Gêmeos morrem eletrocutados e são encontrados abraçados em jardim

Dois irmãos gêmeos de 22 anos morreram após sofrer uma descarga elétrica na cidade de Magione. Os corpos foram encontrados juntos em um gramado, após o acidente ocorrido na última quinta-feira.

As vítimas, Francesco e Giacomo Fierloni, estavam treinando aves para uma temporada de caça quando tudo aconteceu. De acordo com informações preliminares, um dos irmãos tentou ajudar o outro após o primeiro contato com a rede elétrica.

O acidente teria ocorrido quando um dos pássaros pousou em um fio elevado. Na tentativa de fazê-lo descer, um dos jovens utilizou uma vara de fibra de carbono e acabou tocando acidentalmente um cabo de energia de alta tensão.

LEIA MAIS

Bilionário dono da Fiorentina, Rocco Commisso morre aos 76 anos

O empresário bilionário Rocco Commisso morreu aos 76 anos neste sábado, 17. A morte do italiano foi confirmada pela Fiorentina, clube de futebol do qual era proprietário e presidente desde 2019. Em nota, a Fiorentina lamentou a perda de Rocco após um longo período de cuidados médicos.

“Depois de um longo período de cuidados, nosso amado presidente nos deixou e hoje todos nós lamentamos a sua morte. Sentimos sua falta e sempre sentiremos sua falta”, diz o comunicado. A causa da morte não foi divulgada.

História

Nascido na região da Calábria, na Itália, Rocco Commisso concluiu os estudos na Mount Saint Michael Academy em 1967 e se formou em Engenharia Industrial pela Universidade de Columbia, instituição da qual se tornou apoiador do futebol universitário. Em 2021, passou a integrar a lista da revista Forbes de bilionários proprietários de clubes de futebol, com patrimônio estimado em US$ 7,4 bilhões à época, o equivalente a cerca de R$ 39,7 bilhões atualmente.

Rocco deixa a esposa, Catherine, com quem manteve casamento por mais de 50 anos, e os filhos Giuseppe e Marisa.

A TArde

Justiça da Itália mantém prisão de Carla Zambelli, diz AGU

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou nesta terça-feira (19) que a Justiça da Itália manteve a prisão da deputada Carla Zambelli (PL-SP). De acordo com o órgão, em audiência realizada na quinta-feira (13), o Tribunal de Apelações de Roma negou pedido dos advogados para que a deputada passe a cumprir prisão domiciliar enquanto aguarda o pedido de extradição feito pelo Brasil.

No mês passado, Zambelli foi presa na capital da Itália, onde tentava escapar do cumprimento de um mandado de prisão emitido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Por ter dupla cidadania, Zambelli deixou o Brasil, em maio deste ano, após ser condenada pelo STF a 10 anos de prisão pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorrido em 2023. A deputada também terá que pegar R$ 2 milhões em danos coletivos.

De acordo com as investigações, Zambelli foi a autora intelectual da invasão para emissão de um mandato falso de prisão contra Alexandre de Moraes. Segundo as investigações, o hackeamento foi executado por Walter Delgatti, que também foi condenado e confirmou ter realizado o trabalho a mando da parlamentar.

Após a fuga para a Itália, o governo brasileiro solicitou a extradição da deputada para o Brasil. O pedido de extradição de Carla Zambelli foi oficializado no dia 11 de junho por Moraes. Em seguida, o pedido foi enviado pelo Itamaraty ao governo italiano. Na semana passada, a maioria da Corte votou pela condenação da deputada em outro processo em que ela é ré por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo.

Mandato
Em junho, a Câmara dos Deputados autorizou a deputada a tirar 127 dias de licença não remunerada. Se a parlamentar não retomar o mandato após o fim de licença, poderá ser cassada por faltar às sessões. Zambelli também é alvo de processo de cassação na Casa. Além disso, a Câmara ainda não deliberou sobre a decretação da perda do mandato em função da condenação pelo Supremo.

Agência Brasil

 

 

Mágico pernambucano disputa maior campeonato de ilusionismo do mundo

O pernambucano Rapha Santacruz será o primeiro mágico nordestino a participar do maior campeonato de mágica do mundo, que acontece a partir desta segunda-feira (14), em Turim, na Itália. Representando o Brasil com o espetáculo O Matuto, o artista une o ilusionismo à cultura popular nordestina e concorre ao pódio de um torneio com cerca de três mil nomes do circuito internacional. A competição é organizada pela Federação Internacional das Sociedades Mágicas e teve apenas uma vitória brasileira anterior, em 1988, com a dupla Vick e Fabrini.

Inspirado na literatura de cordel e nas tradições nordestinas, O Matuto foi estruturado após intensas pesquisas em manifestações culturais populares. O espetáculo é apresentado em formato narrativo, o que foge do padrão tradicional do ilusionismo mundial, baseado em linguagens mais universais. Rapha conquistou a vaga após garantir o quinto lugar no Campeonato Europeu de Mágica, realizado na Suíça no ano passado.

Natural de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, Rapha Santacruz apresenta sua performance a partir dos elementos retirados de uma mala de vaqueiro, como pífano e adereços típicos. A trilha sonora é formada por ritmos tradicionais como forró, xaxado, coco e cavalo-marinho, reforçando a identidade nordestina no palco. O artista já levou sua mágica a países como Portugal, Itália, Suíça, França, Argentina e Chile.

A proposta de unir mágica e representatividade cultural é uma das marcas do trabalho do mágico. Fugindo dos números clássicos do gênero, o pernambucano aposta em uma linguagem autoral, com referências estéticas, musicais e cênicas do Brasil profundo. Através da oralidade, figurinos e musicalidade, ele constrói uma experiência que busca emocionar e representar o povo nordestino.

Com mais de 20 anos de carreira, Rapha Santacruz também é ator, professor e palestrante. Criador do Festival Internacional de Mágica, já realizou cinco edições do evento no Brasil, reunindo artistas nacionais e internacionais. Ele mantém seis espetáculos em circulação, incluindo O Matuto, com os quais percorre teatros, festivais e eventos culturais dentro e fora do país. Desde 2023, tem consolidado sua presença no cenário internacional do ilusionismo.

Diario de Pernambuco

Alexandre de Moraes é hostilizado na Itália e políticos reagem

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, usaram as redes sociais neste sábado (15) para condenar a agressão sofrida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes em um aeroporto, em Roma. Segundo informações divulgadas por veículos de imprensa, o magistrado foi hostilizado na capital italiana e seu filho chegou a ser agredido com um soco no rosto.

“Até quando essa gente extremista vai agredir agentes públicos, em locais públicos, mesmo quando acompanhados de suas famílias? Comportamento criminoso de quem acha que pode fazer qualquer coisa por ter dinheiro no bolso. Querem ser ‘elite’ mas não tem a educação mais elementar”, criticou Dino em sua conta no Twitter.

Pacheco usou a mesma plataforma para condenar o ato. Ele considerou “inaceitável” a agressão sofrida pelo magistrado e sua família e afirmou que tal comportamento distancia do país do progresso.

“Mais do que criminoso e aviltante às pessoas, às instituições e à democracia, esse tipo de comportamento mina o caminho que se visa construir de um país de progresso, civilizado e pacífico”, disse Pacheco.
“Todos os lados precisam colaborar para que o antagonismo fique no campo das ideias e das ações legítimas. Se a Nação, ainda dividida, não é capaz de substituir o ódio pelo amor, que o faça ao menos pelo respeito”, acrescentou o senador.

Vários outros parlamentares se manifestaram. As deputadas Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ) estão entre eles. “O ato é fruto do ódio e da ignorância desses que sempre alimentaram um projeto autoritário, antidemocrático e violento para o nosso país”, disse Jandira.

“Os agressores já foram identificados e inquérito instaurado pela Polícia Federal. Que paguem no rigor da Lei. Nossa solidariedade ao ministro e família”, acrescentou.
Já o senador Renan Calheiros (MDB-AL), que é autor de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que atribui ao STF a competência para julgar ações antidemocráticas, afirmou que tentará votar o texto em agosto.

“A agressão de ogros contra Alexandre de Moraes mostra que é hora de punir os crimes de ódio, alguns já tipificados. Vamos enquadrar a intolerância política, como propus no ‘pacote da Democracia’. Vou procurar o relator Veneziano do Rego e o Presidente para votarmos em agosto”.

Agência Brasil

Fotógrafo baiano receberá premiação no maior concurso de fotografia da Europa

O fotógrafo baiano Aldo Bernardis, radicado em Petrolina (PE), entrou para o seleto grupo de profissionais a conquistar o prêmio de fotografia mais importante da Europa. Divulgado nesta segunda-feira (06), o resultado final do Siena Drone Awards coloca o trabalho de Bernardis onde nenhum outro brasileiro jamais chegou.

O Siena Drone Awards é o maior concurso da Europa e recebe inscrições de todo o mundo. Inscrito na categoria casamento, o trabalho do fotógrafo baiano recebeu o nome de “The Sea Love”. Segundo Aldo Bernardis, é “uma fotografia com uma composição muito forte, contraste e cores”, que ganhou os jurados do concurso.

A imagem foi feita durante o ensaio de pré-casamento do casal Tárcio e Amanda, realizado na cidade de Aracajú (SE). O fotógrafo participará da cerimônia de entrega do prêmio, que ocorrerá no Teatro dei Rinnovati, em Siena, Itália, no dia primeiro de outubro de 2022.

Estou muito feliz por ser o primeiro brasileiro a ganhar esse prêmio. Primeiro brasileiro, baiano e vindo do sertão. Essa conquista é de muita gente e só tenho a agradecer a todos”, finalizou Aldo Bernardis.

Robinho é condenado a nove anos de prisão por violência sexual em grupo

A Corte de Cassação da Itália, última instância do judiciário do país, confirmou nesta quarta-feira a condenação do jogador Robinho e de seu amigo, Ricardo Falco, a nove anos de prisão por violência sexual de grupo. A sentença vai sair em 30 dias.

O julgamento ocorreu na Corte de Cassação de Roma, que no ordenamento jurídico italiano é equivalente ao Supremo Tribunal Federal no Brasil. Robinho e seus advogados apresentaram nesta manhã o último recurso, que foi negado pela corte italiana.

LEIA MAIS

Justiça italiana condena Robinho em 2º instância por estupro coletivo

O atacante Robinho foi condenado pela segunda vez, nesta quinta-feira (10), no processo em que é acusado de ter participado de estupro coletivo em 2013 em Milão, quando atuava pelo Milan. Ele nega que tenha cometido o crime. A decisão, que também confirmou a condenação do amigo do jogador Ricardo Falco, aconteceu no Tribunal de Apelação, a segunda instância da Justiça italiana.

As defesas podem recorrer ao Supremo Tribunal de Cassação, em Roma, terceira e última instância. Somente depois de uma condenação definitiva eles poderão ser considerados culpados e terão de cumprir a pena de nove anos de prisão. A sentença do Tribunal de Apelação foi decidida na Primeira Seção Penal, em uma sessão que durou duas horas. O colegiado era formado por três juízas: Chiara Nobili, Paola Di Lorenzo e Francesca Vitale, presidente da mesa.

LEIA MAIS

Escolas na Itália só reabrem em setembro, anuncia governo

Giuseppe Conte e Lucia Azzolina. (Foto: Divulgação)

As escolas na Itália vão reabrir em 14 de setembro, usando medidas de distanciamento social, anunciaram na sexta-feira (26) o primeiro-ministro Giuseppe Conte e a ministra da Educação, Lucia Azzolina.

Segundo o governo, as escolas terão que escalonar a entrada dos alunos de manhã e os estudantes terão de se sentar mantendo um metro de distância entre eles. Eles também terão de comer a merenda dentro da classe, em vez de ir à lanchonete da escola.

LEIA MAIS

Prefeito de Milão admite que errou ao apoiar campanha para cidade não parar no início da pandemia de coronavírus na Itália

Giuseppe Sala, prefeito de Milão, admite erro por ter apoiado que a cidade não parasse em meio a surto de coronavírus. (Foto: Reprodução/YouTube)

O prefeito de Milão, Giuseppe Sala, reconheceu que errou ao ter divulgado o vídeo de uma campanha que dizia que a cidade “não para”, no fim de fevereiro.

Depois de quase um mês, Milão é a terceira província mais atingida na Itália pela pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), com 5.096 contágios, de acordo com a Defesa Civil.

“Muitos se referem àquele vídeo que circulava com o título ‘Milão não para’. Era 27 de fevereiro, o vídeo estava explodindo nas redes, e todos o divulgaram, inclusive eu. Certo ou errado? Provavelmente, errado”, disse Sala à emissora Rai, no último domingo (22).

O vídeo viralizou na web em meio à escalada dos casos na Itália e após o governo ter decidido confinar as 11 cidades do norte do país que haviam registrado os primeiros contágios por transmissão interna. A peça exalta os “milagres” feitos “todos os dias” pelos habitantes de Milão e seus “ritmos impensáveis” e “resultados importantes”. “Porque, a cada dia, não temos medo. Milão não para”, diz o vídeo.

“Ninguém ainda havia entendido a virulência do vírus , e aquele era o espírito. Trabalho sete dias por semana para fazer minha parte, e aceito as críticas”, reforçou o prefeito.

Em 27 de fevereiro, a Itália contabilizava 650 casos do novo coronavírus . Agora são mais de 80 mil. Na época, o primeiro-ministro Giuseppe Conte também chegou a dizer que a vida devia “continuar”.

Itália bate novamente recorde de mortos por coronavírus: 800 em 24h

A Itália registrou, neste sábado, um novo recorde de mortes em 24 horas, com 793 falecimentos, elevando o número de mortos a 4.825 pela pandemia de coronavírus na península em um mês, segundo dados da Proteção Civil.

As autoridades italianas anunciaram 6.557 novos casos positivos, outro recorde preocupante.

A região de Milão, Lombardia (norte), onde os serviços de saúde estão sobrecarregados, registrou a grande maioria das mortes (546) e metade dos novos casos.

As autoridades lombardas pediram ao chefe de governo Giuseppe Conte que tome “medidas mais coercitivas” e imponha “novas restrições”, mais severas que a proibição de reuniões e as restrições aos movimentos em vigor desde 10 de março.

“Chegou a hora de parar, mas realmente”, escrevem o prefeito de Bergamo, Giorgio Gori, e o presidente da província, Gianfranco Gafforelli, em uma carta ao primeiro-ministro.

“A situação em toda a região da Lombardia está assumindo o ar de tragédia e isso é ainda mais evidente, infelizmente, em nossa província de Bergamo, onde vemos muitos homens e mulheres morrendo todos os dias (…) sem podermos nem mesmo dizer um adeus”, escreveram as autoridades.

“Dados os numeros que todos conhecem, não é concebível que ainda hoje apostem no bom senso dos cidadãos chamados a respeitar as regras sujeitas às mais diversas interpretações”, estimaram.

“Os movimentos no território ainda são muito numerosos e muitos constituem um vetor para esse vírus”, acrescentaram.

Paolo Grimoldi, deputado da Lombardia (Liga, extrema direita), também pediu que “o governo intervenha imediatamente (…) para paralisar tudo na Lombardia”.

Quinta-feira, o vice-presidente da Cruz Vermelha chinesa, Sun Shuopeng, vindo para ajudar os italianos com sua experiência, julgou que as medidas tomadas na Itália “não são suficientemente restritivas”.

“Precisamos interromper toda a atividade econômica. Todo mundo precisa ficar em casa”, disse ele.

“A situação é grave. Nos próximos dias, será dramático”, escreveu a Giuseppe Conte a ordem dos médicos do Piemonte, região de Turim, onde o número de mortos chega a 238 mortos.

Agence France-Presse

Ministro italiano agradece a Bolsonaro pela extradição de Battisti

Battisti em avião para a Itália.

O ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, concedeu entrevista coletiva, nesse domingo (13), para detalhar a captura e prisão de Cesare Battisti. Alguns dos presentes estavam com a bandeira italiana e o aplaudiram.

Salvini agradeceu ao presidente Jair Bolsonaro por ter retirado a proteção de Battisti e colaborado para o retorno dele para a Itália. “Nossos agradecimentos a todos que permitiram essa prisão, ao novo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que tirou a proteção e a tutela [de Battisti]. Eu agradeço à polícia por dar esse presente a 60 milhões de italianos” disse.

Prisão perpétua

Na Itália, ele foi condenado à prisão perpétua e sentenciado pelo assassinato de quatro pessoas, na década de 1970, quando integrava o grupo Proletários Armados pelo Comunismo, um braço das Brigadas Vermelhas.“Ele é um assassino. Não é um escritor ou um filósofo, não é como alguns jornais o tratam até de como um livre pensador”, afirmou Salvini.

LEIA MAIS

Coopercuc participa de evento gastronômico na Itália

Denise Cardoso, presidenta da Coopercuc. (Foto: André Frutuoso / Car-SDR)

A Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) mais uma vez rompeu as fronteiras do Brasil e foi para a cidade de Turim, na Itália, apresentar as riquezas dos produtos da caatinga e suas experiências no desenvolvimento do trabalho com a agricultura familiar. Representada pela presidenta, Denise Cardoso, a Coopercuc participou do encontro internacional Terra Madre-Salón del Gusto, evento realizado pela Slow Food, entre os dias 20 e 24, com o tema “Food for change” (alimentos para a mudança).

Em sua 12ª edição, o evento contou com a participação de aproximadamente 160 países, e reuniu cerca de 7 mil delegados adeptos à rede Slow Food, movimento que prioriza alimentos gerados de forma artesanal, produzidos através de processos que garantem a preservação ambiental, o preço justo, a economia solidária, a sustentabilidade e a valorização dos agricultores.

Durante o encontro, participou de uma mesa que discutiu a temática da alimentação escolar.  Ela aproveitou a oportunidade e fez uma apresentação sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e as experiências da Coopercuc em relação à alimentação escolar no Brasil.

“É uma satisfação ter a Coopercuc mais uma vez participando do Terra Madre-Salón del Gusto, onde viemos representando a fortaleza do umbu, pois somos uma das primeiras fortalezas da Bahia, representando o umbu da caatinga.

LEIA MAIS

Terra não para de tremer na Itália e 100 réplicas são sentidas

oie_28124651nrfpuojz

Terremotos em série causam prejuízos à Itália e desabrigam mais de 4 mil pessoasMatteo Crocchioni/Agência Lusa

Dois dias após os terremotos que atingiram a região central da Itália, a terra ainda não parou de tremer no país. Segundo dados do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), foram registradas mais de 100 réplicas no território na madrugada e manhã desta sexta-feira (28). A mais forte foi de 3,5 graus na escala Richter às 4h13 (00h13 no horário de Brasília).

Mais de quatro mil pessoas continuam desabrigadas na província de Macerata e estão hospedadas em estruturas provisórias, estádios esportivos e algumas tendas. Alguns daqueles que perderam suas casas já foram transferidos para hotéis da cidade de Visso, onde deve ser o destino de mais desabrigados. As escolas também permanecerão fechadas até o dia 31 de outubro.

Segundo o presidente do INGV, Carlo Doglioni, a região central do país se tornou “mais instável” nos últimos anos e novos terremotos de grande magnitude não estão descartados.

LEIA MAIS

Primeiro-ministro da Itália confirma 120 mortos e 368 feridos durante terremoto

terremoto italia

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, afirmou que o terremoto de 6,2 gaus que atingiu a zona central do país nesta madrugada “deixou ao menos 120 mortos”. A Defesa Civil italiana informou que, do total de mortes, 86 foram registradas em Accumoli e Amatrice e as outras 34 em Arquata. As informações são da Agência Ansa.

“Os feridos foram levados para fora de Amatrice e Accumoli em helicópteros e ambulâncias. Foram 368 somente nesta manhã”, informou Renzi. “Há alguns problemas para o reconhecimento dos corpos, mas estamos trabalhando nisso”.

Renzi fez a declaração em Rieti, uma das províncias mais afetadas pelo abalo sísmico, onde o premier também destacou que será preciso um “longo período de gestão” para lidar com a emergência provocada pelo terremoto. “A emergência demandará um longo período de gestão. Deveremos estar todos à altura deste desafio”, disse.

12