Polícia Federal realiza operação internacional contra crimes sexuais envolvendo crianças e adolescentes

Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal do Brasil deflagrou nesta terça-feira (28) a Operação Proteção Integral IV, uma ação de grande alcance voltada ao combate de crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes.

A operação acontece de forma simultânea em diversos países e integra a iniciativa internacional “Aliados pela Infância”. No Brasil, estão sendo cumpridos 159 mandados de busca e apreensão e 16 mandados de prisão preventiva em todos os estados.

Segundo a Polícia Federal, mais de 500 agentes federais participam da ação, além de policiais civis de vários estados, incluindo Pernambuco. A operação reforça a cooperação entre forças de segurança nacionais e internacionais no enfrentamento desse tipo de crime.

LEIA MAIS

Polícia investiga assassinato de jovem em Araripina

A Polícia Civil de Pernambuco (PCP) está investigando o assassinato de um homem, na madrugada do domingo (15), em Araripina, no Sertão. A vítima, identificada como Erick Semeão, foi morta a tiros.

Segundo o Boletim de Ocorrências da 9ª CIPM, policiais que estavam de plantão na delegacia ouviram disparos de arma de fogo vindos da direção da Vila Santa Bárbara. Ao se deslocarem até o local, populares informaram que um homem havia sido baleado e corrido em direção à Travessa Santa.

O corpo de Erick foi encontrado a aproximadamente 400 metros do local onde ele foi baleado. O local foi isolado e preservado até a chegada do Instituto de Criminalística, que realizou os procedimentos necessários e liberou o corpo. Ainda não há informações sobre motivação e autoria do crime.

Em Petrolina – Um jovem de 20 anos foi morto no domingo (15) no N-8 do perímetro irrigado Nilo Coelho, na zona rural de Petrolina. De acordo com a Delegacia da 213ª Circunscrição, um inquérito policial foi instaurado para apurar todos os fatos, identificar a autoria e a motivação do crime.

G1 Petrolina

Médicos são mortos a tiros por colega de profissão após discussão

Um médico identificado como Carlos Alberto Azevedo Silva Filho matou a tiros dois colegas de profissão após um desentendimento na noite de sexta-feira (16), em frente a um restaurante de luxo na Avenida Copacabana, no bairro Alphaville Plus, em Barueri (SP). O autor dos disparos saiu do interior do restaurante já com a arma em mãos e atirou contra Luís Roberto Pellegrini Gomes, de 43 anos, e Vinicius dos Santos Oliveira, de 35.

Vinicius foi atingido por dois disparos, um no abdômen e outro nas costas, e chegou a ser levado ao pronto-socorro mais próximo do local, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Por sua vez, Luís Roberto recebeu oito disparos, que atingiram a axila esquerda, o braço esquerdo, a cintura, a coxa direita, as costas e o abdômen. Assim como a outra vítima, ele foi socorrido, mas acabou morrendo na unidade de saúde.

Sequência dos fatos
Segundo relatos e informações da polícia, Carlos Alberto cumprimentou a dupla com apertos de mão e deu início a uma discussão. Em dado momento, ele deu um tapa em um dos médicos, que estava sentado, o que fez com que o outro reagisse com diversos socos. Depois disso, a Guarda Civil Municipal de Barueri foi acionada após serem alertados de que havia um indivíduo armado no local. Após revista, os agentes não encontraram nenhuma arma com Carlos Alberto, que apresentou aos agentes marcas das agressões sofridas e disse que iria embora.

Contudo, pouco depois, ele pegou a arma em uma bolsa, saiu do estabelecimento e efetuou os disparos contra as vítimas. Testemunhas contam que o objeto teria sido entregue a Carlos Alberto por uma mulher. No boletim de ocorrência, está registrado que Carlos Alberto foi preso em flagrante por homicídio.

Versão do restaurante

Em nota, o restaurante El Uruguayo – onde aconteceu o episódio – lamentou o ocorrido e afirmou que o local mantém uma “política de tolerância zero à violência”. “Esclarecemos que, após discussões entre os envolvidos, de maneira desproporcional e inesperada, o agressor efetuou disparos contra as vítimas na presença da equipe da GCM que já estava no local atendendo a ocorrência e foi prontamente detido”, diz.

A Tarde

Em Pernambuco, 62% dos homicídios de mulheres são cometidos com arma de fogo

Em Pernambuco, 62% dos homicídios de mulheres são cometidos com uso de arma de fogo. O dado é da 4ª edição da pesquisa “Pela Vida das Mulheres: o papel da arma de fogo na violência baseada em gênero”, do Instituto Sou da Paz, divulgado neste sábado (8), no Dia Internacional da Mulher.

Segundo o Sou da Paz, o Estado também ocupa a terceira pior colocação no ranking de taxas de homicídios femininos com arma de fogo no Brasil, com 3,7 casos por 100 mil mulheres, na frente apenas do Ceará (3,8 casos por 100 mil) e da Bahia (4 casos por 100 mil). A pesquisa usou como base estatísticas criminais de 2023.  Naquele ano, foram registrados um total de 3.946 mil homicídios de mulheres no Brasil. No Nordeste, 63% das mulheres foram assassinadas com arma de fogo. Em seguida, aparecem as regiões Norte (49%) e Sul (45%).

A pesquisa também revela que no Brasil 35% das mulheres vítimas de arma de fogo – o que representa uma a cada três vítimas – já haviam sofrido algum outro episódio de agressão ou violência doméstica. O estudo identificou, ainda, crescimento de 35% nos registros de violência armada não letal entre 2021 e 2023. Em Pernambuco, o perfil das vítimas acompanha o cenário nacional, que é formado em sua maioria por mulheres negras (64%) e adultas (55% entre 20 e 39 anos).

É urgente falar do impacto da violência armada na vida das mulheres e da necessidade de investir em políticas de controle de armas orientadas às questões de gênero”, diz Carolina Ricardo, diretora-executiva do Instituto Sou da Paz. “São medidas que podem contribuir para a prevenção dos feminicídios e para o enfrentamento de um problema social que exige intervenção pela União, estados e municípios e em diferentes áreas, como saúde, segurança pública e assistência social”.

Diario de Pernambuco

Terror em Altinho: homem e mulher mortos a tiro e responsáveis pelos disparos linchados por populares

Quatro pessoas morreram em uma confusão durante um bloco de carnaval na cidade de Altinho, cidade próxima de Caruaru, no Agreste pernambucano, na última segunda-feira (3). Segundo a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), dois homens efetuaram disparos e mataram um homem e uma mulher, deixando outra pessoa ferida, durante a festividade carnavalesca.

As vítimas dos disparos foram identificadas como Victor Manoel Feitosa da Silva, de 24 anos, e Ruthyelly Santos de Lima, de 21 anos. Eles chegaram a ser socorridos para unidades hospitalares da cidade e da região, mas não resistiram. Um outro homem, não identificado, de 26 anos, ficou ferido.

Após os disparos, os autores do crime, Gabriel Leonardo dos Santos Souza, de 21 anos e Juadonias Augusto da Silva de 24 anos, foram linchados e incendiados por populares. Eles morreram no local. Segundo informações extraoficiais, a dupla teria saído de Caruaru para “acertar contas” com um desafeto que estaria no bloco carnavalesco. Victor Manoel Feitosa da Silva, que estava no bloco, foi confundido com o alvo da dupla, e acabou recebendo os tiros. Ruthyelly Santos de Lima também não tinha envolvimento com a ação criminosa e foi vítima de uma bala perdida. Ela perdeu muito sangue e não conseguiu sobreviver.

Desde que tomou conhecimento do fato, a Polícia Civil de Pernambuco, por meio da 14ª Delegacia Seccional de Caruaru, iniciou as diligências e instaurou inquérito policial para investigar as ocorrências de tentativa de homicídio e homicídios consumados. As diligências foram iniciadas, câmeras de estabelecimentos vão auxiliar nas investigações, uma equipe operacional da 14ª Desec da Civil foi encaminhada para o município, além de policiais da Divisão Especial de Apuração de Homicídios (DEAH).

Quem tiver informações sobre os crimes pode ligar para o 197 da PCPE. A Secretaria de Defesa Social reitera o compromisso com a Segurança Pública e reforça que dispõe de serviço próprio para denúncia anônima, por meio de sua Ouvidoria, através dos números 181 ou 0800.081.5001.

Diario de Pernambuco

 

Final de semana violento em Juazeiro registra 11 homicídios e preocupa população

A violência em Juazeiro (BA) alcançou níveis alarmantes neste último final de semana, com o registro de 11 homicídios em apenas dois dias, além de uma criança ferida em meio às ocorrências.

Os crimes ocorreram em diferentes pontos da cidade, evidenciando a gravidade da situação e a necessidade de uma resposta imediata das autoridades.

Os dados assustadores reforçam a necessidade de medidas emergenciais para conter a onda de crimes e devolver a sensação de segurança à população.

LEIA MAIS

Sábado de violência em Juazeiro deixa dois mortos e dois feridos

A violência urbana fez mais vítimas em Juazeiro . A Polícia Civil iniciou as investigações para chegar a autoria e a motivação dos crimes que aconteceram neste sábado (09). À tarde no bairro Jardim Flórida, um tiroteio deixou uma pessoa morta no local e outra que ficou gravemente ferida foi encaminhada para atendimento de urgência.

Na avenida principal do bairro Quidé,  horas depois, um jovem foi assassinado e outro ficou ferido por disparos de arma de fogo. O jovem que morreu de prenome Geovane, chegou a ser encaminhado para um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos. O outro jovem também foi encaminhado para atendimento médico.

Até o momento não foram divulgados identidades nem o estado de saúde das vítimas. A população de Juazeiro tem convivido com esses episódios violentos em vários bairros residenciais e está assutada.

Jovem morre e outro fica ferido após suspeitos chegarem atirando na Praça da Sementeira em Petrolina

Um jovem morreu e outro fica ferido na noite da sexta-feira (26), após suspeitos chegarem atirando na Praça da Sementeira em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Uma das vítimas, um rapaz de 21 anos, chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos.

O outro jovem, também de 21 anos, teve seu braço atingido pelos disparos e foi encaminhado ao hospital. Em nota, a Polícia Civil de Pernambuco informou que abriu um inquérito para investigar o caso.

G1 Petrolina

Homem de 30 anos é morto a tiros no bairro Pedro Raimundo, em Petrolina

Um homem, de 30 ano, foi assassinado a tiros no bairro Pedro Raimundo, em Petrolina. De acordo com informações da Polícia Civil, o crime aconteceu no domingo (31).

Ainda de acordo com a PC, moradores informaram que, dois homens desconhecidos, conduzindo uma motocicleta, efetuaram os disparos e fugiram em seguida. Um inquérito foi instaurado para apurar os fatos.

G1 Petrolina

Bahia é o estado que mais registrou homicídios em 2020; Pernambuco é o quarto colocado

(Foto: Ilustração)

A Bahia é o estado que mais registrou homicídios dolosos, quando há a intenção de matar, em 2020. Ao todo, foram 5.368, com aumento de 355 óbitos desde 2019, fazendo com que o estado de isolasse na liderança do ranking. A informação consta no anuário da violência, divulgado nesta quinta-feira (15).

O Nordeste ocupa as duas primeiras posições, em segundo, o estado do Ceará registrou 3.934 homicídios dolosos. O estado tinha registrado 2.155 mortes em 2019 com aumento de 1.779 registros para 2020. Já em terceiro lugar aparece o estado do Rio de Janeiro, com 3.544, apresentando redução nos registros em comparação com 2019, onde foram 4.004 homicídios.

Já em quarto lugar está Pernambuco, com 3.543 mortes dolosas. Em 2019 o estado tinha registrado 3.257 homicídios, com aumento de 286 casos. Em quinto lugar está o estado de São Paulo com um total de 3.038, aumento de 132 mortes dolosas se comparado com 2019.

Pernambuco tem o junho com menos roubos em 15 anos, diz SDS

Na série histórica, segundo a SDS, o mês de junho de 2010, com 3.908, era até então o junho com menos crimes patrimoniais. (Foto: Internet/Ilustração)

Pernambuco registrou, em junho deste ano, 3.490 ocorrências de roubos. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), foi o mês de junho com menor quantitativo de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) desde que essa modalidade delituosa, que inclui assaltos, roubos e furtos de celulares, carros, bancos, coletivos, entre outros, começou a ser computada pela segurança pública do Estado, em 2005. Os dados foram divulgados nessa terça-feira (14).

Levando em conta junho de 2019 (6.684), a SDS explica que o Estado apresentou uma redução de 47,79%, completando 34 meses consecutivos de diminuição dos CVPs. Foi em setembro de 2017 que esse conjunto de delitos iniciou a curva descendente.

LEIA MAIS

Petrolina é a 4ª cidade de Pernambuco que mais reduziu casos de Crimes Violentos contra o Patrimônio em 2019

(Foto: Divulgação/CICOM/SDS)

Com 5.507 Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) registrados no último mês de dezembro, Pernambuco chega ao fim de 2019 com um total de 78.943 roubos, o menor quantitativo em cinco anos. Ao todo, foram contabilizados 1.464 casos a menos que dezembro de 2018 (6.971), tornando-se o mês com menos delitos em 60 meses, ficando acima apenas de dezembro de 2014 (5.449 notificações).

“A atual sequência de quedas nos CVPs já supera em 10 meses a segunda mais longa série descendente na história do Pacto pela Vida, formada por 19 meses entre julho de 2009 e janeiro de 2011. Nesse tempo de 28 meses, iniciado em setembro de 2017, foram 47.114 assaltos a menos em relação ao mesmo período anterior. Investimentos, operações permanentes, posicionamento de efetivo nas manchas criminais e também estratégias específicas para determinados tipos de delitos fizeram com que tivéssemos recuo significativo nos roubos a bancos, veículos, ônibus, de celulares e outras formas. Em 2019, mais de 53 mil pessoas foram presas pelas polícias. E vamos intensificar esse trabalho de retirada de circulação daqueles que amedrontam a população e ameaçam a ordem pública. Buscamos, em 2020, estatísticas mais baixas e uma maior sensação de segurança no dia a dia do pernambucano”, diz o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.

O Sertão Pernambucano somou 4.012 roubos em todo o ano de 2019, o que representa uma queda de 22,47% em relação ao ano anterior, que registrou 5.175 queixas do tipo. No ranking das dez cidades com maior redução de CVPs no acumulado de 2019, Petrolina aparece na 4ª posição.

Tenente do 5º BPM destaca redução no número de crimes no primeiro semestre deste ano em Petrolina

5º BPM registrou queda no número de crimes cometidos em Petrolina.

O Tenente do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM) Diangelis esteve no programa de Waldiney Passos, na rádio Jornal, na manhã desta quarta-feira (07) para falar sobre a redução no número de homicídios, roubos e furtos no primeiro semestre em Petrolina, com relação ao ano de 2018.

Neste ano, segundo Diangelis, foram registrados 59 homicídios, enquanto no ano passado, a polícia registrou 104, ou seja, houve uma redução de aproximadamente 43% no Crimes Violento Letais Intencionais (CVLI). Os dados são estatísticos da 3ª seção do 5º BPM.

Nos crimes contra o patrimônio, ainda de acordo com o Tenente, no primeiro semestre de 2018, foram registradas 1.491 ocorrência, enquanto no mesmo período de 2019, houve 1.012 casos, o que representa uma redução de 32% desses números.

LEIA MAIS

Moro quer criminalizar Caixa 2, com mudança Lorenzoni poderia ser punido

(Foto: Reprodução)

O ministro da Justiça, Sergio Moro, pretende incluir a criminalização do caixa dois eleitoral no pacote de medidas que apresentará à Câmara em fevereiro. Moro está elaborando um combo de projetos de lei os quais buscam fortalecer o combate à corrupção, ao crime organizado e à violência.

A intenção de Moro é tornar a lei eleitoral mais clara e objetiva, para que dessa forma haja uma pena maior para a prática de uso de dinheiro não declarado por candidatos no período eleitoral. A proposta que tem sido preparada por Moro não daria anistia a fatos passados.

Ou seja, aqueles que estão processados ou investigados, como o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM), não seriam beneficiados. Atualmente, casos desse tipo são julgados com base em um artigo do Código Eleitoral, o 350, de falsidade ideológica, sobre o qual não há jurisprudência pacífica no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para condenação.

Com informações da Folha de São Paulo

Número de homicídios diminuiu mais de 30% em Pernambuco, afirma SDS

(Foto: Ilustração)

O número de crimes violentos letais intencionais (CVLI) em Pernambuco diminuiu em abril deste ano, em comparação com o mesmo período de 2017. De acordo com o balanço divulgado pela Secretaria de Defesa Social (SDS), foram registrados 356 homicídios no mês passado, o menor patamar desde julho de 2016.

Considerando o primeiro quadrimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2017, a redução foi de 21,98%: 1.590 entre janeiro e abril de 2018, contra 2.038 entre janeiro e abril do ano passado. De acordo com a SDS, a maior parte dos homicídios praticados em abril deste ano, tem relação com o tráfico de drogas, acertos de contas e outras atividades criminosas. Das 356 vítimas, 73,31% foram assa

Porém, em Petrolina o número de homicídios voltou a crescer em abril, em comparação com o mês de março. Segundo os dados da SDS, 60 pessoas já foram assassinadas em Petrolina em 2018. Sendo 16 em abril, 12 em março, 11 em fevereiro e 21 de janeiro.

Voltando para os dados do estado, no comparativo com o mesmo quadrimestre de 2018 com o ano passado, o número de feminicídio também diminuiu, de 29 para 13 casos. 13 mulheres foram mortas em Pernambuco no mês de abril, mas apenas um caso foi considerado feminicídio. O crime aconteceu na cidade de Olinda no 09 do mês passado. O marido e pais dos dois filhos da vítima foi preso no dia 09 de maio, um mês após o feminicídio, por força de um mandado de prisão.

123