Petrolina: Grávidas participam de conversa sobre importância de uma boa alimentação

No mês dedicado sobre a importância do aleitamento materno, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta terça-feira (19) mais uma iniciativa no Centro de Parto Normal (CPN). As gestantes que frequentam o espaço, participaram de uma palestra educativa sobre os cuidados com os alimentos que ingerem no período de amamentação. A atividade integrou a tradicional visita guiada, realizada semanalmente para as futuras mamães.

A ação teve como objetivo orientar as mamães sobre a relação direta entre uma alimentação equilibrada e a qualidade do leite materno, promovendo mais saúde e bem-estar tanto para a mãe quanto para o bebê. A palestra abordou temas como a importância da hidratação, alimentos que favorecem a produção do leite e aqueles que devem ser evitados, além de desmistificar dúvidas comuns sobre dieta no período do aleitamento.

Para a gestante Janiely da Silva, a atividade foi bastante proveitosa. “A palestra reforçou a importância de manter uma alimentação equilibrada durante a gravidez e a amamentação. Aprendi sobre os benefícios de uma alimentação rica em nutrientes para o desenvolvimento de meu bebê e também para o meu bem-estar. A nutricionista também nos fez uma alerta em relação a alimentos processados, ricos em açúcar, cafeína e gorduras. Vou seguir as orientações para proporcionar qualidade de vida para o meu neném”, destacou.

O Centro de Parto Normal segue com uma programação educativa voltada para gestantes ao longo de todo o ano, fortalecendo o vínculo e garantindo que as mães se sintam mais seguras e acolhidas nesse momento tão especial. A programação do Agosto Dourado será finalizada na próxima terça-feira (26) com uma oficina sobre amamentação.

Ascom

Prefeitura de Petrolina incentiva alimentação saudável em creches do município

As crianças da Creche Jesus Pequenino, no Jardim Petrópolis foram surpreendidos nesta quarta-feira (12), por uma equipe de nutricionistas do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF). De forma lúdica, os profissionais explicaram o que é uma alimentação saudável e não saudável. Cerca de 70 alunos participaram da ação desenvolvida pela prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde.

A nutricionista do NASF, Adriana Maciel, explica que esses momentos são importantes para o desenvolvimento da criança. “Buscamos sempre falar a língua das crianças para explicar os benefícios e malefícios que a alimentação pode causar. Elas são muito observadoras e sempre prestam atenção nas explicações, o que pode acabar levando as informações pra casa e levando bons hábitos também para a família. Seguimos as orientações do prefeito Simão Durando, em incentivar a população petrolinense a ter hábitos mais saudáveis”, explica.

A Secretaria de Saúde ressalta que os pais que desejam levar seus filhos para uma consulta, devem procurar as Unidades Básica de Saúde do município para passar pela avaliação de um profissional e, de acordo com a necessidade, será passado para o especialista.

Jhulyenne Souza/Ascom Secretaria de Saúde

Ministérios assinam acordo de combate à má nutrição nas escolas

O ministro da Educação, Camilo Santana, assinou, nesta terça-feira (4), um Acordo de Cooperação Técnica interministerial para promover alimentação saudável e fortalecer a agricultura familiar nas escolas do país. O documento estabelece parcerias entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Ministério da Saúde, com foco no combate à má nutrição no ambiente escolar.

A perspectiva do governo é destinar, ao longo de 2023, R$ 5,5 bilhões para alimentar cerca de 40 milhões de estudantes da educação básica pública, um crescimento de 36%. O Acordo de Cooperação Técnica atenderá às recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Outro compromisso assumido pelo governo federal é o de implementar ações que visem aumentar a aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar e reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados.

“Em algumas escolas e municípios, muitas vezes a única refeição que a criança faz no dia é a oferecida na escola. Essa é uma realidade cruel. Temos de nos indignar, todos os dias, e não aceitar que, em um país da dimensão do Brasil, ainda tenham pessoas passando fome”, afirmou o ministro da Educação.

O acordo terá vigência de 48 meses e, após sua publicação, os ministérios deverão realizar reuniões bimestrais para planejar e organizar as ações de maneira conjunta. O Ministério da Educação (MEC) coordenará as ações educativas abordando o tema da alimentação e nutrição saudáveis. Já o FNDE fará o levantamento de dados referentes à aquisição, com recursos do PNAE, de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar e às estratégias de alimentação escolar dos alunos da educação básica.

Segundo o MEC, do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no âmbito do PNAE, no mínimo 30% deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações. E devem ser priorizados os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e quilombolas.