Agosto Lilás: Em caminhada Petrolina reforça compromisso no combate à violência contra a mulher

Entre panfletos, cartazes e passos firmes, dezenas de pessoas percorreram as ruas de Petrolina nesta sexta-feira (22) durante a Caminhada Lilás, reforçando o compromisso da cidade com a proteção e os direitos das mulheres. A concentração aconteceu na Praça do Bambuzinho, e o percurso seguiu até a frente da Prefeitura, passando por pontos estratégicos da cidade para aumentar a visibilidade da campanha e distribuir informações sobre os canais de denúncia da violência doméstica. Promovida em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a iniciativa reuniu cidadãos, servidores públicos e representantes da sociedade civil, consolidando o compromisso de toda a cidade com uma cultura de respeito, inclusão e igualdade para todas as mulheres.

Um dos símbolos mais marcantes do evento foi a cadeira de rodas pintada de lilás, em homenagem a Maria da Penha Maia Fernandes, ativista brasileira que se tornou um símbolo na luta contra a violência doméstica no Brasil. A cor lilás representa igualdade e respeito, enquanto a inclusão da cadeira evidencia que a violência afeta todas as mulheres, independentemente de suas condições físicas, reforçando o caráter inclusivo e abrangente da mobilização.

Passando pelo trajeto, Maria Santos, moradora do centro da cidade, parou para observar e destacou a importância do ato. “É muito bom ver a cidade se mobilizando assim. Muitas mulheres precisam de apoio, campanhas como essa ajudam a mostrar que ninguém está sozinho”, disse. A Caminhada Lilás vai além de um ato de conscientização: busca engajar a sociedade na prevenção da violência contra a mulher, disseminando informações essenciais sobre direitos e serviços de apoio.

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, desenvolve políticas públicas voltadas às mulheres, visando proteção, autonomia e empoderamento. Nesse contexto, destaca-se o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), que oferece gratuitamente atendimentos socioassistenciais, psicológicos e jurídicos, além de palestras, cursos e oficinas para fortalecer a cidadania e apoiar mulheres vítimas de violência. O CEAM funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida Gilberto Freire, S/Nº, Vila Mocó (em frente ao SESI).

Ascom

Petrolina: Grávidas participam de conversa sobre importância de uma boa alimentação

No mês dedicado sobre a importância do aleitamento materno, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta terça-feira (19) mais uma iniciativa no Centro de Parto Normal (CPN). As gestantes que frequentam o espaço, participaram de uma palestra educativa sobre os cuidados com os alimentos que ingerem no período de amamentação. A atividade integrou a tradicional visita guiada, realizada semanalmente para as futuras mamães.

A ação teve como objetivo orientar as mamães sobre a relação direta entre uma alimentação equilibrada e a qualidade do leite materno, promovendo mais saúde e bem-estar tanto para a mãe quanto para o bebê. A palestra abordou temas como a importância da hidratação, alimentos que favorecem a produção do leite e aqueles que devem ser evitados, além de desmistificar dúvidas comuns sobre dieta no período do aleitamento.

Para a gestante Janiely da Silva, a atividade foi bastante proveitosa. “A palestra reforçou a importância de manter uma alimentação equilibrada durante a gravidez e a amamentação. Aprendi sobre os benefícios de uma alimentação rica em nutrientes para o desenvolvimento de meu bebê e também para o meu bem-estar. A nutricionista também nos fez uma alerta em relação a alimentos processados, ricos em açúcar, cafeína e gorduras. Vou seguir as orientações para proporcionar qualidade de vida para o meu neném”, destacou.

O Centro de Parto Normal segue com uma programação educativa voltada para gestantes ao longo de todo o ano, fortalecendo o vínculo e garantindo que as mães se sintam mais seguras e acolhidas nesse momento tão especial. A programação do Agosto Dourado será finalizada na próxima terça-feira (26) com uma oficina sobre amamentação.

Ascom

‘Escola Amiga da Árvore’: Estudantes de Petrolina participam de atividades sobre o meio ambiente e arborização

“Ficamos muito felizes em receber na nossa escola esse projeto de arborização, ele inspira uma nova geração a cuidar do meio ambiente e a proteger o futuro do planeta. Aqui na nossa unidade já contamos com dois projetos: Sustentaic e Reflora, todos voltados com um olhar para o meio ambiente e sustentabilidade”.

Esse foi o depoimento do estudante do 9º ano Lucas Alexandre, da escola Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos (CAIC) que participou nesta terça-feira (11) do projeto ‘Escola Amiga da Árvore’, desenvolvido pela Prefeitura de Petrolina, através da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA).

Durante a ação, uma equipe da AMMA levou 100 mudas, dentre elas da espécie: Ipê roxo, Ipê amarelo e Pata de Vaca. Foi realizada uma palestra sobre a importância de cuidar do meio ambiente, quais os tipos de plantas que temos no Viveiro Municipal e como plantar e cuidar das árvores. No final do encontro, os alunos puderam plantar novas árvores na escola com o auxilio da equipe e ganharam mudas para plantar em casa.

“Esse projeto é muito importante porque tem como base ampliar as árvores não só da escola, como da cidade. Essas ações debatem sobre o meio ambiente e contribuem para o aumento do conhecimento sobre o assunto e, consequentemente, nos tornamos pessoas mais preocupadas com o futuro sustentável”, relata o aluno do 9° ano, Davi Samuel.

Para as escolas que desejarem receber o projeto, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected] ou pelo número de WhatsApp: (87) 9 9190-7667. A equipe da AMMA está disponível para atender escolas municipais, estaduais ou privadas, levando o aprendizado e a experiência prática até os alunos.

 

Jhulyenne Souza/Ascom Agência Municipal do Meio Ambiente
Fotos: Deivid Menezes e Erlan Alexandre

Juazeiro: Prefeitura realiza ação de ordenamento e conscientização ambiental na ilha do Rodeadouro

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), realizou uma ação de ordenamento na Ilha do Rodeadouro nesta sexta-feira (22) com objetivo de organização das mesas e cadeiras para garantir um espaçamento adequado e preservar o ambiente natural. Uma ação de educação ambiental foi conduzida para conscientizar comerciantes e frequentadores da ilha sobre a importância de manter o local limpo e preservar o meio ambiente.

“Estamos trabalhando para proporcionar uma experiência melhor aos visitantes, garantindo um espaçamento mínimo de cerca de 5 metros entre a margem do Rio São Francisco e a disposição das mesas. Isso não apenas permitirá um fluxo mais fluído de pessoas, mas também ajudará a manter o material consumido afastado do rio, contribuindo para a conservação ambiental”, destacou o secretário Islédio Bandeira.

A iniciativa faz parte de um esforço maior para promover o ordenamento urbano e a valorização dos espaços públicos em Juazeiro. A Semaurb continuará monitorando e implementando medidas para assegurar que a Ilha do Rodeadouro continue sendo um destino turístico de excelência, ao mesmo tempo em que se protege o meio ambiente e se promove o bem-estar de todos.

Gabriel Filliph/Ascom

Prefeitura de Sento-Sé alinha ações para conscientização do uso correto da rede de esgoto

Devido aos constantes problemas ocasionados pelo uso incorreto da rede de esgoto no município, representantes de diversas secretarias municipais da Prefeitura de Sento-Sé reuniram-se nesta quarta-feira (12,) para alinhar as ações que precisam ser realizadas para conscientizar a população e sanar a questão.

A reunião aconteceu na sede da Prefeitura e contou com a participação do diretor do Serviço Autônomo de Água de Esgoto de Sento-Sé (Saae), Adriano Almeida; da procuradora-geral do município, Ellen Eloi; da secretária de Turismo e Meio Ambiente, Tereza Rodrigues, da supervisora da Vigilância Sanitária Municipal de Sento-Sé, Yasmin Guerra e dos fiscais de postura na Secretaria de Obras e Serviços Públicos; Valberto de Almeida e Mayconn Ribeiro.

De acordo com o diretor do Saae, Adriano Almeida, vem sendo constante as obstruções na rede de esgoto, principalmente em regiões da cidade com a presença de restaurantes e lava jatos, quando as equipes realizam as desobstruções constatam que é proveniente de restos de alimentos e muita gordura. “Convocamos todas as secretarias envolvidas para que juntos possamos identificar a melhor forma de conscientizar a população e de como agir, pois foi detectado que os estabelecimentos não possuem uma caixa de gordura e tudo está sendo lançado diretamente na rede de esgoto, causando prejuízos e transtornos para todos”, explicou Adriano Almeida.

A supervisora da Vigilância Sanitária, Yasmin Guerra, destacou que serão organizadas ações como: palestras e divulgação voltadas para a conscientização dos proprietários dos estabelecimentos comerciais. “Pensamos primeiramente em educar os proprietários de estabelecimentos, para que tenham o conhecimento sobre a importância do cumprimento da lei para a saúde pública”, destacou Yasmin Guerra.

O fiscal de postura Valberto de Almeida, assinalou que as equipes de fiscalização após a fase de conscientização irão iniciar a comunicação junto aos proprietários dos estabelecimentos para realizarem as adequações necessárias. “Precisamos conscientizar, vistoriar e comunicar, para em seguida estabelecer o prazo para sanar os ajustes apontados na fiscalização”, afirmou Valberto Almeida.

Lei – De acordo com o art. 325 do Código de Polícia Administrativa do Município de Sento-Sé (Lei Complementar nº325/2018), “as águas servidas provenientes de pias, cozinhas e copas deverão passar por uma ‘caixa de gordura’ antes de serem ligadas ao sistema de tratamento”.

A inobservância do mandamento legal acima citado gera penalidades de diversas intensidades para os comerciantes, como: advertência até interdição, e consequências para o meio ambiente.

Gardennia Garibalde – Ascom PMSSE
Fotos: Alex Antunes