Veteranos do Exército promovem tradicional Caminhada da Serra do Capim no próximo dia 21 de junho

A Associação dos Veteranos do Exército de Petrolina promoverá, no próximo dia 21 de junho, mais uma edição da tradicional Caminhada da Serra do Capim. O evento reunirá cerca de 210 participantes em um percurso de aproximadamente 10 quilômetros entre a Serra da Santa e a comunidade do Capim, resgatando memórias da época em que os militares realizavam treinamentos na região.

Durante entrevista ao programa Espaço Aberto, da Rural FM, o coronel Heraldo Viegas explicou que a iniciativa nasceu em 2021 com o objetivo de reunir veteranos que antes promoviam confraternizações separadas.

“A ideia surgiu para fortalecer os laços de amizade e permitir que todos pudessem participar de um único momento de integração, revisitando um local que fez parte da formação militar de muitos de nós”, destacou.

LEIA MAIS

Lindbergh pede intervenção da PRF em caminhada de Nikolas Ferreira

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias, encaminhou nesta quinta-feira (22) um pedido formal à Polícia Rodoviária Federal solicitando providências em relação à caminhada promovida pelo deputado Nikolas Ferreira ao longo da BR-040, em protesto contra as prisões de envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.

No documento, Lindbergh afirma que o ato não foi previamente comunicado à PRF nem a outros órgãos competentes, o que, segundo ele, compromete qualquer ação preventiva e transfere riscos à população, aos próprios participantes e aos agentes públicos. O parlamentar cita manifestação da própria PRF alertando para possíveis impactos e riscos extraordinários ao trânsito na rodovia.

LEIA MAIS

Em ‘carta aberta’, Nikolas nega que caminhada de 240 km até Brasília seja ‘espetáculo’

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) publicou, na noite desta segunda-feira (19), uma “carta aberta ao povo do Brasil” explicando os motivos que o levaram a começar um percurso de 240 km entre Paracatu, na Região Noroeste de Minas Gerais, e Brasília, no Distrito Federal. No texto, o parlamentar nega que seu gesto seja de “vaidade” ou seja um “espetáculo” e alega ser um “ato de consciência, de amor ao Brasil e de compromisso com a liberdade”. “Que cada brasileiro saiba: a liberdade não se pede de joelhos; defende-se de pé”, argumentou.

LEIA MAIS

‘Não tem motociata, tem caminhada de educadores’, diz Lula ao fim de evento dos 95 anos do MEC

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na manhã deste domingo (29), de caminhada em homenagem aos 95 anos do Ministério da Educação. Após encerrar o circuito de 3 quilômetros na Esplanada, Lula destacou a “revolução na Educação” e afirmou, em referência ao evento, que “não tem motociata, não tem pornochanchada”, mas sim “caminhada de educadores”.

O presidente caminhou pela Esplanada ao lado da primeira-dama, Janja da Silva, dos ministros da Educação, Camilo Santana, da Saúde, Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, Gleisi Hoffman, e da Fazenda, Fernando Haddad. O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo também participou do evento.

Lula fez parte do circuito usando o boné “Brasil é dos Brasileiros”, em meio à preparação para um encontro entre ele e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ao final da caminhada, Lula recebeu uma medalha, dedicada a “todos os professores”, e levantou o troféu do evento, brincando: “cadê o champanhe?”, em referência às comemorações da Fórmula

Estadão Conteúdo

Prefeitura de Casa Nova realiza caminhada pelo fim da violência contra a mulher nesta sexta-feira (29)

A Prefeitura de Casa Nova, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Igualdade e Combate à Fome, vai encerrar a programação da campanha Agosto Lilás, nesta sexta-feira (29), com uma caminhada pelas ruas da cidade pelo fim da violência contra a mulher. A concentração para a caminhada será a partir das 8h na frente da secretaria no centro da cidade.

“Estamos convocando todos os casanovenses, homens e mulheres de todas as idades para participar e apoiar o combate e a prevenção contra os diversos tipos de violência contra mulher. Uma sociedade sem violência é boa para todos. Vamos iniciar o percurso na frente da secretaria e ir até a Prefeitura Municipal” disse o secretário de Desenvolvimento Social, Igualdade e Combate à Fome, Alex de Santana.

Ascom

Agosto Lilás: Em caminhada Petrolina reforça compromisso no combate à violência contra a mulher

Entre panfletos, cartazes e passos firmes, dezenas de pessoas percorreram as ruas de Petrolina nesta sexta-feira (22) durante a Caminhada Lilás, reforçando o compromisso da cidade com a proteção e os direitos das mulheres. A concentração aconteceu na Praça do Bambuzinho, e o percurso seguiu até a frente da Prefeitura, passando por pontos estratégicos da cidade para aumentar a visibilidade da campanha e distribuir informações sobre os canais de denúncia da violência doméstica. Promovida em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a iniciativa reuniu cidadãos, servidores públicos e representantes da sociedade civil, consolidando o compromisso de toda a cidade com uma cultura de respeito, inclusão e igualdade para todas as mulheres.

Um dos símbolos mais marcantes do evento foi a cadeira de rodas pintada de lilás, em homenagem a Maria da Penha Maia Fernandes, ativista brasileira que se tornou um símbolo na luta contra a violência doméstica no Brasil. A cor lilás representa igualdade e respeito, enquanto a inclusão da cadeira evidencia que a violência afeta todas as mulheres, independentemente de suas condições físicas, reforçando o caráter inclusivo e abrangente da mobilização.

Passando pelo trajeto, Maria Santos, moradora do centro da cidade, parou para observar e destacou a importância do ato. “É muito bom ver a cidade se mobilizando assim. Muitas mulheres precisam de apoio, campanhas como essa ajudam a mostrar que ninguém está sozinho”, disse. A Caminhada Lilás vai além de um ato de conscientização: busca engajar a sociedade na prevenção da violência contra a mulher, disseminando informações essenciais sobre direitos e serviços de apoio.

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, desenvolve políticas públicas voltadas às mulheres, visando proteção, autonomia e empoderamento. Nesse contexto, destaca-se o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), que oferece gratuitamente atendimentos socioassistenciais, psicológicos e jurídicos, além de palestras, cursos e oficinas para fortalecer a cidadania e apoiar mulheres vítimas de violência. O CEAM funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida Gilberto Freire, S/Nº, Vila Mocó (em frente ao SESI).

Ascom

Semana da Pessoa com Deficiência começa com atividades nas escolas e caminhada em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, deu início, nesta quinta-feira (21), a programação da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Foram realizadas atividades de acolhimento e sensibilização nas escolas da rede municipal, além da já tradicional caminhada da APAE Petrolina, realizada com apoio da Prefeitura e de entidades parceiras. As ruas centrais da cidade reuniram estudantes, familiares e a sociedade em geral em um momento de mobilização pela inclusão.

A dona de casa Fátima da Silva acompanhou a caminhada e destacou a importância do apoio social. “Fiz questão de parar e acompanhar como forma de apoiar a causa. Tenho um filho autista e sei como é a luta diária. Esse apoio da sociedade é fundamental para nos fortalecer”, afirmou.

Nas escolas, a programação iniciou com dinâmicas e atividades como o painel interativo onde os alunos escreverem ou desenharem mensagens que respondiam à pergunta “O que é inclusão para mim?”. Na escola Municipal Jacob Ferreira, localizada no bairro Cosme e Damião, a inclusão foi a pauta de todas as atividades do dia. A gestora da unidade ressalta a relevância da mobilização. “Hoje foi a abertura da semana que tem o tema ‘A inclusão precisa tornar-se rotina’, e nós pudemos vivenciar essas atividades com os estudantes e perceber que essa inclusão já existe na escola. É gratificante vê-los vivenciando o respeito às diferenças no dia a dia”, destacou.

Nesta sexta-feira (22), dentro da programação, será realizado, a partir das 8h, no auditório do IFSertão, o Seminário Regional: Leitura, Inclusão e Transformação, reunindo especialistas, professores, famílias e gestores para debater políticas públicas, experiências de inclusão e o fortalecimento dos direitos das pessoas com deficiência. A programação da Semana da Pessoa com Deficiência segue até a próxima  quinta-feira (28) com atividades diversificadas nas escolas da rede municipal.

Ascom

Prefeitura de Juazeiro realiza a Caminhada Faça Bonito Em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes

No próximo dia 20 de maio, terça-feira, a cidade de Juazeiro realizará a tradicional Caminhada Faça Bonito, uma ação promovida pela Prefeitura de Juazeiro, com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre os direitos das crianças e adolescentes e a importância da proteção contra a violência. A caminhada visa reforçar o compromisso de todos com a garantia dos direitos infantojuvenis e a promoção de um ambiente seguro e acolhedor para o desenvolvimento saudável de nossas crianças e adolescentes.

A concentração será na Praça Dedé Caxias, às 15h, e seguirá até a Orla 2, onde o evento será encerrado com uma série de atividades e mensagens de sensibilização. A ação é aberta à participação de toda a comunidade, com um convite especial para as instituições que compõem a rede de proteção à criança e ao adolescente.

Para a diretora de proteção especial, Fátima Carvalho, a caminhada também é uma oportunidade para unir forças em torno de um tema de extrema importância: o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

“O movimento Faça Bonito, que é realizado em diversas cidades brasileiras, reforça a luta por um futuro livre de abusos e exploração para a população infantojuvenil”.

Todos os cidadãos, profissionais da educação, saúde, assistência social e organizações da sociedade civil estão convidados a se unir a esta mobilização. Juntos, podemos construir uma sociedade mais justa e protegida para nossas crianças e adolescentes.

Evento: Caminhada Faça Bonito
Data: 20 de maio de 2025 (terça-feira)
Horário: 15h
Local de concentração: Praça Dedé Caxias, Juazeiro
Encerramento: Orla 2 de Juazeiro

Ascom

Caminhada Faça Bonito: Prefeitura de Juazeiro chama a atenção da comunidade para a importância de proteger crianças e adolescentes do abuso e exploração sexual

A prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) e da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), uniu os juazeirenses, nesta sexta-feira (17), na 4ª caminhada da Campanha Faça Bonito. A ação faz parte da programação do município no mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Músicas infantis, flores amarelas, fanfarras e personagens do universo infanto-juvenil tomaram conta das ruas de Juazeiro, da Praça Dedé Caxias até a Orla II, para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio. “Hoje é um dia muito importante, que já faz parte do calendário municipal de eventos, instituído através da Lei n° 3.155/2023. Nós entendemos que criança tem é que brincar e não ser abusada. Essa caminhada é para chamar mais e mais a atenção da nossa sociedade. Garantir um desenvolvimento saudável e seguro para as crianças é um dever de todos”, frisou a prefeita, Suzana Ramos.

Durante todo o percurso da caminhada, além de levar faixas, cartazes e tocar vinhetas da campanha, os participantes entregaram material informativo de combate a este tipo de crime contra crianças e adolescentes. “Essa é uma ação muito importante, porque a gente sabe que há muito abuso e exploração sexual infantil e isso dói na alma da gente. É importante essa mobilização para alertar e conscientizar as pessoas, as escolas e os pais, para conversarem com as crianças desde cedo, pois muitas crianças e adolescente estão passando por isso e a gente não tem a menor ideia”, disse a vendedora Jaqueline de Souza Lima, enquanto observava a passagem do bloco amarelo e laranja na Rua da 28 de Setembro.

Estudante da Escola Municipal Professora Leopoldina Leal, Luíza Bárbara da Silva Lemos, 10 anos, estava radiante por participar da mobilização. “Eu adorei essa caminhada, principalmente porque é uma oportunidade de dizer para as pessoas que elas precisam proteger as crianças e adolescentes dos abusos. Foi muito bom participar”.

Parceiros

A Caminhada Faça Bonito é uma ação estratégica para o ‘Selo Unicef’ e contou com a parceria do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal de Direitos das Crianças e  Adolescentes (CMDCA), Guarda Civil Municipal (GCM) e Agência Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT). Na rua estiveram presentes secretários municipais, representantes do Rotary Club, do Centro de Equoterapia do Vale do São Francisco (Cevasf) e Espaço Lilás.

 

Eneida Trindade/Ascom Sedes

Fotos: Ayrton Latapiat/Ascom

Coronel Anselmo e Targino Gondim realizaram caminhada no Alto da Aliança, em Juazeiro

Uma caminhada realizada na noite desta quinta-feira (15) nos bairros Alto da Aliança e Vila Tiradentes, animou o candidato a prefeito de Juazeiro, Coronel Anselmo Bispo, e o candidato a vice-prefeito Targino Gondim.

“A gente percebe na forma como as pessoas nos recebem a cada caminhada que a aceitação do nosso projeto está crescendo, isso nos motiva ainda mais,” disse, Targino no discurso de encerramento da caminhada.

Coronel Anselmo se emocionou ao passar pelo o bairro onde já morou e falou sobre as deficiências na infraestrutura da Vila Tiradentes. “A minha primeira residência quando casei foi na Vila Tiradentes, minha filha Larissa nasceu nessa casa da vila. Eu vi o Alto da Aliança nascer e hoje o bairro continua sendo maltratado pelo poder público. Não tem uma praça digna, não tem um asfalto bom, não tem saneamento bem feito, depois de mais de trinta anos o bairro não tem infraestrutura porque falta respeito com o povo,” declarou o candidato.

Eleições 2020: Coronel Anselmo Bispo e Targino Gondim visitam bairro Coréia, em Juazeiro

A noite de campanha desta terça-feira (7) do Coronel Anselmo (DEM) e Targino Gondim (Cidadania), candidatos a prefeito e a vice na coligação “Juazeiro Daqui Pra Frente”, começou na rua Elizabete Safira no lançamento da candidatura de Bruno Bittercourt a vereador. Em seguida eles fizeram uma caminhada no bairro Coréia.

Ao passar pelas ruas, os candidatos eram aguardados nas portas das casas. Para a coordenação foi o maior evento de campanha até agora.

“ Nós só temos a agradecer aos moradores do bairro Coréia. Graças a Deus somos sempre bem recebidos por onde andamos, mas os moradores daqui nos surpreenderam. Muito obrigado a todos pelo incentivo”, comemorou o Coronel Anselmo.

Confira a agenda do candidato a prefeito de Petrolina Julio Lossio Filho para este domingo

O candidato a prefeito de Petrolina, Julio Lossio Filho (PSD) participou, na tarde deste sábado (03), de uma caminhada, no núcleo 7, do Projeto Senador Nilo Coelho, zona rural de Petrolina, à convite da candidata ao legislativo, Samara da Visão, que reside naquela localidade.

Julio, acompanhado de sua vice, Denise Lima e de alguns candidatos ao legislativo, também participou de caminhada e adesivaço, no centro da cidade, pela manhã. Pelas ruas por onde passaram, era possível ver a animação e o carinho das pessoas em recebê-los.

Segue agenda do candidato a prefeito de Petrolina, Julio Lossio Filho (PSD) para este domingo (04):

8h55 – Abraço ao Rio em Pedrinhas.

9h55 – Caminhada no Serrote do Urubu e área ribeirinha.

14h55 – Caminhada  em Izacolândia.

Amantes de esportes já podem se exercitar em parques de Petrolina, mas com uso obrigatório de máscaras

(Foto: Ascom/PMP)

As visitas e a prática de atividades físicas estão novamente liberadas no Parque Municipal Josepha Coelho, em Petrolina. Em decorrência da pandemia da Covid-19, somente será admitida a prática de atividades individuais com uso de máscara. Além disso, o horário de visitação foi reduzido das 5h às 20h, todos os dias.

Para que o local continue sendo um ambiente que não represente risco à saúde dos frequentadores, é necessário que todos colaborem. Durante a prática de exercícios ou passeio pelo local, será necessário manter o distanciamento de 2 metros entre cada cidadão, além do uso obrigatório de máscara durante toda permanência no parque.

A realização de atividades coletivas não faz parte do protocolo atual, por isso, as arenas não estão liberadas, assim como as quadras. Através dessas medidas será possível reduzir o risco de infecção e manter a distância segura entre os frequentadores.

A liberação da prática esportiva no Parque Municipal e também na orla da cidade foi validada pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, que sugeriu a retomada das atividades econômicas em Petrolina, após ampliação dos leitos de UTI na rede pública da cidade. No momento, o município segue dando continuidade à etapa 4 do plano de reabertura proposto pelo Governo do Estado.

Caminhada da Paz reúne milhares de estudantes nas ruas de Juazeiro

Caminhada da paz em Juazeiro.

Mais de 2 mil estudantes de 20 escolas da rede municipal de ensino, professores, gestores, entre outros participaram da 12ª edição da Caminhada da Paz, que saiu do Águas Center, na Avenida Adolfo Viana até a Orla 2, em Juazeiro (BA).

Acompanhados por um mini trio elétrico, animados pelo Ministério de Música com representantes de várias paróquias do município, os participantes se vestiram de branco, cantaram louvores e levaram para as ruas do comércio muitas mensagens exaltando a paz.

LEIA MAIS

População de Casa Nova vai ás ruas em combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

(Foto: Ascom)

Com uma participação muito além da prevista e o envolvimento de todas as escolas da cidade, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do CREAS, CRAS, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Municipal de Assistência Social, aconteceu na manhã da última sexta-feira (17) em Casa Nova (BA), a Caminhada em Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças Adolescentes.

A caminhada deste ano, que começou às 7h30 na sede do Conselho Tutelar, percorreu as ruas e avenidas da cidade e terminou com uma grande concentração na Quadra Poliesportiva Alano Viana de Araújo. Durante o percurso, alunos, pais, professores, gestores e funcionários bradavam palavras de ordem alertando para o abuso e a exploração infantil.

LEIA MAIS
1234