Adolescentes são apreendidos com arma de fogo no bairro Jardim Vitória, em Juazeiro

(Imagem ilustrativa)

Policiais da 73ª CIPM apreenderam dois adolescentes nesta terça-feira (15) com arma de fogo no bairro Jardim Vitória, Juazeiro.

A apreensão aconteceu durante ronda pelo bairro, e os dois jovens transitavam em uma bicicleta em atitude “suspeita”. Com a aproximação da equipe policial os dois tentaram fugir, mas foram alcançados. Na abordagem os suspeitos foram identificados como menores e com eles, encontrado um revólver calibre .32 com munição, que seria usado na prática de delitos.

Os acusados foram conduzidos, junto com a arma para uma Delegacia de Polícia.

Delegado fala sobre prisão do pastor evangélico que praticava abuso sexual contra adolescentes em Petrolina

(Foto: Arquivo)

O delegado Marceone Ferreira falou na manhã dessa quarta-feira (31), durante entrevista ao programa ‘Super Manhã’, com Waldiney Passos, na Rádio Jornal, sobre a atuação e a prisão do pastor evangélico acusado de praticar abuso sexual contra adolescentes da igreja “Monte Moriá”, localizada no Loteamento Recife, em Petrolina (PE).

De acordo com as vítimas, o pastor Carlos André da Silva, de 38 anos, abusava de meninos com idade entre 13 e 14 anos dentro do seu gabinete. As vítimas alegaram ainda que o pastor pedia para eles tirarem as roupas alegando que precisava cuidar da saúde deles.

Marceone falou sobre o andamento das investigações que levaram à prisão do pastor. “As vítimas procuraram o Ministério Público e fizeram as denúncias, que foram encaminhadas à delegacia de polícia. A gente instaurou o inquérito e passamos a fazer as investigações. Após ouvir todas as vítimas, que contaram com riqueza de detalhes dos abusos sofridos, a gente entendeu que haveria a necessidade da decretação da prisão do pastor. Foi dado cumprimento também a um mandado de busca na igreja, onde ele residia, e foram apreendidos alguns computadores, uma pequena porção de maconha, que estava no escritório e no seu quarto. Ele foi recolhido para o presídio e está à disposição da justiça”.

Ainda de acordo com o delegado, os abusos aconteciam há cerca de três anos. Além disso, provavelmente a igreja seja fechada, já que o proprietário solicitou a entrega do imóvel.

“Os relatos é que há aproximadamente três anos aconteciam os abusos, mas somente agora as vítimas se reuniram e resolveram denunciar. O proprietário do prédio já solicitou a devolução do imóvel e, provavelmente, a igreja será fechada. As pessoas que frequentavam a igreja, após a denúncia, relataram que percebiam um comportamento não correto do pastor”.

Abuso em outras cidades

Segundo o delegado, há relatos de que o pastor já praticava os abusos em outras cidades do estado de Pernambuco. “As investigações apontam que ele já foi pastor em Recife, Salgueiro e há relatos de que nessas cidades também poderia ter ocorrido abuso a jovens da igreja. As vítimas são sempre meninos, até agora”.

Brasil reduz desigualdade, mas ainda tem 2,5 milhões fora da escola

(Foto: Internet)

Nos últimos dez anos, o Brasil aumentou o acesso de parcelas mais vulneráveis da população à escola, de acordo com levantamento do movimento Todos pela Educação (TPE). De 2005 a 2015,  o acesso daqueles que têm de 4 a 17 anos aumentou principalmente entre a população parda e negra, entre os de baixa renda e entre moradores do campo. Os avanços foram maiores que os registrados entre brancos, ricos e moradores da cidade.

O levantamento foi feito com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad). Entre os mais pobres, em 2005, 86,8% estavam na escola, contra 97% dos mais ricos. Em 2015, esses índices passaram, respectivamente, para 93,4% e 98,3%.

Entre aqueles que moram no campo, o acesso subiu de 83,8% para 92,5%, enquanto a taxa dos moradores de zonas urbanas passou de 90,9% para 94,6%. O crescimento do acesso entre negros e pardos – que passou, respectivamente, de 87,8% para 92,3% e de 88,1% para 93,6% – foi maior que o da população branca – que passou de 91,2% para 95,3%.

LEIA MAIS

Pernambuco: três adolescentes são mortos em unidade socioeducativa

A coordenadora do Conselho Tutelar Municipal, Tamires Maior, manifestou surpresa diante dos últimos fatos. (Foto: Internet)

Três adolescentes morreram asfixiados nesse domingo (2), durante um motim em uma unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), em Vitória de Santo Antão (PE), na Zona da Mata pernambucana. Dois dos jovens tinham 16 anos. A terceira vítima fatal tinha 17 anos.

Segundo a Funase, seis internos colocaram fogo em uma das alas do Centro de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (Case) no meio da tarde de ontem. A Polícia Militar foi acionada e o fogo foi controlado pelos 11 agentes socioeducativos que estavam de plantão, com a ajuda dos policiais que atenderam a ocorrência.

Quatro adolescentes suspeitos de ter participado do motim já foram identificados e, de acordo com a Funase, serão indiciados pela Polícia Civil como autores do homicídio. Os quatro foram recolhidos à Unidade de Atendimento Inicial (Uniai), onde estão à disposição da Justiça.

O Case tem capacidade para 72 adolescentes e, de acordo com a Funase, abrigava 36. A fundação já começou a investigar as causas do motim e identificar os responsáveis pelo tumulto. Segundo a assessoria da Funase, o clima no Case, hoje (3), é tranquilo.

Há pouco mais de uma semana, um adolescente que cumpria medida socioeducativa de internação na mesma unidade de Vitória de Santo Antão foi morto por outros internos. Pelo menos 32 internos fugiram na ocasião.

A juíza titular da Vara Regional da Infância e Juventude da 4ª Circunscrição, com sede na cidade, disse que visita as instalações da Funase a cada dois meses e que, além de o Case não estar superlotado, oferece estrutura “adequada.”

LEIA MAIS

Dois adolescentes são apreendidos com drogas e arma de fogo no bairro João de Deus, em Petrolina

(Foto: Ilustração)

Dois adolescentes de 15 e 17 anos, foram apreendidos nesta segunda-feira (13), no bairro João de Deus, em Petrolina.

A polícia informou que os adolescentes foram localizados na rua 04 do bairro João de Deus, com uma atitude suspeita, depois de uma revista os policiais encontraram: um revolver cal. 32 e duas munições intactas. Um dos adolescentes confessou que praticou diversos assaltos no bairro Jardim Amazonas. Com o outro adolescente os policiais encontraram 15 pedras de crack.

Os dois adolescentes e o material encontrado foram conduzidos para a 1ª Delegacia da Policia Civil onde foram apresentados e entregue a Autoridade Policial.

Câmara aprova projeto que libera divulgação fotos de adolescentes suspeitos

Para o relator da matéria, dizer que um adolescente teria o desenvolvimento prejudicado pela divulgação das imagens é “zombar das vítimas”/Foto: Internet

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (17/1), uma proposta que autoriza a divulgação de fotografias e informações de adolescentes com mais de 14 anos suspeitos de crimes graves (aqueles cujas penas superam dois anos de reclusão). Atualmente, a veiculação dessas imagens é crime, punido com multa, cujo valor varia de três a 20 salários mínimos.

Os deputados que compõem a Comissão seguiram o voto do relator João Rodrigues (PSD-SC). De acordo com ele, dizer que um adolescente, às vésperas de completar 18 anos, terá seu desenvolvimento e sua recuperação prejudicados pela divulgação da imagem é “zombar das vítimas”.
O texto aprovado é um substitutivo ao Projeto de Lei 7553/14, de autoria do deputado Marcos Rogério (DEM-RO). A matéria original previa a liberação da divulgação da imagens de crianças e adolescentes de qualquer idade, independente do crime que tivessem cometido.
Antes de entrar em vigor, a proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda precisa ser analisada por mais duas comissões: Seguridade Social e Família; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Campanha de Multivacinação começa na próxima segunda em Petrolina

vacina

O objetivo é estimular que os pais levem os filhos para atualizar a carteira de vacinação.

Entre os dias 19 e 30 de setembro, a Secretaria de Saúde de Petrolina realizará a Campanha de Multivacinação 2016 para crianças até 5 anos e adolescentes entre 9 e 15 anos incompletos. O objetivo é estimular que os pais levem os filhos para atualizar a carteira de vacinação.

“Os adolescentes são mais resistentes em procurar os serviços de saúde e isso é perceptível na baixa procura pela 2ª dose da vacina contra o HPV “, pontuou a coordenadora de Imunização, Jeane Moraes. Todas as vacinas do calendário vacinal estarão disponíveis para população.

A vacinação acontecerá nas Unidades de Saúde de segunda a sexta das 8h às 16h30 (zona urbana) e 8h às 14h (zona rural). O dia D da campanha acontecerá no dia 24/09 (sábado) em todas as Unidades.

Primeira Copa Jatobá II será realizada segunda-feira

evento

Na próxima segunda-feira (04) será realizada a “1ª Copa Park Jatobá e e Centro de Treinamento Fut Show” em Petrolina, Sertão de Pernambuco. O evento contará com corrida de rua, cabo de guerra, futebol de areia, zumba para os adultos, entres outras atividades. Todos os jovens e adolescentes da comunidades vizinhas ao bairro Jatobá II estão convidados a participar.

O centro de Treinamento Fut Show e parcerias da região também promoverão um café da manhã para os participantes do evento e um almoço para os campeões.  A entrada é franca e começará às 08 horas.

Projeto aumenta punição para quem vender armas a crianças e adolescentes

(Foto: Internet)

Major Olímpio defende o aumento da punição. (Foto: Internet)

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 508/15, do deputado Major Olímpio (SD-SP), que aumenta a pena aplicada a quem vender, fornecer – ainda que gratuitamente – ou entregar a criança ou adolescente arma, munição ou explosivo.

Pelo texto, que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), a infração passará a ser punida com reclusão de cinco a dez anos. Atualmente, o estatuto prevê pena de reclusão de três a seis anos.

LEIA MAIS

Senac oferece colônia de férias para crianças e adolescentes

senac

Diversão é que não vai faltar na programação do Senac Petrolina neste mês de julho. É que a unidade preparou um roteiro especial de cursos para animar o período de férias da garotada. Com aulas previstas para iniciar a partir do dia 18/07, as opções de curso prometem agradar crianças e adolescentes.

Para os pequenos, com idades entre 6 e 12 anos, o Senac Petrolina oferece o curso de Minichef. O curso tem como objetivo ensinar os pequenos a elaborar pratos saudáveis e guloseimas como brigadeiro, minipizza, biscoito e pirulito. As aulas acontecem entre os dias 18 e 22 /7, das 8h às 11h.

LEIA MAIS

PROERD realiza formatura nesta sexta(03) em Petrolina  

O programa, que inclui a orientação de alunos de 8 a 16 anos, em ambiente escolar, ministrada pelo Grupo de Prevenção (GPREV) da Polícia Militar, tem duração de três meses/Foto:internet

O programa, que inclui a orientação de alunos de 8 a 16 anos, em ambiente escolar, ministrada pelo Grupo de Prevenção (GPREV) da Polícia Militar, tem duração de três meses/Foto:internet

Cerca de quatro mil crianças e adolescentes de 21 escolas públicas de Petrolina recebem, na manhã desta sexta (03), o certificado de conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), desenvolvido através de uma parceria entre a Polícia Militar (5º BPM) e a Prefeitura Municipal. O evento acontece a partir das 8h30, no ginásio do SESC, centro da cidade sertaneja.

O programa, que inclui a orientação de alunos de 8 a 16 anos, em ambiente escolar, ministrada pelo Grupo de Prevenção (GPREV) da Polícia Militar, tem duração de três meses. De acordo com o Tenente Coronel Ricardo Peres, comandante do 5º BPM de Petrolina, a filosofia do programa baseia-se na utilização do policial fardado no papel de orientador sobre a prevenção às drogas em escolas.

“O GPREV participa de treinamentos para que possa auxiliar no desenvolvimento de habilidades que possibilitem às crianças e aos adolescentes identificar e evitar situações relacionadas ao uso de drogas lícitas e ilícitas e à propagação da violência de qualquer natureza”, explica o comandante. Segundo ele, o programa proporciona momentos de interação e orientação sobre como se prevenir.

Com informações da Assessoria

Durante Fórum, Salgueiro vai debater Selo Unicef

selo unicef

Acontece na próxima sexta (06) em Salgueiro, sertão central, o II Fórum Comunitário da Criança e do Adolescente / Selo UNICEF – edição 2013-2016. O evento – coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Comissão Municipal Pró-Selo – acontecerá na Sede do Proac, às 8h, e será aberto a todo o público. A organização espera a participação expressiva de gestores, técnicos, conselheiros, lideranças sociais, dentre outros segmentos.

O fórum tem como objetivo avaliar a caminhada do município rumo aos objetivos do Selo UNICEF; a concretização das ações estratégicas de políticas públicas, bem como prestar contas à comunidade do que foi executado a partir do Plano de Ação Municipal e das desigualdades identificadas nos grupos de trabalho, ambos elaborados no I Fórum.

De acordo com a articuladora municipal, Márcia Barros, o II Fórum Comunitário proporcionará um espaço de debate à comunidade para refletir acerca da situação no município no que diz respeito às políticas públicas para crianças e adolescentes, avaliando avanços, conquistas e desafios a partir dos atuais indicadores sociais e as metas construídas no plano de ação do I Fórum, realizado em 2014.

LEIA MAIS

Eleita e empossada nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Juazeiro

Diretoria empossada aprovou calendário anual e criou Comissão Especial

Diretoria empossada aprovou calendário anual e criou Comissão Especial

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA – de Juazeiro realizou nesta quarta(13), a eleição dos novos conselheiros para o período 2016-2018 na Casa dos Conselhos. Foram eleitas Fátima Carvalho e Luciana Jatobá, presidenta e vice-presidenta respectivamente, conforme regimento interno que recomenda alternância de mandatos entre representantes da sociedade civil e poder público.

 O CMDCA de Juazeiro foi criado em 1991. Para Joel Miranda, ex-presidente da entidade, é importante que a sociedade civil, juntamente com o poder público construam políticas para garantir os direitos da criança e do adolescente. “Por isso peço aos novos Conselheiros que continuem a participar desse processo democrático”, disse Joel, agradecendo aos dez Conselheiros que realizaram o trabalho com empenho, dedicação e compromisso.

 A presidenta eleita, Fátima Carvalho ressaltou as conquistas, mas disse que “é preciso vestir a camisa”. “Avançamos muito, mas temos muitos desafios pela frente. A política da criança e do adolescente é uma causa e o CMDCA é o caminho. Governo e sociedade civil juntos têm as mesmas responsabilidades”.

 As primeiras medidas da Diretoria empossada foram a aprovação do calendário anual e a escolha da primeira terça-feira de cada mês para a realização das reuniões ordinárias, além da criação de uma Comissão Especial para acompanhar o desempenho do Conselho Tutelar composta por: Orlando Freire de Carvalho Neto, Ednalva dos Santos, Isabel Cristina de Araujo, Elzirene da Silva e Maria Auzenete Dourado.

 Os Conselheiros representantes governamentais eleitos foram: Maria Fátima Carvalho dos Santos e Fernanda Nunes de Araujo (Sedis), Ednalva dos Santos e Cristina Hermenegildo Santos (Seduc), Orlando Espinheira Freire de Carvalho Neto e Éden José Santos Machado da Silva (Sesau), Valdelice Rodrigues Martins e Raimunda Rodrigues Vieira (Sefaz), Bruno Reyner Cerqueira Cordeiro e Emerson Williams Gomes dos Santos (Secju).

 Os Conselheiros representantes da sociedade civil eleitos foram: Luciana Jatobá Lima e Elzirene Oliveira da Silva (Naenda), Isabel Cristina Amorim Alves de Araujo e Maria Lucia dos Santos Souza (Fundação Lar Feliz), Maria Auzenete Freire Rodrigues e Dourado e Cleonice  Rodrigues de Alcântara Silva (Cetegib), Lase Mari dos Santos Serafim e Rita de Cássia Costa da Silva Andrade (Pastoral da Criança), e Rita Diniz da Silva e Clizeuda Diniz da Silva (Amabi).

Com informações da Assessoria

Prefeito Julio Lossio empossa novos Conselheiros Tutelares

Novos Conselheiros Petrolina 1

Na manhã deste domingo (10) tomaram posse na Prefeitura de Petrolina (PE), os novos Conselheiros Tutelares   eleitos no dia 4 de outubro do ano passado. Os dez Conselheiros foram empossados no cargo pelo prefeito Julio Lossio (PMDB) e secretários municipais.

De acordo com o executivo petrolinense, os novos conselheiros serão divididos em duas regiões: O Conselho Tutelar 1 atenderá na Rua das Laranjeiras, 67 Centro. Os Conselheiros que atenderão nessa região são: Niltiany Freire, Hiago Cavalcanti, Gileade Azevedo, Francisco Gilvan e Regislane Pereira.

Já o Conselho Tutelar 2 atenderá no endereço na Rua Carretão, 76 – Gercino Coelho e os Conselheiros que atenderão nessa região são: Evaldo Francisco, Silvana Barbosa, Regicleide Bomfim, Yasmim Araújo e Maria de Lourdes Cordeiro. Os novos Conselheiros terão mandatos de 4 anos.

Para o prefeito Julio Lossio, Petrolina faz história e garante mais proteção para crianças e adolescentes no município, com a criação de mais um Conselho Tutelar. “O Conselho Tutelar de Petrolina tem uma respeitabilidade invejável que garante sua ação e trabalho, por isso estou feliz de empossar os novos conselheiros e que eles possam realizar esse trabalho que é bonito, mas precisa de todo apoio da sociedade”, concluiu.

O Conselho Tutelar é um órgão público, permanente e autônomo, não jurisdicional, eleito pela comunidade local para zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.  Suas atribuições estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

123