Petrolina entra para lista das cidades afetadas pela seca em situação de emergência

(Foto: Internet)

Nesta terça-feira (4) o governo de Pernambuco, por meio de publicação no Diário Oficial, decretou estado de emergência em 56 municípios da região pelo prazo de 180 dias. Petrolina, Afrânio, Dormentes e Salgueiro estão entre as cidades afetadas pela seca.

O decreto estabelece que os órgãos responsáveis tomarão imediatamente as medidas necessárias para solucionar a emergência destes municípios e reduzir os danos. A publicação é embasada na falta de água, nas perdas na agropecuária e a precariedade da população da região.

Veja a lista de municípios: Petrolina, Salgueiro, Cabrobó, Araripina, Petrolândia, Santa Maria da Boa Vista, Dormentes, Lagoa Grande, Afrânio, Floresta, Arcoverde, Belém do São Francisco, Bodocó, Betânia, Afogados da Ingazeira, Brejinho, Calumbi, Carnaíba, Carnaubeira da Penha, Cedro, Custódia, Exu, Flores, Manari, Mirandiba, Moreilândia, Orocó, Ouricuri, Parnamirim, Quixaba, Santa Cruz, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Filomena, Santa Terezinha, São José do Belmonte, São José do Egito, Granito, Ibimirim, Iguaracy, Inajá, Ingazeira, Ipubi, Itacuruba, Itapetim, Jatobá, Serra Talhada, Serrita, Sertânia, Solidão, Tabira, Tacaratu, Terra Nova, Trindade, Triunfo, Tuparetama e Verdejante.

Com informações do JC

UPAE/IMIP de Petrolina informa perfil de serviços e fluxo de atendimentos

A UPA de Petrolina é uma unidade de Pronto Atendimento de porte I e atende, em média, 300 pacientes por dia. (Foto: Ilustração)

Com o objetivo de esclarecer à população sobre o perfil dos seus serviços e fluxos de atendimentos, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) divulgará uma série de matérias informativas e de utilidade pública, a partir desta semana para o seu público interno e externo.

A coordenadora geral da Unidade explica que “a iniciativa surgiu da necessidade de levar ao público algumas informações importantes sobre o funcionamento da UPAE, pois muitos não sabem como ter acesso às consultas e cirurgias, por exemplo. Então, foi montado um projeto, que leva, através da mídia e das redes sociais, a informação que os usuários do SUS precisam”.

A direção informa que a Unidade dispõe dos serviços de ambulatório, que conta com 16 especialidades médicas; laboratório de imagem e diagnóstico (Bioimagem); clínica e bloco cirúrgico (para realização de cirurgias de pequeno e médio porte); e Pronto Atendimento (urgência e emergência clínica/odontológica). Na matéria de hoje a UPAE apresenta este último segmento.

Urgência e emergência clínica/odontológica

A UPA 24h é um serviço de urgência e emergência médica e odontológica, de complexidade intermediária entre o posto de saúde e a rede hospitalar, capaz de prestar acolhimento aos pacientes que precisam de atendimento imediato, ou seja, que apresentam algum problema de saúde que esteja atrapalhando gravemente a sua vida cotidiana.

Neste serviço, o usuário encontra consultas médicas, remédios, alguns tipos de exames, procedimentos de enfermagem e salas de observação dia (de até 24h). Vale ressaltar que a Unidade não atende trauma, vítimas de queimadura ou acidentes, e nem doenças crônicas que estejam estabilizadas.

LEIA MAIS

Municípios baianos declaram emergência devido à seca

(Foto: Ilustração)

Mais da metade dos municípios baianos (215 de um total de 417) estão com situação de emergência declarada pelo governo do estado devido à falta de chuvas. As informações são da Superintendência de Defesa Civil da Bahia (Sudec). Somente no Diário Oficial do Estado de hoje (15), foi publicado o estado de emergência em 106 cidades, “em virtude do desastre classificado e codificado como estiagem”.

O decreto tem vigência de 180 dias e precisa de reconhecimento do Ministério da Integração Nacional. Segundo o documento, assinado pelo governador Rui Costa, a seca “tem gerado graves prejuízos às atividades produtivas, principalmente à agricultura e à pecuária”. Além disso, a estiagem tem causado falta de água nas cidades citadas, incluindo distritos e zonas rurais.

Outras consequências são os danos ao ambiente, à subsistência e à saúde da população, o que impõe ao estado, “a adoção de ações emergenciais” para minimizar a situação de “profunda gravidade socioeconômica”, diz o decreto.

Com informações do EBC

Prefeito de Belém do São Francisco assina decreto que determina Estado de Emergência Financeira do município

(Foto: Internet)

O prefeito de Belém do São Francisco (PE), Licínio Lustosa (PSD), assinou o decreto 001/2017 que determina Estado de Emergência financeira no município por 90 dias. O prefeito deve agora realizar algumas ações como, por exemplo, suspensão de obras em andamento, recadastramento dos funcionários do município e interrupção de pagamentos de cheques emitidos pela antiga gestão.

Seca coloca quase 1,1 mil cidades em situação de emergência no país

Rio São Francisco visto de cima em Petrolina. Quantidade de bancos de areia chamam atenção. (Foto: Lucas Passos/blog Waldiney Passos)

Rio São Francisco visto de cima em Petrolina. Quantidade de bancos de areia chamam atenção. (Foto: Lucas Passos/blog Waldiney Passos)

Ao menos 1.083 municípios do país, além do Distrito Federal, estão em situação de emergência por conta da seca ou da estiagem. Em cinco dos 15 estados afetados, o cenário atinge mais da metade dos municípios – No Rio Grande do Norte, 90% estão em emergência.

O levantamento leva em conta os municípios que decretaram emergência e, posteriormente, tiveram tal situação reconhecida pelos governos estaduais, o que garante o acesso a recursos desses entes públicos.

O Nordeste é a região mais afetada. Lá, todos os estados têm cidades em emergência. A situação, entretanto, também atinge o Centro-Oeste, o Norte e o Sudeste.

LEIA MAIS

Zika: OMS declara emergência internacional em saúde pública

MOSQUITO

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta segunda-feira (1º) situação de emergência em saúde pública de interesse internacional em razão do aumento de casos de infecção pelo vírus Zika identificados em diversos países e de uma possível relação da doença com quadros registrados de malformação congênita e síndromes neurológicas.

A decisão foi tomada após reunião de um comitê de emergência em Genebra, convocado pela entidade na última sexta-feira (29) para tratar do assunto.

Durante coletiva de imprensa, a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, destacou que ainda é necessário comprovar cientificamente a ligação entre infecções pelo vírus Zika em gestantes e casos de microcefalia em bebês. As evidências, entretanto, são consideradas fortes pelos especialistas do grupo. “É preciso investigar e entender melhor a relação”, disse.

Margaret Chan cobrou ainda uma resposta internacional coordenada por parte dos países-membros para combater casos de infecção pelo vírus Zika no mundo.

Durante coletiva de imprensa, ela avaliou que a ausência de uma vacina contra o Zika e de testes de diagnóstico confiáveis somados à falta de imunidade na população dos países afetados pelo vírus constituem fatores de preocupação.

Fonte: EBC

123