Ebola: surto em Uganda e Congo é emergência de interesse internacional

OMS acompanha situação após 80 mortes suspeitas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o surto de ebola na República Democrática do Congo e em Uganda constitui uma emergência de saúde pública de interesse internacional. A decisão foi tomada pela agência após o registro de pelo menos 246 casos sob investigação e 80 mortes suspeitas.

O alerta global foi acionado depois que laboratórios confirmaram dois casos da doença, incluindo um óbito, no período de 24 horas em Kampala, capital de Uganda. Os pacientes haviam viajado recentemente a partir do Congo e não apresentavam vínculo epidemiológico aparente entre si. De acordo com os critérios técnicos da organização, a circulação interfronteiriça e a detecção de casos em uma grande área urbana elevam o risco de propagação internacional da doença.

LEIA MAIS

Hospital Unimed de Petrolina opera com alta capacidade e orienta pacientes a buscarem unidade de Juazeiro

Unimed Vale do São Francisco alerta para alta demanda por atendimentos devido às síndromes respiratórias

A Unimed Vale do São Francisco divulgou um comunicado informando que o Hospital Unimed de Petrolina está operando com alta capacidade de atendimento em razão do aumento expressivo dos casos de síndromes respiratórias.

Segundo a operadora, a maior procura tem gerado sobrecarga nos serviços de urgência e emergência. Para oferecer mais agilidade e conforto aos pacientes, a orientação é que os casos de urgência e emergência também sejam direcionados ao Hospital Unimed de Juazeiro, que, neste momento, apresenta baixa demanda e possui estrutura adequada para atender os beneficiários.

A Unimed reforça ainda que os serviços de urgência e emergência devem ser procurados prioritariamente em situações de maior gravidade, contribuindo para que os casos mais críticos recebam assistência com maior rapidez.

LEIA MAIS

Raquel Lyra decreta situação de emergência em 27 municípios atingidos pelas chuvas

Medida busca agilizar ações e apoio às cidades atingidas

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, decretou situação de emergência em 27 municípios afetados pelas fortes chuvas que atingem o estado nos últimos dias.

A medida tem como objetivo agilizar a atuação do poder público nas áreas mais impactadas, permitindo a adoção de ações emergenciais, liberação de recursos e apoio direto às populações atingidas. As regiões mais afetadas incluem a Zona da Mata e a Região Metropolitana do Recife, onde há registros de alagamentos, deslizamentos e elevação do nível dos rios.

Com o decreto, as prefeituras passam a ter mais facilidade para acessar recursos estaduais e federais, além de reforçar as ações de Defesa Civil, assistência social e recuperação de áreas atingidas.

LEIA MAIS

Lula convoca reunião de emergência após Maduro ser capturado

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará uma reunião de emergência, na manhã deste sábado, (03), para discutir a invasão dos Estados Unidos à Venezuela, que ocorreu nas primeiras horas do dia, e culminou na captura do presidente do país, Nicolás Maduro.

A reunião, segundo Igor Gadelha, do portal Metrópoles, será liderada por ministros e assessores de Lula, que ainda não se manifestou nas redes sociais ou por meio de nota. A Venezuela, que manteve durante anos uma relação próxima ao Brasil, faz fronteira com o país. Ainda de acordo com a publicação, Lula já foi informado sobre os comunicados feitos por Trump. O presidente, no entanto, não está em Brasília, e tem previsão de retorno para a capital federal apenas na segunda-feira, (05).

Como Maduro foi capturado?
Segundo Trump, Nicolás Maduro foi capturado por volta das 2h, em uma ação liderada pela Delta Força, considerada a ‘tropa de elite’ do exército dos Estados Unidos. Ainda não há informações sobre como se deu a operação. Os Estados Unidos já haviam sinalizado a possibilidade de uma invasão nos últimos meses, na escalada de uma tensão diplomática que se prolongou por anos.

“Os Estados Unidos da América realizaram com sucesso um ataque de grande escala contra a Venezuela e seu líder, o presidente Nicolás Maduro, capturado, juntamente com sua esposa, e retirado do país por via aérea”, afirmou Trump.

A Tarde

Petrolina registra forte chuva; veja a previsão para este sábado (6) e contatos de emergência

A forte chuva que atingiu Petrolina, na noite desta sexta-feira (5), registrou 59,8 mm de chuva em alguns pontos da cidade, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC). O volume de água causou alagamentos, congestionamentos e transtornos para moradores em diversos bairros da cidade.

Imagens veiculadas nas redes sociais registraram pontos de alagamento em bairros como o Centro e Vila Eduardo, São José e em vias importantes como as avenidas dos Tropeiros e Sete de Setembro, dificultando o retorno de moradores para casa. No Loteamento Park Massangano, houve relatos de pessoas que ficaram ilhadas e de carros que trafegavam com dificuldade.

A Avenida das Nações, próxima à rodoviária, também ficou completamente alagada. O trânsito ficou congestionado em pontos de grande circulação, como o Viaduto do Barranqueiro e a Orla. Os transtornos também atingiram estabelecimentos comerciais. No shopping da cidade, parte do forro de gesso de uma loja cedeu. Já no bairro Vila Eduardo, uma academia foi evacuada por precaução assim que a chuva começou.

Para este sábado (6), a APAC prevê tempo parcialmente nublado com possibilidade de chuva rápida e de intensidade fraca durante a tarde e à noite. As temperaturas devem variar entre a mínima de 23°C e a máxima de 34°C. A Prefeitura de Petrolina orienta a população a permanecer em locais seguros e evitar áreas de risco.

Em caso de emergência, a população pode acionar os seguintes serviços:
Defesa Civil: (87) 98134-1838
SAMU: (87) 98843- 0931
AMMPLA: (87) 99606-7339
Guarda Civil: 3983-7150 ou 153
Mais Luz: 0800 608 1022
Neoenergia: 116

G1 Petrolina

Avião com prefeito faz pouso de emergência após pane

O avião de pequeno porte que transportava o prefeito Cícero Lucena (PP), da cidade de João Pessoa (PB), fez um pouso de emergência, neste sábado (27), após apresentar uma pane na região de Alagoa Grande, no Brejo da Paraíba. O episódio foi confirmado pelo próprio gestor nas redes sociais.

Apesar do susto, Lucena e os demais presentes na aeronave não tiveram ferimentos. O avião, no entanto, sofreu danos em uma das asas e no trem de pouso. Segundo o prefeito, a aeronave, que voltava do município de Sousa, perdeu potência durante o trajeto.

“Acabamos de passar por um grande susto. Estava retornando de Sousa, em um avião, e de repente foi perdendo potência o avião. Não tínhamos alternativa de pouso próximo, e nem deu tempo para isso. Na Fazenda São José, nós encontramos um espaço que estava sendo cortado o capim para a silagem e deu para que a gente pousasse com todos em paz, com saúde. Ninguém ferido, só danos materiais do avião, trem de pouso, quebrou a asa”, afirmou.

Em uma publicação nas redes sociais, Cícero Lucena agradeceu em oração após passar pelo susto. O prefeito, que está no segundo mandato, articula uma pré-candidatura ao governo da Paraíba nas eleições de 2026. “Graças a Deus e a São José, apesar do susto, estamos todos bem. Vamos em frente, com o coração ainda mais repleto de fé e gratidão”, agradeceu Lucena.

A Tarde

Náutico faz pouso de emergência em Guarulhos após aeronave colidir com pássaro

A equipe do Náutico teve mais um problema aéreo na última segunda-feira (25). Após o problema elétrico no voo de ida, a volta para Recife teve outro problema, a aeronave que levava a delegação alvirrubra colidiu com um pássaro e teve que fazer um pouso de emergência.

O avião com o elenco alvirrubro saiu de Congonhas e na decolagem colidiu com um pássaro. Por segurança, a aeronave teve que realizar um pouso de emergência em Guarulhos. Logo após os reparos necessários, a delegação alvirrubra conseguiu realizar a viagem de ida para Recife e inicia seus trabalhos para a próxima partida nesta terça-feira (26).

O Timbu foi a São Paulo enfrentar o São Bernardo pela 18ª rodada da Série C. Já no voo de ida, o clube teve problemas com o avião que faria a viagem, devido a uma pane elétrica, que fez com que o Timbu chegasse a São Paulo apenas no dia da partida. O jogo teve que ser adiado, devido aos problemas ocorridos.

A partida entre São Bernardo e Náutico terminou em 1 a 1. Agora a equipe alvirrubra enfrenta o Ituano pela última rodada da terceira divisão, a partida acontece no próximo sábado (29), às 17h, nos Aflitos.

Diario de Pwrnambuco

Incêndios nos EUA: Biden declara emergência de grandes proporções

Número de mortes subiu para cinco, e 70 mil pessoas receberam ordem para deixar as casas. Aviões-tanques ajudarão no combate às chamas

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou nesta quarta-feira (8/1), um decreto que declara emergência de grandes proporções na Califórnia. O estado é duramente atingido por incêndios que têm consumido florestas e cidades do sul da região. As informações são da ABC News.

Ao menos cinco pessoas já morreram, conforme as autoridades locais, e 70 mil receberam ordem para deixar as casas. O fogo se alastrou entre a noite da última terça-feira (7/1) e esta quarta. Os fortes ventos na região e as altas temperaturas deixaram a situação fora de controle.

No X (antigo Twitter), Joe Biden também anunciou ter orientado o Departamento de Defesa a fornecer “rapidamente” pessoal e capacidades adicionais de combate a incêndios para a região afetada pelo fogo no sul da Califórnia. “Também continuamos a trabalhar em estreita colaboração com a Guarda Nacional”, escreveu ele na rede social.

LEIA MAIS

‘Emergência` de dengue no Brasil é presságio de crise sanitária nas Américas’, diz jornal dos EUA

O Brasil está enfrentando um enorme surto de dengue especialistas em saúde pública dizem que se trata do prenúncio de um aumento iminente de casos nas Américas. O Ministério da Saúde do Brasil alerta que espera mais de 4,2 milhões de casos este ano, superando os 4,1 milhões de casos registrados pela Organização Pan-Americana da Saúde para todos os 42 países da região no ano passado.

O Brasil enfrentaria um ano ruim de dengue – o número de casos do vírus normalmente aumenta e diminui em um ciclo de aproximadamente quatro anos – mas os especialistas dizem que uma série de fatores, incluindo o El Niño e as mudanças climáticas, amplificaram significativamente o problema este ano.

“O calor recorde no país e as chuvas acima da média desde o ano passado, antes mesmo do verão, aumentaram o número de criadouros do mosquito no Brasil, mesmo em regiões que tiveram poucos casos da doença”, disse a ministra da Saúde do Brasil, Nísia Trindade.

O número de casos de dengue já disparou na Argentina, Uruguai e Paraguai nos últimos meses, durante o verão do Hemisfério Sul, e o vírus avançará pelos continentes com as estações do ano. “Quando vemos ondas em um país, em geral elas se seguem para outros, é assim que estamos interconectados”, disse Albert Ko, especialista em dengue no Brasil e professor de saúde pública na Universidade de Yale.

A Organização Mundial de Saúde alertou que a dengue está para se tornar rapidamente num problema de saúde global urgente.

Nos Estados Unidos, Gabriela Paz-Bailey, chefe do departamento de dengue na divisão de infecções transmitidas por vetores dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, disse que esperava altas taxas de infecção por dengue em Porto Rico este ano e que haveria mais casos também no território continental dos Estados Unidos, especialmente na Flórida, bem como no Texas, Arizona e sul da Califórnia.

A dengue é transmitida pelo Aedes aegypti , uma espécie de mosquito que está se estabelecendo em novas regiões, incluindo partes mais quentes e úmidas dos Estados Unidos, onde nunca tinha sido vista até os últimos anos.

Espera-se que os casos nos Estados Unidos ainda sejam relativamente poucos neste ano – na casa das centenas, não dos milhões – devido à alta prevalência do ar condicionado e das telas nas janelas. Mas Paz-Bailey alertou: “Quando se observam as tendências no número de casos nas Américas, é assustador. Há aumento de forma consistente ao redor.”

A Flórida relatou o maior número de casos adquiridos localmente no ano passado, 168, e a Califórnia relatou os primeiros casos desse tipo. Três quartos das pessoas infectadas com dengue não apresentam nenhum sintoma e, entre as que apresentam, a maioria dos casos se assemelha apenas a uma gripe leve. Mas algumas infecções por dengue são graves, causando dores de cabeça, vômitos, febre alta e dores nas articulações. Um caso grave de dengue pode deixar uma pessoa debilitada por semanas.

Cerca de 5% das pessoas que ficam doentes irão evoluir para o que é chamado de dengue grave, que faz com que o plasma, o componente fluido do sangue rico em proteínas, vaze dos vasos sanguíneos. Alguns pacientes podem entrar em choque, causando falência de órgãos .

Agencia O Globo

Maceió decreta estado de emergência por risco de colapso em mina

(Foto: Jonathan Lins/g1)

A prefeitura de Maceió (AL) decretou situação de emergência por 180 dias por causa do iminente colapso de uma mina de exploração de sal-gema da Braskem, que pode provocar o afundamento do solo em vários bairros. A área já está desocupada e a circulação de embarcações da população está restrita na região da Lagoa Mundaú, no bairro do Mutange, na capital.

O Gabinete de Crise criado emergencialmente pela prefeitura comunicou oficialmente os órgãos de controle e de segurança sobre o perigo do desastre, entre eles os comandos da Marinha e do Exército.

LEIA MAIS

Governo reconhece situação de emergência em 53 municípios maranhenses

T

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, informou que o governo federal reconheceu a situação de emergência de 53 dos 64 municípios que foram atingidos fortemente pelas chuvas no Maranhão. Neste domingo (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado de Góes e outros ministros, sobrevoou as áreas inundadas na região de Trizidela do Vale e Pedreira e visitou um abrigo em Bacabal.

“Estamos atuando desde o primeiro momento junto com as equipes das defesas civil estadual e municipais nos planos de trabalho e até assessorando os municípios nos decretos de situação de emergência”, disse Góes, em coletiva de imprensa.

Segundo ele, no primeiro momento, as autoridades estão prestando ajuda humanitária, com entrega de água, cestas básicas, colchões e material de higiene. “E já começamos a trabalhar nos planos de restabelecimento. No que for necessário reconstruir, de bem público que seja destruído pelo evento, é orientação do presidente Lula que a gente faça também”, explicou o ministro.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), afirmou que não tem faltado apoio do governo federal e disse que já são mais de 7,5 mil famílias desabrigadas e 35 mil afetadas pelas inundações nos 64 municípios do estado em situação de emergência.

Desde março, seis mortes foram registradas por causa das fortes chuvas e comunidades inteiras estão isoladas. Em todo o estado, nove rios, além de riachos e açudes, transbordaram. Uma das cidades mais prejudicadas é Trizidela do Vale. A prefeitura antecipou as férias dos estudantes de julho para abril, porque cinco escolas estão alagadas e outras sete servem de abrigo no momento.

Fonte – Agência Brasil

Governo de Pernambuco prorroga estado de emergência

 

O Governo do Estado de Pernambuco publicou um decreto nesta quinta-feira (30) prorrogando o estado de emergência em saúde pública por conta da pandemia até 30 de setembro.

A decisão está em vigor desde o mês de março deste ano, quando foi revogado o estado de calamidade e entrou o estado de emergência por conta do coronavírus.

Há dois anos Pernambuco estava em estado de calamidade e a mudança para o estado de emergência significa que a situação está menos grave do que no início da pandemia.

Ao todo, foram confirmados 972.784 casos da Covid-19 e 21.861 mortes. Nesta quarta-feira (29), foram registrados 3.421 novos casos no estado.

Para o governador Paulo Câmara (PSB), houve “quebras no padrão de redução de casos da Covid-19 e do aumento de circulação de outros vírus respiratórios”. Por conta desse aumento, o estado precisou aumentar a oferta de leitos e serviços médicos.

O estado ainda destacou que houve uma defasagem na vacinação, principalmente para os grupos vulneráveis às formas graves da doença

Linha 192 do Samu Juazeiro voltou a funcionar

(Foto: Ascom/PMJ)

Devido a um problema na rede de telefonia da Oi na tarde desta sexta-feira (5), o atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Juazeiro (BA) ficou indisponível durante a tarde de ontem. Mas de acordo com a Secretaria de Saúde (Sesau) do município, a linha 192 foi restabelecida no início da noite.

Com o sistema telefônico restabelecido, os chamados e registros de ocorrência podem continuar sendo feitos pelo número 192.

Por meio do 192, são acionadas ambulâncias de atendimento móvel para atender as ocorrências e encaminhar as vítimas aos hospitais. Por ser um serviço essencial, a Sesau ressalta que trote é crime previsto em lei com sanções.

Defesa Civil de Juazeiro continua de plantão para atender a população no período chuvoso

(Foto: Ascom/PMJ)

Com previsão de chuva para este sábado (16), segundo o Instituto Climatempo, a Defesa Civil de Juazeiro (BA), escalou uma equipe de plantão e disponibilizou um número de telefone para a população entrar em contato, caso precise de ajuda. Para manter contato com a Defesa Civil do município, em caso de emergência, é preciso enviar mensagem via Whatsapp ou ligar para (74) 9 9198-1233.

O órgão também também orienta que as pessoas não se aproximem de fios elétricos caídos, bem como de árvores.  Ao identificar postes caídos, a orientação é que procure a empresa concessionária de energia elétrica e mantenha distância do local.

LEIA TAMBÉM

Defesa civil alerta população para cuidados durante as chuvas em Petrolina

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Ramiro Cordeiro, para reduzir os impactos relacionados às chuvas é necessário, também, conscientização da população. “É importante que a população não suje as vias públicas e nem jogue lixo nos canais, para evitar que transbordem. A Sesp e o SAAE têm feito um trabalho de limpeza nos canais para evitar esses transtornos”, explicou o coordenador.

Celpe aumenta número de equipes em Petrolina por causa das chuvas; saiba como pedir ajuda

(Foto: Celpe/Divulgação)

Responsável pelo abastecimento de energia elétrica em 184 municípios de Pernambuco e pelo o município de Pedras de Fogo, na Paraíba, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), dobrou o número de equipes que trabalham no campo, para atender com mais rapidez as ocorrências registradas devido às chuvas que afetam a região de Petrolina durante o mês de janeiro, informa a assessoria da concessionária.

De acordo com a Celpe, os técnicos da empresa seguirão em esquema de reforço nas ruas até que todas as solicitações emergenciais registradas pelos clientes sejam atendidas.

LEIA MAIS
123