São João de Petrolina contará com ações especiais de proteção para crianças e adolescentes

Prefeitura realizará abordagens sociais, distribuirá pulseiras de identificação e reforçará o combate ao trabalho infantil durante os festejos

Além da programação musical e da expectativa de receber milhares de pessoas no Pátio Ana das Carrancas, o São João de Petrolina 2026 contará com uma série de iniciativas voltadas à proteção de crianças e adolescentes. Entre os dias 19 e 27 de junho, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, promoverá ações de prevenção e orientação para garantir mais segurança às famílias durante o evento.

As equipes de assistência social estarão distribuídas em pontos estratégicos do Pátio Ana das Carrancas, realizando abordagens sociais, orientando pais e responsáveis, identificando possíveis situações de vulnerabilidade e efetuando os encaminhamentos necessários para a rede de proteção.

LEIA MAIS

Capacitação amplia proteção de crianças e adolescentes em Petrolina

Treinamento fortalece rede de proteção à infância e adolescência em Petrolina.

Conselheiros tutelares de Petrolina participaram, nesta quarta-feira (20), de um treinamento voltado ao Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA), ferramenta utilizada em todo o país para registro e acompanhamento de casos relacionados à garantia de direitos de crianças e adolescentes.

A capacitação teve como objetivo fortalecer a atuação dos profissionais que trabalham diretamente na proteção social, garantindo um atendimento mais organizado, eficiente e humanizado às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

LEIA MAIS

Fórum em Petrolina define estratégias para fortalecer proteção de crianças e adolescentes

Evento reuniu cerca de 200 profissionais no auditório da Facape

Petrolina deu um passo importante no fortalecimento da rede de proteção à infância e adolescência com a realização do 1º Fórum da Rede de Cuidado e Proteção Social de Crianças e Adolescentes. O encontro aconteceu nesta terça-feira (28), no auditório da Faculdade de Petrolina (Facape), e reuniu cerca de 200 profissionais de diversas áreas.

A iniciativa promoveu o diálogo entre os diferentes setores que atuam diretamente na proteção de crianças e adolescentes, como Assistência Social, Saúde, Educação, Sistema de Justiça, Conselho Tutelar e representantes da sociedade civil. O objetivo principal foi alinhar estratégias e melhorar o atendimento a vítimas de violência no município.

Durante o fórum, os participantes foram divididos em salas temáticas para discutir pontos fundamentais, como a integração entre os serviços, o atendimento humanizado e a organização dos encaminhamentos. Um dos principais desafios apontados foi a falta de articulação entre os setores e a necessidade de definir fluxos mais claros para os atendimentos.

LEIA MAIS

Fórum reúne sociedade e poder público para discutir direitos de crianças e adolescentes em Petrolin

Garantir que cada criança e adolescente tenha seus direitos respeitados exige diálogo, planejamento e participação social. Com esse propósito, Petrolina realiza na quarta-feira (30), o Fórum do Plano Decenal dos Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes, um espaço aberto à escuta, reflexão e deliberação sobre políticas públicas voltadas à infância e adolescência. O encontro acontecerá das 8h às 12h30, no auditório do Transforma Petrolina, que fica no Parque Josepha Coelho.

A programação prevê debates sobre os avanços conquistados e os desafios ainda existentes na execução do Plano Decenal Municipal, além de momentos de construção coletiva para a revisão do documento. A presença de gestores, conselheiros, profissionais da rede de proteção, organizações sociais e adolescentes é essencial para garantir que o plano reflita a realidade local e promova ações efetivas.

A realização é da Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O evento conta também com o apoio das secretarias municipais de Saúde, Educação, Cultura e Esporte, reforçando a importância do trabalho conjunto na defesa e promoção dos direitos de meninas e meninos.

Ascom

Prefeitura de Juazeiro realiza a Caminhada Faça Bonito Em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes

No próximo dia 20 de maio, terça-feira, a cidade de Juazeiro realizará a tradicional Caminhada Faça Bonito, uma ação promovida pela Prefeitura de Juazeiro, com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre os direitos das crianças e adolescentes e a importância da proteção contra a violência. A caminhada visa reforçar o compromisso de todos com a garantia dos direitos infantojuvenis e a promoção de um ambiente seguro e acolhedor para o desenvolvimento saudável de nossas crianças e adolescentes.

A concentração será na Praça Dedé Caxias, às 15h, e seguirá até a Orla 2, onde o evento será encerrado com uma série de atividades e mensagens de sensibilização. A ação é aberta à participação de toda a comunidade, com um convite especial para as instituições que compõem a rede de proteção à criança e ao adolescente.

Para a diretora de proteção especial, Fátima Carvalho, a caminhada também é uma oportunidade para unir forças em torno de um tema de extrema importância: o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

“O movimento Faça Bonito, que é realizado em diversas cidades brasileiras, reforça a luta por um futuro livre de abusos e exploração para a população infantojuvenil”.

Todos os cidadãos, profissionais da educação, saúde, assistência social e organizações da sociedade civil estão convidados a se unir a esta mobilização. Juntos, podemos construir uma sociedade mais justa e protegida para nossas crianças e adolescentes.

Evento: Caminhada Faça Bonito
Data: 20 de maio de 2025 (terça-feira)
Horário: 15h
Local de concentração: Praça Dedé Caxias, Juazeiro
Encerramento: Orla 2 de Juazeiro

Ascom

Campanha vai estimular vacinação de adolescentes contra o HPV

No Brasil há pelo menos 7 milhões de adolescentes entre 15 a 19 anos que não estão vacinados contra o HPV, apesar de já terem saído da faixa etária adequada para receber o imunizante, que é de 9 a 14 anos. Por isso, o Ministério da Saúde vai realizar ao longo deste ano uma campanha de resgate, para identificar e vacinar esses adolescentes.

O HPV é o vírus responsável por quase 100% dos casos de câncer do colo do útero, o terceiro tipo de câncer mais incidente entre as mulheres brasileiras. Ele também pode causar câncer no ânus, pênis, vagina e garganta. A vacina disponível atualmente no Sistema Único de Saúde protege contra os quatro subtipos que mais provocam câncer e também verrugas e feridas nos órgãos genitais.

A vacina tem maior eficácia se for aplicada antes do início da vida sexual, porque isso diminui muito as chances de uma infecção prévia, já que a via sexual é a principal forma de transmissão do HPV. Por isso, a faixa etária da vacinação de rotina vai de 9 a 14 anos.

A consultora médica da Fundação do Câncer Flavia Correa ressalta que é fundamental resgatar quem não foi vacinado, para que o Brasil avance rumo à meta de eliminar o câncer de colo do útero. Segundo ela, quando o país começou a vacinação contra o HPV, em 2014, houve uma cobertura excelente na primeira dose, chegando a quase 100%. Já na segunda dose, teve uma queda muito grande, porque houve muito terrorismo contra a vacina.

Estratégias
Inicialmente, a ação é voltada para 121 municípios com as piores coberturas vacinais. Neles, vivem quase 3 milhões de adolescentes de ambos os gêneros não vacinados contra o HPV. A meta é que pelo menos 90% deles receba o imunizante. Quem não tiver certeza se tomou a vacina também deverá ser imunizado por precaução.   Para garantir a campanha de resgate, todos os estados contemplados devem solicitar doses extras da vacina contra o HPV ao Ministério da Saúde, que vai se encarregar da compra e distribuição.

Em uma cartilha lançada essa semana com orientações aos municípios, a pasta recomenda que também seja feita a vacinação fora das unidades de saúde, em locais como escolas e shoppings. A cartilha destaca que a vacinação de rotina, para meninas e meninos de 9 a 14 anos, deve continuar normalmente. Desde abril do ano passado, o esquema vacinal é de apenas uma dose. A vacina contra o HPV é contraindicada apenas para gestantes e pessoas com hipersensibilidade grave ou alergia a levedura.

Agência Brasil

ECA completa 34 anos de luta e proteção dos direitos das criança e adolescentes neste sábado (13)

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 34 anos de história e luta pela proteção dos direitos neste sábado (13). Por mais que seja um marco fundamental para a população brasileira, o ECA ainda enfrenta muitos desafios para ter plena implementação no território nacional. O momento, por mais que seja de celebração do aniversário, também pede muita reflexão para que essa realidade seja combatida.

“O que a gente tem que fortalecer são as políticas que antecipam a entrada do adolescente no ato infracional. As políticas precisam se voltar para a integração desses adolescentes antes que eles entrem na privação da liberdade. Fortalecer as políticas direcionadas para eles dentro das unidades socioeducativas”, refletiu a Secretária Executiva da Coalizão pela Socioeducação, advogada e especialista em Ciências Penais, Thaisi Bauer.

Casos estarrecedores que motivaram as mudanças
O ECA surgiu, principalmente, para enfrentar práticas de abuso contra crianças e adolescentes que eram ainda mais comuns em um passado não tão distante para a sociedade brasileira.

Um exemplo disso é quando menores eram frequentemente recolhidos involuntariamente em instituições com condições precárias e desumanas, mesmo sem qualquer acusação formal. Essa prática resultava, como esperado, na criminalização da pobreza sob o pretexto de uma falsa ideia de proteção social.

Para chegar a essas mudanças, no entanto, histórias estarrecedoras precisaram acontecer. Uma delas veio em 1926, quando o menino Bernardino, de apenas 12 anos, trabalhava como engraxate e foi preso após jogar tinta na roupa de um cliente que se recusou a pagá-lo. Como resultado, ficou quatro semanas preso em uma cela com 20 adultos, e, lá, sofreu todos os tipos de violência, inclusive sexual.

Foram histórias como essa que resultaram no estabelecimento da maioridade penal para 18 anos, no Código de Menores de 1927, que ainda é respaldado pela Constituição Federal de 1988.

Já faz alguns anos, inclusive, que a pauta para diminuição da maioridade penal vai e volta ao contexto nacional. Para a especialista, no entanto, isso apenas contribuiria para o agravamento dos casos de violência e atrapalharia o desenvolvimento dessa parcela da população.

“Se reduzirmos a maioridade penal, a gente começa a colocar os adolescentes cada vez mais cedo nos presídios. Sabemos que o Brasil é o terceiro país que mais prende pessoas no mundo, e isso não faz com que tenhamos menos crimes praticados. Não diminuímos a violência privando a liberdade dos adolescentes, e sim investindo em políticas públicas, como educação, saúde e acesso ao lazer”, pontuou a secretária.

Dados preocupam
Apesar da atuação do estatuto, os dados de violência e abuso no Brasil ainda preocupam. Atualmente, 11.556  jovens estão em privação de liberdade no Brasil, em maioria adolescentes negros.

Vale ressaltar, ainda, que até maio deste ano foram registradas 11.692 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS), que mostram, também, que 320 pessoas desse público foram exploradas sexualmente a cada 24 horas.

Esses números podem ser ainda maiores, já que muitos casos não são denunciados, o que aumenta ainda mais o sinal de alerta.

“O Brasil tem um processo de escravização arraigado na política. Hoje temos 70% dos adolescentes privados da liberdade que são pretos e pardos. Isso, no entanto, não quer dizer que eles praticam mais crimes. Quer dizer que as políticas de segurança pública e de encarceramento estão voltadas para eles. Então temos vários estudos que olham para isso que é o extermínio da população negra, de forma simbólica e real”, afirmou Thaisi Bauer.


Desafios e lutas diárias
Ainda de acordo com a secretária, um dos principais desafios para a plena atuação do ECA é a disseminação de notícias e dados falsos. Uma delas é a noção de que, por conta do Estatuto, crianças e adolescentes não são responsabilizados por ações que vão ao desencontro da lei. A realidade, no entanto, não é essa.“São dados falsos trazidos pela mídia hegemônica, sem base científica alguma. No ECA, temos o artigo 112, no qual os adolescentes são responsabilizados pelos atos que praticam, inclusive com a privação de liberdade. Nela, eles podem passar da medida de internação até três anos ou até completarem 21 anos. Então eles já são responsabilizados e passam pelo sistema de Justiça”, explicou  Thaisi Bauer.

A luta do ECA ao longo desses 34 anos também trouxe frutos para as crianças e adolescentes do Brasil. Combate esse que, apesar de todos os problemas, continuará para garantir uma vida digna e de qualidade para os mais jovens.

“Por mais que a política esteja ruim, conseguimos reivindicar, através do estatuto, o que é certo. A luta foi árdua e o estatuto foi uma conquista dos movimentos sociais, e é isso que a gente continua fazendo. Lutando para garantir os direitos fundamentais para essas crianças e adolescentes em vulnerabilidade. Vamos para a luta, reivindicar e acompanhar as pautas no Congresso Nacional!”, finalizou a secretária.

Folha PE

Caminhada Faça Bonito: Prefeitura de Juazeiro chama a atenção da comunidade para a importância de proteger crianças e adolescentes do abuso e exploração sexual

A prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) e da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), uniu os juazeirenses, nesta sexta-feira (17), na 4ª caminhada da Campanha Faça Bonito. A ação faz parte da programação do município no mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Músicas infantis, flores amarelas, fanfarras e personagens do universo infanto-juvenil tomaram conta das ruas de Juazeiro, da Praça Dedé Caxias até a Orla II, para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio. “Hoje é um dia muito importante, que já faz parte do calendário municipal de eventos, instituído através da Lei n° 3.155/2023. Nós entendemos que criança tem é que brincar e não ser abusada. Essa caminhada é para chamar mais e mais a atenção da nossa sociedade. Garantir um desenvolvimento saudável e seguro para as crianças é um dever de todos”, frisou a prefeita, Suzana Ramos.

Durante todo o percurso da caminhada, além de levar faixas, cartazes e tocar vinhetas da campanha, os participantes entregaram material informativo de combate a este tipo de crime contra crianças e adolescentes. “Essa é uma ação muito importante, porque a gente sabe que há muito abuso e exploração sexual infantil e isso dói na alma da gente. É importante essa mobilização para alertar e conscientizar as pessoas, as escolas e os pais, para conversarem com as crianças desde cedo, pois muitas crianças e adolescente estão passando por isso e a gente não tem a menor ideia”, disse a vendedora Jaqueline de Souza Lima, enquanto observava a passagem do bloco amarelo e laranja na Rua da 28 de Setembro.

Estudante da Escola Municipal Professora Leopoldina Leal, Luíza Bárbara da Silva Lemos, 10 anos, estava radiante por participar da mobilização. “Eu adorei essa caminhada, principalmente porque é uma oportunidade de dizer para as pessoas que elas precisam proteger as crianças e adolescentes dos abusos. Foi muito bom participar”.

Parceiros

A Caminhada Faça Bonito é uma ação estratégica para o ‘Selo Unicef’ e contou com a parceria do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal de Direitos das Crianças e  Adolescentes (CMDCA), Guarda Civil Municipal (GCM) e Agência Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT). Na rua estiveram presentes secretários municipais, representantes do Rotary Club, do Centro de Equoterapia do Vale do São Francisco (Cevasf) e Espaço Lilás.

 

Eneida Trindade/Ascom Sedes

Fotos: Ayrton Latapiat/Ascom

Petrolina da inicio a Campanha de Multivacinação em crianças e adolescentes neste sábado (7)

Começa neste sábado (7), a Campanha de Multivacinação, em Petrolina, Sertão de Pernambuco. O objetivo da ação é atualizar o calendário vacinal das crianças e adolescentes menores de 15 anos. A imunização será realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Amália Granja, Vila Mocó, das 8h às 12h.

A campanha busca também retomar os altos índices de cobertura e reduzir a possibilidade de reintrodução e disseminação de doenças preveníveis por vacina.

Atualizar a caderneta de vacinação é importante, pois a imunização não está somente na proteção individual, mas também evita a propagação em massa de doenças que podem deixar sequelas ou levar à morte.

G1 Petrolina

Acusado de estuprar duas adolescentes, pastor é preso em Jacobina

A Polícia Civil da Bahia prendeu, nessa quarta-feira (27), um pastor evangélico acusado de estuprar duas adolescentes em Jacobina (BA). O fato aconteceu em fevereiro deste ano, mas o mandado de prisão só foi cumprido nesta semana.

Segundo o delegado Antônio Eduardo Brito, as denúncias chegaram na unidade em abril. “As mães das vítimas fizeram a acusação. Imediatamente instauramos o inquérito policial e solicitamos a prisão do autor à Justiça”, informou.

LEIA MAIS

Covid-19: Juazeiro inicia vacinação da dose de reforço em adolescentes de 12 a 17 anos

A partir desta quinta-feira (2), a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), vai iniciar a vacinação da dose de reforço contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos. O município segue orientação da nota técnica do Ministério da Saúde, o qual considera a vacinação da dose de reforço para este público uma estratégia importante de proteção.

A orientação do Ministério é de que a dose de reforço deva ser aplicada 4 meses após a segunda dose. Adolescentes gestantes ou puérperas (até 45 dias pós-parto) têm o mesmo intervalo de 4 meses em relação à segunda dose.

LEIA MAIS

Vacinar adolescentes torna mais seguro retorno às aulas, diz Fiocruz

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) atualizou hoje (23) suas recomendações para prevenir a covid-19 no retorno às aulas presenciais e destacou que a vacinação dos adolescentes deve ser uma das medidas buscadas para aumentar a segurança nas escolas em meio à pandemia.

Elaborado por um grupo de trabalho coordenado pela vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, documento divulgado hoje avalia que “a implementação da vacinação para adolescentes pode reduzir significativamente o fechamento prolongado de turmas, escolas e interrupções de aprendizagem e lentamente permitir o relaxamento das medidas de proteção na escola”, diz o texto.

LEIA MAIS

Vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos, contra a Covid-19 em Pernambuco, pode começar em setembro

(Foto: Ascom PMP)

Após reunião entre membros do Ministério da Saúde, Conass (conselho que representa os secretários estaduais de saúde) e Conasems (que representa os secretários municipais de Saúde) – órgãos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) -, foi comunicado, nessa terça-feira (27), que os adolescentes com idades entre 12 e 17 anos começarão a ser vacinados contra a Covid-19 assim que toda a população com idade a partir de 18 anos tiver recebido ao menos a primeira dose de um dos imunizantes em uso no País.

Nesta quarta (28), o titular da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), André Longo, afirmou que o Estado seguirá o que foi pactuado no Programa Nacional de Imunização (PNI) e que há uma expectativa de iniciar a vacinação desses adolescentes em setembro, começando por aqueles que têm algum tipo de comorbidade.

Algumas cidades pelo País já deram início ao processo de imunização desse público, como Campo Grande (MT) e Niteroi (RJ). Em Rondônia e no Paraná, também é possível identificar municípios que deram esse passo.

Covid-19: Adolescentes entre 12 a 17 anos serão incluídos na vacinação

Vacinação começará após adultos acima de 18 anos serem imunizados

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou ontem (27) que adolescentes de 12 a 17 anos serão incluídos no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a covid-19. A inclusão será iniciada após envio da primeira dose para a vacinação de adultos com mais de 18 anos. Adolescentes com comorbidades serão os primeiros a serem imunizados.

A medida foi acertada durante reunião entre o ministério e representantes de estados e municípios.

LEIA MAIS

Sesc Petrolina oferece treinamento funcional para crianças e adolescentes

(Foto: Internet)

Com jogos eletrônicos cada vez mais atrativos, muitas crianças e adolescentes tornaram-se mais sedentários ampliando os fatores de risco para o desenvolvimento de diversas doenças. Para contribuir com a saúde e estimular a prática esportiva entre o público de 7 a 13 anos, o Sesc Petrolina está oferecendo turmas de Treinamento Funcional Kids e Treinamento Funcional Teen.

Para crianças de 7 a 10 anos, o Treinamento Funcional Kids contribui ainda para melhorar a coordenação motora e o equilíbrio. Para este público as aulas acontecerão as terças e quintas, das 17h30 às 18h20. Os treinos são dinâmicos e atrativos para estimular os adolescentes de 11 a 13 anos, que podem se inscrever para a turma de Treinamento Funcional Teen, com aulas as segundas e quartas-feiras, das 17h30 às 18h20.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas na Central de Relacionamento com o Cliente do Sesc Petrolina, localizado a Rua Pacífico da Luz, nº618, no Centro. O valor da inscrição é de R$ 30 para dependentes de trabalhadores do comércio com Cartão Sesc atualizado e R$ 50 para o público em geral. Devido à pandemia da Covid-19, as vagas são limitadas e todos os protocolos sanitários estão sendo seguidos para garantir a segurança de alunos e professores.

123