Wagner Moura posa no tapete vermelho do Bafta

O ator brasileiro Wagner Moura, de 49 anos, esteve presente no tapete vermelho do Bafta Awards 2026, realizado neste domingo (22), para celebrar as duas indicações do longa O Agente Secreto no chamado “Oscar britânico”. O filme disputa os prêmios de Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Roteiro Original.

Ao chegar ao evento, Moura falou com empolgação sobre a repercussão internacional da produção. Para o ator, os últimos oito meses têm sido uma jornada de reconhecimento e surpresas agradáveis. “Tem sido extraordinário. Estamos muito felizes com toda a atenção que o filme vem recebendo”, disse.

O artista aproveitou para elogiar o cinema produzido fora do eixo anglófono, citando títulos como Sirat, Valor Sentimental e Foi Apenas um Acidente como exemplos do que de mais interessante tem visto nas telas ultimamente. “Estamos muito felizes de estar aqui com um filme falado em português”, afirmou.

Moura também revelou que o circuito de festivais e premiações tem sido uma experiência enriquecedora do ponto de vista criativo. Segundo ele, as conversas com o público e a crítica ao longo desse processo o fizeram enxergar a própria obra com outros olhos. Por fim, o ator comentou o fenômeno cultural gerado pela personagem Sebastiana, vivida pela veterana Tânia Maria, de 78 anos. “Ela é uma grande estrela no Brasil. Era Carnaval, e todo mundo estava se fantasiando como ela”, contou, bem-humorado.

Sobre o Bafta 2026 – Principal prêmio do cinema britânico, o Bafta 2026 ocorrerá neste domingo, 22, em Londres, a partir das 16h (no horário de Brasília). A premiação é um dos termômetros mais relevantes da temporada, especialmente para produções que buscam consolidar espaço na corrida pelo Oscar – caso de O Agente Secreto.

É a quinta vez que o Brasil compete na categoria de filme internacional no Bafta, e a primeira vez que disputa pelo prêmio roteiro original na premiação da Academia Britânica de Cinema. Nessa, os rivais são I Swear, Marty Supreme, Valor Sentimental e Pecadores. Além disso, o Brasil conquistou mais duas indicações ao Bafta, com Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa, em Melhor Documentário, e Adolpho Veloso em Melhor Fotografia, pelo trabalho em Sonhos de Trem.

Como assistir ao Bafta 2026 – Diferentemente do últimos ano, a cerimônia do Bafta não será transmitida ao vivo no Brasil. Porém, será possível acompanhar o anúncio dos vencedores em tempo real pelas redes sociais oficiais do prêmio, no Instagram e no X (antigo Twitter), a partir das 16h (no horário de Brasília). O tapete vermelho do evento é transmitido pelo canal do Bafta no YouTube. No Reino Unido, o evento será exibido pela emissora BBC One.

Estadão Conteúdo

]Estudante da rede municipal de Juazeiro recebe premiação da etapa nacional do MPT Na Escola

Em uma manhã de muita emoção, a aluna Yasmim Alves Ventura da Escola Municipal Eliseu Santos, em Itamotinga, recebeu na sexta-feira (20) a premiação pelo terceiro lugar na etapa nacional do concurso MPT Na Escola. A estudante já havia sido anunciada como vencedora do prêmio em dezembro de 2025, quando concorreu com estudantes de todo o Brasil com o conto “A menina que não teve infância”.

O evento de comemoração, que contou com a participação de representantes da Secretaria de Educação, entregou à estudante um tablet, uma garrafa térmica e itens de papelaria, e à instituição e a alguns integrantes da equipe escolar envolvidos no programa foram entregues o troféu, medalhas e uma assistente virtual (Alexa).

Bastante comovida, a aluna premiada Yasmim Alves Ventura destacou que o recebimento do prêmio simboliza o início de uma busca pela realização de seus sonhos. “Com o conto, eu aprendi que lugar de criança não é trabalhando e que não posso abandonar a escola para trabalhar. Que preciso focar nos meus estudos para poder realizar os meus sonhos e que, se você tem um sonho, nunca desiste dele”.

O MPT Na Escola é uma ação do Ministério Público do Trabalho voltada à prevenção e ao enfrentamento do trabalho infantil, por meio da abordagem do tema no ambiente escolar. O projeto consiste em um concurso nacional que premia produções artístico-culturais de estudantes do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental, nas categorias desenho, música, poesia e conto.

Ascom

Wagner Moura manda recado em português e entrega prêmio a Adolpho Veloso no Spirit Awards

O ator Wagner Moura chamou atenção durante o Film Independent Spirit Awards, realizado no domingo (15), nos Estados Unidos, ao anunciar em português o vencedor do prêmio de melhor fotografia. No palco, Wagner começou a apresentação em inglês, como padrão da cerimônia, mas mudou de idioma ao revelar o ganhador. “O Film Independent Spirit Award vai para…”, disse o ator.

Em seguida, completou em português: “Eu tô muito feliz com isso: Adolpho Veloso!” O prêmio foi entregue ao brasileiro Adolpho Veloso, diretor de fotografia de Sonhos de Trem. A reação do público e o tom descontraído do anúncio repercutiram nas redes sociais, principalmente pelo destaque dado ao Brasil durante a premiação.

Discurso teve referência ao Brasil e ao Carnaval
Ao subir ao palco, Adolpho Veloso comentou o momento ao lado de Wagner Moura e brincou com o encontro de dois brasileiros na cerimônia. “No palco, com ele e comigo, já tem um Carnaval aqui”, disse. Na sequência, o diretor de fotografia destacou o ano do País no cinema e falou sobre representatividade. “Que ano incrível para o Brasil. Estou muito feliz por representar o Brasil, a América Latina e todos os imigrantes”, afirmou. No fim do discurso, ele encerrou com uma mensagem já conhecida: “Por último: vai, Brasil! Vai, Corinthians!”

Brasil também venceu prêmio de filme internacional
Além do destaque na categoria de fotografia, o Brasil também venceu o prêmio de melhor filme internacional com O Agente Secreto, que concorria com Tudo que Resta de Você (Jordânia), On Becoming a Guinea Fowl (Zâmbia), Um Poeta (Colômbia) e Sirát (Espanha).

Ao receber o troféu, o diretor Kleber Mendonça Filho dedicou a vitória ao ator Udo Kier, que morreu em novembro, aos 81 anos. “Perdemos Udo recentemente, e ele é um verdadeiro espírito independente”, declarou. O Agente Secreto foi o último trabalho do ator alemão.

Estadão Conteúdo

No Chile, ‘Ainda Estou Aqui’ é premiado como o Melhor Filme Ibero-americano

Neste sábado (27), Ainda Estou Aqui recebeu seu mais uma honraria em sua jornada que já soma mais de 60 troféus. Desta vez, o filme de Walter Salles levou a primeira edição do Prêmio Lihuén de Melhor Filme Ibero-americano daa Academia de Artes Cinematográficas do Chile, recebido pela produtora Maria Carlota Bruno.

“O reconhecimento é ainda mais especial por se tratar da primeira edição de um prêmio que celebra o cinema falado em português e espanhol. Descobri que ‘lihuén’ significa ‘luz’ em mapuche. Que bonito que Ainda Estou Aqui receba um prêmio com esse nome, pois o filme busca iluminar a história de Eunice Paiva e sua família e, através dela, a de tantas famílias que sofreram na ditadura”, falou em seu discurso.

Protagonizado por Fernanda Torres, o filme adaptado do livro homônimo de Rubens Paiva segue um dos mais premiados da história do cinema brasileiro.

Diario de Pernambuco

Final da Copa do Nordeste pode render premiação milionária ao Bahia

Para além da classificação à final da Copa do Nordeste, o Bahia garantiu uma premiação total de até R$ 7.020.000 após o triunfo sobre o Ceará. Isso porque o Esquadrão já assegurou aproximadamente R$ 4.820.000 referentes às fases anteriores do torneio. Entretanto, vale ressaltar que, para a premiação chegar ao valor de R$ 7 milhões, o Esquadrão precisa sagrar-se campeão do Nordestão 2025, uma vez que o prêmio alusivo ao título é de cerca de R$ 2.200.000.

Portanto, em caso de derrota na final, o rendimento total do Tricolor de Aço no torneio será de R$ 6.220.000, visto que a remuneração respectiva ao vice-campeão é de aproximadamente R$ 1.400.000.Em um período em que as competições nacionais contemplam premiações milionárias – como a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro – o valor total que o Bahia pode alcançar na Copa do Nordeste não impressiona muitos torcedores tricolores.

Contudo, é importante destacar que os valores pagos nas competições são relevantes na composição das receitas do clube, que, conforme revelado pelo CEO do Esporte Clube Bahia SAF, Raul Aguirre, ultrapassam “confortavelmente” R$ 400 milhões. “Receitas do clube têm crescido a um ritmo composto de 35%. No primeiro ano, crescemos 24%; e este ano vamos crescer 50%. As receitas operacionais estão projetadas em mais ou menos R$ 360 milhões”, revelou o gestor em entrevista à TV Bahêa, em junho deste ano.

A Tarde

Prefeitura de Juazeiro inicia pagamento da premiação da Meia Maratona Tiradentes em agosto

A Prefeitura de Juazeiro informa que publicou no Diário Oficial do Município de 24 de Julho, o decreto que oficializa o pagamento da premiação dos atletas da 39ª Meia Maratona Tiradentes, principal evento esportivo da cidade.

De acordo com a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) e a Secretaria da Fazenda e Finanças (SEFIN), os pagamentos começam a ser realizados a partir do dia 5 de agosto, juntamente com a conferência da documentação de cada premiado.

Com mais de 100 atletas contemplados, o repasse dos valores foi autorizado após a finalização de todo o processo legal.

Ascom

“Ainda estou aqui” conquista prêmio Goya, o mais importante da Espanha

O longa metragem “Ainda estou aqui” dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello levou o prêmio Goya de Melhor Filme íbero-americano, na noite deste sábado (8). Realizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha, o Goya é a principal cerimônia de celebração do cinema espanhol.

Na categoria de Melhor Filme Latino-Americano, a obra brasileira concorria com os longas:

“Agarra-me Forte”, do Uruguai;
“O Jóquei”, da Argentina;
“No Lugar da Outra”, do Chile;
“Memórias de Um Corpo que Arde”, coprodução entre Costa Rica e Espanha.

O filme brasileiro, que concorre a três estatuetas do Oscar, já ganhou outros prêmios e indicações ao longo de 2024. No festival de veneza, tido como um dos mais importantes do mundo do cinema, Festival de Veneza 2024, o longa levou “Melhor Roteiro”, o Green Drop Award (dado ao filme que “melhor representa os valores da ecologia e do desenvolvimento sustentável, com foco na conservação do planeta e de seus ecossistemas para as gerações futuras, promovendo estilos de vida sustentáveis e a cooperação entre os povos”); SIGNIS Award (prêmio que reconhe os projeto que exploram a dignidade humana, a justiça e a paz).

“Ainda estou aqui” também foi premiado no Critics Choice Association, outra premiação dentre as mais importantes do cinema, com Fernanda Torres levando o Celebration of Latino Cinema & Television como Melhor Atriz Estrangeira. No Vancouver International Film Festival com o prêmio do público Gala & Special Presentations Audience Award. Levou o Audience Favorite World Cinema, também decidido pelo público, no Mill Valley Film Festival. Em outra votação popular, o filme levou o Audience Award no Miami Film Festival e em um dos principais eventos de cinema do Brasil, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o longa foi eleito como melhor filme nacional de ficção.

Sinopse

O longa brasilero conta a história da família Paiva durante o período da ditadura brasileira, onde Eunice Paiva (Fernanda Torres), advogada e ativista, passou 40 anos buscando a verdadeira história sobre o desaparecimeto de seu marido, Rubens Paiva (Selton Mello). Rubens Paiva, ex-deputado federal, foi torturado e assassinado durante a ditadura, seu corpo nunca foi encontrado.

Correio Braziliense

A defesa de Bruno Aiub sustenta que o inquérito aberto contra o influenciador é ilegal por tratar a suposta conduta de divulgar fake news como crime. Para os advogados, a conduta de desinformação ou fake news tem natureza cível e não autoriza a decretação das graves medidas contra o influenciador. Atualmente, Monark vive nos Estados Unidos.

Após derrota no Critics Choice Awards, o longa ‘Ainda Estou Aqui’ segue na disputa por mais dois prêmios importantes neste fim de semana. A produção dirigida por Walter Salles concorre ao Goya 2025, principal premiação do cinema espanhol, e ao ICS Award, concedido pela Sociedade Internacional de Cinéfilos.

A partir das 18h (horário de Brasília) deste sábado, 10, a Academia de Cinema da Espanha anuncia os vencedores do Goya, na premiação, o filme brasileiro está disputando na categoria de Melhor Filme Ibero-Americano.

Já no ICS Awards, os resultados serão revelados no dia 9 de fevereiro, com Fernanda Torres concorrendo como Melhor Atriz e Heitor Lorega e Murilo Hauser indicados a Melhor Roteiro Adaptado.

‘Ainda Estou Aqui’ narra a história de Eunice Paiva, que lidera a família após o desaparecimento do marido, o deputado cassado Rubens Paiva, no início da década de 1970. Durante a ditadura militar, o ex-político foi levado por militares para prestar um depoimento e nunca mais foi visto. Seu óbito foi reconhecido somente em 1996.

Veja a lista de prêmios que o longa ainda pode conquistar:

• GOYA: Indicado a Melhor Filme Ibero-americano. A premiação é considerada a maior do cinema espanhol e está marcada para acontecer no dia 8/2;

• ICS Award: Indicado a Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Atriz. O prêmio é concedido pela Sociedade Internacional de Cinéfilos (ICS) e os vencedores serão anunciados no dia 9/2.

• BAFTA: Indicado a Melhor Filme de Língua Não-Inglesa. Marcada para 16/2, a premiação é considerada o Oscar britânico;

• Latino Entertainment Film Awards: Indicado nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Filme em Língua Não Inglesa, Melhor Fotografia e Melhor Montagem. Anúncio dos vencedores da premiação concedida pela Associação de Jornalistas Latinos de Entretenimento será no dia 17/2;

• OFTA Film Awards: Indicado nas categorias Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz. Os vencedores serão revelados no dia 23/2;

• Oscar: Indicado nas categorias Melhor Atriz, Melhor Filme Internacional e Melhor Filme (indicação inédita para o Brasil). A cerimônia acontece em 2/3.

Confira os prêmios internacionais que o longa já conquistou:

• Melhor Roteiro no Festival de Veneza, na Itália, onde o filme teve seu lançamento mundial;

• Melhor Filme do Júri Popular no Festival Internacional de Cinema de Vancouver, no Canadá;

• Melhor Filme do Júri Popular no Festival de Cinema de Mill Valley, nos Estados Unidos;

• Melhor Filme do Júri Popular no Festival de Cinema de Miami, nos Estados Unidos;

• Melhor Filme do Júri Popular no Festival de Pessac, na França, onde também recebeu o Prêmio Danielle Le Roy, dado pelo júri jovem;

• Melhor Filme Estrangeiro no New Mexico Critics Awards;

• Melhor Filme em Língua Estrangeira no North Carolina Film Critics Association Awards;

• Melhor Filme Internacional pelo júri do Festival de Cinema de Palm Springs, nos Estados Unidos;

• Melhor Filme Internacional pela Associação de Críticos de Porto Rico.

• Melhor atriz de drama para Fernanda Torres no Globo de Ouro;

• Melhor atriz em filme de drama para Fernanda Torres no Satellite Awards.

A Tarde

Camisa 10 do Brasil é eleito melhor jogador do mundo de futsal

O melhor jogador de futsal do mundo usa a camisa 10 e é brasileiro. Nesta sexta-feira, 13, Pito, que atualmente defende o Barcelona, da Espanha, além da Seleção Brasileira, foi eleito o melhor jogador da temporada de 2023, pela Futsal Planet. O prêmio é reconhecido pela Fifa.

“Agora aumenta um pouco a pressão, mas é nesses momentos que realmente é bom, que dá para mostrar o quanto me esforcei todos esses anos. Vou dar o meu melhor para tentar conquistar esse título com o Brasil”, afirmou Pito, por meio das redes sociais.

O prêmio chegou na véspera da estreia do Brasil na Copa do Mundo da Fifa, que acontece neste sábado, 14, diante de Cuba. A competição vai ser realizada no Uzbequistão e vai até o dia 6 de outubro.

Pito é o sexto brasileiro a ganhar o título de melhor jogador de futsal do mundo e se junta a nomes consagrados como Manoel Tobias, Adriano Foglia, Falcão, Schumacher, e Ferrão.

A Tarde

Compositor juazeirense está inscrito para concorrer ao Grammy Latino

O compositor Maurício Dias Cordeiro, autêntico representante das “margens Bossanovistas do Rio São Francisco,” está inscrito através da “Tratore”, maior distribuidora de música do Brasil, para concorrer a uma indicação ao Grammy Latino 2024 na categoria Melhor Álbum de Música Brasileira, com o EP “Por Brigitte e por Bardot”, lançado nas plataformas digitais – https://youtu.be/w5L_Nqfccy4?si=revacCObWc8DF7ie . Ele também concorre na categoria Artista Revelação.

Maurício tem uma longa estrada e história na música. Começou nos festivais em Juazeiro, onde ganhou o Troféu João Gilberto com o Grupo Êxodus, pelo qual acompanhou Caetano Veloso em 1973 em um festival. Depois pisou em muitos palcos de Salvador como os dos Teatros Vila Velha e Gregório de Mattos, e em muitas casas noturnas da região do “Porto da Barra”, onde era muito festejado. Depois foi para São Paulo e Rio de Janeiro onde gravou discos, tocou em bares musicais e participou de shows gigantes no Ibirapuera e Maracanãzinho, que reuniam estrelas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Moraes Moreira, A Cor do Som, Luiz Melodia e Pepeu Gomes.  Parceiro do poeta Luiz Galvão dos Novos Baianos, ele também foi amigo e esteve muitas vezes com João Gilberto. Musicou dois poemas do criador da Bossa Nova. Maurício tem trabalhos publicados no Spotify , YouTube, Apple, Amazon, Deezer e Globo Play

Sobre o EP – Por “Brigite e por Bardot” é o mais novo trabalho de Maurício Dias Cordeiro, o Mauriçola, velho eterno guerreiro das margens bossanovistas do Rio São Francisco, Juazeiro, conterrâneo, parceiro e amigo de João Gilberto, de Luiz Galvão dos “Novos Baianos”. A música “Por Brigitte e por Bardot” é tropicália na veia. “Foi um samba dos “novos baianos” que abriu minha cabeça, me ensinou a pisar com os tamancos da tropicália nas pedras rolantes mutantes do Raul Seixas rock n’roll… aquele Sol não quis se por – quase morri de amor – por Brigitte e por Bardot”, conta Maurício.

Ascom

Quem é Marcus D’Almeida, do Tiro com Arco, eleito o Atleta do Ano em 2023 no Prêmio Brasil Olímpico

Poucos esportes olímpicos conseguem fazer parte da rotina do Brasil, que tem uma prevalência maior do futebol, e alguns conseguem ficar mais afastados do grande público como o caso do Tiro com Arco. Entrentanto, se depender de Marcus Vinícius D’almeida, de 25 anos, o esporte pode se popularizar no país.

Ainda muito novo e com um esporte pouco conhecido, Marcus D’Almeida foi eleito o Atleta do Ano (Troféu Rei Pelé) em 2023 pelo Prêmio Brasil Olímpico organizado pelo COB e que foi realizado na última sexta-feira (15). O “Disparada” teve em 2023 um ano para ficar marcado na sua carreira. Ele conquistou a Copa do Mundo de Tiro com Arco e com esse resultado terminou a temporada como o líder do ranking mundial. Ele também conquistou duas medalhas no Jogos Pan-americanos disputados em Santiago, no Chile.

Com os feitos, Marcus vai para a sua terceira Olímpiada na carreira em Paris-2024. Ele esteve presente nos Jogos do Rio-2016 e Tóquio-2020, mas terá na Europa mais chances de obter medalhas. Sem tempo para descansar pensando em Paris, Marcus brincou que a conquista do Troféu Rei Pelé que vai ser comemorada com treinos.

“Comemorar treinando, tem que pensar em Paris não tem nada ganho. Mas vou comemorar com minha  família, que me apoiou. Levar para o Centro de Treinamento, mostrar para a garotada que está começando. Sonhar é primeiro passo e eu quero que todo mundo que comece no Tiro com Arco sonhe com esse troféu [Atleta do Ano]. É muito importante.

A Folha de Pernambuco acompanhou o Prêmio Brasil Olímpico de 2023 realizado no Rio de Janeiro a convite do Cômite Olímpico Brasileiro (COB).

Folha PE

Juazeiro: Estudantes da rede municipal são premiados na 2ª Mostra Petrolinense de Foguetes

Estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Paulo VI, em Juazeiro, foram premiados com o primeiro e o segundo lugar da categoria Ensino Fundamental na 2ª Mostra Petrolinense de Foguetes, promovida pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). O evento aconteceu nesta sexta-feira (20) e reuniu estudantes de diversas escolas do Vale do São Francisco no campus do IFSertãoPE em Petrolina.

Na mostra, cada equipe finalista teve direito a dois lançamentos de foguete. Os que alcançaram a maior distância foram os vencedores. “Nós contamos com duas equipes participando da final e, assim como no primeiro ano da mostra, garantimos o primeiro e o segundo lugar. Ficamos muito felizes porque só tínhamos duas equipes representando a escola e as duas conseguiram um bom resultado”, contou a professora de Robótica do Paulo VI, Alana Gama, responsável pelo acompanhamento dos estudantes.

Foguetes

Os foguetes totalmente construídos pelos estudantes, apenas com algumas orientações da professora, são confeccionados utilizando duas ou mais garrafas PET e funcionam com água e ar comprimido. Na competição, os foguetes ficam sobre uma base de lançamento, também construída pelos alunos em pvc. Para impulsionar o foguete, os alunos usam uma bomba de encher pneus de bicicleta.

De acordo com a professora Alana Gama, no processo de confecção do foguete e com a participação na mostra, os estudantes desenvolvem uma série de habilidades. “Do ponto de vista pedagógico, esse processo é muito enriquecedor para os estudantes. Eles aprendem matemática, química, física, astronomia e cultura maker, além de desenvolverem habilidades socioemocionais”, frisou a professora.

Os estudantes premiados foram Luan Garcia, Márcio Galdino e Ryan Damásio, alunos do 7° ano do Ensino Fundamental, e Igor Costa, Josué Ribeiro e Tiago Mendes, alunos do 9° ano.

Ascom/Seduc

Escolas de Petrolina são destaque no programa Criança Alfabetizada e recebem R$ 80 mil de premiação

A prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, tem trabalhado amplamente, por meio de estratégias diversas, para fortalecer e aumentar os índices de alfabetização do município. Este esforço tem se materializado mediante aos grandes resultados obtidos e que indicam que a rede está no caminho correto. Uma conquista que comprova que as ações e investimentos realizados pela atual gestão têm dado bons frutos, é que as Escolas Municipais Félix Manoel dos Santos, localizada na Tapera, e a de Tempo Integral, José Fernandes Coelho, no Roçado, foram as duas unidades de ensino do município que ficaram em evidência no Prêmio Escola Destaque, promovido pelo Programa Criança Alfabetizada.

As unidades receberam o valor de R$80 mil como premiação para impulsionar, ainda mais, o desempenho na execução do trabalho de alfabetização. Esta conquista se deve pelo município ter alcançado, em 2022, ótimos resultados na avaliação de alfabetização do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe). Os profissionais envolvidos no processo de alfabetização também foram reconhecidos através da entrega menções honrosas. A professora Daniely Vidal, do Centro Municipal de Educação Infantil Tia Dulcineia, foi uma das agraciadas.

Petrolina tem mais de 10 mil estudantes matriculados do 1º ao 2º ano do Ensino Fundamental, etapa recomendada pelo Plano Nacional de Educação para que o ciclo de alfabetização seja concluído. Este é um período indispensável para a progressão escolar e construção de outros saberes que só são possíveis após esta etapa. A Secretaria vem fornecendo a professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares todas as ferramentas necessárias para que possam desenvolver um trabalho de excelência no processo de alfabetização.

“Temos a convicção de que a Educação de Petrolina tem avançado bastante através de várias ações implantadas pelo prefeito Simão Durando. São vários projetos que estimulam as habilidades de pensamento, de raciocínio, memória, linguagem, capacidade, resolução de problemas e de criatividade. Soma-se a isso, o grande comprometimento dos educadores que têm contribuído diariamente para garantir ainda mais qualidade no processo educacional, além da formação continuada a eles oferecidas pela Educação. Buscamos sempre traçar um caminho constante de mapeamento da aprendizagem, vinculado ao desenvolvimento de cada um dos alunos, através de avaliações e com foco central na leitura”, destacou a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Rosane da Costa.

Elaine Barbosa/Ascom Secretaria de Educação, Cultura e Esportes

Curta-metragem produzido em Petrolina é premiado na 14ª edição do Festival de Cinema de Triunfo

O curta-metragem “Mãe”, gravado em Petrolina (PE), no início do ano, foi um dos vencedores da 14ª edição do Festival de Cinema de Triunfo (PE), neste final de semana. O filme, dirigido por Natália Tavares, foi premiado como melhor curta-metragem pernambucano, pelo Júri da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas de Pernambuco/Associação Pernambucana de Cineastas (ABD/Apeci), e escolhido pelo Júri Oficial do Festival na categoria ‘melhor ator – curtas, médias e experimental’ pela atuação de Guilherme Alves, como o garoto Luís, protagonista da história.

Guilherme é petrolinense e em “Mãe”, aos 11 anos, teve o seu primeiro papel como protagonista no cinema. “Fiquei particularmente feliz por Guilherme receber um prêmio num festival tão importante do circuito brasileiro. Acho que é um incentivo sem tamanho quando se é tão jovem. Espero que ele possa realizar seus sonhos e seguir nessa carreira se assim desejar, mesmo tendo nascido e crescido numa cidade do interior. Por isso é tão importante investir em políticas culturais, são elas que permitem que filmes como ‘Mãe’ sejam realizados e talentos como o de Guilherme sejam descobertos”, pontua a diretora Natália Tavares, lembrando que o filme recebeu incentivo do edital Funcultura audiovisual 2020/2021.

O Festival de Triunfo marcou a primeira exibição de “Mãe” em tela grande, a estreia do filme em festivais e rendeu os primeiros prêmios do curta. “Ver meu filme pela primeira vez no cinema, em tela grande, foi uma experiência sem igual. É quando exibimos um filme para uma audiência que a magia do cinema acontece e vê-lo sendo bem recebido pelo público foi muito especial. A curadoria e programação do festival estavam fantásticas. Vi muitos filmes bons e foi uma honra estar em uma seleção com obras tão incríveis”, avaliou Natália.

“Mãe”

Em 22 minutos, o curta-metragem conta a história de Luís (Guilherme Alves), um garoto de 11 anos que vive em um povoado de beira de estrada, no sertão pernambucano, apenas com sua mãe, Selma (Zuleika Bezerra), depois de ser abandonado pelo pai quando ainda era um bebê. Após ter sonhos estranhos e notar uma movimentação suspeita no quintal de sua casa, Luís começa a desconfiar que sua própria mãe esteja envolvida no desaparecimento dos homens do povoado. O filme explora o limite do sobrenatural, onde o abandono e o isolamento fazem os personagens tomarem decisões irreversíveis.

O filme foi rodado em janeiro de 2023, na comunidade do Capim e na Vila 12, em Petrolina. Além de Guilherme Alves e Zuleika Bezerra, a equipe de produção é composta por mais de 90% de profissionais de Petrolina e Juazeiro, como o artista plástico Antônio Carlos Coêlho de Assis, o “Coelhão”, que dá vida à Seu Ciço.

Ficha Técnica:

“Mãe” foi fomentado pelo 15° EDITAL DO FUNCULTURA 2020/2021 e produzido pela Cuy Filmes. / Dirigido por: Natália Tavares / Produzido por: Natália Tavares e Julian Nebreda-Bello / Escrito por: Natália Tavares e Cleiton Costa / Com Guilherme Alves, Zuleika Bezerra e A.C. Coêlho de Assis “Coelhão” / Direção de Fotografia: Rafael de Almeida / Direção de Arte e Figurino: Letícia Rodrigues / Produção e Preparação de Elenco:  Antonio Veronaldo / Trilha Sonora Original: Sebastián Díaz / Montagem: Raphaela Spencer / Direção de Produção: Cristiane Crispim / Maquiagem: Karina Matos e Pryscilla Caprytte- Movimento Mais que Make / Assistente de Direção: Cleiton Costa / Som Direto: Alex Guterres / Coordenação de Produção: Severo Filho / Assistente de Arte e Figurino: Jhennyson Santiago /Making Of, Still e Assit. de Câmera: Fernando Pereira / Assist. Câmera: Leandro Cunha / Design Gráfico: Daniel Tagliari

Eneida Trindade

Professores podem concorrer ao Prêmio Lucilo Ávila Pessoa

O prazo para inscrição no Prêmio Lucilo Ávila Pessoa de Educação foi prorrogado. Professores interessados em concorrer têm agora até esta segunda-feira (28) para submeter seus trabalhos pelo site https://tecnologianaeducacao.com.br. Podem se inscrever docentes do Estado que atuem na educação básica, profissional, técnica e superior, incluindo Bacharelados, Licenciaturas e Tecnológicos.

O Prêmio Lucilo Ávila Pessoa de Educação é uma iniciativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE) e integra as atividades do XIX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação (CITE), que acontecerá de 20 a 22 de setembro nos espaços do Senac Pernambuco, nas cidades de Recife, Caruaru e Petrolina.

Para se inscrever no prêmio, que chega à oitava edição, o professor precisa estar no exercício da atividade docente e ter participado do desenvolvimento de experiências pedagógicas bem-sucedidas, planejadas e executadas em escolas privadas e das esferas da administração municipal, estadual ou federal. Será necessário preencher um formulário disponível no site do XIX CITE, anexar relato de experiência com detalhes da atividade realizada, cópia de identidade, CPF e comprovante de inscrição no congresso.

A avaliação será realizada por uma comissão julgadora formada por representantes do Sesc, Senac, Faculdade Senac, Instituto Fecomércio, Sebrae e Secretaria de Educação do Estado. Serão avaliadas a clareza no relato de experiência, a relevância para a educação em Pernambuco, a inovação e criatividade na prática educacional. O resultado do trabalho vencedor será anunciado no dia 5 de setembro no site do XIX CITE. A experiência vencedora será premiada com uma Bolsa da Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade Senac Pernambuco, de acordo com as regras contidas no edital da premiação.

Desde a sua criação, o prêmio tem buscado valorizar os professores em seu papel de agentes formadores e parte integrante do desenvolvimento social e humano, bem como difundir e dar visibilidade às experiências pedagógicas construídas e implantadas pelos docentes, tornando-as passíveis de serem adotadas por outros profissionais e pelos sistemas de ensino.

Congresso

O Prêmio Lucilo Ávila será entregue presencialmente no dia 19 de setembro, integrando a programação do XIX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, que acontece nos dias 20, 21 e 22 de setembro, em formato presencial e virtual, nas cidades de Recife, Caruaru e Petrolina. A programação conta com 51 palestras, sete oficinas e cinco prosas/mesa redonda com nomes importantes do cenário brasileiro e internacional, além de apresentações culturais, shows, tour pedagógico, Ideathon (maratona de inovação), Salão de Empreendedorismo e o Espaço do Conhecimento.

Diário de Pernambuco

123