Prefeitura de Petrolina orienta usuários de como emitir e recarregar o Cartão de Transporte Coletivo

A Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA), reforça à população que o atendimento para emissão e recarga do Cartão do transporte coletivo municipal é realizado na sede do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), localizada no prédio da própria Autarquia. O espaço funciona na Rua Félix Pinto, s/nº, no Centro, em frente ao Estádio Paulo Coelho, com atendimento de segunda a quinta-feira das 7h às 17h, e na sexta-feira das 7h às 16h. No local, os usuários contam com uma estrutura acessível, ambiente amplo e atendimento ágil.

Atualmente, o sistema disponibiliza quatro modalidades de cartão: comum, vale-transporte, estudantil e passe livre para idosos, destinado a pessoas a partir de 65 anos. Para solicitar qualquer uma dessas opções, é necessário apresentar cópias do RG, CPF e comprovante de residência. No caso dos estudantes, também é exigida a apresentação de uma declaração atualizada da instituição de ensino.

Além do atendimento presencial, os usuários que precisam realizar o recadastramento do Cartão SIM contam com uma alternativa digital, por meio do aplicativo AtlasMob. A ferramenta foi desenvolvida com o objetivo de tornar o processo mais simples e rápido, permitindo que os passageiros atualizem seus dados de forma prática. O recadastramento digital está disponível exclusivamente para estudantes e idosos a partir de 65 anos. Já o passe livre destinado às pessoas com deficiência continua sendo emitido pela Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome. Outras informações podem ser obtidas através do telefone: (87) 3983-7137.

Ascom

Petrolina no centro das conexões que movem o Nordeste

Petrolina vem se consolidando como um dos principais polos para empresas que desejam investir e expandir suas operações no Nordeste. Localizada em posição geográfica privilegiada, a cidade atua como elo entre importantes centros produtores, mercados consumidores e corredores de distribuição. Essa integração amplia o mercado regional, fortalece o ambiente de negócios e potencializa cadeias produtivas estratégicas.

Com planejamento estratégico, expansão urbana organizada e visão de futuro, o município fortalece sua vocação logística, oferecendo às empresas eficiência operacional, alcance regional ampliado e um ambiente propício ao crescimento sustentável. Dessa forma, nasce o conceito Hub Logístico.

Um Hub Logístico é um centro estratégico de armazenamento, triagem e distribuição de mercadorias, estruturado para acelerar entregas, otimizar fluxos e reduzir custos operacionais. Funciona como ponto central que conecta fornecedores ao destino final, garantindo eficiência, agilidade e competitividade às empresas. Nesse contexto, Petrolina reúne condições ideais para desempenhar esse papel no interior nordestino.

O município conta com infraestrutura logística consolidada, incluindo malha rodoviária que interliga o Sertão aos principais estados nordestinos, além de contar com o Aeroporto de Petrolina Senador Nilo Coelho, referência regional no transporte de passageiros e cargas. O Hub Logístico desempenha papel estratégico no escoamento da produção, especialmente da fruticultura irrigada do Vale do São Francisco, reconhecida nacional e internacionalmente.

Ascom

Bolsonaristas adotam mote de ‘Lula incomodado’ após reunião com Trump

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apostaram em declarar no X que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se sentiu incomodado com a citação ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) feita pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como forma de diminuir o encontro entre os chefes de Estado. Lula e Trump se reuniram hoje para tratar do tarifaço na Malásia

Durante o início do encontro entre Lula e Trump, que foi aberto à imprensa, Trump responde à imprensa afirmando que “sempre gostou” de Bolsonaro e disse que o ex-presidente “passou por muita coisa”. Lula aparece sorrindo com a resposta do líder americano. A situação jurídica do ex-capitão da reserva não foi discutida no encontro fechado entre os dois.

“Eu sempre gostei dele, fiquei muito mal com o que aconteceu com ele”, respondeu o americano, sem dizer se desejava tratar do tema. “Sempre achei que ele era um cara honesto, mas ele já passou por muita coisa”, disse Trump.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que se autoexilou para promover as sanções americanas contra o Brasil em troca do afrouxamento das punições contra o pai, foi o primeiro a usar as redes sociais para endossar que Lula teria se sentido incomodado com a citação ao ex-presidente. “Lula encontra Trump e na mesa um assunto que claramente incomoda o ex-presidiário: Bolsonaro. Imagine o que foi tratado a portas fechadas?”, disse Eduardo.

O deputado Hélio Lopes (PL-RJ), aliado próximo ao presidente, também reagiu ao momento em que Trump fala sobre Bolsonaro e sugeriu um incômodo de Lula: “O corpo fala”. O deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO) declarou que Trump teria chamado Bolsonaro de “grande homem” do lado de Lula, o que não ocorreu na declaração aberta. O parlamentar também disse que a reunião na Malásia não foi como o presidente esperava e atacou a imprensa.

“Na cara do Lula, Trump rasga elogios a Bolsonaro e chama-o de ‘grande homem’. Parece que a reunião não saiu como o Barbudinho esperava. A imprensa ontem correu para dizer que ‘Bolsonaro era página virada para Trump’. A imprensa militante é um câncer”, disse.

O deputado Evair de Melo (PP-ES) também disse que Trump chamou Bolsonaro de “grande homem”, classificou a suposta interação como um “fiasco na cara do Lula” e afirmou que Bolsonaro “segue sendo referência mundial”. “Enfim, Lula resolveu agir como presidente de uma grande nação. Depois de quase dois anos bajulando ditadores, atacando o agro e isolando o Brasil, finalmente sentou à mesa com Donald Trump.Mas o resultado? Nenhum. Nenhum acordo, nenhuma proposta, nada de concreto – apenas uma foto pra inglês ver”, disse Evair de Melo

Já o deputado Bibo Nunes (PL-RS) buscou afirmar que a intenção de Trump, na conversa com Lula, é a de afastar o Brasil da China e não de buscar aproximação com o governo petista. Bibo também disse que, apesar de negociar questões econômicas, o presidente dos Estados Unidos “jamais cederá um milímetro na pauta política”. “Trump negocia a economia com o desgovernante Lula, mas jamais cederá um milímetro na pauta política, onde a ideologia e atitudes de Lula com seus asseclas são inaceitáveis”, afirmou Bibo Nunes.

Postagens de Eduardo

O filho do ex-presidente também afirmou, em outras postagens, que a “empatia” une Bolsonaro e Trump. Ele também sugeriu que Lula e os auxiliares dele apoiariam uma “lawfare” que Trump sofreria quando deixasse a Casa Branca. “A capacidade de Donald Trump de se colocar no lugar de Jair Bolsonaro e imaginar que, quando sair da presidência, Lula e sua equipe apoiarão a lawfare que certamente Trump sofrerá”, disse Eduardo.

Eduardo também criticou a conversa de Lula e Trump sobre a crise militar dos EUA com a Venezuela. O presidente se prontificou a ser um mediador entre a Casa Branca e o ditador venezuelano Nicolás Maduro e apelou pela paz no continente. Segundo o deputado, Lula gastou os “poucos minutos com o 01 da economia mundial” para tratar sobre a situação na região e não se preocupou em falar sobre Bolsonaro.

Estadão Conteúdo

Justiça da Itália mantém prisão de Carla Zambelli, diz AGU

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou nesta terça-feira (19) que a Justiça da Itália manteve a prisão da deputada Carla Zambelli (PL-SP). De acordo com o órgão, em audiência realizada na quinta-feira (13), o Tribunal de Apelações de Roma negou pedido dos advogados para que a deputada passe a cumprir prisão domiciliar enquanto aguarda o pedido de extradição feito pelo Brasil.

No mês passado, Zambelli foi presa na capital da Itália, onde tentava escapar do cumprimento de um mandado de prisão emitido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Por ter dupla cidadania, Zambelli deixou o Brasil, em maio deste ano, após ser condenada pelo STF a 10 anos de prisão pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorrido em 2023. A deputada também terá que pegar R$ 2 milhões em danos coletivos.

De acordo com as investigações, Zambelli foi a autora intelectual da invasão para emissão de um mandato falso de prisão contra Alexandre de Moraes. Segundo as investigações, o hackeamento foi executado por Walter Delgatti, que também foi condenado e confirmou ter realizado o trabalho a mando da parlamentar.

Após a fuga para a Itália, o governo brasileiro solicitou a extradição da deputada para o Brasil. O pedido de extradição de Carla Zambelli foi oficializado no dia 11 de junho por Moraes. Em seguida, o pedido foi enviado pelo Itamaraty ao governo italiano. Na semana passada, a maioria da Corte votou pela condenação da deputada em outro processo em que ela é ré por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo.

Mandato
Em junho, a Câmara dos Deputados autorizou a deputada a tirar 127 dias de licença não remunerada. Se a parlamentar não retomar o mandato após o fim de licença, poderá ser cassada por faltar às sessões. Zambelli também é alvo de processo de cassação na Casa. Além disso, a Câmara ainda não deliberou sobre a decretação da perda do mandato em função da condenação pelo Supremo.

Agência Brasil

 

 

TCU recomenda que gastos de Eduardo Bolsonaro sejam investigados

O Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou que a Câmara dos Deputados investigue o uso indevido de recursos públicos, direta ou indiretamente, pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O órgão vê indícios de irregularidade na estadia do parlamentar nos Estados Unidos e quer saber se a viagem está sendo custeada com dinheiro público.

O TCU pediu que a Câmara envie o resultado da investigação e as providências adotadas. Órgão auxiliar do Congresso, o TCU respondeu a uma representação do deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP). Por unanimidade, o TCU decidiu que o julgamento de eventuais irregularidades não é da competência do órgão, por violar o devido processo legal e a separação dos Poderes. No entanto, encaminhou a denúncia à Câmara dos Deputados e apontou a necessidade de investigação pelo Ministério Público Federal (MPF).

A decisão foi tomada na semana passada, mas só foi divulgada nesta sexta-feira (8).    Na representação, Boulos argumentou que Eduardo Bolsonaro comete crime, ao promover articulações políticas contra a soberania nacional. Segundo o deputado do PSOL, a negociação com governos ou grupos estrangeiros para provocar atos hostis contra o Brasil é tipificada pelo Código Penal como crime de atentado à soberania, com pena de três a oito anos de prisão.

Falta de desconto
Conforme o parecer do TCU, Eduardo Bolsonaro só justificou uma das cinco faltas às sessões da Câmara em março. Na ocasião, Eduardo Bolsonaro já estava nos Estados Unidos, mas não tinha pedido licença parlamentar de 122 dias. O TCU, no entanto, pediu que a própria Câmara apure o caso, já que a falta de desconto para as quatro ausências não justificadas não somou R$ 120 mil de prejuízo aos cofres públicos, valor mínimo para a abertura de investigações pelo órgão.

Boulos havia pedido ao TCU a investigação da responsabilidade penal de Eduardo Bolsonaro, mas o plenário negou o pedido, citando falta de competência do órgão para definir o cometimento de crimes. Caso a Câmara apure o caso, essa será a segunda investigação contra o deputado. Em julho, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes prorrogou o inquérito que investiga a viagem do deputado aos Estados Unidos como meio de articulação contra autoridades brasileiras.

Diario de Pernambuco

Mais de 800 famílias foram atendidas nos mutirões do Cadastro Único oferecidos pela Prefeitura de Petrolina em junho

A Prefeitura de Petrolina finalizou o mês de junho com mais de 800 atendimentos realizados nos mutirões do Cadastro Único. Em seis dias de mobilização intensa, a ação percorreu bairros da zona urbana e localidades da zona rural, levando acolhimento, escuta qualificada e orientação social. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, reafirma o compromisso do município com a garantia de direitos e o fortalecimento das políticas públicas de inclusão.

Os mutirões foram organizados de forma estratégica em locais como os CRAS Agrovila Massangano, Colina Imperial, José e Maria, Rio Corrente, Izacolândia, Rajada, Uruás, Dom Avelar, N7, João de Deus, além da Casa da Cidadania (KM-25), e da Central do Cadastro Único. Nesses espaços, as equipes acolheram famílias que buscavam atualizar seus dados ou realizar novos cadastros, assegurando o acesso contínuo a benefícios como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia e outros programas de assistência.

Mais do que números, cada atendimento representou a chance de recomeçar com mais dignidade e segurança. Para muitas famílias, o Cadastro Único é a porta de entrada para uma série de direitos básicos que fazem diferença no dia a dia, como alimentação, saúde e educação. Por isso, além da estrutura e da logística, o diferencial da ação esteve na forma como os profissionais acolheram cada demanda com escuta, paciência e empatia.

Durante todo o mês, os serviços de cadastramento também seguiram funcionando normalmente nas unidades fixas, com agendamento disponível para evitar filas e garantir maior conforto à população.

Ascom

Concursos e seleções em Pernambuco têm 515 vagas com salários de até R$ 35,9 mi

Pelo menos 515 vagas estão abertas em concursos públicos e seleções simplificadas em diversas cidades de Pernambuco. Há oportunidades em vários cargos de níveis superior, técnico, médio e fundamental, com salários de até R$ 35,9 mil.

Confira, abaixo, a lista com as principais informações sobre cada processo seletivo:

Secretaria de Assistência Social de Moreno
Inscrições até 2 de junho;
57 vagas de níveis fundamental, médio e superior;
Salários de até R$ 3 mil;
Confira o edital.

Prefeitura de Caruaru
Inscrições até 3 de junho;
36 vagas de níveis médio, técnico e superior;
Salários de até R$ 5 mil;
Confira o edital.

Prefeitura de Bezerros
Inscrições até 3 de junho;
306 vagas de níveis médio, técnico e superior;
Salários de até R$ 4 mil;
Confira o edital.

Secretaria de Saúde de Bezerros
Inscrições até 9 de junho;
75 vagas para enfermeiros e técnicos de enfermagem;
Salários de até R$ 2,3 mil;
Confira o edital.

Câmara Municipal de Parnamirim
Inscrições até 30 de junho;
Cinco vagas de níveis fundamental, médio e superior;
Salários de até R$ 3.451,64;
Confira o edital.

Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE)
Inscrições de 4 de junho a 3 de julho;
36 vagas de nível superior;
Salários de até R$ 35,9 mil;
Confira o edital.

G1 Petrolina

Geraldo Azevedo celebra 80 anos de sonhos que o Brasil cantou

Poesia e música cercavam o cotidiano da família Azevedo em Jatobá, zona rural de Petrolina. Num lar humilde, mas culturalmente abastado, foram lapidados os 80 anos bem vividos que Geraldo Azevedo celebra neste sábado (11). Exímio violonista, cantor e um dos maiores embaixadores da MPB, o artista pernambucano levou a música brasileira a novos horizontes, sem jamais romper com as raízes nordestinas que alimentam sua obra. Agora, como o mais recente oitentão de sua geração, Geraldo mantém o olhar no futuro, movido pela mesma energia que o consagrou como uma referência nacional.

Essa força tem raízes na sabedoria de sua mãe, Nenzinha, que o ensinou, ainda cedo, como a sua voz era capaz de transformar vidas — começando pela dele. “Lembro que ela me via como alguém sem medo. Na verdade, minha mãe me ensinava a não temer, sempre me encorajava a participar de atividades. Ela inventava apresentações, esquetes musicais e teatrais, e eu sempre estava lá, cantando”, relembra em conversa exclusiva com o Viver. Aos cinco anos, ganhou um violão confeccionado à mão por seu pai, José Amorim. “Era um instrumento mais lúdico, mas com todas as partes, incluindo o braço funcional. Foi através dele que, de forma instintiva, comecei a me familiarizar com esse universo.”


Imerso em um ambiente criativo e musical, Geraldo encontrou o terreno perfeito para se expressar e aprender. Não é por acaso que, mesmo sem uma formação acadêmica em música, foi guiado pelo seu talento natural e força de vontade nos primeiros anos. “Aprendi observando os outros tocarem e ouvindo com atenção, tentando reproduzir o som e posicionar os dedos no lugar certo no braço do violão”, descreve. Ele permaneceu autodidata até cruzar o caminho de Fernandinho, um músico de Petrolina que o acolheu como pupilo e o convidou para integrar a banda Sambossa. “Ele foi um verdadeiro mestre para mim.”

Quando se mudou para o Recife aos 13 anos, o plano era seguir a profissão de arquiteto ou engenheiro, o que se concretizou por um tempo enquanto trabalhava em grandes projetos da capital. Porém, em uma dominação gradual e irresistível, a música acabou prevalecendo. Essa conexão se cristalizou após conhecer Naná Vasconcelos, Teca Calazans e Marcelo Melo no Grupo Construção e seguir para o Rio de Janeiro. “A música me escolheu, e sou muito grato por isso. Ela se tornou não só minha paixão, mas minha profissão. Tocar e criar música me realizam profundamente, e isso é algo que levo com muito orgulho”, se declara Geraldo.

E esse orgulho, que também transbordaria no coração de Nenzinha, será celebrado com uma grande homenagem na turnê Geraldo Azevedo 80 anos ao longo de 2025 inteiro. A festa começa no dia 29 de março, em Petrolina, com um show que terá a presença de Elba Ramalho e Alceu Valença. Juntos, eles vão reviver o legado d’O Grande Encontro, um capítulo marcante do cancioneiro nacional dos anos 1990. “Esse encontro é muito simbólico. Eu, Alceu e Elba representamos algo maior, uma conexão muito forte com a musicalidade da nossa geração. Uma geração que, embora não tenha recebido um rótulo específico como a Bossa Nova ou o Tropicalismo, tem uma força gigantesca”, exalta o cantor.

Para Geraldo, essa geração, composta ainda por nomes como Zé Ramalho, Amelinha, Belchior, Fagner e Novos Baianos, ficou marcada pela diversidade de vertentes musicais que apresentavam. “O que torna essa geração tão especial é que ela absorveu tudo: o Tropicalismo, a Bossa Nova, e ainda bebeu de outras fontes, como o reggae da Jamaica e tantas influências que circulavam pelo mundo. Somamos tudo isso à nossa identidade, ampliando o universo musical brasileiro. A música brasileira tem essa capacidade fantástica de se oxigenar constantemente, começando lá atrás com as influências afro e europeias, e evoluindo de forma extraordinária. É incrível fazer parte disso.”

Assim ele pretende continuar, com a garra de quem enfrentou 40 dias de tortura na ditadura militar. Autor incansável de clássicos como Dona da Minha Cabeça, Táxi Lunar, Você se Lembra, Chorando e Cantando e Vida Cigana, hoje transforma o passar dos anos em combustível para sua arte. Geraldo Azevedo projeta lançar mais dois álbuns, um deles instrumental, além de trabalhar novamente com o Quinteto Violado e formalizar novas parcerias. “O que mais me realiza é criar uma canção, e a satisfação se torna ainda maior quando essa música chega ao povo e o povo responde. Meus sonhos acabam sendo cantados pelas pessoas”. Como você mesmo proclama, Geraldo: “Não tem coração que esqueça.”

Diário de Pernambuco

Temporada do espetáculo “A Pele dos Outros” chega ao Teatro Dona Amélia no final de semana

“A Pele dos Outros”, solo de dança do bailarino Cleybson Lima, chega ao Teatro Dona Amélia neste final de semana. Serão realizadas duas sessões gratuitas. No sábado (14), será às 19h e no domingo (15), começa às 18h.

A obra, que conta com direção de Thom Galiano, mergulha nas memórias de 35 anos de vida e 15 anos de arte do bailarino. “O fio de partida é um giro sobre a trajetória artística de Cleybson. Esse solo é rito de passagem, oferenda ou pedido de desculpas para a criança que fomos e que negligenciamos”, explica o diretor.

A temporada do espetáculo, que começou na última quarta-feira (11) com uma sessão na Casa Cores, conta ao todo com seis apresentações gratuitas. Após o Teatro Dona Amélia, o espetáculo deve retornar para mais uma sequência de sessões na Casa Cores.

O projeto, realizado pela Casa Artista e Cleybson Lima Produções Artísticas, conta com o apoio da Casa Cores e do Núcleo de Pesquisa Confraria 27. O incentivo é do Governo de Pernambuco, através do Edital Funcultura Geral da Fundarpe e Secretaria de Cultura.

Serviço:

Espetáculo “A Pele dos Outros”

14/09, às 19h, no Teatro Dona Amélia.

15/09, às 18h, no Teatro Dona Amélia.

25/09, às 20h, na Casa Cores.

02 e 09/10, às 20h, na Casa Cores.

Classificação: 14 anos.

Entrada gratuita.

Ascom

Parque Beto Carrero inaugura fumódromo com tema de cemitério

O parque temático Beto Carrero World, localizado no litoral norte de Santa Catarina, inaugurou uma área de fumantes totalmente tematizada como um cemitério com caixões, cruzes e lápides. O espaço chega a parecer uma nova atração de terror do parque.

O espaço foi montado para dar um tom “macabro”. Há, inclusive, lugares para sentar que simulam pedras de jazigos. A placa na entrada diz: “Para fumantes que não têm medo de ir além”.

Diário  Pernambuco

‘Fiquei arrasado’, diz pai de criança intimidada por professora acusada de praticar maus-tratos em Bodocó

Um dia após a divulgação do vídeo que expõe o caso de maus-tratos da professora Josimar Brígida da Conceição Sá com crianças de uma creche municipal de Bodocó, no Sertão de Pernambuco, o pai de uma das vítimas se pronunciou sobre o caso e disse estar arrasado com a situação.

O motorista José Paulo Nunes é pai de uma crianças que estudavam com a servidora pública e explica que só soube da situação após ver o vídeo que circulava nas redes sociais. “Estava trabalhando quando me mandaram o vídeo, e eu fiquei arrasado”, lamenta.

Nas imagens, a filha de José Paulo aparece sendo intimidada pela professora com um calçado. A criança fica encurralada no canto da sala, enquanto recebe ameaças da mulher. Em entrevista, José Paulo destacou que a filha de quase três anos vinha apresentando um comportamento diferente nas últimas semanas e lamentou não ter percebido o que acontecia. “Ela estava com um comportamento… com dificuldade, sem querer ir para a escola. Chorava quando vestia a roupa para ir, e a gente não notava isso porque achava que era criança naquela fase de não querer ir para a escola”.

De acordo com o motorista, a professora efetiva do município começou a dar aula na turma há cerca de quatro meses. Antes disso, a filha não apresentava nenhum comportamento estranho. A situação deixou tanto José Paulo, como a família, muito abalados.

“Eu tenho pessoas do meu lado que me deram conselho, me acalmaram e também me deram força para acalmar meus familiares, porque eles ficaram todos abalados. E eles ainda estão abalados, porque a gente dá carinho e amor para chegar em um escola e a professora fazer essas coisas”.

Na tarde da quarta-feira (21), o prefeito de Bodocó, Otávio Pedrosa, se manifestou de imediato pelas redes sociais dizendo que a professora acusada de agressão já foi afastada preventivamente para a investigação das denúncias. A gestão municipal também emitiu uma nota de esclarecimento expressando seu repúdio aos fatos e reconheceu a evidência de maus-tratos, ameaças e agressões cometidos pela servidora pública Josimar Brígida da Conceição Sá.

“Espero que a justiça resolva isso porque é muito triste para um pai, assim como para outros pais e outras mães que estão passando por isso. Estou na pele da mãe daquela criança que foi chutada e eu quero que a justiça resolva isso. A justiça de Deus e a justiça dos homens na terra”, pede José Paulo.

Um processo administrativo disciplinar contra a servidora lotada na educação infantil e fundamental do 1º ao 5º ano, também foi instaurado, a fim de apurar infrações praticadas contra crianças no exercício de suas atribuições, em ambiente escolar. O secretário de educação de Bodocó, Elinaldo Galindo, também se pronunciou sobre o caso e afirmou que a secretaria está avaliando a instalação de equipamentos para fazer o monitoramento da creche. A acusada, Josimar Brígida da Conceição Sá, segue afastada do cargo e ainda não se pronunciou sobre o caso.

G1 Petrolina

Abrafrutas e VALEXPORT celebram escolha de Tum como secretário de Agricultura da Bahia

Tum (centro) foi anunciado por Jerônimo (dir.) como secretário estadual

O deputado estadual Tum (Avante) foi anunciado como secretário estadual de Agricultura, pelo governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). E a escolha do casanovense rendeu saudações da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e da Associação dos Produtores Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (VALEXPORT).

LEIA TAMBÉM

Jerônimo anuncia primeiros secretários; Tum será o responsável pela Agricultura

Os presidentes da Abrafrutas, Guilherme Coelho, e da VALEXPORT, José Gualberto de Freitas Almeida, encaminharam ofícios ao futuro secretário, celebrando sua nomeação como secretário.

LEIA MAIS

Profissionais da UPA participam de curso sobre eletrocardiograma em Juazeiro

Profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro participaram, nesta terça-feira (09), de mais um curso de capacitação para aperfeiçoamento e qualificação nos atendimentos voltados a sintomáticos respiratórios. A capacitação foi sobre eletrocardiograma (ECG) e teve como finalidade a avaliação e identificação do exame em pacientes com o novo coronavírus.

A apresentação foi realizada pelo cardiologista Dannyl Roosevelt que falou sobre análises de exames em diferentes etapas de evolução da COVID 19 em pacientes com sintomas leves e graves, alterações que podem aparecer no eletrocardiograma e principais alertas e medidas protetivas de evolução para parada cardíaca.  A Unidade de Pronto Atendimento de Juazeiro desde o dia 11 de maio atende exclusivamente casos com sintomatologia respiratória relacionada à COVID 19.

Para o diretor da UPA, Júnior Tanuri, as capacitações estão sendo intensificadas e auxiliam na qualificação dos profissionais para prestarem melhor assistência aos pacientes. “Nossa Unidade de Pronto Atendimento é referência há quase um mês em atendimentos exclusivos de pacientes com a COVID 19 ou outra síndrome respiratória, mas desde março estamos participando de cursos e capacitações para aperfeiçoamento em nossa assistência. Sem dúvida iremos fazer tudo que conseguirmos para elevar o conhecimento da nossa equipe e esse sobre ECG é de uma importância significativa para nossos profissionais”, descreveu.

O médico ainda ressalta que “a gestão municipal tem trabalhado para qualificar os profissionais da rede especializada e também da atenção primária à saúde, tem investido em Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), manutenção e preparação dos ambientes, qualificação profissional e acima de tudo tem trabalhado para a cada dia evitar a propagação do vírus. A UPA tem hoje 5 leitos com respiradores e nenhum paciente internado na sala vermelha,  8 leitos intermediários, neste 4 pacientes estão internados e sendo acompanhados por nossos profissionais”, concluiu.

Caixa libera neste sábado saque do auxílio de R$ 600 para nascidos em setembro e outubro

A Caixa Econômica Federal vai liberar, neste sábado (2), o saque em dinheiro do auxílio emergencial de R$ 600 para os trabalhadores informais nascidos em setembro e outubro e que têm direito ao benefício. O saque da grana nas agências e lotéricas começou na segunda-feira (27) e segue calendário conforme o nascimento do trabalhador.
Para que os beneficiários tenham acesso ao valor no sábado (2), 800 agências da Caixa estarão abertas no Brasil inteiro, com atendimento das 8h às 14h, segundo informou Paulo Ângelo, vice-presidente da estatal em entrevista no programa Brasil Urgente.
Segundo ele, um em cada três brasileiros acima de 18 anos teve o benefício liberado no país. “Em 20 dias, estamos pagando 50 milhões de brasileiros”, disse.
Nesta sexta-feira (1º) não haverá atendimento bancário. Os beneficiários poderão sacar os valores por meio dos caixas eletrônicos, que estarão funcionando em todas as agências da Caixa, segundo Ângelo.
O atendimento deste sábado será exclusivo para a poupança digital, que envolve os trabalhadores que vão receber o dinheiro do auxílio por meio de conta online aberta pela Caixa. A conta pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem, onde é possível fazer transferências e pagar contas.
Para sacar a grana, o beneficiário deve gerar uma senha. A liberação desta senha só ocorre para quem já fez aniversário entre os meses de janeiro e outubro. Quem nasceu em novembro e dezembro só poderá fazer o saque na semana que vem.
Nesta semana, os trabalhadores que foram fazer o saque do auxílio em dinheiro enfrentaram longas filas na capital paulista, cuja espera passava de cinco horas em algumas regiões da cidade. Houve casos em que o cidadão esperou até oito horas e teve resposta negativa, sem direito ao auxílio.
Para evitar as filas, Ângelo pede que os clientes da Caixa que não precisam usar o banco imediatamente fiquem em casa. “Quem não precisa, quem vai fazer outros serviços, não procura a gente agora não. Deixa só as pessoas que são mais simples para que a gente reduza as filas”, afirmou o vice-presidente.

Sai edital do concurso Ebserh com mais de 6 mil vagas temporárias

Foi publicado no Diário Oficial o edital emergência do concurso EBSERH que oferta vagas em forma de Cadastro de Reserva para cargos de nível médio/ Técnico e superior.

A realização de Processo Seletivo Emergencial visa o atendimento à população no combate à pandemia do Coronavírus (COVID-19).

De acordo com o site da EBSERH, foram autorizadas para cadastro reserva aproximadamente 5900 vagas. Sendo: 900 vagas para médicos (nas especialidades de Medicina de Emergência, Anestesiologia, Clínica Médica e Medicina Intensiva), 1,4 mil enfermeiros (incluindo as especialidades de Terapia Intensiva e de Urgência e Emergência), 3 mil técnicos em enfermagem, 500 vagas fisioterapeutas e 100 vagas para engenheiros (clínico e mecânico) e arquitetos.

Os candidatos interessados pelas vagas do certame devem se inscrever no site da EBSERH, entre os dias 1 a 6 de abril.

 Confira os detalhes das vagas:

  • Técnico de enfermagem – 36 horas – R$3.255,32
  • Enfermeiro – 36 horas – R$6.690,39
  • Enfermeiro (terapia intensiva) – 36 horas – R$6.690,39
  • Enfermeiro (urgência e emergência) – 36 horas – R$6.690,39
  • Fisioterapia – 36 horas – R$4.725,20
  • Engenheiro clínico – 40 horas – R$10.350,45
  • Engenheiro mecânico – 40 horas – R$10.350,45
  • Arquiteto – 40 horas – R$10.350,45
  • Médico – 24 horas – R$8.647,57
  • Médico (medicina de Emergência) – 24 horas – R$8.647,57
  • Médico (anestesiologista) – 24 horas – R$8.647,57
  • Médico (clínica médica) – 24 horas – R$8.647,57
  • Médico (medicina intensiva) – 24 horas – R$8.647,57
12