Mãe denuncia demora e superlotação no Hospital Dom Malan após atendimento de criança com febre alta

Criança com febre alta aguardou atendimento em meio à grande demanda na unidade.

Uma noite de preocupação e angústia marcou a rotina de uma família de Petrolina. Uma mãe denunciou dificuldades enfrentadas durante o atendimento do filho no Hospital Dom Malan/IMIP, referência em atendimento materno-infantil na região.

Segundo o relato, a criança apresentava febre próxima dos 40 graus e foi levada à unidade em busca de assistência médica. A mãe afirma que enfrentou um cenário de grande movimentação no hospital, com muitos pacientes aguardando atendimento, o que teria contribuído para a demora e aumentado a apreensão dos familiares.

De acordo com a denúncia, a situação vivida pela família não seria um caso isolado. Outros acompanhantes também relataram dificuldades relacionadas à alta demanda registrada na unidade, especialmente no atendimento pediátrico. A mãe utilizou as redes sociais para relatar a experiência e cobrar providências, destacando a preocupação com o estado de saúde do filho e as condições encontradas durante a busca por atendimento.

João Luiz Nogueira recebe Título de Cidadão Petrolinense e reafirma compromisso com a saúde e o desenvolvimento da cidade

Em discurso emocionado, João Luiz Nogueira agradeceu a homenagem e reafirmou seu compromisso com a saúde pública e o desenvolvimento de Petrolina.

 

A Câmara Municipal de Petrolina realizou, na manhã desta sexta-feira (19), uma Sessão Solene para a entrega do Título de Cidadão Petrolinense ao secretário municipal de Saúde, João Luiz Nogueira, em reconhecimento à dedicação, competência e aos relevantes serviços prestados ao município, especialmente no fortalecimento da rede pública de saúde e na ampliação do atendimento à população.

A honraria foi concedida por meio de projeto de autoria do vereador Ronaldo Souza (Ronaldo Cancão) e a solenidade foi presidida pelo presidente da Câmara, vereador Osório Siqueira. O evento reuniu diversas autoridades, entre elas o desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Fausto Campos, o prefeito Simão Durando, o vice-prefeito Ricardo Coelho, o deputado federal Fernando Filho, os deputados estaduais Antônio Coelho e João de Nadegi, o ex-prefeito de Petrolina e presidente do União Brasil em Pernambuco, Miguel Coelho, o ex-senador Fernando Bezerra Coelho, além de vereadores, secretários municipais, familiares e amigos do homenageado.

Um dos momentos mais emocionantes da solenidade foi o discurso da esposa do homenageado, Mariana Nogueira, que relembrou a mudança da família do Recife para Petrolina, quando João Luiz recebeu o convite para assumir novos desafios profissionais. Ela destacou as incertezas e dificuldades do início dessa trajetória, mas ressaltou que a cidade rapidamente acolheu a família e passou a fazer parte de suas vidas.

LEIA MAIS

Hospital Dom Malan promove festa junina para levar alegria a pacientes, acompanhantes e funcionários em Petrolina

Funcionários, voluntários e o Trio Saideira levaram o clima do São João aos corredores do Hospital Dom Malan, proporcionando momentos de alegria, música e acolhimento para pacientes, acompanhantes e colaboradores da unidade

O clima de São João tomou conta do Hospital Dom Malan (HDM) Ismep, em Petrolina, nesta quarta-feira (17). Os corredores da unidade de saúde, pertencente à rede estadual de Pernambuco, foram transformados em um grande arraiá, proporcionando momentos de descontração e acolhimento para pacientes, acompanhantes e colaboradores.

A animação ficou por conta dos funcionários, voluntários e do Trio Saideira, que levou muito forró e música nordestina pelos diversos setores do hospital. O grupo, que completa nove anos de carreira neste mês, participou da ação de forma voluntária.

LEIA MAIS

1ª Exposição Petrolina pela Saúde Ambiental aproxima população dos cuidados com o meio ambiente e a qualidade de vida

Exposição busca aproximar a população das ações desenvolvidas pela Vigilância Ambiental em Saúde

A coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde de Petrolina, Ivyne Lopes, participou na manhã desta terça-feira do programa Espaço Aberto, da Rural FM, para falar sobre a 1ª Exposição Petrolina pela Saúde Ambiental, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde que busca aproximar a população das ações desenvolvidas pelo setor e fortalecer a conscientização sobre a relação entre meio ambiente e saúde.

Durante a entrevista, Ivyne explicou que o evento acontece no mês em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e tem como proposta compartilhar conhecimentos, apresentar os serviços da Vigilância Ambiental e promover um espaço de educação e troca de experiências com a comunidade.

LEIA MAIS

Morte de bebê que aguardava vaga em UTI comove Petrolina e reacende debate sobre assistência pediátrica

A morte do pequeno Davi Rodrigues Oliveira, de apenas 1 ano e 5 meses, causou profunda comoção em Petrolina nesta terça-feira. Morador do Projeto N-2, na zona rural do município, o menino faleceu após permanecer 18 dias internado no Hospital Dom Malan, enquanto aguardava uma vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica.

Davi era portador de Síndrome de Down e enfrentava um quadro grave de bronquiolite, que evoluiu para pneumonia. Durante os últimos dias, familiares e amigos realizaram uma ampla mobilização nas redes sociais e por meio de veículos de comunicação, pedindo urgência na transferência da criança para uma unidade especializada.

LEIA MAIS

Ministério da Saúde suspende temporariamente vacinação contra dengue do Butantan após registro de reações graves

Medida preventiva foi adotada após identificação de 42 eventos adversos severos; duas mortes estão sob investigação e não há comprovação de relação direta com o imunizante

O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (8), a suspensão temporária e preventiva da estratégia de vacinação contra a dengue com o imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan. A decisão foi tomada após o registro de 42 episódios de reações adversas consideradas graves pelo sistema nacional de vigilância pós-vacinação.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, entre os casos monitorados estão três ocorrências classificadas como mais graves, incluindo duas mortes que seguem sob investigação. O governo federal ressaltou, no entanto, que até o momento não existe comprovação de relação direta entre os óbitos e a aplicação da vacina.

LEIA MAIS

Mais de 224 mil crianças em Pernambuco estão acima do peso, aponta Ministério da Saúde

Levantamento mostra que 36% das crianças de até 9 anos apresentam excesso de peso no estado; especialistas alertam para a importância da atividade física e de hábitos saudáveis

Pernambuco registrou 224.332 crianças entre 0 e 9 anos com excesso de peso em 2025, segundo dados do Panorama da Obesidade em Crianças e Adolescentes, divulgado pelo Ministério da Saúde. O número representa 36% do total de crianças acompanhadas nessa faixa etária pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN).

O levantamento revela um aumento em relação ao ano anterior. Em 2024, o percentual de crianças acima do peso ideal era de 34%, o que demonstra uma elevação de dois pontos percentuais em apenas um ano.

LEIA MAIS

Secretaria de Saúde esclarece que vacina antirrábica humana está disponível em Petrolina

Imunizante está disponível na Policlínica Municipal todos os dias da semana

A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina esclareceu que a vacina antirrábica humana está disponível no município e que não procede a informação de que o imunizante estaria em falta na rede pública de saúde.

O esclarecimento foi feito após a repercussão de um caso envolvendo uma mulher atacada por um cachorro enquanto caminhava na Orla II da cidade. Inicialmente, foi informado que a vítima teria precisado se deslocar até Juazeiro (BA) para receber a vacina antirrábica.

LEIA MAIS

Mulher é atacada por cães durante caminhada na Orla II de Petrolina

Vítima precisou de atendimento médico e afirma que teve que buscar vacina antirrábica em Juazeiro por falta do imunizante em Petrolina

Uma mulher foi atacada por cães enquanto caminhava na Orla II de Petrolina, na manhã deste domingo (31). Segundo relato encaminhado à redação, um dos animais a atacou por trás e, logo em seguida, outros cães se aproximaram, aumentando o risco de novas agressões.

Ainda de acordo com a vítima, ela só conseguiu se livrar do ataque graças à intervenção de dois homens que passavam pelo local e prestaram ajuda.

LEIA MAIS

João Campos recebe apoio de liderança da Saúde durante agenda em Dormentes

Kelly Jane confirmou adesão ao projeto da Frente Popular

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos, recebeu mais um importante apoio político durante passagem por Dormentes, no Sertão do São Francisco.

A enfermeira e ex-secretária de Saúde de Barra de Guabiraba, Kelly Jane, confirmou adesão ao projeto político da Frente Popular e deverá disputar uma vaga na Câmara Federal nas eleições deste ano.

LEIA MAIS

Ao lado de Augusto Coelho, Raquel Lyra anuncia PET Scan para o Hospital Dom Tomás

Raquel Lyra e Augusto Coelho anunciam reforço histórico na oncologia de Petrolina

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, esteve em Petrolina ao lado do presidente do Hospital Dom Tomás, Augusto Coelho, para anunciar importantes avanços no fortalecimento da assistência oncológica no Sertão pernambucano.

Durante a visita ao Hospital Dom Tomás, referência no tratamento do câncer no Vale do São Francisco, a governadora confirmou, além da homologação e do credenciamento da radioterapia, um novo investimento para aquisição do equipamento de PET Scan, considerado fundamental para o rastreamento, diagnóstico e estadiamento do câncer.

LEIA MAIS

João Campos defende interiorização da saúde durante agenda no Vale do São Francisco

Socialista defendeu expansão de hospitais regionais e novos centros de diagnóstico

Durante o final de semana, quem também esteve cumprindo agenda no Vale do São Francisco foi o presidente nacional do PSB, ex-prefeito do Recife e pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos. Em passagem pela região, o socialista falou sobre a necessidade de ampliar e descentralizar os serviços de saúde no estado, especialmente no Sertão.

Segundo João Campos, é fundamental expandir a rede de atendimento em Pernambuco, fortalecendo áreas estratégicas como o cuidado com crianças e pessoas com deficiência. O pré-candidato destacou a importância de levar para o interior experiências já implantadas na capital pernambucana, como os Centros TEA, voltados ao atendimento especializado.

LEIA MAIS

UBS da Tapera terá atendimentos transferidos temporariamente para Catinguinha

UBS da Tapera retomará os atendimentos na sexta-feira (15), em novo endereço na Rua E, nº 5

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que os atendimentos da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Tapera serão realizados temporariamente na Unidade Satélite UBS de Catinguinha nesta quarta-feira (13) e quinta-feira (14).

A mudança ocorre em razão da transferência da unidade para um novo endereço, processo necessário para organizar o espaço e garantir que a nova estrutura esteja totalmente preparada para receber os usuários com mais conforto, segurança e qualidade.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os atendimentos na UBS da Tapera serão retomados normalmente a partir da sexta-feira (15), já no novo endereço, localizado na Rua E, nº 5, na comunidade da Tapera.

A orientação é para que os moradores que precisarem de atendimento nestes dois dias se dirijam à UBS de Catinguinha.

Maria Elena solicita ações urgentes em unidades básicas de saúde de Petrolina

Vereadora Maria Elena de Alencar (UB)

A sessão ordinária desta quinta-feira (7), na Câmara Municipal de Petrolina, terá na pauta para votação o requerimento de autoria da vereadora Maria Elena de Alencar solicitando uma série de melhorias para unidades básicas de saúde do município.

A sessão está marcada para começar às 9h da manhã, no plenário da Câmara Municipal de Petrolina, onde os vereadores irão apreciar e votar o documento que, caso aprovado, será encaminhado ao prefeito Simão Durando e à Secretaria Municipal de Saúde.

No requerimento, a parlamentar solicita intervenções estruturais, aquisição de equipamentos e reforço nos serviços oferecidos em UBSs localizadas nos bairros Henrique Leite, Loteamento Recife, Vila Mocó, Vila Marcela e Areia Branca.

LEIA MAIS
12