Prefeitura de Petrolina reforça preparação das escolas para o início do ano letivo

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Petrolina, segue fortalecendo a preparação das unidades escolares da rede municipal para o início do ano letivo. As manutenções estão sendo realizadas pelas próprias gestões escolares, que receberam recursos específicos para pequenos reparos e têm autonomia para identificar prioridades e executar as intervenções necessárias em cada unidade.

Esse recurso extra foi destinado pela Secretaria de Educação através do Fundo Descentralizado de Apoio Financeiro (FUNDAF), garantindo mais celeridade, eficiência e autonomia às escolas na realização de serviços de manutenção, como ajustes estruturais, pintura, reparos em banheiros, elétrica e hidráulica, de acordo com a realidade e as necessidades de cada espaço.

Entre as unidades que estão passando por intervenções está a Escola Municipal de Educação em Tempo Integral São Domingos Sávio, localizada no bairro Gercino Coelho. ‘Estamos realizando serviços como pintura e reparos nos banheiros. Esses trabalhos seguem um cronograma planejado para assegurar que tudo esteja pronto para receber os alunos na volta às aulas”, afirmou a gestora da unidade, Eli Gonçalves.

Os serviços estão sendo realizados priorizando demandas identificadas pelas gestões escolares, além de ações preventivas que contribuem para o bom funcionamento das unidades ao longo do ano. Atualmente, a rede municipal de Petrolina atende mais de 58 mil estudantes, distribuídos em 242 unidades escolares.

Ascom

Prefeitura leva ação em saúde Especial de Natal para escola de Petrolina

Em clima de cuidado e alegria, o espírito natalino também chegou nas ações de saúde do município. Para celebrar essa época tão especial, a Secretaria de Saúde de Petrolina, realizou na sexta-feira (5), uma ação de saúde bucal Especial de Natal na Escola Municipal Santa Terezinha, no bairro Dom Avelar. A iniciativa, que uniu diversão e aprendizado, contemplou cerca de 800 crianças e reforçou o compromisso do município em promover a saúde e o bem-estar na infância.

Durante toda a manhã, as crianças participaram de uma programação diversificada, que incluiu escovação supervisionada, teatro educativo, além de brincadeiras lúdicas. As atividades foram pensadas para ensinar, de forma leve e divertida, a importância da higiene bucal e dos cuidados preventivos.

O ciclo de atividades da edição Especial de Natal será encerrado no dia 10 de dezembro, na Escola Municipal do Assentamento Terras da Liberdade, localizada na zona rural do município. A iniciativa conta com o apoio da Associação Brasileira de Odontologia e Colgate.

Ascom

Jogos Escolares da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EPJAI) começa neste sábado (8) em Senhor do Bonfim

A Secretaria de Educação e Esportes de Senhor do Bonfim, realiza a partir deste sábado (8) os Jogos Escolares da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI). A cerimônia está marcada para às 19h, no Núcleo de Esportes João Correia, e marca o início de uma programação que promete movimentar estudantes de todas as escolas da rede municipal, com disputas nas modalidades futsal, dama e dominó.

As competições acontecem sempre à noite, no Núcleo de Esportes, e seguem até o dia 22 de novembro, envolvendo as fases classificatórias, semifinais e finais. Mais do que promover o esporte, os jogos reforçam o compromisso da gestão municipal com a inclusão e a valorização da educação em todas as idades.

De acordo com o superintendente de Esportes, Sílvio Nunes, o evento tem um significado especial. “Os jogos da EPJAI demonstram que o esporte é para todos. Ele integra, motiva e valoriza cada participante, mostrando que nunca é tarde para viver novas experiências e fortalecer o espírito coletivo”, destacou.

Programação:

8/11 – Abertura Oficial

Local: Núcleo de Esportes

Horário: 19h

12/11 – Primeira Fase

Local: Núcleo de Esportes

Horário: 19h

Modalidades: Jogos de Mesa, Futsal,

14/11 – Primeira Fase

Local: Núcleo de Esportes

Horário: 19h

Modalidades: Jogos de Mesa, Futsal

22/11 – Semifinais e Finais

Local: Núcleo de Esportes

Horário: 19h

Ascom

Semana da Pessoa com Deficiência começa com atividades nas escolas e caminhada em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, deu início, nesta quinta-feira (21), a programação da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Foram realizadas atividades de acolhimento e sensibilização nas escolas da rede municipal, além da já tradicional caminhada da APAE Petrolina, realizada com apoio da Prefeitura e de entidades parceiras. As ruas centrais da cidade reuniram estudantes, familiares e a sociedade em geral em um momento de mobilização pela inclusão.

A dona de casa Fátima da Silva acompanhou a caminhada e destacou a importância do apoio social. “Fiz questão de parar e acompanhar como forma de apoiar a causa. Tenho um filho autista e sei como é a luta diária. Esse apoio da sociedade é fundamental para nos fortalecer”, afirmou.

Nas escolas, a programação iniciou com dinâmicas e atividades como o painel interativo onde os alunos escreverem ou desenharem mensagens que respondiam à pergunta “O que é inclusão para mim?”. Na escola Municipal Jacob Ferreira, localizada no bairro Cosme e Damião, a inclusão foi a pauta de todas as atividades do dia. A gestora da unidade ressalta a relevância da mobilização. “Hoje foi a abertura da semana que tem o tema ‘A inclusão precisa tornar-se rotina’, e nós pudemos vivenciar essas atividades com os estudantes e perceber que essa inclusão já existe na escola. É gratificante vê-los vivenciando o respeito às diferenças no dia a dia”, destacou.

Nesta sexta-feira (22), dentro da programação, será realizado, a partir das 8h, no auditório do IFSertão, o Seminário Regional: Leitura, Inclusão e Transformação, reunindo especialistas, professores, famílias e gestores para debater políticas públicas, experiências de inclusão e o fortalecimento dos direitos das pessoas com deficiência. A programação da Semana da Pessoa com Deficiência segue até a próxima  quinta-feira (28) com atividades diversificadas nas escolas da rede municipal.

Ascom

“Piquenique Encantado” leva magia e literatura para escolas da rede municipal de Petrolina

A rede municipal de ensino de Petrolina foi tomada pela magia do projeto “Piquenique Encantado”, que aconteceu na última semana em 10 escolas da rede, envolvendo cerca de 3 mil estudantes com idades entre 3 e 10 anos. A iniciativa aliou arte, literatura e ludicidade, oferecendo às crianças uma oportunidade única de ampliar seu repertório cultural e desenvolver habilidades socioemocionais por meio da contação de histórias.

Entre as unidades que receberam o projeto, destaque para a Nossa Infância+ Izanilde Nascimento Santos Sol Posto, no bairro Jardim Petrópolis, onde os alunos vivenciaram intensamente essa experiência lúdica e educativa. “Momentos como esse fortalecem o vínculo da criança com a escola e tornam o processo de aprendizagem mais prazeroso, já que despertam a imaginação e o interesse pela leitura desde cedo”, afirma a coordenadora da unidade, Cleide Ferreira. O estudante Enzo Miguel, do grupo 1, ficou encantado com as apresentações, representando a empolgação e o brilho nos olhos das crianças que participaram da programação.

A programação trouxe a clássica história “Branca de Neve e os Sete Anões”, encenada por personagens caracterizados que encantaram o público infantil. Além disso, a atividade contou com a “Baladinha Literária”, um momento de dança e descontração que reforçou a integração entre os estudantes e mostrou que a literatura pode ser também um espaço de diversão, criatividade e convivência.

Ascom

Escolas celebram os frutos do Mandacaru na Festa dos Colonos da comunidade

“Educar é um ato de amor”. Com esse tema, os estudantes da Escola Municipal Celso Cavalcante de Carvalho e da EMEI Bolivar Santana e da Escola Municipal Manoel Gomes Martins desfilaram pela comunidade do Projeto Mandacaru I, neste sábado (09), na Festa dos Colonos 2025.

Durante o desfile, os estudantes homenagearam os 50 anos da festa, os colonos e o seu trabalho que tantos frutos traz para a comunidade. “Essa é uma festa significativa, afinal, é por causa dos colonos que nós estamos aqui. Eles foram os fundadores do projeto e estamos fazendo essa homenagem como um presente de agradecimento a esse ato de bravura deles”, disse a gestora das Escolas Celso Cavalcante e Manoel Gomes, Maria Betânia Pereira Bispo.

Em 2025, a Festa dos Colonos do Mandacaru I celebra a colheita das sementes plantadas. De acordo com a gestora, o tema está atrelado à temática escolhida pelas escolas para o desfile. “Nós somos as sementes plantadas do Mandacaru e estamos, também, plantando e semeando na educação. As escolas da comunidade representam os semeadores e os colhedores dos frutos futuros”.

Ascom

Criança leva cocaína para escola pensando que é doce, e PM é acionada

Pelo menos 20 crianças foram encaminhadas para uma unidade de saúde em Itamonte, no Sul de Minas Gerais, com suspeita de ingestão de cocaína nesta sexta-feira (21). Os menores de 4 e 5 anos tiveram acesso à substância quando uma colega de 4 anos levou 16 papelotes, achando que era doce.

A Polícia Militar de Minas Gerais informou que uma professora chamou a corporação após ouvir duas alunas dizendo que o “papelzinho” que uma colega tinha dado estava ruim. Quando a professora pediu para a criança mostrar o que a amiga lhe deu, a menina mostrou um objeto parecido com um papelote de droga.

A professora perguntou à menina e ela disse que os pacotes estavam na casa do pai e que ele havia dado para ela. A criança e o “papelzinho” foram levados para a diretoria. Depois, a professora encontrou mais seis pacotes na mochila e nove debaixo da cadeira. Segundo a polícia, sete pacotes estavam cheios e lacrados, e nove estavam parcialmente usados.

O pai da criança foi até a escola antes da polícia ser chamada. No local, ele tirou o produto da mão de uma coordenadora e fugiu. Pouco depois, o tio da criança chegou, desacatou duas conselheiras tutelares e levou a sobrinha embora. Ele foi encaminhado para a delegacia onde assinou Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) e foi liberado.

A polícia realizou buscas para localizar e prender o pai da criança, mas até a publicação desta matéria, ele ainda não havia sido encontrado. Amostras foram coletadas das crianças que tiveram contato com a menina que trouxe a substância, para verificar se houve inalação ou ingestão do produto. As crianças estão sendo acompanhadas pelos responsáveis.

Diario de Pernambuco

 

Escolas da rede municipal festejam o Dia Mundial da Água

A água é um recurso natural fundamental para a sobrevivência dos seres vivos no planeta terra. Mas ela é um recurso esgotável. Por isso, em 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 22 de março como o “Dia Mundial da Água”, para lembrar à população mundial sobre a necessidade de preservá-la.

Em Juazeiro, para marcar a data, as escolas da rede municipal de ensino anteciparam as comemorações e realizaram uma série de atividades, na sexta-feira (21), com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre a sua importância. As escolas realizaram desde atividades lúdicas com as crianças da Educação Infantil até visitas de campo a unidades de tratamento da água.

Os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal 15 de Julho, visitaram a Estação de Bombeamento de Água da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), do polo irrigado de Maniçoba. “Nós agradecemos ao Distrito de Irrigação (DIM) pela oportunidade e parceria, e por compartilhar conhecimento com os nossos jovens. Conhecer o que é nosso também zelar pelo nosso lugar. Cuidar da água, cuidar do rio, é, também, uma forma de cuidar um pouco de cada um de nós”, frisou a gestora da unidade escolar, Jamielle Dantas.

Na Escola Municipal Professora Atanilha Luz Araújo, em Massaroca, a data foi marcada por uma visita à Estação de Tratamento do SAAE no Distrito. Os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, guiados pela professora Raquel Silva e pela equipe do SAAE, aprenderam sobre a importância da água e sobre o trajeto que ela faz até chegar às torneiras das casas. Os alunos também distribuíram panfletos sobre o uso consciente da água.

A Escola Municipal Santo Antônio, no Projeto Curaçá (NH3), em Itamotinga, incluiu a temática nas atividades pedagógicas. “Com os alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, o nosso foco foi a leitura, a escrita e a interpretação de textos. Já com as turmas do 1º ao 2º ano, o foco foi a alfabetização, utilizando a temática da água, a partir do uso de metodologias diversificadas”, contou a vice-gestora da Escola, Laura Belfort.

Nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI), o tema também foi trabalhado de forma lúdica. Para a faixa etária de 2 a 5 anos, os professores de escolas como a EMEI Maria de Lourdes do Vale Almeida, no NH3, e a EMEI Mariá Viana Tanuri, no Santo Antonio, estimularam os alunos a reconhecerem a importância da água para a vida e a necessidade de preservá-la.

Ascom

Processo eleitoral em escolas de Petrolina ensina crianças sobre democracia e liderança

O que era para ser uma simples eleição de representantes de turma, virou uma aula de cidadania para os estudantes das escolas municipais de tempo integral de Petrolina. O processo eleitoral, realizado com candidatos e eleitores entre 6 e 14 anos de idade, teve título de eleitor, urna eletrônica, cabine de votação e serviu para mostrar aos meninos e meninas a importância da democracia.

Durante o processo eleitoral, os candidatos formaram chapas e apresentaram propostas aos colegas, destacando pontos de melhoria na escola e sugestões para tornar o aprendizado mais eficiente. Respeito aos professores, funcionários e colegas também fez parte dos “programas de governo” dos concorrentes.

Estudante do 5º ano e candidata a líder de turma na Escola Municipal em Tempo Integral Anézio Leão, Marília Ribeiro Santos Lima destacou a importância do cargo. “Ser líder não é só um título, é um compromisso com a nossa turma e com a escola. Queremos ajudar a melhorar o ambiente e garantir que todos tenham voz”.

A Secretaria de Educação do Município enxerga o processo como “uma forma de fortalecer valores como solidariedade, cooperação e senso crítico, preparando os estudantes para desafios futuros dentro e fora do ambiente escolar”.  Ainda segundo a Secretaria, “as crianças passam a vivenciar o processo eleitoral, sendo estimulados a tomar decisões, trabalhar em equipe e desenvolver a liderança, contribuindo para a construção do projeto de vida dos estudantes e sua atuação responsável na sociedade”.

A escolha dos líderes de turma é feita duas vezes por ano. Após as eleições, os vencedores participam de reuniões coletivas, de rodas de conversa e conselhos de classe para discutir dificuldades e avanços, registrando tudo em suas agendas para acompanhamento dos professores e da gestão escolar.

G1 Petrolina

‘Escola Amiga da Árvore’: Estudantes de Petrolina participam de atividades sobre o meio ambiente e arborização

“Ficamos muito felizes em receber na nossa escola esse projeto de arborização, ele inspira uma nova geração a cuidar do meio ambiente e a proteger o futuro do planeta. Aqui na nossa unidade já contamos com dois projetos: Sustentaic e Reflora, todos voltados com um olhar para o meio ambiente e sustentabilidade”.

Esse foi o depoimento do estudante do 9º ano Lucas Alexandre, da escola Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos (CAIC) que participou nesta terça-feira (11) do projeto ‘Escola Amiga da Árvore’, desenvolvido pela Prefeitura de Petrolina, através da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA).

Durante a ação, uma equipe da AMMA levou 100 mudas, dentre elas da espécie: Ipê roxo, Ipê amarelo e Pata de Vaca. Foi realizada uma palestra sobre a importância de cuidar do meio ambiente, quais os tipos de plantas que temos no Viveiro Municipal e como plantar e cuidar das árvores. No final do encontro, os alunos puderam plantar novas árvores na escola com o auxilio da equipe e ganharam mudas para plantar em casa.

“Esse projeto é muito importante porque tem como base ampliar as árvores não só da escola, como da cidade. Essas ações debatem sobre o meio ambiente e contribuem para o aumento do conhecimento sobre o assunto e, consequentemente, nos tornamos pessoas mais preocupadas com o futuro sustentável”, relata o aluno do 9° ano, Davi Samuel.

Para as escolas que desejarem receber o projeto, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected] ou pelo número de WhatsApp: (87) 9 9190-7667. A equipe da AMMA está disponível para atender escolas municipais, estaduais ou privadas, levando o aprendizado e a experiência prática até os alunos.

 

Jhulyenne Souza/Ascom Agência Municipal do Meio Ambiente
Fotos: Deivid Menezes e Erlan Alexandre

Semana de ações nas escolas de Petrolina reforçam o respeito e valorização das mulheres

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, as escolas da rede municipal de Petrolina estão promovendo ações pedagógicas com o objetivo de sensibilizar estudantes e a comunidade escolar sobre temas como respeito, autoestima, violência contra a mulher e a importância da participação feminina em diversas áreas da sociedade.

As atividades integram o projeto institucional “Petrolina Ler+” e “Petrolina Escreve+”, que buscam estimular o desenvolvimento da leitura e da escrita. Através dos projetos são abordadas diversas temáticas com ênfase na valorização de mulheres e meninas e no enfrentamento da violência, mobilizando os eixos de leitura e produção textual.

A programação inclui diversas ações, como rodas de conversa, apresentações sobre mulheres que se destacaram em campos como arte, educação, política e esporte, e atividades lúdicas como teatro de fantoches, pintura e colagem. Além disso, as escolas promovem a confecção de painéis interativos que destacam personalidades femininas inspiradoras. A ideia é não só celebrar as conquistas das mulheres, mas também criar um ambiente de aprendizado e discussão sobre o empoderamento feminino e a importância do respeito mútuo.

Consciente da importância do seu papel na sociedade, a aluna Emilly Annemberg, do 9º ano da Escola Municipal Anete Rolim, no bairro Pedra Linda, destacou a relevância das atividades. “É fundamental abordar esse tema na escola, pois nos ajuda a compreender o papel da mulher na sociedade e a perceber que a violência contra elas ainda é um problema sério. Ao aprender sobre a Lei Maria da Penha e ouvir histórias de mulheres fortes, nos sentimos mais empoderadas e conscientes de como podemos contribuir para mudar essa realidade”, disse Emilly.

As atividades incluem ainda a exibição de documentários e debates sobre a Lei Maria da Penha, garantindo uma abordagem aprofundada e acessível para todas as faixas etárias atendidas pela rede municipal de ensino. Com esse conjunto de ações, a Gestão Municipal busca fortalecer a educação e a conscientização sobre os direitos das mulheres, com o objetivo de formar cidadãos mais conscientes e respeitosos para o futuro.

Elaine Barbosa/Ascom Secretaria de Educação
Fotos: Deivid Menezes

10 escolas públicas de Juazeiro (BA) receberão sessões de cinema do ‘Conexão Pipoca’

Um cinema itinerante será montado no pátio de escolas públicas de Juazeiro nesta semana com o projeto ‘Conexão Pipoca’. Serão 10 unidades de ensino atendidas, entre localidades as áreas urbana e rural. As sessões serão realizadas entre a segunda (10) e a quinta (14), além da terça (25), sendo uma pela manhã e outra à tarde.

A ação da Pipa Produções com recursos da Lei Paulo Gustavo Bahia realiza uma mostra com cinco filmes infantis baianos. Também é organizado um programa de mediação cultural com atividades lúdicas para as crianças. Tudo é oferecido de forma gratuita para promover a cultura audiovisual no ambiente escolar.

“Essa será a nossa segunda temporada, levando o cinema para dentro das escolas. Montamos um telão, distribuímos pipocas e tentamos fazer aquele ambiente se transformar em uma sala de cinema. Estou ansiosa para ver os olhinhos brilharem”, diz a coordenadora de produção Nilzete Miranda.

A curadoria foca em filmes que discutem temas sociais de forma lúdica, como bullying, racismo, questões de sustentabilidade e meio ambiente, e outros temas que contribuam na formação de uma sociedade mais consciente. As obras também contam com recursos de acessibilidade comunicacional, tradução em Libras e audiodescrição.

Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.

Ascom

Prefeitura de Petrolina anuncia resultados da primeira chamada da solicitação de vagas na Rede de Ensino

A prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, divulgou na sexta-feira (20) os resultados da primeira chamada para solicitação de vagas destinadas a alunos novatos e transferências internas. As informações estão disponíveis no site educacao.petrolina.pe.gov.br.

Neste ano, a Secretaria recebeu mais de 7.400 solicitações, refletindo o grande interesse da comunidade em garantir uma educação de qualidade nas escolas municipais. Os resultados divulgados contemplam os estudantes atendidos em sua primeira opção de unidade de ensino.

Matrículas
Os pais e responsáveis com solicitações deferidas devem ficar atentos ao período de efetivação da matrícula, que ocorrerá entre 23 de dezembro de 2024 e 6 de janeiro de 2025. É essencial que as famílias compareçam à instituição indicada para garantir a vaga e assegurar o ingresso dos alunos na rede municipal, reconhecida pelos excelentes resultados no estado e no país.

Próximas chamadas
Para atender aqueles que não foram contemplados na primeira opção, a Prefeitura realizará uma segunda chamada no dia 10 de janeiro, seguida de uma terceira chamada. Essas etapas visam oferecer mais oportunidades a todos os estudantes da comunidade. A Secretaria recomenda que os pais ou responsáveis acompanhem os resultados no site e estejam preparados para agir rapidamente. Caso as vagas não sejam efetivadas dentro do prazo estipulado, elas serão redistribuídas para outros alunos das listas das próximas chamadas.

Em caso de dúvidas ou para mais informações, a população pode entrar em contato pelo telefone (87) 3983-6440 ou acessar o site educacao.petrolina.pe.gov.br.

Elaine Barbosa/Ascom Secretaria de Educação

Ações tornam emprego acessível para jovens de escolas públicas

“O Programa Primeiro Emprego (PPE) tem sido um transformador na minha realidade como mulher negra e de comunidade periférica, pois não está só me proporcionando oportunidades valiosas, mas também incentivado a sair da minha zona de conforto”, afirma a beneficiada do PPE Gabriela Diogo de Oliveira, de 23 anos. Ela entrou no programa em 2021, como jovem aprendiz da Embasa, e hoje está locada na Casa Civil, como técnica em administração.

Articulando trabalho e educação, o PPE tem como principal objetivo dar oportunidade aos estudantes de entrar no mercado de trabalho com todos os direitos previstos na CLT. De seu lançamento, em 2016, até este ano, o PPE já acumulou 20.650 egressos beneficiados.

A seleção para o programa é feita por meio de um ranking de notas da Secretaria da Educação (SEC) para alunos que concluíram os cursos técnicos de nível médio na Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia. A convocação é feita pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Colega de Gabriela no PPE e na Casa Civil, Amanda Emmyli de Oliveira Teles, de 19 anos, enaltece as experiências práticas permitidas pelo PPE. De acordo com ela, essas experiências ajudam a desenvolver habilidades valiosas, aumentando a confiança e preparando os beneficiados para os desafios profissionais.

“São programas que facilitam a entrada no mercado e nos preparam para contribuir de maneira significativa em nossas carreiras”, relata Amanda. “A experiência no PPE tem sido extraordinária e muito além do que eu imaginava. E o impacto positivo que vem gerando na minha trajetória são notáveis, por isso sou muito grata por essa oportunidade.”

Oportunidades que seguem repercutindo na vida dos beneficiados e suas famílias – e impactando o serviço público da Bahia. “Tem sido expressiva a quantidade de egressos do PPE inseridos na administração pública e muitos são os exemplos exitosos”, relata o coordenador da Coordenação de Acompanhamento de Políticas Sociais (COAPS) da Casa Civil, Antonio José Souza Assis. “Há uma beneficiada de mais de 50 anos, por exemplo, que acabou entrando em depressão severa após uma separação, entrou no PPE por insistência da filha e hoje exerce suas atividades com excelência.”

O coordenador explica que o projeto busca acompanhar os beneficiados e seu desenvolvimento, e cita ainda o caso de uma coletora de material descartável que fez o curso técnico em enfermagem. “Pelas notas obtidas no curso, ela foi convocada e hoje, beneficiada do PPE, atua como técnica de enfermagem numa unidade de saúde do estado”, afirma. “A verdade é que o programa tem feito emergir jovens lideranças cujas vozes potentes tem ressoado com um brilhantismo incomum.”

A Tarde

Só 8% das cidades abordam questões raciais

Apenas 7,9% das secretarias municipais de Educação do País abordam a temática étnico-racial na formação dos professores, gestores, diretores e coordenadores escolares com regularidade (pelo menos uma vez a cada 15 dias).

Os dados fazem parte da pesquisa Percepções e Desafios dos Anos Finais do Ensino Fundamental nas redes municipais de ensino, realizada pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Itaú Social, entre maio e junho do ano passado. Foram ouvidas 3.329 redes municipais de ensino (60% do total do País), que concentram 3,4 milhões de alunos de anos finais do ensino fundamental (6.º ao 9.º ano).

Na maioria das redes de ensino, a abordagem sobre questões étnico-raciais é ainda mais esporádica na formação para professores. Em 32,8% delas, a discussão sobre o tema ocorre apenas uma vez por ano. Em 19,8%, o assunto simplesmente não foi abordado ao longo do ano.

Folha PE

 

 

123