Ciro critica Lula e descarta aliança com PT no primeiro turno em 2018

Pedetista vê ‘república do dedo-duro’, mas diz que narrativa de líder petista ‘não se sustenta’

Pré-candidato a presidente da República pelo PDT, o ex-ministro Ciro Gomes avaliou nesta quinta-feira que “só se o eleitor me botar no segundo turno e deixar o PT fora” haverá uma aliança com os petistas em torno do seu nome. O apoio petista a Ciro é um dos cenários especulados para organização da esquerda no caso de o ex-presidente Lula não poder ser candidato no ano que vem. Na visão do pedetista, essa aliança é impossível no primeiro turno até por uma rejeição de setores do PT a seu nome – “tem muito petista que prefere Bolsonaro a mim”, diz o pedetista. “Tem muita gente ali (no PT) que prefere o quanto pior, melhor”.

Ex-ministro da Integração Nacional no governo Lula (sucedido no cargo por Geddel Vieira Lima) Ciro criticou o ex-presidente por se aliar a nomes do PMDB, partido que ajudou a articular o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Ele acha que Lula trata o povo como “imbecil” ao se abraçar a Renan Calheiros, como ocorreu na recente passagem do ex-presidente por Alagoas.

“Lula resolveu brincar de Deus: botar Michel Temer na linha de sucessão, impor a Dilma sem experiência num dedaço como presidente, entregar Furnas a Eduardo Cunha… tudo isso Lula sabe que fez. E não dá para você ter uma narrativa, dizendo “sou um perseguido político pelos adversários da direita a serviço dos tucanos”… Essa narrativa não se sustenta. Se você disser “houve um golpe de estado no país”, estou de acordo, houve um golpe. Sucede daí que quem fez esse golpe foi o Senado Federal, cujo presidente era Renan Calheiros. O que faz o PT agora? Vota em Eunício para presidente do Senado, e o Lula chega em Alagoas e se abraça com Renan Calheiros. Está pensando que o povo é imbecil? Se houve um golpe, quem são os golpistas? São os senadores, e senadores do PMDB”, afirmou Ciro Gomes na FGV-RIO, após participar de um debate sobre economia e políticas públicas.

LEIA MAIS

Neto de Mestre Jaime é assassinado em Salgueiro-PE

020816adolpho-225x300O jovem Adolpho Vinicius Tavares Porto, “Adolpho Conserva”, 34 anos, natural de Salgueiro-PE, foi brutalmente assassinado nas imediações do Presídio residente.

De acordo com as primeiras informações por volta das 18 horas, Adolpho Vinicius, estava de chegada pela parte de traz, ao PSal (Presídio de Salgueiro), onde cumpria pena no regime semi aberto, quando dois indivíduos em uma moto de cor escura e características não anotadas, se aproximaram e efetuaram vários disparos de arma de fogo, atingindo a vítima, que ainda tentou correr e se abrigar no presídio, mas não resistiu e faleceu no local durante o recebimento dos primeiros socorros.

Testemunhas afirmam que os autores dos disparos, fugiram logo em seguida no sentido do Residencial Mandacarú. Policiais Militares do 8ºBPM foram acionados para atenderem a ocorrência, mas não conseguiram prender os criminosos. O caso deverá ser apurado pela 193ª Delegacia de Polícia de Salgueiro-PE.

Com informações do Giro Sertão.

12