzir emissões até 2035. Faltam outras partes, mas esses resultados são ganhos fundamentais para o multilateralismo climático”, ressaltou.

A Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) é o plano de ação climática que cada país envia à Organização das Nações Unidas (ONU), detalhando os compromissos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e se adaptar às mudanças climáticas. “Muito obrigada por visitarem a nossa casa, o coração do planeta. Talvez não tenhamos recebido como vocês merecem, mas recebemos da forma como nós achamos que é o nosso gesto de amor à humanidade e ao equilíbrio do planeta”, finalizou a ministra.

Agência Brasil

Mutirão “Velho Chico + Limpo” integra a programação da Travessia do Nego D’Água

Neste domingo, 14 de setembro, a partir das 8h30, Juazeiro será palco do mutirão de limpeza “Velho Chico + Limpo”, que faz parte da programação oficial da Travessia do Nego D’Água. A concentração dos voluntários será na Kaiakeria Arca Sport, e a ação abrangerá o trecho do rio entre a Croa e a Ponte Presidente Dutra.

O mutirão é uma realização do grupo Sereias do Rio, com apoio do Colégio da Polícia Militar Alfredo Viana, dos Guarda Vidas Anjos do Rio e da Prefeitura de Juazeiro, além da Marinha do Brasil, nadadores, mergulhadores e frequentadores do rio. A iniciativa vai além da limpeza: busca sensibilizar a população, promover a educação ambiental e fortalecer o sentimento de pertencimento da comunidade com o Velho Chico.

A idealizadora do projeto, Alice Rocha, reforça o convite: “Nosso objetivo é unir esforços para cuidar do Velho Chico e inspirar toda a população a se engajar na preservação do rio. Cada garrafa recolhida, cada pedaço de lixo retirado é uma pequena grande vitória para o meio ambiente e para nossas futuras gerações.”

Convite aos voluntários: Todos podem participar! A recomendação é que os voluntários tragam roupas leves, protetor solar, chapéu e, se possível, luvas. É a oportunidade de unir forças em um mutirão que alia esporte, cidadania e consciência ambiental.

Serviço do evento:

• O que: Mutirão de limpeza do Rio São Francisco – “Velho Chico + Limpo”
• Quando: 14 de setembro, às 8h30
• Onde: Concentração na Kaiakeria Arca Sport
• Contato para informações: WhatsApp 79 99822-2717

1ª Travessia do Nego D’água

A Travessia do Nego D’água é uma prova de natação em águas abertas realizada no Rio São Francisco, em Juazeiro (BA), que une esporte, cultura e tradição ribeirinha. Inspirada na lenda do Nego D’água, personagem mítico descrito como um ser híbrido, meio homem e meio anfíbio, conhecido por assustar pescadores e proteger o Velho Chico, a travessia celebra o rio como fonte de vida e identidade cultural. Mais do que uma competição, o evento homenageia o guardião das águas, reforçando o respeito e a conexão da comunidade com a riqueza natural e simbólica do São Francisco.

Inscrições abertas

  • 1ª Travessia do Nego D’água
  • Data: 16 de novembro de 2025
  • Local: Orla de Juazeiro/BA – percurso da Capitania Fluvial de Juazeiro (CFJ) até a estátua do Nego D’água
  • Distância: 2 km
  • Público-alvo: Homens e mulheres, sem limite de idade
  • Valor da inscrição: R$ 100,00
  • Inscrições: Até 10 de novembro pelo link https://forms.gle/suww3HDmcuvYS5aL8

Ascom

Prefeitura de Petrolina intensificou o trabalho de remoção de baronesas neste mês de agosto

Ao longo do mês de agosto, a Prefeitura de Petrolina intensificou a retirada de plantas aquáticas, do tipo baronesas, da margem do Rio São Francisco. A ação faz parte do cronograma de serviços do programa Operação Drenagem, coordenado pela Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil (Sespu). Os trabalhos foram realizados na Porta do Rio, ponto das barquinhas e Orla II e seguirão ainda no mês de setembro.

Quem passa pela ponte que liga Petrolina a Juazeiro ou passeia pela orla da cidade pernambucana, pode notar os impactos positivos desse trabalho. Toneladas de material orgânico foram retirados do rio, deixando a paisagem do maior cartão-postal do município, ainda mais bonito.

Para chegar a esse resultado, uma força-tarefa é realizada com máquinas e trabalho manual da equipe de limpeza de canais e áreas de drenagem. Com o nível do rio mais baixo, a equipe conseguiu alcançar pontos de difícil acesso e área de pedras que também vinham acumulando baronesas. Após a remoção e secagem do material recolhido, o conteúdo que restar será encaminhado até o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) para o devido processamento.

O trabalho de limpeza e zeladoria seguirá por mais alguns dias do mês de setembro, em virtude do deslocamento de novos ‘blocos’ das plantas aquáticas. Além dos serviços de zeladoria nas margens do São Francisco, a Prefeitura de Petrolina tem atuado na fiscalização para coibir o lançamento de dejetos e no descarte de entulhos e lixo no rio.

Ascom

Restauração da Caatinga: Um investimento que pode gerar R$ 29,7 bilhões

(Foto: Internet)

A Caatinga, o único bioma genuinamente brasileiro, é uma área essencial para a biodiversidade do país, abrigando centenas de espécies endêmicas.

Sua importância ecológica já seria suficiente para a aplicação de investimentos em sua recuperação, especialmente considerando sua extensão por nove estados do Brasil, oito deles no Nordeste.

No entanto, dados recentes do Instituto Escolhas trazem novos argumentos para essa causa, indicando que restaurar 1 milhão de hectares de áreas de preservação permanente (APP) e reserva legal (RL) na Caatinga poderia gerar R$ 29,7 bilhões em receita líquida, praticamente o dobro do valor a ser investido, que é de R$ 15 bilhões.

LEIA MAIS

Incêndios continuam a se alastrar no Distrito Federal, atingindo áreas de vegetação e parques

Os incêndios seguem devastando o Brasil, e na segunda-feira (16), um incêndio de grandes proporções foi registrado atrás da antiga Rodoferroviária, em Brasília.

Uma motorista gravou imagens impressionantes enquanto dirigia sobre o viaduto Ayrton Senna, mostrando uma densa cortina de fumaça e uma parede de fogo. O vídeo viralizou na internet, sendo comparado a cenas do filme “Apocalipse”.

LEIA MAIS

Caminhão é flagrado despejando dejetos de fossa séptica na caatinga em Juazeiro

No sábado (31), por volta das 7h, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava uma fiscalização de rotina próximo ao km 13 da BR 407, em Juazeiro (BA), quando avistou um automóvel desviando para uma estrada vicinal, aparentemente tentando evitar a fiscalização.

Ao seguir o veículo, os policiais se depararam com uma cena alarmante: um caminhão estava despejando dejetos de fossa séptica diretamente na vegetação da caatinga.

Ao questionar os presentes sobre o material que estava sendo descartado na área, o passageiro e responsável pela empresa inicialmente afirmou que se tratava de “detergente”. No entanto, o condutor do caminhão confirmou que o material despejado era, na verdade, dejetos provenientes de fossa séptica.

LEIA MAIS

Univasf sedia 1º Congresso Internacional sobre Mudanças Climáticas e suas Consequências em Territórios Semiáridos

Para contribuir com a reflexão das populações sobre a convivência com a região semiárida do Brasil, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará o 1º Congresso Internacional Sobre Mudanças Climáticas e Suas Consequências em Territórios Semiáridos (CIMCCTS).

O evento integra a programação dos 20 anos da Univasf e está sendo organizado por meio dos Programas de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial e em Extensão Rural.

O 1º CIMCCTS ocorrerá de 20 a 24 de agosto no Complexo Multieventos, localizado no Campus Juazeiro. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até a data do evento.

LEIA MAIS

Estudo vê chance de recuperação de meio milhão de hectares de caatinga

(Foto: Internet)

Um levantamento feito pela fundação holandesa IDH, com apoio do instituto de pesquisa WRI Brasil, mostra que há, pelo menos, meio milhão de hectares de caatinga com potencial de restauração.

Segundo o estudo, divulgado nesta terça-feira (23), em São Paulo, as áreas ficam no Cariri Ocidental, na Paraíba; no Sertão do Pajeú, em Pernambuco; e no Sertão do Apodi, no Rio Grande do Norte.

A pesquisa destaca que a vegetação nativa restaurada  poderá oferecer oportunidades econômicas sustentáveis, proporcionando renda e empregos para as populações locais. Entre outros benefícios, a restauração da mata local traria regulação hídrica, estabilização do solo e controle da erosão.

LEIA MAIS
123